Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Inferno existe?


Recommended Posts

Hoje levei um sermão do meu pai evangélico porque ele encontrou uns livros espíritas na minha estante. Segundo ele, o espiritismo é engano e só a bíblia é a verdade e que o inferno é real, e se eu morrer acreditando em Kardec, vou parar no inferno após a morte.

Bem, a idéia de inferno é um absurdo, pois o raciocínio leva a pensar que deus sendo bom não poderia punir eternamente, senão ele não seria bom. Porém pergunto-me: e se o inferno realmente existir conforme os evangélicos acreditam?

Link to comment
Share on other sites

Amigo, simplesmente se realmente existir a estrutura ridícula e absurda que os evangélicos acreditam, e se Deus for cruel, ciumento e vingativo como eles creem, talvez seja melhor lidar com o Diabo do que com Ele, e diante de tanta ignorância, o Inferno parece mais atrativo que o próprio céu dos evangélicos.

Link to comment
Share on other sites

Eu também acho ridícula essa idéia de inferno, contraditório ao caráter bom do deus que os evangélicos proclamam.

A história de inferno mais parece política primitiva de quem escreveu a bíblia para poder controlar as pessoas daquela época.

Fora isso, estou ferrado, meus pais fizeram um dramalhão aqui e estou com um tremendo sentimento de culpa e tristeza pelo fato de eles acreditarem e sofrerem porque eu vou para o inferno.

Acho que aqui não tem jeito, vou ter de virar evangélico (retrocesso).

Link to comment
Share on other sites

Fora isso, estou ferrado, meus pais fizeram um dramalhão aqui e estou com um tremendo sentimento de culpa e tristeza pelo fato de eles acreditarem e sofrerem porque eu vou para o inferno.

Acho que aqui não tem jeito, vou ter de virar evangélico (retrocesso).

Saiba se posicionar. Argumente seus pontos de vista com clareza e toque sua vida. Não ataque a crença dele pois como ele acha que você irá para o inferno, ele tem a crença como algo pessoal. Apenas expresse seus motivos pelos quais você não acha coerente essa ideia de inferno eterno e se atenha a isso. Se ele começar a querer discutir, você, calmamente, responde cada pergunta. Não bata boca pois é inútil. Da mesma forma se ele ficar irritado, dê um jeito e saia da conversa e tente outra hora.

Outra coisa, virar evangélico não é retrocesso. Você está tão confiante da sua evolução consciencial que já admite e declara abertamente ser superior aos evangélicos? Cuidado com esse tipo de afirmação.

Link to comment
Share on other sites

Outra coisa, virar evangélico não é retrocesso. Você está tão confiante da sua evolução consciencial que já admite e declara abertamente ser superior aos evangélicos? Cuidado com esse tipo de afirmação.

Bom, meu amigo. Não posso falar sobre evolução consciencial, pois desconheço seus principios. Eu me baseio na ciência: a evolução de Darwin é mais coerente do que Adão e Eva dos evangélicos. Há inúmeras incoerências nessas histórias da bíblia e conflitos com ciência. Diante da ciência, religião parece histórias infantis para criança dormir.

A história do dilúvio, tão acreditada pelos evangélicos, e tão tola para alguém que pensa: teria Noé ido buscar ao longo do Globo e em diferentes habitats tantos animais quantos números podem conter! Não haveria espaço em nenhuma arca, além de ser impossível Noé ir buscar os pinguíns no polo Norte entre outros.

Pior mesmo é ter de adorar um deus que mandou matar o povo inteiro de Amalaque, seus bois, seus bizerros, bebês de colo, tudo a mando desse deus bom e misericordioso dos evangélicos. Sinceramente, tenho vontade de vomitar com toda essa hipocrisia (ou burrice) por parte dos evangélicos que concordam com essas barbaridades e ainda louvam esse deus da maldade que se passa idiotamente por um deus bom.

Pior ainda é o inferno, que esses crentes tanto temem, mas que só confirmam o caráter ruim desse deus que manda dilúvio, que mata inocentes (massacre do povo de amalaque) entre outros. Eu odeio essas hipocrisias...

