Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Rosacruzes e Viagem Astral


Recommended Posts

Saudações meus caros!

O que eu vocês acham sobre os Rosacruzes?

Estive conversando com um que estuda seriamente os ensinamentos desta a mais ou menos uns 8 anos.

Estava conversando com ele sobre coisas simples, numa conexão muito boa, mas foi tocar no assunto de viagem astral ele desabou rs. Falou que era errado, pois existe um plano divino das fraternidades, de que todos os seres devem reencarnar para melhorar seu conhecimento aqui na Terra.

Inclusive falei sobre os Mentores, ele disse que são seres que não querem reencarnar.

"este amor seu e de muitas pessoas para com estes seres na verdade esta prejudicando um plano divino das fraternidades... que é justamente esperar todos reencarnarem e ajudar a todos em vida"

Claro, não estou duvidando dos Mentores rs, pois o importante é o que eu sinto. Desde que comecei meus estudos espirituais partindo da Projeciologia (Viagem Astral) estou muito satisfeito pois me sinto mais tranquilo e feliz, só isso já basta para mim, enfim.

Espero colocações do pessoal aqui do fórum. É um assunto a discutir!

Obrigado a todos, fiquem com Deus.

Link to comment
Share on other sites

105.6 - VISÃO FILOSÓFICA DA ROSACRUZ:

Pequeno Resumo da Filosofia Rosacruciana.

A Ciência Oculta Rosacruz ensina que o homem é um ser complexo que possui:

105.6.1 - ANATOMIA DO SER HUMANO:

105.6.1.1 – Corpo Denso:

É 0 instrumento visível que emprega neste mundo para atuar e mover-se. É o corpo que normalmente é considerado como o "homem".

(PELA TEOSOFIA E ESOTERISMO: CORPO FÍSICO)

******************

105.6.1.2 – Corpo Vital:

É composto de éter, que interpenetra o corpo visível, da mesma forma que o éter interpenetra todas as outras formas, com a exceção de que o ser humano especializa maior quantidade de éter universal do que as outras formas. Este corpo etéreo é nosso instrumento de especialização da energia vital do Sol.

(PELA TEOSOFIA E ESOTERISMO: CORPO ETÉRICO)

*************

105.6.1.3 – Corpo de Desejos:

Pelo qual se expressa a nossa natureza emocional. Este veículo, mais sutil, interpenetra tanto o corpo físico como o corpo vital. O clarividente o vê estendendo-se cerca de 40 cm. além do corpo visível, o qual está situado no centro desta nuvem oval, tal como a gema se encontra no centro do ovo.

(PELA TEOSOFIA E ESOTERISMO: CORPO ASTRAL)

****************

105.6.1.4 – Mente:

Que é um espelho que reflete o mundo exterior e permite ao Ego transmitir suas ordens por pensamentos e palavras, compele também à ação.

(PELA TEOSOFIA E ESOTERISMO: CORPO MENTAL)

O Ego é o tríplice Espírito que utiliza estes veículos para acumular experiências na escola da vida.

105.6.2 - DIVISÃO DOS MUNDOS:

105.6.2.1 - Divisões do Universo:

1- Mundo de Deus

2- Mundo dos espíritos virginais

3- Mundo do espírito divino

4- Mundo do espírito de vida

5- MUNDO DO PENSAMENTO

6- MUNDO DO DESEJO

7- MUNDO FÍSICO

Cada um desses mundos possuem 7 subdivisões como seguem as dos 3 mundos em questão (desejos, físico e pensamento)

105.6.2.1.1 - MUNDO FÍSICO:

Existem 3 subdivisões do mundo físico chamadas Regiões químicas: Sólidos, Líquidos e Gases.

