• advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Cristaldo

B-Membros
  • Content Count

    201
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    8

Cristaldo last won the day on November 18 2016

Cristaldo had the most liked content!

Community Reputation

132 Excellent

3 Followers

About Cristaldo

  • Rank
    Trabalhando as Energias (200+)
  • Birthday April 14

Recent Profile Visitors

874 profile views
  1. Não acho muito esperto jogar energia em mago negro. Primeiro porque envolve você se dar conta de que ele é um mago negro que é a parte mais difícil do processo. E segundo porque ele alguém habituado ao teu próprio nível energético, e provavelmente ele tem um nível energético até maior que o seu já que está conseguindo te levar na conversa. Vamos lá... Magos negros são pessoas que tendo atingido um alto grau de refinamento técnico sobre a manipulação dos planos sutis, se tornam obcecados por uma ideia ou uma visão de mundo. O mundo está cheio de pessoas obcecadas por idéias e visões de mundo, e as que formam cultos (especialmente os dogmáticos) frequentemente tem por trás algum mago negro que na verdade é o dono da ideia rsrs ao menos nos planos sutis. Magos negros estão por trás de cultos, gangues, e frequentemente de movimentos políticos delirantes. Evite comportamento massificado, evite querer domínio sobre as pessoas (especialmente as ideias delas). Especialmente se você tem um espírito nato de liderança, use ele para servir o maior número de pessoas possível enquanto lidera e não para controlar o maior número de vidas. Seja vigilante dos seus pensamentos e comportamentos. Jamais seja um aderente ferrenho de ideias sectárias. Ser um mago negro, ou estar sobre influência de um, é basicamente sobre isso.
  2. Bom, não falei pra te desanimar, de forma alguma. Sou sempre a favor da experiência, especialmente se você achar que vai ter facilidade com isso, mas só quis te advertir mais sobre a dificuldade da coisa mesmo, para que você não perdesse tempo tentando reinventar a roda. Ou seja, transe sexual é bom pra mediunidade (ingresso de informação), e para projetar formas de pensamento (egresso de informação), tanto é que essas coisas já ocorre de forma descontrolada e é mais uma questão de tomar controle delas. Para projeção astral é mais fácil entrar em alpha do que fazer esse malabarismo. Sobre a trevosidade hehehe... a questão é que o sexo está sempre ligado a algo mais profundo, os seus complexos por exemplo (o seu subconsciente de forma geral), então o que você coloca pra dentro ou para fora durante o transe sexual esteve ou estará ligado a isso. O sexo pode abrir a porta do paraiso, ou...
  3. Sim, é estado alterado de consciência. Mas como qualquer estado de gnosis para se tornar útil você precisa estar no controle dele. No caso do orgasmo eu particularmente não acho útil para projeção astral, ou também bem limitado para controle de sonhos, especialmente se feito sozinho. A projeção funciona melhor em alpha, que não é o tipo de onda que predomina no tipo de gnosis do orgasmo. Nem todo estado é útil para projeção. Mas note que o orgasmo é muito útil para entrada e saída de informação subconsciente... Puxe pela memória, provavelmente vai lembrar de coisas que vieram a tona em algum orgasmo intenso. Bingo! Historicamente na magia, pelo menos, o orgasmo foi mais utilizado com fim de recepção de informação, mediunidade, do que como meio de projeção da consciência. Quem usa orgasmo na projeção é uma galerinha mais trevosa que quer acessar regiões mais densas. Não se trata de umbral porque umbral tem gente. Quando vi esse tipo de técnica era para acesso a zonas bem pouco habitadas por gente (minha teoria é que são internas)... Então nem transcrevo ou indico as técnicas.
