• advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

mvnobrega

B-Membros
  • Content Count

    76
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    2

Everything posted by mvnobrega

  1. Qual o melhor caminho para se ajudar as pessoas no esclarecimento espiritual Sandro? Eu quero que alguns amigos e até familiares entendam essa questão da magia sexual, do ego, e da necessidade de fabricar a alma. Mas, se eu simplesmente indicar o livro "Matrimônio Perfeito", certamente pode assustá-los e eles achar isso uma completa loucura. Existe algum livro que ajude a pessoa realmente se interessar pelo assunto, algo que realmente toque o íntimo e ela pense em levar a diante o estudo? Eu mesmo sempre fui chatão com esses assuntos, e simplesmente comecou a surgir no meu caminho sem que eu tivesse controle. Como se algum anjinho da guarda ou oração tivessem me empurrando nessa direção. Mas se isso aconteceu comigo porque não acontece com os outros? Se não existe livro que possa despertar esse interesse, como eu poderia ajudar essas pessoas? Que tipo de oração se faz nesse caso, como posso sutilmente empurrar as pessoas nessa direção?
  2. Agora entendi. A maneira que eu havia entendido ia de contra o que tínhamos falado antes, por isso resolvi esclarecer. Obrigado. Mas seria possível ocorrer acidentes reais, sem que esteja ligado a uma carma? Ou tudo realmente tem motivo?
  3. Se a pessoa morreu de acidente devido a um carma na vida atual, na vida posterior o Ego que deu origem e esse carma não existirá mais?
  4. Isso que é preocupante. Se a educação e o ambiente não for favorável em uma reencarnação, é possível por tudo a perder e arrumar ainda mais problemas e enlaces cármicos né ? já que a personalidade não será favorável. E faz sentido as pessoas comparar a situação de alguém para justificar que ela conseguiu algo e outra não? Por exemplo, é muito comum a turma falar "viu, fulano é simples, nao teve isso nem aquilo, mas estudou e conseguiu ter sucesso". Isso realmente seria um mérito da pessoa? Ou a equação de Ego + Personalidade é quem irá ditar o resultado? Nesse caso, seria possível a combinação dos Egos + personalidade favorecer que uma pessoa consiga se desenvolver melhor em ambientes mais negativos, e o mesmo não ocorrer num ambiente positivo?
  5. Vlw Sandro, vc foi direto ao ponto que eu tinha dúvidas. Mas quando a gente enfrenta o medo, como no caso da pessoa que tem medo de falar em publico, se ela bater de frente ou mesmo desde a infância os pais a estimularem a desenvolver essa habilidade, isso não ajuda a eliminar esse ego? Crescer até "Certo ponto" do vazo seria isso? Eliminar os Egos mais xaropes com educação e contexto existencial que favoreça, para depois eliminar o resto com magia sexual ? ou ainda assim, teria o risco de eliminar um, e cultivar outro pior, e por isso Samael parece pessimista nesse sentido ?
  6. Lendo aqui os livros de Samael, eu me deparei com um trecho onde ele fala que o Ego não evolui, que a tendência das reencarnações é a pessoa fortalecer cada vez mais o ego e só se afundar no abismo. Achei isso muito pessimista. A sensação que eu tive é que compaixão não é forte dos gnósticos. Minha impressão é que após uma certa altura, a percepção da gnose acaba nos fazendo olhar as pessoas com certa indiferença, pois passamos a entender que o trato com um determinado indivíduo está se dando através do Ego. Por outro lado, no espiritismo a gente sente muito mais compaixão, parece haver mais respeito, menos pessimismo, mais compreensão e uma maneira de ver as coisas com mais naturalidade em relação ao progresso e evolução. A reencarnação não seria uma maneira de polir o espírito e eliminar o Ego ? Pq Samael é tão pessimista em relação a isso ? Se uma pessoa que tem o Ego X reencarna num contexto que desfavoreça esse Ego, isso não seria evolução ? Não iria ocorrer uma lapidação, por mais que não seja suficiente para eliminar o ego por completo, um contexto existencial que vá contra um determinado Ego não poderia ajudar a matá-lo ? Por mais que seja uma evolução mais demorada, me parece possível evoluir e enfraquecer o ego (ou eliminar) reencarnando.
  7. Outra dúvida Sandro. Esperar gratidão como recompensa tbm seria uma "Moeda" ?
