Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Depressão, Transtorno Bipolar e Outros


Recommended Posts

Pessoal,

Toda vez que surge um tópico ligado a depressão no GVA fico muito satisfeito :D , pois, o assunto era algo tratado como tabu há anos atrás. Com certeza muitas pessoas hoje em dia padecem dessa doença. Será quantas pessoas tem acesso a informações racionais sobre a doença e a possibilidade de discuti-la com outras que não as recriminem por serem portadoras dela, não as façam sentir vergonha de si mesmas?

Gostaria de indicar os seguintes livros:

As Duas faces de Uma Vida: Uma Incursão na Vida de Uma Bipolar de Lana R. Castle, editora melhoramentos. Apesar do livro ter sido escrito por uma portadora do transtorno bipolar, ele aborda temas muito importantes como os transtornos de humor, estabilização do humor e a autora realmente parece preocupada em proporcionar a quem está lendo dicas de como garantir para si uma qualidade de vida emocional. É farto de informações técnicas também para quem quiser se aprofundar.

Sobre depressão especificamente, há o livro: O demônio do meio-dia: Uma anatomia da depressão escrito pelo jornalista Andrew Solomon. Andrew Solomon revela quão trágica é a vida sob esta doença mental. É capaz das abordagens mais viscerais sobre o mal, ao qual ele o compreende com clareza, pois o vivenciou em três períodos sob expressivos colapsos nervosos. Seu livro, dotado de uma escrita densa e elegante, é um legado contra o preconceito sobre essa doença que mata.

Quando nos ouvimos relatos e trocamos informações com pessoas que passam por transtornos de humor como a depressão, isso pode aliviar e esclarecer ao mesmo tempo.

Sobre um assunto que parece mais distante de nossa realidade, o transtorno das múltiplas personalidades, há o livro "Sybil" de Flora Rheta Schreiber, que narra as aventuras interiores de uma mulher que influenciada por abusos durante a infância, desenvolveu 16 personalidades como forma de reagir e defender-se do ambiente que a cercava. Esse eu acho que consigo colocar o link aqui do 4shared para baixarem em pdf, se alguém quiser.

E vocês teriam mais dicas de livrose quem sabe até filmes, estimulantes sobre esses assuntos para disponibilizarem para os irmãos do fórum, mas, que não fossem técnicos?

Paz e Luz a Todos!

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Sobre Transtorno Bipolar, gostaria de indicar esse blog que traz algumas sugestões de filmes e relatos tocantes de pessoas que o acessam sobre o transtorno bipolar.É bom saber que as pessoas que enfrentam transtornos de humor não estão sozinhas em suas lutas diárias

http://convivendocomabipolaridade.blogspot.com/2009/04/livros-e-filmes-sobre-transtorno.html

Sem dúvida cuidarmos da mente, corpo e espírito é fundamental durante a nossa jornada aqui!

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • 2 weeks later...

Oi, estou entrando neste site pela primeira vez, e desde já fico muito contente em ver tal assunto sendo divulgado aqui. Tenho depressão e transtorno de humor tb, faço tratamentos a alguns anos, mas sempre em busca de meios alternativos que não os medicamentos.

Em meu ser, apesar de difícil encontrar esperanças para sair das crises, estou sempre, sempre em busca do conhecimento, e através destes tenho conhecido a imensidão e o tanto de motivos maravilhosos que existem para se viver neste mundo, percorrer esta jornada com muito amor e paz no coração.

Viva a expansão consciencial!!!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...