Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Projeciologia Vs Ciência!?


Recommended Posts

Amigos, espero que não recebam com ofensa ou destrato, venho com o maior respeito e seriedade. Hoje tenho 29 anos, tive a minha primeira projeção consciente e involuntária (que eu lembre) com 12 anos de idade, reconheço que existe um fenômeno universal que muitos identificam como projeção astral, desdobramento, etc... já que as características desse fenômeno são incrivelmente similares às de outras pessoas em todo mundo e em diferentes épocas. Só queria saber o por quê que nenhuma experimentador conseguiu realizar experiências controladas com êxito, reconhecidas pela comunidade científica e que sejam dignas de publicação científica, por que não conseguimos fazer com que um projetor adentre um cômodo inacessível fisicamente e descreva, ao retornar, o que lá contém ou está inscrito, com clareza e um bom nível de sucesso? Alguns dizem que se desse certo, iriam dizer que é coisa mental, do pensamento...se assim fosse, já seria ótimo, pois a comunidade científica não reconhece que a mente pode se manifestar à distância, e teriam que reconhecer e publicar o experimento, chamando a atenção da comunidade científica internacional e motivando mais experimentos....E por que nenhum pesquisador gosta deste tipo de pergunta? se esquiva, se incomoda, se ofende, diz que não precisa provar nada a ninguém...será que é ofensa ponderar isso, eu juro que não entendo! Os amigos podem me ajudar?

Link to comment
Share on other sites

Caro companheiro.

Seja bem vindo.

Não há aceitação, mas há pesquisas com bastante rigor científico comprovando fatos metapsíquicos.

Vide William Crookes e Charles Richet, por exemplo.

A "ciência oficial" só não aceita o fato por causa de 1 e somente 1 motivo.

Para coisas materiais são necessários instrumentos materiais e para coisas espirituais são necessários instrumentos espirituais.

Há espírito? Se há quanto ele pesa? Qual sua forma? Qual sua cor?

É esse ledo engano que a ciência comete e que dificulta um diálogo entre a ciência e a espiritualidade.

Waldo Vieira diz que a projeção astral não é passível de prova cabalística, mas é auto-persuasiva.

Somente quem passa por ela pode ter uma afirmação de sua autenticidade.

Mas tudo não pode ser fruto da mente?

Sim e não.

Se você sair do corpo e for na casa do seu primo que mora em outro canto da cidade e puder ver onde ele está, na casa dele, o que está fazendo e como está vestido ao voltar para o corpo você pode ligar para ele e confirmar se foi ilusão ou fato comprovado, por exemplo.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Obrigado pela atenção amigo. Os experimentos citados realmente existem, já os pesquisei antes, mas são igualmente inconclusivos. Quanto ao argumento que não se pode mensurar coisas espirituais com instrumentos físicos ordinários, eu descordo, pelo menos em parte. Tudo bem que não possuímos (hoje) instrumentos para mensurar ou detectar presença de espíritos e consciências; entretanto, seria igualmente válido experiências com metodologias empíricas de efetividade. Por exemplo, se uma experiência controlada, dentro de critérios de segurança, como já tentaram realizar, como isolar um cômodo, e dentro deste cômodo houver objetos ou escritos inacessíveis para qualquer um no físico, e um "pretenso projetor" após realizada a referida projeção conseguir descrever com lucidez e eficácia esses parâmetros inacessíveis; com certeza, a comunidade científica internacional iria se voltar para o fenômeno. Olha, eu já tive muitos dessas experiências, há mais de 15 anos (que me lembre, ou tomei consciência), e tudo começou de forma "involuntária", eu tenho interesse em estudar e pesquisar esse fenômeno que sei que é real, mas não concordo com posicionamentos de pesquisadores que não mostram interesse em pesquisar os fenômenos com critérios científicos válidos...Não concordo que devamos ser contra a ciência, se existem cientistas arrogantes ou equivocados, eles não são maiores que a ciência, a ciência sobreviveu aos cientistas que diziam que o sol girava em torno da terra, ou que a terra era plana, estavam errados, mas a ciência não. A ciência é maior que todos os cientistas juntos, ela é um instrumento da verdade divina, se os parâmetros utilizados estão errados ou equivocados, o problema é humano e não dá ciência, basta que apontem os erros ou equívocos que novos parâmetros passaram a ser considerados. Acho um equívoco darmos as costas à ciência, gostaria que mais gente pesquisasse o fenômeno, seria um avanço significativo nas muitas dúvidas e incertezas que pairam...Acho que muitos cientistas sentem medo de pesquisar o fenômeno com critérios que julgam serem ortodoxos demais, atrasados demais, insuficientes demais, daí aconselham que cada um faça suas experiências e tirem suas próprias conclusões, acho interessante essa possibilidade, mas acho equivocado abrir mão de ponderações de outras mentes brilhantes que existem mundo afora e que estariam dispostos a pesquisar o fenômeno, eles só precisam de uma sinalização positiva. Acredito, e prefiro, que cientistas Céticos, Ateus e desconfiados se debrucem nas pesquisas e contribuam para nosso entendimento sobre o tema, que é infinitamente amplo, vasto e cheio de nuances. Considero um equívoco abrirmos mão da ciência.

