Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Sebedoria Popular Espírita - (ELOPES)


Recommended Posts

Conforme solicitado pelo usuário ELOPES, estou enumerando a maioria das pérolas que consegui lembrar que já ouvi em centros espíritas. Na maioria de membros Kardecistas.

Sei que não devemos julgar a doutrina pelos seus membros, mas foi solicitado que eu descrevesse em um post separado para debate.

Isso só está servindo realmente para demonstrar como a doutrina quando deixa brechas, facilmente é deturpada.

Segue abaixo:

"Todo sofrimento que estou passando, fui eu que escolhi"

"Não posso sentir pena de uma pessoa sofrendo senão vou pegar seu Carma"

"Quando reencarnamos foi porque nós escolhemos isso"

"Meu espírito escolheu que eu fosse pobre"

"Quando eu escolhi meus pais antes de reencarnar..."

"João Hélio era feitor de escravos, por isso morreu arrastado pelo carro. Está feliz por isso, mandou mensagem ontem." (divulgado dois dias depois da morte dele)

"Escravos negros foram escravizados porque um dia escravizaram brancos"

"Quando morremos, vamos logo para o hospital do plano astral e vamos decidir se vamos reencarnar"

"Quando morremos, viramos anjos amparadores"

"Homossexuais são espíritos do sexo oposto reencarnando em um corpo diferente, sem aceitar a condição" (Espírito tem sexo?)

"Se uma pessoa foi traída nessa vida, foi porque traiu na vida passada."

"Na minha vida passada eu fui um cachorro"

"Quando sonhamos é porque estamos projetados"

"Nossos sonhos são experiências no plano astral"

"Minha bisavó que morreu ano passado vai reencarnar no meu filho"

Link to comment
Share on other sites

Ei, não precisava por meu nome no título :shock::lol: .

Vamos lá, me propus a discutir alguns dos temas, para tentar fazer justiça a tais ditados. :lol:

Sei que não devemos julgar a doutrina pelos seus membros, mas foi solicitado que eu descrevesse em um post separado para debate.

Devemos, sem dúvida, ter isso como base. Essa frase é uma das bases do meu raciocínio.

"Todo sofrimento que estou passando, fui eu que escolhi"
"Quando reencarnamos foi porque nós escolhemos isso"
"Meu espírito escolheu que eu fosse pobre"
"Quando eu escolhi meus pais antes de reencarnar..."

Essa, embora já tenha sido discutida noutro tópico, merece destaque em relação à pergunta do Livro dos Espíritos, em que só escolhemos o GÊNERO das nossas provas, tendo nossa liberdade de escolha reduzidíssima. Mas concordo, realmente há muita utilização popular desse termo, inclusive no meio espírita.

Outrossim, como já discutimos, tal erro é de acepção popular, sem dúvida, e não um erro doutrinário. Mas ainda é o de menos. :D

"Não posso sentir pena de uma pessoa sofrendo senão vou pegar seu Carma"

Meu Deus, essa foi de lascar. Olha, meu amigo, eu nunca vi algum espírita dizer isso nem ser crença popular, mas tenho CERTEZA que se algum espírita dissesse isso em um centro, ele teria sua fala discutida e corrigida. Essa foi de lascar MEEESMO! :D

"João Hélio era feitor de escravos, por isso morreu arrastado pelo carro. Está feliz por isso, mandou mensagem ontem." (divulgado dois dias depois da morte dele)

Dias depois o próprio centro espírita que diziam que divulgou essa carta declarou, formalmente, que essa carta nunca existiu. Isso tá mais pra "fofoca reencarnacionista :D ".

"Escravos negros foram escravizados porque um dia escravizaram brancos"
"Quando morremos, vamos logo para o hospital do plano astral e vamos decidir se vamos reencarnar"
"Quando morremos, viramos anjos amparadores"
"Na minha vida passada eu fui um cachorro"
"Homossexuais são espíritos do sexo oposto reencarnando em um corpo diferente, sem aceitar a condição" (Espírito tem sexo?)
"Se uma pessoa foi traída nessa vida, foi porque traiu na vida passada."

Estes são erros daqueles que não conhecem muito bem a própria doutrina que estuda. Mas não nos preocupemos, com o tempo, acertam seus dizeres.

"Quando sonhamos é porque estamos projetados."
"Nossos sonhos são experiências no plano astral"

Nem há projeção (com este termo) na Doutrina Espírita. Portanto estes trechos populares nem deve ser considerados da seara espírita propriamente ditos.

"Minha bisavó que morreu ano passado vai reencarnar no meu filho."

Há casos em que realmente isto acontece. Mas não cabe aqui discuti-los, até porque não avançaríamos.

"Você foi uma rainha na vida passada"

A ideia de que os espíritas que veem suas vidas passadas dizem que eram, necessariamente, ricos ou com status é, além de errônea, pejorativa.