  4. Eu não disse que é só aí que acontece, e nem isso vem da minha não preferencia pelo paradigma. Mas pegue Helena Blavatski, Aleister Crowley, Samael Aun Weor, são verdadeiros compiladores de sabedoria (gnose) de conhecimento orientais e ocidentais, eram enciclopédias ambulantes do ocultos (tudo isso antes de internet, computador, e no caso dois primeiros antes até do telefone), verdadeiros mestres no assunto tanto de forma teórica quanto prática, viajaram o mundo inteiro em busca disso e dedicaram a vida inteira na busca espiritual. Mas veja, basta eles falaram sobre reencarnação, e o quanto eles foram em vidas passadas e das suas incriveis memórias e peripécias pra você levantar a sobrancelha, não é verdade ? Pois é, mesmo do alto de toda grandeza espiritual que sem dúvida esses 3 e tantos outros tinham, você olha meio esquisito paras estorinhas deles rs. Não se trata de eu não dar bola para o tema reencarnação, se trata de que é algo pessoal, íntimo e dificil de traduzir para o outro como experiência. Crowley falava que era reencarnação de Cagliostro e Eliphas Levi, mas deixa bem claro que essas impressões são altamente ilusórias em suas instruções para alunos. Bom, se nem ele mesmo acredita na história dele, porque eu devo acreditar nas histórias que os outros contam sobre suas vidas passadas ? Ainda mais quando esse outro é um garoto que nem saiu da casa dos pais ainda. Era essa a perpectiva que queria dar.
  5. Kaly a sigilização embora seja relacionada a magia do caos hoje em dia, não foi criada pelo A.O. Spare. A técnica vem desde 1500 pelo menos já que é relatada no Três Livros de Filosofia Oculta, do Cornelius Agrippa. O que é feito na magia do caos, é basedo nas ténicas do Spare, que retirou a sigilização do contexto astrológico (pois antes de escrivia os sigilos sobre os quadrados mágicos do planeta correspondente ao assunto que se queria tratar) e mesclou com uma técnica de magia sexual do oitavo grau da OTO (ordem que fazia parte). O sujeito era um prodigio tão grande que até bolou uma explicação baseada em Jung para o fenômeno. Então sim, funciona, e não há grande novidade na técnica. PS: Dê uma procura na internet nos quadros do Spare, ele sempre desenhava sigilos no meio. Ele usou a técnicas melhorada de sigilização como um sistema pessoal, além do auto retrato, e da escrita automática... para entrar em contato com seu "eu superior". Ou seja, toda vida mágica dele teve como fundamento essa técnica, caso ainda precise de algum argumento pra dizer que funciona a técnica rs.
  6. Seria ingênuo pensar que seria algo útil, ele não tem idade para ter aprendido algo útil (em termos de esoterismo), mesmo com a afirmação (mentirosa) de ler 500 livros por ano. Não adianta você só absorver conhecimento, se você não tem experiências tanto místicas, quanto de vida. Qualquer autor sério de ocultismo, esoterismo quee produza coisas de conteúdo útil, vai ter vivido uns bons anos, talvez casado, tido filhos possivelmente, ter estudado a área que ele escreve por pelo menos uns 10, 15 anos (o que é pouco ainda considerando o ritmo da nossa vida), porque simplesmente esse é o funcionamento usual das coisas. Mesmo para os prodígios. Bruno quis vender a imagem de que ele é algum prodígio, ou a reencarnação de alguem assim (quantas vezes essa doutrina reencanacionista é usada para afirmar egos frágeis ?), ele justifica a própria inexperiência, frustração sexual e ineptitude social como se fosse algum asceta. Assim caminha a humanidade, velando vícios com palavras virtuosas. Melhor cada um seguir com seu trabalho do que ficar esperando sair guru de algum canto. Dessa macieira aí não vai nascer laranja.
  7. Só repeti, quem fez essa classificação mesmo foi Valentinus, e está na "Cosmovisão Rosa-Cruz" do Max Heindel o que corrobora com a classificação do Valentinus. Samael é aluno Krum-Heller, embora tenha criado uma interpretação própria da coisa se atém a ela. Claro que quando tentamos classificar coisas, principalmente coisas vivas, algumas vezes essas coisas insistem em sair do lugar onde as encaixamos rsrs... Mas o que prende essas escolas na classificação de iniciação psíquica é o método de trabalho sobre o ego, conheço um pouco da FRA e conheço sobre Samael o que você mesmo compilou e dos livros dele e disponibilizou aqui. Embora eles vão além do nível psíquico quando tratam de magia sexual (ou como na meditação que você deu exemplo), que é justamente o retorno a unidade, a forma como eles trabalham todo o resto é distinta da forma do homem pneumático (espiritual). Para eles existe "morte do ego", o que na minha forma de interpretar é um paradoxo aparente que impossibilita o conhecimento completo do ser enquanto esse tenha um corpo físico, e portanto um ego. No pneumático é meio diferente, você "cria um novo ego" e não "mata o ego". Como eu disse, eu vejo a coisa como tendo degraus, você começa em um, e vai até onde ele cruza o limite