• advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

mvnobrega

B-Membros
  • Content Count

    93
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    2

mvnobrega last won the day on August 10 2019

mvnobrega had the most liked content!

Community Reputation

11 Good

About mvnobrega

  • Rank
    Advanced Member

Recent Profile Visitors

969 profile views
  1. pq ? Um Mestre legítimo vive em jejum ? Em algum momento do livro "Fragmentos de um ensinamento desconhecido" , Ouspensky menciona um banquete preparado por Gurdjieff. Então ele é apenas um aluno adiantado ? Se bem que nao me recordo se ele comia ou não.
  2. Do ponto de vista gnóstico, quem seria Chico Xavier e até que ponto os médiuns atuais tem sua utilidade? Pois agora que entrei em contato com a gnose, me parece que o Chico, Divaldo Frango e os médiuns atuais são apenas espíritos bem intencionados. Imagino que eles ainda tenham o Ego, a kundalini trancada e que ainda não são mestres. Pois quando você se depara com o ensinamento da Gnose, é algo bem mais profundo, da pra sentir que os cara (Mestre) simplesmente sabem de tudo, que não há mais necessidade de aprender nada, eles simplesmente SABEM e podem responder a tudo. Dai soma-se a isso, a questão do Cristo Interno na visão da gnose, e de Chico Xavier falar sobre "A data limite" imposta por Jesus. Onde ele diz que Jesus Cristo teria pedido um prazo pra humanidade se regenerar e que esse prazo venceu agora em julho. Essa " Data limite" que o Chico Xavier menciona tem realmente algum fundamento ? E como os gnósticos enxergam os médiuns atuais ?
  3. Mt bom ! Ainda bem que que cai em boas mãos. Fico pensando o quanto eu estava adormecido até pouco tempo atrás, e o tanto que aprendi após me deparar com este fórum, sua ajuda e esclarecimento. Só tenho a agradecer :)) Então quem atingiu o grau de mestre pelo menos uma vez não corre o risco de perder a autoconsciência ? Se ele tenta subir de nível mais uma vez, mas se passa os 3 mil giros da roda e não o consegue, ele volta apenas com a frustração do tempo perdido, mas ainda com autoconsciência ?
  4. Estou gostando muito do conhecimento gnóstico e sinto que essa é a verdade. Porém, ao mesmo tempo e no que sei até o momento, algumas coisas ainda não se encaixam. Digamos que o espírito ingresse na vida humana pela primeira vez e, em apenas 5 vidas, elimine o Ego, desperte a kundalini e encarne o Cristo, de que adianta isso sem o real aprendizado de todo tipo de experiências que a vida proporciona ? É alcançada a auto-conciência, mas ao mesmo tempo muitas experiências não foram aprendidas. E se nessas 5 vidas em que o espírito conseguir encarnar cristo, ela tenha vivido apenas como mulher ? Deixando de viver como homem e de experimentar a vida como homem nao o tornaria incompleto ? E ter que aprender só aquilo que ajuste o ego, como o medo de falar em público e ter que enfrentá-lo, também parece muito restrito. Pois penso que quero aprender TUDO e não apenas eliminar todos os egos que me compoem, mas que ao mesmo tempo não são todos os Egos que existe, de modo que eu não consiga me desenvolver por completo. Desse ponto de vista, até parece que Osho está certo em dizer que devemos ter o Ego primeiro antes de perder. E também que o espiritismo está certo em dizer que o espírito nunca retrocede, que vai só acumulando aprendizado, o que nesse caso já não faria sentido ter um limite de 3 mil giros da roda.
  5. Nossa, achei muito pouco. Tudo bem que em relação com os 3 mil giros da roda é bastante, mas 108 pra cada giro me parece muito pouco. Mas esse 108 é exato, é uma Lei ? Ou é tipo uma média em que a mecânica da própria existência nos joga pro abismo ? Podendo ser menos de 108 ou mais.
  6. Mas 108 encarnações se referem as encarnações físicas mesmo ? Ou se refere a ciclos mais longos ? Que livro vc me indica sobre os Samsaras ?