Link to comment
Share on other sites

Pois é, companheiro.

Se pesquisou viu que esse método empírico já foi empregado, mas ele só se daria completo com medidas.

Ciência é medida.

Como você quer medir a altura de um espírito se nossa estrutura de espaço e volume segue um padrão diferente do que supomos que seja o espírito? Se é dito que o espírito é sutil e atravessa nossa matéria então nossos instrumentos são inaptos a estudá-los

Realmente não há como medir o "abstrato" com o "concreto".

O método empírico, como citei, já foi empregado por aqueles pesquisadores em meu 1º post aqui, mas mesmo assim carece de mais ferramentas de análise.

Isolar cômodos e tudo mais já foi feito, mas isso é insuficiente para uma conclusão satisfatória para o meio acadêmico.

Logo a pesquisa seria incompleta.

Concordo, jamais devemos dar as costas à ciência e também penso que não podemos esperar que ela faça milagres.

Até tempos atrás não era impossível comprovar coisas como a radiação ultravioleta.

Os instrumentos de medida vão se aperfeiçoando com o tempo.

Mais para frente quem sabe não haverá instrumentos capaz de captar os corpos de manifestação espiritual.

Isso já seria um avanço e tanto no assunto "além da matéria densa".

Não espere que os cientistas desbravem essa área, companheiro.

Isso é fim de carreira.

Conhece Alfred Russel Wallace?

Ele teve grande prestígio por suas pesquisas a respeito da evolução na natureza e poderia até ter diminuído a importância de Darwin da história da ciência.

Sabe porque ele foi esquecido mesmo muito tido contribuído para o meio científico?

Quando o pessoal pesquisa os fenômenos metapsíquicos e também pesquisou e chegou a conclusão de que há espírito e vida após a vida.

Ao afirmar essa sentença ele foi "apagado" da história da ciência pelo meio acadêmico científico.

Por isso ainda os cientistas tem muita cautela em estudar a espiritualidade embasada na ciência.

A ciência não se satisfaz com empirismo tão somente, meu caro.

Link to comment
Share on other sites

já foram feitos centenas de testes controlados, mas sempre com a intençao de provar que o fenomeno é falso, os testes que dão resultado negativo sao divulgados como prova e os que dão positivo sao classificados como inconclusivos e ninguem fala mais neles, pq ninguem quer aceitar o fenomeno, a ciencia tem aversão a esse tema, nenhuma revista cientifica de "respeito" quer publicar sobre isso.

o CEAEC está sempre realizando experiencias lá, pq ninguem quer ir lá ver o que acontece?

a ciencia tradicional é mais dogmatica que as religiões, tente convencer um fiel de uma igreja, ele nao vai te ouvir, agora tente convercer um cientista pra vc ver, ele vai te ridicularizar.