Por esses motivos, não me sinto só superior que os evangélicos por eles acreditam no absurodo e eu não. Mas me sinto melhor inclusive do que esse deus (pois nunca manchei minhas mãos de sangue), tenho compaixão por todos, até pelos maus. Por exemplo eu não mandaria exterminar Amalaque, mas tentaria tirar esses da ignorância mostrando a eles que estão errados... Diferente desse infernal deus dos crentes, que resolve tudo com morte. Eu não faço mal a ninguém e tenho bondade no coração, ir as igrejas e conformar com os crentes, aceitando seus dogmas absurdos e as mentiras sobre deus, é me estragar. Não concordo com a maldade e injustiça, não adoro esse deus.

Na minha opinião, tal deus não pode existir. Até porque temos a ciência hoje que nos abre a mente para essas questões.

Eu tentei argumentar racionalmente, mas a força dos argumentos se perde e não se ouve diante de uma convicção implacável e feroz desses crentes que sofreram lavagem cerebral ao longo de toda vida. Não adianta argumentar com evangélicos, é mais fácil um elefante voar do que um evangélico enxergar o absurdo e irracionalidade da sua religião!

Link to comment
Share on other sites

Outra coisa, virar evangélico não é retrocesso. Você está tão confiante da sua evolução consciencial que já admite e declara abertamente ser superior aos evangélicos? Cuidado com esse tipo de afirmação.

Me desculpe, mas eu acho que é.

Não que pessoas de outras religiões ou crenças sejam MELHORES do que evangélicos, mas a doutrina EM SI é "estagnante", e uma pessoa que tenha a mente mais elucidada passar a crer que viemos do barro, que só membros da sua fé estão salvos (O resto está condenado ao inferno) e que a salvação está mais na aceitação de um ser em sua vida (Jesus) do que na evolução MORAL e ESPIRITUAL do Ser Humano, sim, considero RETROCESSO.

É uma fase do Ser Humano, com certeza, e extremamente necessária, mas uma pessoa que esteja "prestando vestibular" voltar a estudar no MATERNAL é dose.

Que os evangélicos que não estão cegos pela doutrina me desculpem, são rara exceção.

Acho que aqui não tem jeito, vou ter de virar evangélico (retrocesso).

Ai é complicado...seguir uma doutrina por vontade alheia em pleno século XXI é muito triste.

Me desculpe se ofendi, mas eu acho que não devemos nos limitar devido a limitação alheia. Virar evangélico só porque seus pais são é uma escolha triste.

Link to comment
Share on other sites

Já pensou uma religião sem o diabo, e o mesmo que uma mãe se o bicho-papa, fica difícil controlar as crianças.

Alem do mais já imaginou a religião sem o diabo.Ninguem iria à igreja.Porque não haveria motivos, a função do diabo é ser figura terapêutica. Se ele as pessoas teriam que assumir as responsabilidades de seus atos que algo muito difícil.

Mas veja o lado bom antes ter um pai viciado na salvação do que um viciado em cachaça e você deve agradecer isso ao diabo que contribui para evangelização do povo.

Parece ironia mas se vc analizar o diabo e o maior evangelista que existe. Ele só perde para o Papai Noel.

Link to comment
Share on other sites

Já pensou uma religião sem o diabo, e o mesmo que uma mãe se o bicho-papa, fica difícil controlar as crianças.

Alem do mais já imaginou a religião sem o diabo.Ninguem iria à igreja.Porque não haveria motivos, a função do diabo é ser figura terapêutica. Se ele as pessoas teriam que assumir as responsabilidades de seus atos que algo muito difícil.

Mas veja o lado bom antes ter um pai viciado na salvação do que um viciado em cachaça e você deve agradecer isso ao diabo que contribui para evangelização do povo.

Parece ironia mas se vc analizar o diabo e o maior evangelista que existe. Ele só perde para o Papai Noel.

Sim, concordo que alguns precisam de COLEIRA (função do Diabo) mas deixar de fazer algo por MEDO não é aprender e nem evoluir, é simplesmente castração.

É o que eu disse...é uma fase necessária. Provavelmente todos nós passamos por ela (Crenças baseadas na ignorância) em alguma encarnação. Mas que o aprendizado é praticamente NULO, isso é.

Link to comment
Share on other sites

o_foda, você levou a discussão para outro âmbito. Quando me referi a superioridade foi fazendo referência ao evangélico (PESSOA), não a crença. Essa por sua vez está mais do que batida e seus argumentos validam isso.