E outras quatro subdivisões chamadas Regiões etéricas:

1 - Éter químico (Meio de assimilação e excressão)

2 - Éter de vida (Meio de propagação)

3 - Éter de luz (Meio da percepção sensorial)

4 - Éter refletor (Memória da natureza)

105.6.2.1.2 - MUNDO DO DESEJO:

Desejos, aspirações paixões e sentimentos expressam-se na matéria de suas diferentes regiões. Tomam formas que duram mais ou menos tempo, de acordo com a intensidade do desejo, sentimento ou aspiração que encerram. Possui também sete subdivisões a seguir:

Inferiores

1- Região da paixão e do desejo inferior (a mais inferior)

2- Região da impressionabilidade

3- Região dos desejos Neutra

4- Região do sentimento Superiores

1- Região da vida anímica

2- Região da luz anímica

3- Região do poder anímico

105.6.2.1.3 - MUNDO DO PENSAMENTO:

Também se compões de sete subregiões de diversas qualidades e densidades e também possui duas principais divisões:

Mundo do pensamento concreto.

Esta região proporciona a matéria mental em que se envolvem as idéias geradas na região do pensamento abstrato. Manifestando-se como pensamentos-forma, atuam como reguladores e equilibradores dos impulsos originados no mundo do desejo.

1- Região continental (determina os arquétipos ou modelos da disposição da crosta terrestre assim com os arquétipos da flora e fauna).

2- Região oceânica (Determina os arquétipos de todas as forças que atuam pelos 4 éteres do mundo físico, é uma corrente de vida que circula por todas as formas assim como o sangue circula pelo corpo)

3- Região aérea (determina os arquétipos dos desejos, das paixões, dos sentimentos e das emoções).

4- Região das forças arquétipas (é a região central e a mais importante dos cinco mundos onde se efetua a evolução do homem, é o ponto principal de divisão entre os reinos do espírito e das formas e é o PONTO FOCAL por onde o espírito se reflete na matéria.)

A quinta região é a mais próxima do ponto focal pelo lado do espírito e reflete-se na terceira, a mais próxima pelo lado da forma. A sexta reflete-se na segunda e a sétima na primeira.

5- Contém a idéia germinal do desejo e da emoção dos animais e do homem.

6- Contém a idéia germinal da forma mineral, vegetal, animal e humana.

7- Contém a idéia germinal da vida vegetal, animal e humana.

Fonte: Conceito rozacruz do cosmos Max Heindel

***************

Fonte:

http://www.fraternidaderosacruz.com.br

/ livros online / conceito Rosacruz do cosmos / índice geral / primeira parte / diagrama 2

Diagrama Visual:

http://www.fraternidaderosacruz.com.br/ ... lovida.htm

Link to comment
Share on other sites

Qual é o ensinamento central do Lectorium Rosicrucianum?

O ensinamento central é a realidade de dois campos de existência completamente distintos. Há um mundo natural e uma realidade supranatural. O mundo natural – ou “dialética” – contém duas partes: o aquém, onde nós existimos, e o além, que é o reino dos mortos. A realidade supranatural é o mundo divino.

O homem encerra em si mesmo essas duas realidades de vida. Por um lado, é um ser completamente material, unido às leis naturais e formado de materiais desse mundo; por outro lado, possui uma filiação divina, um "átomo-centelha-do-espírito" ou "rosa-do-coração". Essa dualidade traz ao ser humano uma inquietação interior, uma impressão de carência, de falta de plenitude, porque a rosa do coração não está completamente ativa na maioria dos homens, mas se encontra como num estado latente. Essa inquietude leva o homem a uma busca incessante por aquilo de que sente falta.

Assim, todos os esforços da Escola da Rosacruz Áurea têm como objetivo despertar em seus alunos a “rosa do coração” – esse átomo original que restou do ser humano verdadeiro. Para tanto, o ser humano natural inicia um processo para que a "rosa" desperte para uma vida completamente nova. Essa “rosa”, esse átomo original, inicia seu desenvolvimento na "cruz" – ou seja, a partir da personalidade natural, material. Segundo essa filosofia é essa condição que torna o ser humano um rosacruz.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

ola Lightning, beleza, alguns anos atrás estudei um pouco sobre rosa cruz, e até hoje gosto da forma como eles explicam as coisas, mas nunca me passou pela cabeça que eles baniam a projeção desta forma até pq este pessoal anseia muito pelo conhecimento. fiquei pasmo ao ler o tópico, sempre "achei" que projeção não era nenhum tabu p este pessoal

um abraço

Link to comment
Share on other sites

que estranho essas de mentores nao quererem reencarnar e nova. Ate onde eu sei alguns ainda tem ate corpo fisico.

