Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

O que é e para que serve o ego?


Recommended Posts

Olá pessoal, venho com essa pergunta tentar entender a natureza do nosso ego; de onde ele vem, qual a sua importância na nossa evolução, como ele nos atrapalha na Projeção Astral e como libertarmo-nos da influência poderosa dele em todas as nossas atitudes.

Gostaria de respostas e argumentos de todos os credos, filosofias e ideias ( sem polêmica ).

Obrigado pela atenção, queridos.

Paz e Luz a todos ;)

Link to comment
Share on other sites

Resumindo.......

O ego e tudo q eh ruim e mal em uma pessoa, sao todos os defeitos de uma pessoa. O ego aprisiona o que temos de mais puro em nos, nossa consciencia. Eliminando o ego e suas raizes a pessoa alcanca a autorealizacao da alma.

esse site explica e ensina como eliminar o ego e trabalhar espiritualmente para a realizacao da alma.

http://www.divinaciencia.com/indice.php

abcos e mta paz

Link to comment
Share on other sites

Olá amigo, muito boa a questão.

quero acrescentar tbm aqui a visão de que o ego assim como toda criação, tem uma função, pois nada é por acaso.

o Ego nada mais é que nossos instintos necessarios para sobrevivencia na terra. Sem o ego não ficariamos muito tempo vivos aqui, pois não teriamos medo de morrer, e assim nao havia tempo de cumprir missões.

O ego é necessario, porem quem deveria estar no comando somos nós, não ele.

abraços =)

Link to comment
Share on other sites

Obrigado Renan et e gi123.

Suas respostas me trouxeram muitas reflexões, principalmente em relação à questão de trabalhar a alma no sentido de comandar essas "pessoas" internas que existem no íntimo de cada um.Vou ler com atenção o site que você postou, gi123.

Já havia lido em obras espiritualistas que não é uma tarefa simples eliminar o ego pela simples vontade, mas com perseverança acho que um dia todos nós vamos conseguir.

Abraços :)

Link to comment
Share on other sites

Obrigado Renan et e gi123.

Suas respostas me trouxeram muitas reflexões, principalmente em relação à questão de trabalhar a alma no sentido de comandar essas "pessoas" internas que existem no íntimo de cada um.Vou ler com atenção o site que você postou, gi123.

Já havia lido em obras espiritualistas que não é uma tarefa simples eliminar o ego pela simples vontade, mas com perseverança acho que um dia todos nós vamos conseguir.

Abraços :)

Olá Rodrigo,

Sua pergunta é muito interessante.

Mas primeiro você tem que saber qual definição de EGO você se refere. Nem sempre as definições e conceitos da religião, filosofia e psicologia são coincidentes.

Ego pode ser compreendido de diferentes modos.

Na psicologia freudiana temos o EGO, ID e SUPEREGO.

Na filosofia encontramos diversos conceitos do SER e da AUTOCONSCIÊNCIA humana.

No esoterismo e religião temos vários conceitos de alma e de espírito.

O EGO pode ser entendido como o conjunto de características psicológicas humanas que formam a nossa personalidade e que nos propiciam a criação de uma identidade.

O EGO é efeito do nosso universo interior(microcosmo), centro de nossa consciência (alma), que faz sermos o que somos, acreditamos, pensamos, sentimos, todas as nossas motivações íntimas.

Pela maneira como você expressou suas palavras, você deve estar estudando algumas correntes filosóficas e/ou esotéricas que propoem a eliminação do EGO para o despertar da consciência.

Nas minhas reflexões, entendo ser impossível destruir ou eliminar o EGO,pois pela aplicação lei geral de conservação da energia, nada é eliminado no universo, matéria e energia são permanentemente transformadas e recicladas.

Nesse sentido, o EGO não poderia ser destruído ou eliminado, mas simplesmente transformado.

Uma espécie de alquimia interior, pela qual, utilizando nossa vontade e inteligência, podemos mudar a faixa de vibração e escolhermos pelo nosso livre arbítrio caminhar de acordo com as leis universais, que regem a vida material e moral do homem.

Assim, acredito que podemos transformar por nossa vontade o EGO e nossa personalidade.

Contudo a origem do EGO, de onde vem e para onde vai, são as perguntas básicas de todas as filosofias e o objeto de todas as religiões. Cada uma dá diferentes respostas a esse respeito.

O melhor mesmo é seguir aquela frase que estava inscrita no templo de Delfos na Grécia, dedicada ao deus Apolo: "Homem, conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses"

Abraço, bons estudos.

:);):)

Link to comment
Share on other sites

A definição de ego é ainda um tanto confusa pra mim. Mas pelo que entendi então, eliminar não é exatamente o caminho, mas transmutar e comandar ao invés de ser comandado pelo conjunto de personalidades múltiplas que vivem dentro do nosso ser.

Mais uma vez obrigado a todos que responderam.

Link to comment
Share on other sites

O ego é a soma de nossos muitos defeitos psicológicos que vivem em nosso mundo interior, que foram criados e continuam a ser alimentados inconscientemente por nós mesmos.

Esses defeitos se nutrem das energias dos centros da máquina humana. Cada um desses defeitos é chamado também de eu ou detalhe do ego.

O ego é realmente a causa de nossos sofrimentos, inconsciência, erros, vícios, medos, fraquezas ,etc.

No antigo Egito o ego era conhecido como os demônios vermelhos de Seth.

No Bhagavad-Gita o ego é simbolizado como os “parentes” com os quais Arjuna, iluminado diretamente pelo Sr. Krishna, deveria travar terríveis batalhas.

Na mitologia o ego é, entre outros simbolismos, representado pela Medusa, causadora de todo tipo de sofrimento aos homens e que é decapitada pela espada de Perseu.

