Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Chenrezig - bodhisattva da compaixão


Recommended Posts

Chenrezig - bodhisattva da compaixão

Chenrezig é um buda completamente iluminado que, para beneficiar os seres, toma a forma de um bodhisattva. Todos os budas têm apenas uma natureza, e sua compaixão é personificada em Chenrezig. Como personificação da compaixão de todos os budas, Chenrezig é ao mesmo tempo a fonte de todos os budas e bodhisattvas, já que a compaixão é exatamente a raiz da iluminação.

Chenrezig é compaixão em si mesma na forma de uma deidade. Chenrezig é o Buda, Chenrezig é o Dharma, Chenrezig é a Sangha; Chenrezig é o Lama, Chenrezig é o Yidam, Chenrezig é a Dakini; Chenrezig é o Dharmakaya, Chenrezig é o Sambhogakaya, Chenrezig é o Nirmanakaya; Chenrezig é Amitabha, Chenrezig é o Guru Rinpoche, Chenrezig é Arya Tara; e, acima de tudo, Chenrezig é nosso próprio lama-raiz. Como cem riachos passando sob uma única ponte, Chenrezig é a união de todos os budas. Receber suas bênçãos é receber as bênçãos de todos os budas, e

realizar sua natureza é realizar a natureza de todos os budas.

Chenrezig está dentro de nós porque o amor e a compaixão não são qualidades adicionadas à mente. Estas qualidades são parte do estado desperto da mente, mesmo que no momento este estado exista somente como um potencial em nós.

Cada pessoa cujo coração é movido pelo amor e pela compaixão, que age profunda e sinceramente pelo benefício de todos, sem interesse para a fama, o lucro, a posição social ou reconhecimento, expressam a atividade de Chenrezig.

A forma mais comum pela qual Chenrezig se manifesta é de um branco radiante, representando a pureza de intenções, a força da bondade amorosa, a compaixão e a mente iluminada. Pode ser visto sentado, tranquilo, com as pernas cruzadas, sobre uma flor de lótus. Geralmente há um disco de lua branco atrás de si, mas pode as vezes ser um arco-íris. Os quatro braços e mãos significam os quatro incomensuráveis: bondade amorosa, compaixão, alegria e serenidade. Duas de suas mãos permanecem juntas num gesto de oração na altura do chakra do coração, representando a harmonia com o aspecto amoroso, a compaixão por todos os seres. Em sua outra mão esquerda segura uma flor de lótus, representando o ensinamento dos budas. Na outra mão direita segura um japamala (rosário), representando a prática desse ensinamento, através da repetição do mantra OM MANI PEME HUM. Pode aparecer parcialmente coberto por um pele de antílope, representando a proteção que ele nos concede. Suas jóias representam a riqueza da alegria dos budas, que está sempre a nosso dispor. Sorri com compreensão, enquanto seus olhos tem sobre nós um olhar compassivo e amoroso, como uma mãe teria por seus filhos.

chenrezig1.jpg

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...