Outra coisa, virar evangélico não é retrocesso. Você está tão confiante da sua evolução consciencial que já admite e declara abertamente ser superior aos evangélicos? Cuidado com esse tipo de afirmação.

Me desculpe, mas eu acho que é.

Não que pessoas de outras religiões ou crenças sejam MELHORES do que evangélicos, mas a doutrina EM SI é "estagnante", e uma pessoa que tenha a mente mais elucidada passar a crer que viemos do barro, que só membros da sua fé estão salvos (O resto está condenado ao inferno) e que a salvação está mais na aceitação de um ser em sua vida (Jesus) do que na evolução MORAL e ESPIRITUAL do Ser Humano, sim, considero RETROCESSO.

É uma fase do Ser Humano, com certeza, e extremamente necessária, mas uma pessoa que esteja "prestando vestibular" voltar a estudar no MATERNAL é dose.

Que os evangélicos que não estão cegos pela doutrina me desculpem, são rara exceção.

Partindo do pressuposto que TODOS são capazes de discernir à respeito do dogma cristão, você está completamente correto e, sim, tornar-se evangélico seria um retrocesso à evolução consciencial. Mas, como nem todos são capazes de chegar a tal conclusão (vide o exemplo do pai do rapaz), proponho a seguinte linha de raciocínio.

Não vou me limitar a falar só do evangelismo, vamos falar do dogma cristão como um todo. Há pessoas que não chegaram e nem chegarão a questionar sobre os mitos de Adão e Eva ou Noé, muito menos a divindade de Cristo (que foram citados acima). Há pessoas que sequer irão estudar sobre a história da religião que segue e para finalizar, há pessoas que SEQUER conhecem o próprio livro que dizem seguir.

Daí, o pastor manda (isso mesmo, manda), seguir os preceitos/dogmas "bons" da bíblia (se fossem os ruins, ninguém ficaria). Esses, fieis, por amor (leia-se temor do inferno), irão seguir ao menos a maioria.

Como você quer cobrar discernimento ou lucidez de uma pessoa que precisa que alguém diga que ela vai pro inferno ou o capeta irá atrás dela pois ela gosta de fazer X ou Y? (matar ou bater nos outros, por exemplo) Não seria mais fácil discernir à respeito das noções humanísticas de sociedade que desenvolvemos ao longo das gerações? Claro que sim, mas vai explicar!

Para essas pessoas, acho que a religião (castradora) é até evolução consciencial.

Ultimamente eu venho pensando e raciocinando que muito mais vale uma pessoa na religião e sem matar ninguém nessa vida do que ela acabar com a evolução de 3 ou 4 e depois ficar presa numa cadeia onde provavelmente vai ter essa vida praticamente perdida, ou seja, 5 consciências com a vida perdida.

Mas eu gostaria sim, de toda sinceridade, que TODOS conseguissem ao menos abrir um livro de história e lessem a história das próprias religiões e tirassem suas próprias conclusões se aquilo era ou não tolerável para ela seguir. Digo isso pois já ouvi da boca de um pastor (sorrindo, por sinal) que aprovava tudo aquilo que Javé fez no velho testamento e dizia mais, dizia que todos os milhões que morreram (na bíblia) mereceram pois Javé/Cristo é o único Deus e não deve ser contrariado.

Sei que isso é pedir demais pois há pessoas que dizem ter lido a bíblia e continuam a venera-la como palavra de Deus.

Como quer cobrar algum discernimento delas, Grangrelrj? Reforçando.. Acho que se essas pessoas estão ai, estão porque essa condição não saturou e elas ainda precisam dessas amarras, pois o dia que elas não precisarem, irão perceber por meio do estudo ou emprego da lógica que nada disso faz mais sentido e largarão, como eu e muitos fizeram. Admito que o dogma religioso não faz parte da minha vida, foi ultrapassado. Mas não me coloco superior a nenhum evangélico (pessoa) por causa disso. Entendi, com muito esforço, que por mais que você tente forçar certas reflexões, existem pessoas que não vão entender "nunca" (pelo menos pelas próximas vidas, rs).

Link to comment
Share on other sites

Lembro-me de uma frase, que mais ou menos assim dizia: Aquele que discute e vai para o nível de um espírito inferior regride mil anos com ele.