Sinceramente, pela própria lógica esse fenômeno pode ser desconstruído. Ademais, pelo 4º livro da Codificação, o Céu e o Inferno, a maioria dos relatos são de pessoas normais, ou em diversas outras condições. Isso é apenas uma visão restritiva do todo.

"Você precisa de acompanhamento mediúnico para se projetar, pois é muito perigoso e você não sabe o que pode encontrar".

Não há doutrina nem ensinamento terrestre que seja eterno, imutável. Essa parte da Doutrina Espírita é realmente desatualizada, mas antes de convencer-me de que era errôneo e tomar uma postura pejorativa, há muito reflexionei-me a respeito do fato do Espiritismo ser tão vedante em relação à projeção astral.

Retornemos, pois, ao advento do Espiritismo: não eram poucos os relatos da manipulação e assédio espiritual de caráter grave, com "incorporações" e manipulação energética. Daí veio o aviso dos espíritos de que todo o cuidado é pouco e que, para proceder à mediunidade ou quaisquer outro fenômeno toda a cautela era necessária. Ora, há 150 anos atrás possuíamos fonte muito escassa de estudo e relação com o plano espiritual. Todo cuidado era necessário. Claro, as coisas mudaram, e este trecho resta desatualizado. Mas o espiritismo não tem, em sua essência, formas de defesa extrafísica. Portanto, caso atraia obsessores, os recursos para defesa são nulos. Daí, todo cuidado é pouco.

"Você tem uma mediunidade muito ostensiva, é preciso desenvolver a partir de já" - Próximo da fila.. "Você tem uma mediunidade muito ostensiva.."

Ah, isso daí tá mais pra piada do que pra ditado popular. :lol:

Mas há aqueles que agem assim, sim.

Achei divertidos tais trechos, principalmente o do cachorro... :lol::lol::lol:

Alguns são interessantes, a exemplo do trecho dos escravos. De novo afirmo, não podemos fazer comentários a respeito de fenômenos reencarnacionistas, mas muito o fazem. Bem, todos eles são todos discordantes ao que diz a Doutrina Espírita... mas todo lugar tem gente pseudo-sábia, que pensa que tá por dentro mas ainda tá começando... fazer o quê? Ter tolerância! :lol:

Link to comment
Share on other sites

"corpo mental não existe, por que se existisse kardec teria falado nele."

"não devemos fazer projeção, pq se kardec não se aprofundou nesse assunto é pq não é importante"

percebesse nessas afirmações que a doutrina espirita não está aberta a novas pesquisas.

é tolice pensar que alguem poderia em apenas uma vida investigar tudo a respeito do mundo espiritual, principalmente se vc pensar que kardec morreu cedo e teve pouco tempo para pesquisar esses fenomenos.

"reiki é o mesmo que o passe espirita"

http://geal-ba.blogspot.com/2007/08/rei ... tismo.html

eu fiz curso de reiki e já vi por mim mesmo que o reiki nada tem a ver com o passe espirita, ao ativar os simbolos e começar a aplicação sinto a energia fluir com bastante intensidade, e mesmo depois de horas de aplicação não me sinto nem um pouco cansado, pelo contrario, me sinto até mais disposto pois acabo ficando com um pouco da energia aplicada.

besteira dizer que nao fico cansado pq nao apliquei energia nenhuma, pois eu sinto muito claramente a energia fluir.

lembro-me de nas primeiras vezes que apliquei em grupos grandes de pessoas, fluiu tanta energia que meus palmochacras ficaram doendo.

Link to comment
Share on other sites

"corpo mental não existe, por que se existisse kardec teria falado nele."

Embora nunca tenha visto pronunciamento a respeito desse tema, é meio absurdo mesmo. Fato semelhante são os OVNIs não existirem por causa da bíblia não falar neles (fala de um líder religioso). :D

"não devemos fazer projeção, pq se kardec não se aprofundou nesse assunto é pq não é importante"

Na verdade, eu acho a reforma interna (um dos focos do espiritismo) mais importante, pois é o princípio de tudo. Mas isso não retira a importância da projeção, nada obstante, ela não é fundamental para uma elevação moral, dependendo ainda daquela. Mas não diria, nunca, que não é importante.

É tolice pensar que alguem poderia em apenas uma vida investigar tudo a respeito do mundo espiritual, principalmente se vc pensar que kardec morreu cedo e teve pouco tempo para pesquisar esses fenomenos.

Concordo, e é daí que surgem muitos desenganos. Temos que ficar em equilíbrio: sem desrespeitar todo seu trabalho nem dizer que apenas o seu trabalho existe e conta.

"reiki é o mesmo que o passe espirita"

Sou totalmente ignorante em reiki, e sei que não é verdade. Isso é um erro fácil de ser reiterado, aliás. :lol:

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...