E claro que mentores ja sao espiritos bem evoluidos e se eles reencarnam na terra eh com alguma missao especial ou para terminar seu proprio trab de evolucao.

E claro que essas minhas palavras sao so teoria ainda nao consegui provar nada. E como eu digo sempre, nunca acredite em palavras nem teorias, trabalhe e comprove por si mesmo a verdade.

Link to comment
Share on other sites

No livreto Domínio da Vida, página 27, temos o seguinte:

A AMORC ENSINA “VIAGEM ASTRAL” E REENCARNAÇÃO?

No caso da “viagem astral”, a Ordem chama este fenômeno natural de projeção psíquica e o aborda em um estágio de seus Estudos. Quanto à Reencarnação, a AMORC também a aborda em seus Ensinamentos, discordando, contudo, da metempsicose, a concepção de que se pode regredir a estágios inferiores de existência, como o animal

Ou seja, a Ordem Rosacruz ENSINA a projeção astral (que ela chama de projeção psíquica), o que quer dizer que ela não considera algo errôneo.

Fonte: http://www.amorc.com.br/dominio.htm

Link to comment
Share on other sites

Nem li os outros posts.

Vou ser rapido, cada ordem, cada pessoa pode ter uma interpretação do universo.

Quem esta certo ? Quem esta errado ?

O importante é nao ficar preso a nenhuma ideia,e saber que tudo o que voce sabe,pode ser um engano.

Estude todas as formas de conhecimento,e tome sua propria decisão a partir de suas experiencias.

Link to comment
Share on other sites

jeffalves20,

entenda que abordar não é o mesmo que ensinar a fazer.

E a ordem do meu broder é: http://www.rosacruzaurea.org.br

Enfim, como o Pirondi disse, cada um segue aquilo que está no seu coração e o conhecimento que estou obtendo está melhorando muito minha qualidade de vida e minha forma de ver o mundo, enfim, mas não esperamos que saibamos a verdade verdadeira, mais agimos com amor, consciência, lucidez e sem medo, para podermos continuar neste caminho que todos nós estamos destinados a seguir, seja cristão, ateu, budista, espiritualista, rosacruz ...

Link to comment
Share on other sites

Lightning,

Existem diversas ordens que dizem perpetuar a tradição rosacruz. A Rosacruz Aúrea (a qual seu amigo é membro), por exemplo, surgiu de uma dissensão holandesa da Rosicrucian Fellowship ocasionada pelos irmãos Leene. Também é chamada de Escola Internacional da Rosacruz Áurea para frisar o aspecto gnóstico que dão aos ensinamentos rosacruzes.

Sou membro da Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis, AMORC. Não posso dizer o que é ensinado na Rosacruz Aúrea por não faz parte dela. Seu amigo, com 8 anos de Lectorium, com certeza sabe fazê-lo.

Por ser membro da AMORC, posso realmente lhe dizer que a Ordem Rosacruz aborda e ensina a projeção (o que inclusive pode ser visto na página 18 do livreto, que mostra alguns assuntos que são ensinados na AMORC). Entretanto, devo afirmar que nunca damos a opinião de alguma Ordem, mas sim a nossa opinião pessoal, a qual pode ser baseada no ensinamento de alguma Fraternidade. Ao disponibilizar o link do livreto Domínio da Vida quis mostrá-los que a AMORC ensina a projeção astral (e tem inclusive um pensamento positivo sobre a mesma, ao contrário do que seu amigo comentou para a Lectorium). Enfim, a opinião dos rosacruzes pode divergir, o que também é válido para a opinião das diversas ordens e fraternidades ditas rosacruzes.