Não que seus pais ou qualquer evangélico seja declaradamente inferior, de modo algum. Mas temos que admitir que a retórica evangélica (baseada nas exaltações, frases prontas e intolerância a tudo que é contrário) não suporta alguns argumentos de racionalidade, especialmente se advindos de outras convicções doutrinárias.

Se você quer virar evangélico apenas pelos seus pais, vá fundo... seria até uma atitude de parcimônia. Mas dai o "compararia" a um estudante que cursa um curso universitário que os pais querem, e que depois percebe que não está no rumo querido... percebe a analogia?

Não entenda também, de modo algum, que estou lhe dizendo que você deve estudar a Doutrina Espírita ou qualquer outro segmento apenas porque "é melhor", "você será mais feliz", "você não vai pro inferno/umbral"... essa conduta proselitista é a mesma utilizada nos segmentos religiosos, que impede a racionalidade.

Quanto ao relacionamento com os seus pais... por eles serem seus pais, desconstruir todos os argumentos deles seria péssimo, pois encarariam como uma afronta e diriam que você está "mais pra lá do que pra cá"... de qualquer modo, o modo que irá agir com sua família é sempre uma decisão sua, mas, neste caso, ser sereno para com os seus pais é fundamental, daí as conversas acontecem mais facilmente.

Link to comment
Share on other sites

Lembro-me de uma frase, que mais ou menos assim dizia: Aquele que discute e vai para o nível de um espírito inferior regride mil anos com ele.

Não que seus pais ou qualquer evangélico seja declaradamente inferior, de modo algum. Mas temos que admitir que a retórica evangélica (baseada nas exaltações, frases prontas e intolerância a tudo que é contrário) não suporta alguns argumentos de racionalidade, especialmente se advindos de outras convicções doutrinárias.

Se você quer virar evangélico apenas pelos seus pais, vá fundo... seria até uma atitude de parcimônia. Mas dai o "compararia" a um estudante que cursa um curso universitário que os pais querem, e que depois percebe que não está no rumo querido... percebe a analogia?

Não entenda também, de modo algum, que estou lhe dizendo que você deve estudar a Doutrina Espírita ou qualquer outro segmento apenas porque "é melhor", "você será mais feliz", "você não vai pro inferno/umbral"... essa conduta proselitista é a mesma utilizada nos segmentos religiosos, que impede a racionalidade.

Quanto ao relacionamento com os seus pais... por eles serem seus pais, desconstruir todos os argumentos deles seria péssimo, pois encarariam como uma afronta e diriam que você está "mais pra lá do que pra cá"... de qualquer modo, o modo que irá agir com sua família é sempre uma decisão sua, mas, neste caso, ser sereno para com os seus pais é fundamental, daí as conversas acontecem mais facilmente.

Discutir com evangélicos é perda de tempo. É como tentar falar com uma pedra. Os caras são fóceis vivos.

Nem o mais racional e lógico argumento do mundo os fazem mudar de opinião. Pelo discurso de meu pai ontem, não duvido que eles achem os argumentos contrários à sua fé e a própria lógica uma obra do "diabo".

Bom, fui forçado a jogar fora os livros espíritas que tenho aqui. A partir de agora vou ter de ler esse tipo de material no PC ou no tablet. Meus pais são avessos ao conhecimento.

A situação é triste, mas irei à igreja dos meus pais uma vez por mês apenas para não decepcioná-los, e tranquilizar suas consciências pelo fato de eu não mais ir para o inferno.

Discutir com evangélicos é também uma boa forma de praticar a maiêutica.

Link to comment
Share on other sites

Discutir com evangélicos é perda de tempo. É como tentar falar com uma pedra. Os caras são fóceis vivos.

Nem o mais racional e lógico argumento do mundo os fazem mudar de opinião. Pelo discurso de meu pai ontem, não duvido que eles achem os argumentos contrários à sua fé e a própria lógica uma obra do "diabo".

Bom, fui forçado a jogar fora os livros espíritas que tenho aqui. A partir de agora vou ter de ler esse tipo de material no PC ou no tablet. Meus pais são avessos ao conhecimento.

A situação é triste, mas irei à igreja dos meus pais uma vez por mês apenas para não decepcioná-los, e tranquilizar suas consciências pelo fato de eu não mais ir para o inferno.