e se dá conta de que pra dar o próximo passo você precisa abrir mão da concepção e passa para o outro. Não é exatamente como se você soubesse de antemão, e nem significa que um método é melhor que o outro, na verdade Valentinus classificava como tipos de homem, e não tipos de escola como hoje ficou comum dizer. Alias ----CITAÇÕES COM ARROBA COLOCAM SUA POSTAGEM SOB MODERAÇÃO. EVITE USÁ-LAS------Jéssica Souto, esse livro "Cosmovisão Rosa-Cruz" pode te dar uma boa idéia desses planos se você tá gostando do assunto. É um trambolho de livro, mas você pode ir direto as partes que te interessam rs. Se você tá vindo do Kardec, ele vai ser bem digerível também já que segue sendo uma visão cristã. Tem de graça na internet... :D
  8. Estou chegando atrasado então é mais fácil falar. Mas eu suspeitei desde o começo dessa história, pensei que o garoto era esquizofrênico OU que era marketing pra vender livro. Desculpem já levar pro lado "malvado" da coisa, mas não tem nada de bomzinho aí, convenhamos... Ele é muito jovem pra ser portador de qualquer grande revelação espiritual, não é só o fato de ser jovem... mas ele também não demonstra. Mas me questionam "ah mas você não leu os 14 livros dele" rs... é não li, posso estar errado em julgar... MAS o que acontece é que eu já sou um macaco velho, como o Saulo percebeu, e o Sandro também já viu, ninguém aparece do nada com essas coisas. Mesmo que você queira acreditar nessa estória reencarnacionista dele (veja, ele se justifica através dela), a personalidade dele nem formada está ainda pra ele fazer esse processo de rememoração e extrair algo útil disso. Mas vamos aos fatos, ele tem símbolos de Reiki, junto com um círculo de Alquimia. Tudo bem, você pode aprender o que quiser da fonte que quiser, mas na hora de misturar as coisas RITUALISTICAMENTE você tem que saber o que você está misturando, e aquilo alí não se mistura RITUALISTICAMENTE. No meio ocultista isso é conhecido como choque de egregora. Então na melhor da hipóteses ele sofreu isso, se é que foi tão longe. Recentemente saiu também uma notícia de que o amigo dele teria assinado um contrato com ele a respeito da publicação dos livros. O amigo estava detido por falso testemunho, pois ele não falou sobre o contrato que foi autenticado em cartório no dia do sumiço.
  9. Não acho que socialismo tenha nada a ver com valores espirituais, é um regime político que visa concentrar o poder político e econômico no mesmo lugar: o estado. Todos os lugares onde existe liberdade no mundo contemporâneo, ela existe justamente por conta dessa diferença. Veja Antônio Gramsci, era um teórico que defendia não o "estupro evolutivo", mas o marxismo cultural a qualquer preço... dá uma olhada no que existe hoje na América Latina. Vocês vêm capitalismo como satânico e malvado, mas o socialismo vocês fecham os olhos a dominação dele, acho isso um perigo, principalmente para espiritualistas. Mas aqui não é lugar de debate político mesmo hehehe. Concordo em gênero número e grau com meu amigo Sandro no que disse aí: E isso é difícil, porque não basta bons valores espirituais, precisa de manejo intelectual, informação e uma dose de "malandragem" pra não cair no conto das classes mais mentirosas dentre todos os seres humanos: os políticos! (veja bem, se nós vivemos na selva por conta do capitalismo imagine um político, ele vive entre tubarões, pela lógica quanto mais em cima, mais predatórios. Pense nisso!)
  10. Não vou ficar repetindo o que meu amigos já disseram hehehe. Eles estão certos, eu tentei te dar um toque no outro tópico sobre essas diferenças, mas acho que falei de um jeito desnecessariamente complicado. São três níveis de experimentação, e de "aquisição do conhecimento". Um puramente físico/animal onde ainda assim é possível conhecer do espiritual, pois você extrai conhecimentos da interação e observação da natureza e do corpo. O segundo é o psiquico, que é onde as escolas da Gnose (seja do Samael, seja escolas rosa-crucianas como a que o Samael saiu, na verdade são neognosticas), e essas "moderninhas" da Projeciologia atuam, não tem nada de novo nisso apesar da roupagem... os conhecimentos, como foi dito, são obtidos através de habilidades psiquicas, exploração astral (de mundos externos e internos), clarividência, entre outros nomes diferentes que podemos dar para coisas muito semelhantes. E