  8. Aproveitando o assunto. Samael relata um caso no astral onde ele chama um rapaz, e aparece um monte de Eus desse rapaz. Em outro relato ele menciona o caso de uma menina que, para as pessoas do convívio dela as crises q ela tinha se tratava de um processo obsessivo, mas que em verdade era o próprio Eu da luxúria dela. Como é possível identificar quando esse tipo de coisa é realmente o Ego ou outros espíritos mal intencionados? Entendi. Achei que fosse possível o sacrifício pela humanidade utilizando-se do dinheiro com lucidez e sabedoria. Eu nem me refiro a cobrar por passes, previsões ou atendimento espiritual. Mas em projetos que visam realmente levantar dinheiro para aplicá-lo em coisas realmente úteis. Por exemplo, não compreendo a situação a fundo, nas a áfrica tem la seus 200 milhões de pessoas passando fome, sendo q em varias partes não há conflitos que possam colocar um projeto a perder, mas sim a condição climática da região que impossibilita o cultivo de alimentos. Daí vamos supor que eu queira resolver esse problema criando um sistema de cultivo todo moderno, filtrar água do mar, bombear pras regiões que precisam e fazer acontecer, fazer uma agricultura toda artificial mas que visa combater a fome da turma. Para se chegar a isso só com doações e caridade me parece bem difícil. Daí minha dúvida, se uma pessoa empreende, levanta fortuna e resolve esses tipos de problema no mundo, ainda assim ele não estaria realizando o terceiro sacrifício ?
  9. Aconteceu apenas uma vez de eu sair em completa lucidez durante o sonho. E realmente não senti nada puxar minha atenção, estava completamente lúcido, desperto e acordado. Mas no dia a dia realmente é impossível manter essa lucidez até mesmo por segundos. Eu estava fazendo uma técnica que você descreveu para um rapaz que era usuário de maconha, morte em marcha ? acho que é isso... na qual deve-se pedir a mãe divina para matar o defeito sempre que ele surgir. E realmente funciona, tanto que algumas vezes (duas vezes), quando eu dizia "Minha mãe Divina, mate já este defeito!" eu sentia trimiliques no corpo inteiro, idêntico ao trimilique que acontece as vezes após urinar. E também sentia como um nó se desfazendo no cérebro acompanhado de uma dor de cabeça de 2 ou 3 segundos. Mas não demora muito pra cair em devaneios sobre tudo novamente. O interessante de fazer isso é que deu pra notar um padrão de raciocinio, ideias e pensamentos. Mas ao mesmo tempo me parece que em 99% das vezes é o próprio ego que diz "Minha mãe Divina, mate já este defeito!". Realmente essa lembrança de si e auto-observação parece ser o melhor cominho para iniciar com a eliminação do ego. Tem que ser de graça ? Não poderia, por exemplo, uma pessoa bem intencionada se dedicar com o progresso da humanidade através de empreendimentos e projetos monetizados ? Um gnóstico com um fundão gordo poderia fazer muitas coisas úteis para o mundo não poderia ? Não me refiro a biolionários que tem ongs ou doam milhoes pra instituições. Mas um gnóstico do bem e afortunado num teria melhor percepção para ajudar a humanidade investindo sua fortuna onde realmente seja útil ?
  10. Muito esclarecedor. A coisa é séria em.. kk Isso que complica, gente tenta ajustar de um lado e estoura do ouro. Se resiste, agrava de um lado, se se deixa levar arrebenta do outro. Mas é muito útil ter a percepção desse mecanismo. Acabo de comprar o livro que vc sugeriu. Vlw pela indicação e pelo esclarecimento.
  11. Entendi! Então uma pessoa comum que não tem relações sexuais, nem se masturba e não sublima a energia sexual, ainda corre o risco de ter doenças ? Nesse caso, se a pessoa em seu cotidiano leva a atenção para trabalho, estudos, academia ou qualquer atividade, isso poderia funcionar como uma válvula de escape e impedir esse acúmulo de energia onde não deve ? Outra dúvida, o acúmulo de energia no chakra sexual sempre se manifesta com o desejo, excitação sexual e a alta sensibilidade nos órgãos sexuais ? ou pode se manifestar de outras maneiras ? Por exemplo, se eu ficar 10 dias sem relação ou ejaculação, eu sinto como um enfraquecimento ou perda de sensibilidade na região sexual, porém, os devaneios eróticos podem ocorrer com facilidade e com mais intensidade que o normal. Isso seria sintoma do acúmulo de energia sexual, mesmo sentindo a região sexual adormecida ?