Link to comment
Share on other sites

Amigo, eu peço desculpas em insistir, mas...Não estamos falando aqui em experiências que tentem medir, visualizar, aferir, quantificar parâmetros de um espírito, isso eu concordo, seria impossível com os instrumentos que possuímos, a não ser se considerarmos os fenômenos de materialização de espíritos que são relatados, mas isso é outra história...Me referi a um experimento relativamente simples: Um projetor num cômodo se projeta e vai colher informações visuais de objetos e/ou escritos em outro cômodo inacessível a ele, existem muitos cientistas interessados em fazer tais experimentos, mas os grandes pesquisadores, que se dizem dessa forma pelo menos, se negam a participar dessas experiências. Ora, se é possível atravessar paredes, ir noutros mundos como se diz, volitar...não seria muito ir até um cômodo ao lado, voltar e descrever o que se viu. Qual o problema ou dificuldade nisto? Vou dar outro exemplo de sugestão de experiência que poderia ser feita sem que necessitasse fazer nenhum aparelho ou técnica especial: duas pessoas, autodenominadas clarividentes, estariam separadas por uma certa distância, e com isolantes acústicos em cada uma, as mesmas, já que dizem ver e conversar com essas entidades, pediriam para que uma delas se disponibilizassem de ajudar num experimento científico, portanto afim do engrandecimento da ciência; uma entidade iluminada dessas iria ser orientada a ir até um cômodo igualmente inacessível e depois descreveriam para esses dois clarividentes o que foi visto lá, esses clarividentes então iriam relatar aos pesquisadores...Gostaria de saber por que nenhum clarividente no mundo se disponibiliza para fazer um experimento nesse sentido, engrandeceria e contribuiria enormemente para o avanço da ciência e criaria novos paradigmas...Amigo eu não nego o fenômeno, repito, eu os tenho; agora, reconhecer um fenômeno não significa aderir a teorias de outrem, apenas pelo fato de que as características descritas batem com as desses "estudiosos".

Link to comment
Share on other sites

O problema é que isso já foi feito e comprovado.

Vide as experiências por trás da "Cortina de Ferro".

Durante a Guerra Fria, a Rússia usava "projetores" para atravessar o continente em busca de arquivos confidencias nos EUA.

Há bastante material que comprova o feito.

Mas mesmo assim isso só prova para aqueles que passaram pela experiência.

Sempre ficará um ar de mistério por mais experiências sucedidas que se obtenham.

A projeção astral não é passível de prova por métodos que satisfaçam os meios acadêmicos.

E esses métodos não se baseiam em experiências simples como estas.

Link to comment
Share on other sites

Olha amigo, eu sou Odontólogo e atualmente acadêmico de Medicina. Tenho esses fenômenos há tempos, sei o que é sofrer ridicularização quando são relatadas essas histórias em público, encontro pessoas que dizem que estou tendo alucinações, sonhos, pesadelos, devaneios, outros dizem que estou sendo obsediado, endemoniado, vampirizado, que estou sofrendo efeito de trabalhos de umbanda, com doença psicológica e/ou neurológica, que estou saindo do corpo, tendo um encontro com Deus....Olha, todo tipo de explicação possível eu já ouvi. O que sei é que tenho os fenômenos, sou ligeiramente inclinado a crer que os fenômenos são verdadeiros no sentido de serem fenômenos de manifestação da minha consciência longe de meu corpo físico; entretanto, também conto apenas com minha intuição e vontade. Não podemos ser hipócritas, é maravilhoso acreditar em algo mais que essa nossa vida ordinária, é incrível tudo que se relata, seria horrível se não houvesse um mundo espiritual. Portanto, não sei quanto dessa vontade de viver algo "transcendental" , espiritual, "maior", pode influenciar meu discernimento do que é real e imaginário... O que sei é que esses questionamentos não são bem vindos na maioria dos círculos de estudiosos da projeciologia, alguns centros espíritas (sou espírita), grupos de clarividentes, enfim, muitos desconversam, se esquivam, tacham a ciência de atrasadas e preconceituosas, se aborrecem e sentem-se ofendidos. Eu não me sinto ofendido por ser questionado, pois eu mesmo me questiono todos os dias, acho que é um retrocesso não se questionar ou questionar o que é polêmico...Conheço muitos colegas acadêmicos que adorariam realizar experiências nesse sentido, pois os mesmo gostariam que fosse provado a possibilidade da manifestação da consciência fora do corpo físico. dentro dos parâmetros projeciológicos, eu, infelizmente, não seria o melhor exemplo de voluntário para desenvolver esses experimentos, devido as inconstâncias de meus fenômenos e, o que dizem ser, pouca lucidez extrafísica...Por isso, não iria ter a irresponsabilidade de pôr o fenômeno a prova com um experimentador tão imperfeito que sou. Infelizmente mesmo, pois tenho muita vontade de prestar um serviço a compreensão desse fenômeno.

