Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Autenticidade de "Violetas na Janela" e outras obras


Recommended Posts

Já ví em vários fóruns espíritas a crítica a obra "Violetas na Janela" por parte de muitos...

Se "Violetas" é uma obra realmente mediúnica não posso afirmar com certeza, assim como não posso afirmar isso com certeza sobre várias obras "mediúnicas" que circulam no mercado em uma época de explosão da literatura de auto-ajuda... :shock: Mas também não concordo com a idéia de que somente " Nosso lar" e outros mais antigos devam ser considerados como autênticos. Devemos lembrar que assim como as coisas evoluíram na terra, também parece lógico que o plano astral desde que "Nosso Lar" foi escrito, também tenha sofrido modificações em suas paisagens e estruturas. Não é pelo fato da realidade de outros planos descrita em "Violetas na Janela" ser diferente da que está nas páginas de "Nosso Lar", que isso descaracterize a obra de Vera Lúcia como autêntica. Da mesma forma, o fato da linguagem presente em "Violetas na Janela" ser mais simples se comparada a livros clássicos da literatura espírita, também não desabona a obra, já que muitos conhecimentos relevantes podem ser passados sim em linguagem mais simples e clara.Inclusive a clareza na transmissão de idéias e uma linguagem menos rebuscada já é algo exigido dos profissionais que lidam com educação atualmente.

Tive contato com o audiobook de Violetas na Janela e pelo fato da linguagem ser simples ou da Patrícia descrever que os espíritos podem ter necessidades próximas as físicas, como por exemplo higiene e alimentação, (ainda que através de plasmagens) não me pareceu "bobo". Atualmente também há uma discussão sobre se as obras de Zibbia Gasparetto são mediúnicas realmente ou romances de ficção espiritualistas.Já com as obras de Zibbia nunca tive contato ainda, nada posso afirmar..

De qualquer modo, muitas pessoas acabam agindo como se as novas gerações sedentas de conhecimentos sobre espiritualidade apenas pudessem tomar como referência determinadas obras espíritas escritas há décadas atrás.

Fazendo uma comparação simplista, imaginem que um grande grupo de pessoas atualmente buscasse conhecimentos sobre a geografia do Brasil...Só poderíamos indicar a eles como fontes autênticas de referência livros didáticos de geografia escritos por autores renomados há 30 ou mais anos atrás? As características do Brasil que veriam nesses livros de geografia correponderiam exatamente as verificadas na realidade atual?

Eu não tenho a ingenuidade de considerar que todas as obras ditas espíritas na atualidade são realmente mediúnicas, mas, que existe um conservadorismo em matéria de muitos se abrirem para novas obras, isso existe. Acho que o que eu escrevi também reflete a inquietação de juitos irmãos daqui em, relação a esse assunto polêmico.

Isso daria uma boa questão para um vídeo de FAQ do Saulo, vou ver se encaminho a ele se possível.

Paz, Luz e Feliz Natal a Todos!

Mineiro

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...