o terceiro nível, que é o espiritual ou pneumático, onde você busca experiência direta nesses planos mais elevados de consciência, como foi dito através da Yoga, Cabala, Tantra (seja hinduista ou budista), que são/contém métodos místicos (existem outros ainda, estou falando do arroz com feijão). As escolas normalmente trabalham com só um dos tipos. Ou com uma mistura dos dois primeiros. Eu acredito fortemente que quando a coisa é progressiva funciona melhor, até porque cada um dos níveis que citei possuem um grau de trabalho diferente sobre o ego, e que EU acho que seria interessante que fosse progressivo. Até porque se o sujeito quer entrar num nível onde ele ainda não dotou de capacidades para entender ele acaba metendo os pés pelas mãos... A cabala tem planos diferentes, já vi gente que entendia os planos como sendo lugares que existem separados, como se fossem níveis do paraíso rsrs.. o rapaz materializou a Jerusalém celestial. Na minha visão esse rapaz não passou legal pelo nível físico de entendimento, ele não entendeu a natureza. Para trabalhar no terceiro nível você precisa abrir mão da literalidade, senão você vai começar a acreditar que a arca de Noé existiu de verdade por exemplo, aí você está andando para trás ao invés de ir para frente. É um nível de experimentação, tanto quanto o nível psiquico, só que as vezes as pessoas se perdem em ficar conversando sobre o trabalho ao invés de fazer o trabalho... e aí fica parecendo que somos teóricos do sexo dos anjos rs. Não é bem assim.
  11. Não concordo. Acho que a direita usa dos mesmos argumentos emocionais, especialmente os conservadores (na sua postagem parece que não existe direita liberal, ela existe, menor mas existe). Conservadores gostam de apontar para bandeiras como descriminalização de drogas, e dizer que é isso que a esquerda quer para sua família. Ou apontar para o aborto, e conseguir apoio dos religiosos. Aborto e descriminalização de drogas são sempre bandeiras de movimentos ligados a esquerda também, e que tem forte apelo emocional. Entende ? Eu não estou defendendo o capitalismo, ou a direita, só defendo que a política no estagio evolutivo que nosso mundo se encontra é sempre motivada por sentimentalismo, e emoções negativas (qliphoticas é melhor paralavra, porque é o oposto de uma manifestação divina como amor, beleza, etc..). Eu conheço os argumentos emocionais da direita, convivo com eles desde a infância. Sem falar que... o socialismo não se sustenta como regime econômico, e retirar regimes socialistas sempre ocorre por razões econômicas, não é que seja armado pelas elites. Implante um regime socialista e em par de anos você tem escassez para todo lado. No quesito econômico socialismo já foi refutado pela escola austríaca. Só que as pessoas insistem em idéias velhas... pelo apego sentimentalista ! É isso que os movimentos QUEREM que você pense, mas na prática quando você olha as autoras e a forma como elas conduzem seus movimentos e suas seguidoras, é justamente o oposto. Elas querem a desconstrução do homem, e elas querem MAIS DIREITOS para as mulheres, não igualdade ou sequer equidade (desculpa para os lados de cá usamos essa palavra não sei se ela está 100% correta em português, me avise se falei besteira). E aí eles usam aqueles argumentos com palavras como opressão, e patriarcado... como se não houvesse também lados onde o homem leva desvantagem na sociedade, mas aí se falar disso você já é um monstro insensível. Pois é, "feminismo é amor", também dizem por aqui rs. Viu o apelo emocional ? Se quisessem me vender alguma coisa assim eu quase teria comprado. Mas se o feminismo é tão bacana espiritualmente, porque todos os coletivos feministas defendem o aborto ? Não defendem só que ele seja legalizado, mas defendem ele como opção válida, como se fosse um método contraceptivo tardio! As únicas feministas que são contra o aborto, são justamente as que você disse que não sabem do que estão falando... e não sabem mesmo! Nem vou entrar na questão de autoras feministas, coincidentemente homossexuais, que praticamente defendem genocídio dos homens rs. Pra não ficar polêmico demais. Esse apelo emocional foi o que a esquerda englobou. Você compra o feminismo e leva de brinde Karl Marx e sua teoria já mais que falída. Você nota essa mudança no panorama político recente ? Antes esquerda e