Por último, novamente devo citar o livreto para mostrá-los algo que toda Ordem deve ter, ilustrando ainda mais o que o Lightninig e o Pirondi apontaram brilhantemente nos seus últimos comentários:

(...) Queremos enfatizar que nada do que a AMORC ensina é imposto, mas proposto. Seu lema oficial é “A mais ampla tolerância na mais irrestrita independência”.

Não esperamos que você aceite nada por mera fé. Desejamos que você pense por si mesmo, que aprenda a recorrer ao conhecimento superior que já existe em seu próprio âmago. O que proporcionamos são apenas os recursos que o capacitarão a conseguir isso.

Você terá total liberdade para não aceitar nenhum princípio ou conceito. Também poderá se desligar da Ordem no momento em que o desejar, sem que nenhum esclarecimento ou dificuldade seja imposta para isso. A Ordem Rosacruz é, antes de tudo, uma escola de Pensadores Livres. A construção do verdadeiro conhecimento deve dar-se em total liberdade.

Link to comment
Share on other sites

Obrigado jeff,

Tirou uma dúvida que estava comigo.

Este meu amigo tem bem uns 8 anos de rosacruz.

Eu nunca parei para seguir/estudar pois não tenho tempo para a mesma pois estou estudando o lado espiritual através da Projeciologia e Espiritismo.

Há determinados conhecimentos/religiões/seitas etc, que podem te causar medo e lhe prender.

Eu me afino com filosofias, religiões e idéias que não há prisão de ensinamentos e que há no mínimo a filosofia do amor divino.

Como percebi, temos que vigiar qual caminho seguimos, pois o que tem de conhecimento espiritual pelo mundo " não tá no gibi", e o que você estuda e segue é seu tempo precioso se esvaindo a cada segundo, então porquê não escolher a que lhe traz real paz interior e amor dentro de ti? Sem dúvidas e liberto como um pássaro voando.

Link to comment
Share on other sites

  • 5 weeks later...

Lightning, posso contribuir nesse assunto com o pouco que estudei sobre a Rosacruz Áurea.

Uma das perguntas que fiz aos orientadores do curso foi referente ao quê podemos fazer, aqui neste mundo material, "dialético", para evoluirmos nossa consciência e nosso espírito. Se existiam técnicas, práticas que realizadas pelos buscadores, os ajudavam na sua senda. (meio que comparando com a Gnose, que oferece uma miríade de práticas para os estudantes)

Mas para minha supresa, a resposta que recebi foi algo como: "não, nada que o EGO faça irá contrubuir para evoluÇão espiritual, de modo que apenas fortalecerá a ele próprio."

Nesse momento eu refleti sobre o modo de encarar as coisas da Lectorium, e decidi parar com os estudos. Como o Jeff falou, existem diversas ordens que seguem os ensinamentos rosacruzes em seus preceitos básicos, mas diferem bastante em seus métodos.

Na AMORC parece claro que a projeção astral é abordada e incentivada, como podemos constatar no Líber777 - Sanctum Celestial, o que seria "um estado de elevação da consciência".

Link to comment
Share on other sites

Eu ainda estou no início dos meus estudos, porém a minha vertente é a da FRC(Fraternidade Rosacuz), que é diferente da áurea e da amorc......

Um amigo ai ja postou um trecho do livro CONCEITO ROSACRUZ DOS COSMOS, escrito por Max Heindel, e que é o material que da a base para os estudos na FRC, ou seja, é indispensável e obrigatório.

Esse livro pode ser comprado por qualquer pessoas, mesmo que ela não seja da FRC, e ele aborda o tema da projeção e, apesar de ser bem mais complexo do que se parece, não reprime em nenhum momento a prática da mesma.

Como disseram, alguns amparadores tem até corpo físico, e trabalham no período da noite como amparadores ou médicos em astral........

Paz e Luz.

Link to comment
Share on other sites

  • 7 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...