Muito boa sua atitude. Chutar o balde com a sua família e buscar ser extremista só piora a situação, e ninguém acharia isso bom. Como já decidiu que vai à Igreja, vá bem intencionado, procure encontrar, no local, os pontos positivos e negativos em relação a diversas outras doutrinas.

Discutir com evangélicos é também uma boa forma de praticar a maiêutica.

Boa forma? BOA forma? ÓTIMA forma! :lol:

Adoraria ver o desempenho de Sócrates frente a estes irmãos! :lol:

Mas você está corretíssimo: dos diversos rumos, tentar elevar a voz quando conversa com um evangélico é, de longe, o PIOR deles. Na qualidade de observador de diversos segmentos, você fará algo muito proveitoso: achará os pontos convergentes e divergentes deles, e terá a conclusão MAIS importante: a SUA interpretação dos fatos, seja ela qual for, desde que profunda e sem pré-conceitos.

Abraços! :D

Link to comment
Share on other sites

nesse caso tem varios pontos a serem analizados:

quantos anos vc tem?

não precisa responder, é só pra vc pensar, sua idade tem um certo peso na sua responsabilidade de, na condição de conhecedor do paradigma consciencial, de esclarecer a sua familia, mas isso também depende da abertura deles, então tem que se pensar.

outra coisa, pode ter certeza que ir na igreja sem concordar com as ideias dela, vai te trazer alguns assedios.

agora dependendo de suas condições e das condições da sua familia, talvez seja melhor vc sofrer alguns assedios da igreja de vez enquando do que sofrer os assedios constantes da sua familia por vc ter rejeitado a igreja deles.

enfim, isso é meio complicado, tem que se pensar direitinho como é.

Link to comment
Share on other sites

Concordo com o Splinter na parte onde ele diz que não vai ser bacana você ir sem ter vontade. Mas, caso tenha de ir (forçado), vá quinzenal ou mensalmente. Como? Arrume coisas úteis para fazer nesse horário. Cursos, reunião escolar, trabalhos, invente de fazer artigos, estudar na biblioteca, esportes etc.

Agora vou ter de voltar para o assunto do posicionamento. Se você não souber se posicionar quanto ao que você pensa, ta complicado né.

No meu caso, quando parei de ir à igreja aos 15 ou 16 anos, foi abrupto pois foi a época onde estudei história medieval no começo do ensino médio e tive maturidade o suficiente para perceber as origens sangrentas do cristianismo. Meus pais, na época, não gostaram nenhum pouco da decisão de cortar os laços com a igreja Católica, uma vez que eu havia acabado de crismar. Chegou ao ponto deles cortarem mesada, saída com amigos e até me proibiram de ver uma namoradinha da época.

Mesmo assim, bati o pé e disse que não iria por tais e tais motivos. Não havia como retrucar meus argumentos pois estavam baseados na história, em artefatos historicamente comprovados, guerras, atrocidades documentadas etc. Não precisei argumentar sobre os dogmas pois além de não ter estudado à respeito com mais profundidade, o fator histórico foi suficiente.

Depois de alguns meses insistindo, desistiram pois eu segurei minha posição. Também perceberam que, mesmo não sendo mais cristão, eu nunca dei "trabalho" para eles por conta disso. Hoje, depois de vários e vários anos, entenderam que religião não define caráter e quebraram vários preconceitos com pessoas de outras crenças/não-crenças (como meu caso).

Mas esse foi MEU caso, não sei a que ponto seus pais são. Só que acredito que saber se posicionar perante as situações críticas é fundamental para sua autonomia consciencial.

Link to comment
Share on other sites

e foda mesmo cara eu tenho um irmao 20x pior doque vc possa pensar ja faiz 3 anos que ele ta desempregado e vive atras de igreja falando em salvaçao e qualquer coisa qui si fala contra ele ele diz que e o diabo e uma ignorançia do caramba arrogançia tudo que vc poss :lol: a pensar so nao brigo com pois minha mae sofreu de derrame eu nao posso força a barra mais quando eu fazer meus 18 vo botar ele pra correr aki de casa as vezes eu tenho dõ dele tanbem pois nao tem nenhum dinheiro pra comprar alguma coisa no final de semana nem presiso comentar o resto vcs ja sabem neh.......

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...