direita era um embate sobre teorias de governo e econômicas, hoje nos lados radicais da direita ou da esquerda isso já é menos importante. "Chê" Guevara, ícone mundial da esquerda, matou em massa homossexuais na ditadura cubana. Não só homossexuais claro, qualquer um que não concordasse já ia pro saco preto rs. Graças a teóricos do marxismo de outros tempos, hoje ele engloba movimentos sociais justamente para ampliar seu espectro de ação. Desculpa Sandro, mas para mim isso é uma coisa dantesca, lavagem cerebral. Não precisa defender ideologia de gênero para "deixar viver" né ? Convenhamos, eu não tenho nada contra o comportamento de ninguém, e JAMAIS iria aceitar que alguem interferisse na liberdade de uma pessoa... Mas eu não preciso aceitar que "gênero" é construção social, e que não tem nada a ver com o que cada um tem entre as pernas. Cada um é livre para viver a vida como quiser, fenômenos psicológicos a parte rs. E cá entre nós francamente né ? Você não é como um pato que foi chocado por uma galinha, e vai pensar que é galinha a vida inteira. Falar que identidade sexual é construção social é pensar assim, tem fatores fisiológicos e hormonais que vão te fazer agir de uma certa forma. Por esses movimentos terem origem em emoções negativas e manifestações qliphoticas, eles querem o oposto do que é divino... querem que os homens sejam emasculados. Eu nunca precisei defender feminismo, nem sair na parada do orgulho gay, para respeitar, aceitar e amar as pessoas. Como você disse, é questão de lucidez. Nada a ver com movimentos sociais financiandos por partidos políticos. Não se trata disso. E sim que no nosso estagio evolutivo atual, nós ainda não alcançamos o sentir e pensar ao mesmo tempo, frequentemente optamos por um ou outro quando já se sabe que são funções simultâneas né... a gente senti-pensa rs. Como te falei política é emocional. O experimento de Aleister Crowley na abadia de thelema, misturava política e espiritualidade, inspirado no livro Gargantua e Pantagruel (alias boa parte de thelema foi inspirada nesse livro) do François Rabelais. Até o facismo chutar Crowley da Itália, sem saber que fazia um grande favor para o resto do mundo. Enfim, o mundo não está preparado para essa mistura ainda, ela vai acontecer espontaneamente na hora certa. Ghandi sabia muito bem que as mudanças são operadas de dentro para fora, e de baixo para cima. Não o inverso. E é também por isso, acredito eu, que como falei na Itália, que foi um dos paises que citei... não desce essa conversa de misturar espiritualidade com política. Claro que religião e política sempre se misturaram... mas a gente sabe que espiritualidade e religião são coisas distintas, um é interno o outro é só um costume social externo rs.
  12. Enfim, não acho que dá mistura espiritualidade com política não. Outra coisa que aí no Brasil (e nos EUA) parece que é regra, essas fraternidades, escolas, ordens, a maioria tem uma doutrinação de esquerda de brinde com os ensinamentos espirituais rs... Na Inglaterra, Itália, e por aqui na Argentina, Paraguay e Chile não vi disso, então vou considerar que é "o resto do mundo" do qual só Brasil e EUA são as exceções, não é esquisito ? No resto do mundo as pessoas não misturam política e espiritualidade, no Brasil e EUA é cheio de comunista querendo te convencer que ser espiritualizado é ser feminista, favorável a ideologia de gênero, odiar o capitalismo... só que isso não tem nada a ver com aceitar e amar as pessoas, são só doutrinas políticas que muitas vezes fazem justamente o oposto. Mas não é esquisito o Brasil se parecer justo com o país que está mais atrasadinho nesse sentido espiritual (EUA) ? *opinião pessoal
  13. O problema de falar de política envolvendo espiritualidade... rs... é que cada um tem suas próprias inclinações políticas! E elas frequentemente são emocionais, quem se declara comunista gosta de xingar os que acham o capitalismo aceitável em vários aspectos. Quem quer o estado inexista não aceita os iludidos pelo comunismo, e os comunistas acham que quem defende anarquia é um monstro cruel que janta criancinhas. A VERDADE... é que a política hoje, e suas ideologias, são todas de origens qliphoticas quer dizer, são manifestações negativas. Tudo é baseado em medo, ou raiva, inveja. Das ideologias de gênero da esquerda, a direita conservadora que passa os "valores" na frente das liberdades individuais, todas são manifestações de energias baixas e qliphoticas. Por isso que feministas (as principais cabeças de movimento, principais autores) são na verdade anti-homem! E aí feminista defende dizendo que não é bem assim que isso é femismo (defende "o movimento"). Já viram feminista de direita ? Já viram organização GLBT ligada a direita ? São instituições, movimentos e coletivos que defendem doutrina política de esquerda e se mascaram através dessas bandeiras supostamente de liberdade. A direita não tá longe, impondo padrões morais porque os valores religiosos deles ou as próprias inibições não os permitem aceitar. O que a direita e a esquerda tem em comum ? Querem te obrigar a pensar igual a eles ! Nesse ponto a esquerda ganha no Brasil, em outros paises a direita. Morei mais de 10 anos no Brasil e conto nos dedos de uma mão os professores de história (da educação básica) que eram de direita que eu conheci, e olha que sobra dedo ainda! Na Argentina é a mesma coisa. Essas doutrinas comunistas fazem sucesso aqui na américa latina, eu acredito que pelo fato de que nós (latinos) somos muito sentimentalistas e o comunismo se alimenta desse sentimentalismo. Mas é uma doutrina tão assassina quanto o facismo, quanto gente já morreu em nome de "revolução" ? Mas os brasileiros sempre enxergam comunismo como "bomzinho", e facismo como se fosse algo muito diferente... mas são encarnações da mesma coisa. Concordo com o que foi dito sobre a diferença de IGUALDADE e EQUIDADE. Mas, do jeito que vocês falam fica parecendo que a esquerda é uma maravilha né... devagar com o andor, esse santo aí é de barro.
  14. É a mesma coisa dita com entendimentos diferentes. Laércio vive na nossa época o entendimento dele de matéria/energia é o contemporâneo, Kardec não teve acesso a esse conhecimento na época dele... Procure sobre dualidade onda-partícula, e o experimento da dupla fenda, tem vários vídeos e explicações na internet. É só uma forma moderna de ver... mas as tradições já diziam isso de outra forma. Olhe para o Kardec como um pesquisador, do contrário você vai perder o melhor dele. Ele não escreveu livros para doutrinar ninguém, ele estava divulgando uma pesquisa que ele fez e que envolvia um método bem científico na medida do que é possível. Vou tentar dar uma ajudada nisso aí rs... O esquema que o Sandro colocou ilustra a árvore da vida em sua parte superior, onde não existe mais separação, e as três esferas são "3 em 1" (qualquer semelhança com santíssima trindade não é mera coincidência), eles formam o plano dos arquétipos. As entidades que habitam aí não tem essa ilusão de separação que faz com que você se enxergue como uma entidade diferente de mim. Eles não tem "corpos", elas sofrem transtorno de dissociação de personalidade (é brincadeirinha! rs). Só que os planos se interpenetram, e alguem muito evoluído, um Cristo, é alguem que tem consciência nesse nível mesmo enquanto encarnado. Cristo usa um corpo, e usa uma personalidade para se manifestar, mas ele vive além delas. Nós acreditamos que somos o corpo físico e a personalidade (hílico), ou quando muito o corpo astral (psiquíco), não nos damos conta e nem conseguimos experimentar a verdade... que é: de fato essa separação não existe. No misticismo ocidental essa experiência de passar a perceber essa ilusão é chamada de Travessia do Abismo. No misticismo oriental pode ter vários nomes diferentes, mas está expressa na doutrina do Advaita Vedanta, por exemplo. Tem que lembrar que os planos são estados, não lugares. Nós existimos em todos esses estados ao mesmo tempo, mas não temos consciência de todos esses estados ao mesmo tempo... a gente as vezes não tem consciência nem da postura, da respiração né... rsrs... como vai ter consciência de uma ilusão que engana todos os seus sentidos, se nem o que você está de fato sentindo você tem consciência ? Você já comeu uma laranja ? Tenta explicar o gosto dela para alguem que nunca comeu laranja, ou que nunca sentiu o gosto cítrico. É a mesma dificuldade que os mestres tem de descrever o estado de consciência (e porque não de graça?) em que eles vivem, para nós pobres mortais. Mas você encontra isso tanto no misticismo oriental quanto no ocidental.
  15. Hmmm, me ajudou a entender um pouco. Bem interessante essa história. Vou pesquisar sobre...