  12. No livro "Matrimônio Perfeito" Samael menciona que os filhos originados de uma gravidez sem ejaculação são superiores aos que nasceram de uma ejaculação. Mas isso é para todos ? Ou ele se refere aos casais que estão empenhados com a magia sexual ? Por exemplo, se uma casal de pessoas comuns combinarem de ter o filho sem a ejaculação e dedicarem esse dia para o amor, afeto, carinho... poderiam eles ter um filhos superior?
  13. Então é o Atman que sobrevive ao fim do Mahavantara ? Pode se dizer que o Atman possui identidade ? Ou ele é apenas um núcleo em que a individualidade se desenvolve em cima durante uma Mahavantara ? Daí caso não consiga, esse Atman recomeça no próxima Mahavantara totalmente virgem ?
  14. Nao sei como dizer, mas até a chispa, centelha ou espírito que nos identifica nesse mahavantara seria perdido no próximo ? Imagino que poderia rolar uma espécie de luto cósmico nesse caso, ou nao ? Embora ao longo da evolução boa parte (ou nao) da relação entre espíritos tenha se dado de Ego pra Ego, eu imagino que os que alcançaram o tal corpo solar querem nos trazer pra perto. E se isso nao acontece seria tipo uma mãe que perde o filho pra sempre ? Ou estou errado ?
  15. Como assim, experimentar a si mesmo ?
  16. Muito legal isso. Me lembrei aqui que você disse em algum lugar sobre a necessidade de desenvolver o corpo solar para sair intacto do outro lado. Era a isso que você se referia ? No caso então, quem não tem o corpo solar, ao final do universo atual fica como uma massa amorfa na fonte ? Isso seria o mesmo que recomeçar do zero no próximo Mahavantara ? Então, os arcanjos seriam do primeiro Mahavantara ? Um universo inteiro só para os 7 arcanjos ? Mas ele afirma isso no sentindo de que o Logos ainda é Ego ? Ou que só não compreendemos corretamente o sentido de "Eu Superior" ?
  17. Interessante e um pouco complicado realmente. Então sempre que eu ouvi falar em "Logos" eu devo imaginar que é um "Eu Superior" no comando, certo? 1 - Mas se a parte inferior de Samael caiu e a Superior continua com sua tarefa administrativa, então tanto o Samael quanto Kamael são Logos de Marte ? 2 - É normal um planeta ter vários Logos? 3 - Marte seria como o corpo físico de um Logos ? 4 - Com o quê o Eu Superior de quem não atingiu o grau de Mestre está se ocupando então ?
  18. Eu ainda estou com dificuldades para entender a ideia de Logos. Estava lendo ontem o livro "O Mistério do Áureo Florescer" e o Samael faz referência a ele mesmo como sendo Logos de Marte. O que isso quer dizer exatamente ? Qual a relação disso com o Logos Solar ?
  19. Por enquanto vou estudar por conta própria. Quando eu terminar de ler todos esses livros que vc enviou e mais um pouco eu começo planejar um curso mais organizado e presencial. Obrigado pelos livros (Y)
  20. Maravilha !! Vou tentar. Só pra finalizar... Eu estou sentindo uma baita impulso de me dedicar nos estudos místicos e não sei se devo seguir uma trilha específica ou se devo sair lendo tudo que for da área. O que você recomenda Sandro ? Simplesmente vou lendo ? Ou há algum roteiro de títulos ou autores mais adequado pra quem quer iniciar os estudos pra valer?
  21. Muito bom ! obrigado Sandro e Infinite pelo esclarecimento. A leitura é difícil, mesmo que não entenda completamente, ao menos fica uma vaga impressão do que eu acredito ser a trindade: Anel-Cosmo, Anel-não-passa e Anel-Mal. Eu tenho certeza que está errado, mas eu criei uma imagem mental de que essa trindade são 3 círculos um ao lado do outro. O Anel-cosmo gira pra dentro; o Anel-mal gira pra fora e o anel-não-passa nao tenho certeza, ficou confuso, funciona como um impedimento para se chegar a Deus ? Eu procurei alguma imagem que pudesse representar essa trindade mas não achei nada. Alguém tem algum desenho para me mostrar ?
  22. Outra dúvida. No livro "A Doutrina Cósmica" tem esse trecho: Porque ele se refere ao "livre arbítrio" como um nome inadequado ? O livre arbítrio é relativo ? Se a gente começa onde Deus parou então nós fomos criados já na dimensão física ?
  23. Entendi ! E o que é os planos interiores ? No livro Auto-defesa psíquica ela tbm menciona isso, dizendo (ate onde me lembro) que uma pessoa tentou o ataque de uma maneira e, não conseguindo, essa pessoa iria tentar novamente, porém, nos planos interiores. O que é esse plano ?