Link to comment
Share on other sites

Olha já procurei bastante esses experimentos, só encontro coisas vagas, como, alguém fez, alguém viu, foi feito, foi realizado, foi incessantemente experimentado, foi explorado por Russos e americanos, que não querem provar que o fenômeno existe pois usam a técnica para espionagens, engraçado que não teve um projetor espião que encontrasse Bin Laden, não teve um "espião" desses que mostrasse rapidamente o esconderijo desses procurados pela Interpol, Cia, KGB...Também li que esconderam os resultados positivos das experiências que deram certo, que fizeram um acordo com alienígenas...Me desculpem, mas por que essas experiências não geraram nenhum artigo, artigo científico, existem parâmetros como Introdução, metodologia empregada, Bibliografia utilizada, discussão, resultados...existe um padrão que é internacional, não há nada demais nisso, é apenas uma forma de organizar e ajudar quem vai ler sobre o experimento, tem gente que vai logo dizer que isso é uma forma de dominar o conhecimento, domar os pensamentos...ou qualquer coisa do gênero....Meus amigos, já imaginaram que bagunça seria se todo cientista fizesse suas experiências como julgassem melhor? Se cada um fizesse seus experimentos sem seguir nenhum padrão, nem tivesse metodologia? seria uma loucura, uma bagunça científica, iria se gastar muito mais tempo tentando descifrar como esse ou aquele cientista realizou seus experimentos do que apreciando seus conteúdos, se eu fosse ler um artigo sobre uma experiência feita na Rússia e eles tivesse seus meios próprios lá de fazer suas experiências, sua organização...com certeza eu perderia o interesse antes mesmo de começar a ler...Gostaria de ver um artigo científico de uma experiência projeciológica, mesmo que ela tivesse sido inconclusiva, pois a partir dela outros cientistas poderiam realizar outras experiências, mudar a metodologia, aperfeiçoar, encontrar o caminho, mas não há, e é besteira acreditar que não há porque a projeciologia é um fenômeno que não pode ser aferido, mensurado....ora, não dizem que é um fenômeno natural, que é tão natural como respirar???

Link to comment
Share on other sites

Caro companheiro.

As experiências que citei realmente não são conclusivas, mas comprova que foram feitas.

Tem um livro que fico por trazer depois que argumenta em cima disto pois na internet só há análises superficiais.

Citei o interesse militar no intuito de que mostrar o fenômeno não é tão excluído assim de áreas mais céticas.

Compreendo sua ânsia em cima de fatos mais claros e objetivos, mas é um pouco difícil isso.

Para a experiência a que você propõe seria um pouco difícil realizá-la, pois precisaria de projetores muuuuito desenvolvidos.

Há projetores experientes que ainda não controlaram direito a lucidez, a saída, etc.

Controle que eu falo é no sentido de espontaneidade.

Creio que experiências assim só seriam bacanas e efetivas se houvessem projetores, por exemplo, que falassem: "Vou deitar sair do corpo. Estarei lúcido o suficiente para mostrar que o que estiver fora da minha área de conhecimento poderei confirmar e comprovar que minha consciência saiu e vivenciou isso e não foi ilusão,"

A nossa própria limitação é um empecilho para realizar tais experiências.

Há 3 meses atrás conheci um grupo que tentava tais experiências a qual você propõe.

Mas por falta de desenvolvimento do fenômeno não puderam ter um material bacana para continuar as experiências.

Não conheço um grupo de projetores que faz o mesmo.

Se há pesquisas elas não são divulgadas.

Waldo Vieira propôs um padrão de pesquisa para o fenômeno no livro "Projeciologia".

Lá é analisado muitos aspectos de forma sistemática.

Ele se propõe a experimentação do fenômeno.

