Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Ocultismo... Salvação ou Perdição


Recommended Posts

É fato que o Satanismo é um dos "braços" do ocultismo, mas o ocultismo em si é "do mal"? Bom é uma duvida que tenho por que sei q no ocultismo é praticada a viagem astral assim como no satanismo, eu não estou acusando a V.A. de ser diabólica, longe de mim falar isso, muito pelo contrario sei q v6 pregam a bondade e a paz mas de que forma no satanismo a V.A. pode ser usada para o "mal"?

Link to comment
Share on other sites

É fato que o Satanismo é um dos "braços" do ocultismo

R: Sim, o satanismo é um dos braços do ocultismo, isso ninguem pode negar.

mas o ocultismo em si é "do mal"?

R: O ocultismo é neltro, pois ele é um estudo, não uma organização.

mas de que forma no satanismo a V.A. pode ser usada para o "mal"?

R: Você pode sair do corpo e vampiriza (sugar energia) alguem, por exemplo.

Link to comment
Share on other sites

Sim. obrigado, mas tem um caso q eu gostaria de relatar e gostaria de saber se é realmente possivel. Eduardo Daniel Mastral se diz ser um ex-satanista e em um dos livros dele se n me engano é o segundo volume de o filho do fogo, ele diz q entrou no corpo de um gato a partir de uma V.A., ou seja ele saiu do corpo e possuiu o corpo do gato, isso seria lyncantropia certo? e isso é realmente possivel?

Link to comment
Share on other sites

Sim. obrigado, mas tem um caso q eu gostaria de relatar e gostaria de saber se é realmente possivel. Eduardo Daniel Mastral se diz ser um ex-satanista e em um dos livros dele se n me engano é o segundo volume de o filho do fogo, ele diz q entrou no corpo de um gato a partir de uma V.A., ou seja ele saiu do corpo e possuiu o corpo do gato, isso seria lyncantropia certo? e isso é realmente possivel?

R: Eu queria saber em que parte do livro "o filho do fogo" você vio que o Daniel incorporou um gato?

Link to comment
Share on other sites

Vou me limitar a responder a pergunta original.

Na minha opinião, qualquer coisa que impõe medo, coloca mais dúvidas e confusões do que respostas e soluções, traz mais preocupações do que soluções ou colabora com confusões mentais e bitolações desnecessárias é considerada do mal, ou seja, uma perdição.

Existem pessoas que encontram a luz por esse caminho, e ele é um caminho necessário dentro do equilibrio e da harmonia do universo, mas eu acho que não esclarece nada, pelo contrário, confunde.

Tudo é muito na base do "faça, não entenda", e eu acho que quando não se está compreendendo o processo, não se está somando nada a sua evolução.

Além disso, a superstição é praticamente o principal combustível do ocultismo, e acho que um dos grandes venenos da humanidade é a superstição.

Ou seja...não considero uma forma de estudo que acabe somando muita coisa ao indivíduo (apesar de possuir alguns raros bons frutos).

Link to comment
Share on other sites

Toda generalização é problemática nesse assunto. Porque não existe uma doutrina, uma tradição que seja "O Ocultismo". Ocultismo é o estudo da natureza "oculta" da vida. E existem várias práticas, doutrinas e "filosofias" que são englobadas em "ocultismo".

O ocultismo é do mal? O que é ocultismo? Hermetismo, Thelema, Teosofia..etc? São coisas diferentes na ideologia e na prática, ainda mais se tomar a Teosofia e Thelema como exemplos. Coisas totalmente diferentes...

Sobre ocultismo e Satanismo: O Satanismo pode ser considerado parte do ocultismo? Tá, pode ser que sim... Mas não é "um braço", existem tantas doutrinas diferentes que é complicado exaltar logo o Satanismo, que não é lá a "doutrina" mais respeitada no meio...

E eu considero um erro considerar o Satanismo como "do mal". E mais uma vez, a que Satanismo se refere? A "adoração ao demônio" medieval, o satanismo de LaVey ou o "satanismo de orkut"? São coisas diferentes...

Sobre a V.A no Ocultismo e no Satanismo:

Nas práticas da Golden Dawn, tinha a prática do "corpo de luz", que pode ser considerada uma experiência fora do corpo. Já vi o mesmo exercício sendo comentado no "Iniciação ao Hermetismo" do Bardon e em algum liber thelêmico. O objetivo que é colocado, ao contrário do espiritualismo, não é o amparo, mas o auto-conhecimento.

Já no Satanismo, não me recordo de nenhuma prática relacionada a saída do corpo, mas é possível que exista. Cada um com seus objetivos próprios...

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...