Na Bíblia podemos reconhecer o ego na passagem na qual o divino mestre Jesus pergunta ao demônio que possuía o infeliz geraseno qual era o seu nome, sendo que este lhe responde: “Meu nome é Legião, porque somos muitos.” (Marcos - 5,1-20).

Também dentro do cristianismo podemos encontrar o ego representado nos chamados sete pecados capitais relacionados por Tomás de Aquino: luxúria, ira, inveja, cobiça, gula, preguiça e orgulho.

Enquanto mantermos em nosso interior essa natureza inumana, seremos criaturas limitadas, inconscientes, sofredoras e vítimas das circunstâncias.

Se os seres humanos não carregassem dentro de si o ego, o mundo seria um verdadeiro paraíso.

A Essência.

Nossa consciência é uma partícula divina, que podemos também chamá-la de Essência.

Conforme escreveu Victor Hugo:

"Escuta tua consciência antes de agir, porque a consciência é Deus presente no homem”.

A Essência é o que de mais nobre levamos dentro e é imortal.

Conforme vamos eliminando os detalhes do ego vamos fortalecendo essa consciência ou alma, já que cada eu mantêm aprisionada uma fração de nossa Essência.

Considere cada eu (Ego) como uma garrafa que mantêm um pouco de nossa consciência aprisionada. Quebrando a garrafa retorna a nós aquela parcela de consciência que estava aprisionada.

Assim é como vamos realmente mudando interiormente, substituindo pouco a pouco nossos muitos defeitos psicológicos por nobres e belas virtudes.

Por exemplo, quando alguém diz algo que não gostamos.

Ficamos bravos e logo pensamos em reagir ou ficamos pensando em muitas coisas que deveríamos ter falado, feito, etc.

Podemos ficar mais identificados ainda com a situação e fazer gestos ou mesmo brigar.

Observe neste exemplo que toda a máquina humana foi controlada pelo ego como se fosse uma marionete, passando a controlar primeiramente o centro emocional(sentimento de furia ou ira), depois o intelectual(pesamentos de revidacao) e por fim o centro motor( palavras, acoes e gestos).

Eliminando ou transformando este defeito ira aparececer lindas virtudes como compreensao, amor e tolerancia ate entao aprisionadas pelo ego, e suas atitudes diante de uma situacao como esta pode mudar ou ajudar esta pessoa. Afinal a pessoa que tentou de agredir com palavras asperas pode estar passando por algum problema emocional, pode estar sofrendo por algum motivo, ou simplesmente se deixa ser uma marionete do ego sendo controlada totalmente por ele.

FONTE: divinaciencia.com

Link to comment
Share on other sites

Olha uma resposta bem detalhada pode se encontrada no livro :

Evoluçao em busca do equilibrio Dr julio goelzer.

O ego é a mente animal que acumulou instintos e programaçoes pode ser de outras encarnaçoes como animal ou apenas pelo fato de nascer em um corpo humano.

O humano basicamente tem 2 mentes a mente animal,e a mente racional.

A maioria das pessoas nao percebe que existe alguem além de si mesmo,recomendo o filme Revolver.

Tente meditar por alguns minutos e vai comecar a perceber os pensamentos incontrolaveis que sao revelados,e a maioria relacionados a sua sobrevivencia.

Pra que serve ? O ego é apenas mais uma forma da manifestação criativa do universo,tentando criar vidas das mais diferentes formas e niveis evolutivos.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Interessantíssima a resposta do morpheus, porem gostaria de mostrar um outro ponto de vista.

A mente não faz parte do corpo fisico, assim, faz parte de outra dimensão, nessa dimensão não necessariamente exista algo como a lei de conservação de materia. Quem sabe o caminho possa ser algo como ignorar o ego, deixa ele lá, a mente segue por outro caminho, se não for usado, deixa de existir.

Do ponto de vista budista, fala-se muito em vacuidade. É um conceito bastante complexo e ao resumir aqui posso abrir muitas brechas para interpretações erroneas, por isso sugiro que busque informações teoricas sobre o assunto.

Trata-se de um conceito de não atenção/nao existencia do proprio eu (ego), a supressão total de uma personalidade e a comunhão total com o criador. Seria algo como dizer que se eu sou, logo, tenho atributos proprios e dessa forma me diferencio do criador, mas, se suprimir o ego, sobra-me uma essencia, que seria puramente o criador, assim não me diferencio dele, sou perfeito, estou em tudo e todos, mas como sou apenas essencia, sem personalidade, nem mesmo quem sou.

É complexo, mas de uma forma simplificada tentei descrever o conceito. Essa forma de ver, mostra o quanto necessitamos abolir o ego: o buda é uma "consciencia" (entre aspas pq ele não se ve mais como consciencia) que esta livre de toda e qualquer situação da vida ou encarnação em qualquer plano, é um ser perfeito, pois é apenas a propria essencia do criador, em pureza, harmonia, padrao vibratorio, etc.

O bacana é pensar que, se tambem somos feitos de energia pura, e transformamos essa energia com nossa mente e outras formas de controle energetico para formar as condições fisicas que apresentamos (como as plasmagens), significa que em todo e qualquer momento estamos sujeitos a nos transformar e eliminar o ego, é como estarmos a um passo da perfeição sempre.

Alguns fisicos comparam essa situação ao comportamento dos eletrons nas camadas de valencia (as orbitas dos eletrons em torno do nucleo). Ao receber energia, o eletron salta de uma camada para a outra, ate que chega a ultima camada, ao saltar da ultima camada para fora, deixa de estar ligado aquele nucleo. Nossa existencia é assim: estamos sempre um uma movimentação entre os planos energeticos, mas, a qualquer momento, podemos nos transformar e voltarmos ao criador.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...