BrNobre, gostei de sua proposta. Realmente falta ciência para podermos entender o mecanismo, mas ainda mal aprendemos a controlar o processo.

Creio que quando houver um grupo de projetores que controlam o processo de uma forma mais completa aí sim poderemos por-los à experimentação.

Link to comment
Share on other sites

Tem um cara em Sri Lanka que estuda casos de Reencarnação, ele já tem muitos relatos e a maioria considerada verídica, que foi documentada e tudo. Mas cadê que alguem fala disso? :?

Pode até ser manipulação da mídia, mas acho mesmo é que os cientistas atuais não querem enchergar os fatos ou tem a crença tão materialista que a simples idéia de haver uma "mundo espiritual" dá medo...

Link to comment
Share on other sites

na verdade, mesmo que eu conseguisse me projetar facilmente, eu acho que não aceitaria convite para realizar experiencias desse tipo, com nivel de repercussão global, as consequencias seriam diversas, teria que pensar melhor sobre isso.

a grande maioria das pessoas não acredita que isso possa ser possivel, então o impacto seria muito grande, estupro evolutivo não é legal.

eu acho que algo assim só poderia ser revelado quando a maioria das pessoas já considerasse a possibilidade do fenomeno ser real.

sugiro que alguém crie um topico para falarmos sobre as possiveis consequencias positivas e negativas de uma revelação desse tipo.

como alguem já falou aí sobre a russia que tinha projetores espiões, já ouvi falar também sobre os estados unidos terem projetores para ver a posição dos inimigos no campo de batalha, e outros possiveis usos anticosmoeticos que possivelmente surgiria com a divulgação do fenomeno.

quanto aos que pensam que o fato do fenomeno não ter sido provado ainda, é uma prova de que ele é falso, isso é uma falacia (Argumentum ad ignorantiam), nada pode ser provado pelo fato não ter sido provado ainda, pois é impossivel afirmar que não existem razões para a falta da prova.

a melhor solução, por enquanto, continua sendo buscarmos as provas por nós mesmos, sempre lembrando do principio da descrença.

Link to comment
Share on other sites

Segue reportagem do Globo Reporter, que eles realizaram um experimento.

Acredito eu que essa dificuldade de reunião e experimento efetivo deve-se a própria densidade de nossos corpos e vibrações. Wagner Alegretti, especialista projeciológico, diz que não é todas as vezes que ele se projeta (60% de acerto). Se é difícil para os que vivem nessa dimensão de estudos, imagina para nós? :lol:

Os estudos tem mesmo que ser inconclusivos, pelo próprio vasto campo de estudo. Para nossa ainda pesada atmosfera perispiritual e terrestre, a projeção é e tem que ser difícil mesmo, pois que pode ser, em alguns casos, conduzente à elevação espiritual.

Link to comment
Share on other sites

Caros amigos. Estou muito feliz com o nível das respostas e comentários. Entendo que muitos tenham opiniões contrárias as minhas, outros podem pensar como eu, ou parecido...e assim vamos conhecendo novas mentalidades e aperfeiçoando nosso entendimento.