  7. Preciso confirmar se meu raciocínio está certo sobre a tabela de hidrogênios de Gurdjieff a seguir. Essa tabela ta em relação com quem não faz o trabalho sobre si, vira um demônio e vai ficando tão cascudo que a essência precisa ser liberada ? Por exemplo, o último quadrado seria a representação do hidrogênio mais denso e, ao mesmo tempo, se reconecta com o absoluto novamente. Então aqueles que não trabalham sobre sim vão se alimentando de hidrogênios cada vez mais pesados ? Até que chega a um grau que a "casca" se desintegre e a essência se liberte para recomeçar, e por isso a reconexão com o absoluto no final ?
  8. Só mais uma dúvida. O nosso pai interno com o que se ocupa enquanto estamos aqui? Pai interno e Logos planetário tem algo em comum? se possível me indique algum livro que eu possa assimilar melhor esse conceito de Logos.
  9. Como foi esse contato ? Ficaram frente a frente ? Como era a aparência dele ? Ele fala nesse video (já vai começar no trecho certo) e tem duração de apenas uns 2 minutos: https://youtu.be/tjXBDjV8I2Q?t=1049
  10. Vi num podcast de um canal no youtube sobre gnose que a mãe divina é quem escolhe a nossa mãe no plano físico. E que também seria ela a responsável por negociar nossas dívidas com os senhores do carma. O Pai interno e a Mãe Divina são coisas diferentes ? Cada uma de nós tem seu Pai e Mãe interno ? Certa vez eu estava orando pedindo, sutilmente, para ganhar dinheiro com umas coisas que tinha em mente na época. E uma voz ecoou na minha mente dizendo: "Não se engane!". Foi exatamente com essas palavras e com uma força de significado muito profunda. Isso poderia ser meu Pai interno ? É possível ter esse diálogo direto e frequente com nosso Pai Interno ? Por exemplo, se estou em dúvidas se devo ajudar ou não determinada pessoa, poderia eu, recorrer ao meu Pai Interno, para evitar de ajudar quem não deve ser ajudado? Qual livro posso ler para melhorar meu conceito sobre esse assunto?
  11. Estou finalizando a leitura do livro "Fragmentos de um Ensinamento Desconhecido" e fiquei em dúvida sobre pra quem devemos orar; No livro é dito que estamos submetidos às 48 leis e que Deus não interfere nessa mecânica. Sendo assim, qualquer oração a Deus é inútil ? Um mentor espiritual, por estar mais sintonizado com nossa frequência, teria mais capacidade em ajudar do que o próprio Deus ? Já que estamos submetidos a essa mecânica das 48 leis, como devem ser feitas as orações ? Por exemplo, há casos que gente quer orar pedindo proteção, outros pedindo para superar alguma fraqueza, outros para prosperidade, etc. Cada oração deve ser direcionada para alguém em específico ? Alguns santos ou espíritos tem mais capacidade em ajudar com determinadas situações? Sempre achei minhas orações confusas, ora tento falar com Deus, ora com Jesus, ora com mentor. E depois de ter conhecimento do Ego, me parece que todas são feitas através do ego e que, por fim, nenhuma parece surtir algum efeito, como se eu estivesse falando sozinho. Preciso entender melhor essa mecânica das orações.
  12. No espiritismo também fala que o espírito nunca retrocede. Tem alguma verdade nisso? Quando ocorre a segunda morte, na próxima oportunidade de evolução o espírito ou essência seria um pouco mais maduro ? Ou seria totalmente virgem novamente?
  13. Quero saber o que significa aquele olhar vago e muito gostoso que gente costuma ter quando acaba de acordar. Sabe? Aquele que a gente fica paralisado olhando pro vazio sem pensar em nada? É uma condição muito agradável, mas gostaria de entender melhor o que é isso. Quando acontece quase sempre estou colocando a meia, e continuo a colocar a meia sem querer perder esse "transe", até que aos poucos vai se dissipando e o olhar com foco reaparece. Isso tem alguma relação ou semelhança com algum estado de consciência ou concentração?