Descordo, em parte, do amigo que fala sobre os riscos de serem divulgadas experiências que apontem para a existência de um mundo espiritual e a possibilidade de investigá-la durante a vida encarnada. Nada é realizado, nenhuma informação é concebia, nenhum grande avanço em uma área é permitida senão pela permissão de Deus. Com o avanço das mentalidades e conhecimentos dos povos, nos foi dado permissão de aprofundar nossos conhecimentos em áreas onde, outrora, se foi jogado muito misticismo e obscurantismo. Com esses novos conhecimentos, que se difundem progressivamente, antigos pensamentos e obscurantismos foram derrubados, um a um. Não somos nós quem vamos decidir a hora certa dessa ou aquela informação seja difundido pelas populações, Deus não precisa que tomemos essa responsabilidade ou decisão, nós apenas podemos ser instrumentos dessa permissão divina. O Espiritismo, por exemplo, foi decodificado há mais de 100 anos, mesmo existindo desde sempre, mesmo assim, obstante ao seu crescimento, encontra muito mais barreiras do que ambientes onde se difundir, isso são coisas progressivas que não cabe a nós decidir o que deve ou não ser divulgado, muito menos quando. Sobre a experiência que foi divulgada no Globo repórter, eu também a assisti, acho que deveriam existir mais iniciativas nesse sentido. as voluntárias daquele experimento não obtiveram sucesso nas respostas que deveriam trazer no regresso de suas supostas projeções; mas isso não quer dizer que o fenômeno não existe, ele apenas foi inconclusivo, não se caminhou nem para um lado nem para outro. Na ciência é assim, quantos e quantos experimentos foram mal sucedidos até que se conseguisse provar uma tese ou teoria??!!...É esse o processo. acho que deveríamos realizar mais experimentos, discutir o que pode estar influenciando negativamente o resultado das experiências, tentar trabalhar para resolvê-los. Acho que se não temos experimentadores suficientemente lúcidos para tais experimentos, temos menos ainda os que se dispõe em avançar na derrubada de mitos e misticismos. Se não conseguimos ter lucidez suficiente para realizar uma experiência, relativamente simples como a que citei, como podemos vender e comprar como verdadeiras as experiências que são relatadas? Eu mesmo posso citar experiências que tive, e te digo com toda certeza, não sei te dizer até onde poso dizer que corresponderam a realidade ou foram frutos de devaneios ou criações especulares minhas, onde uma coisa termina e começa outra. Vou reiterar meu entendimento, reconheço o fenômeno, mas acho que temos que separar o que é realidade do que é fantasia...dentro da comunidade de pesquisadores mesmo, há muitas divergências, e é normal que haja, até salutar; mas essas dúvidas seriam melhor abordadas se mais gente séria, desprendida de dogmas, religiões, credos, preconceitos, misticismos...se mais pesquisadores considerassem o fenômeno. Esse é meu ponto de vista.

Link to comment
Share on other sites

Amigos, espero que não recebam com ofensa ou destrato, venho com o maior respeito e seriedade. Hoje tenho 29 anos, tive a minha primeira projeção consciente e involuntária (que eu lembre) com 12 anos de idade, reconheço que existe um fenômeno universal que muitos identificam como projeção astral, desdobramento, etc... já que as características desse fenômeno são incrivelmente similares às de outras pessoas em todo mundo e em diferentes épocas. Só queria saber o por quê que nenhuma experimentador conseguiu realizar experiências controladas com êxito, reconhecidas pela comunidade científica e que sejam dignas de publicação científica, por que não conseguimos fazer com que um projetor adentre um cômodo inacessível fisicamente e descreva, ao retornar, o que lá contém ou está inscrito, com clareza e um bom nível de sucesso? Alguns dizem que se desse certo, iriam dizer que é coisa mental, do pensamento...se assim fosse, já seria ótimo, pois a comunidade científica não reconhece que a mente pode se manifestar à distância, e teriam que reconhecer e publicar o experimento, chamando a atenção da comunidade científica internacional e motivando mais experimentos....E por que nenhum pesquisador gosta deste tipo de pergunta? se esquiva, se incomoda, se ofende, diz que não precisa provar nada a ninguém...será que é ofensa ponderar isso, eu juro que não entendo! Os amigos podem me ajudar?

R: Resumindo tudo em 3 minutos e 5 segundos.

Link to comment
Share on other sites

Amigo André Luiz, sua dica foi formidável...O site www.iacworld.org é o que eu procurava, eles pensam muito parecido comigo, é disto que estava falando, deu um alívio encontrar núcleos de pessoas que pensam como eu. Não é uma questão de ser contra ou a favor da projeciologia. As pessoas, as vezes, falam com muita paixão; quando falam da ciência, falam com desprezo e cheios de emoção, ou tratam o fenômeno da projeção como algo pessoal que deve ser resguardado e não divulgado, falam como se fosse um bem... Eu não entendo isso...Olha, esse grupo o qual André indicou é super interessante, eles também compreendem a dificuldade de conseguirem realizar experiências nas quais não existem instrumentos comprobatórios para tal; entretanto, usam da inteligencia e perspicácia de desenvolverem métodos indiretos e empíricos para provarem a possibilidade de manifestação da consciência à distância. Acredito que vale a pena conhecerem o núcleo, mais uma vez, obrigado André!!!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...