Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Sonambulismo


Recommended Posts

Queridos, bom dia. Gostaria de saber se vc ou algum amigo do grupo já pesquisou algo acerca do estado de sonambulismo. Eu tenho feito as técnicas com uma certa regularidade, e tenho achado curioso que, embora não tenha experienciado nenhuma saída do corpo, têm aumentado meus "solavancos", que é como chamo as sensações de queda(estranho que ocorre mais quando eu estou mais "despreparada" ou com dor, como no domingo, após uma extração de sisos) e hoje, após muitos anos, me peguei sonâmbula de madrugada, fazendo coisas como que em sonho, e só depois me dei conta de que estava sonâmbula. Alguém já passou por isso? Obrigada pela atenção.

Link to comment
Share on other sites

Querida amiga, geralmente acontece quando já se têm alguém na família com este problema(ou não, depende do seu ponto de vista, eu ja não gosto hehe). Quando eu era pequeno, minha mãe ja havia me pegado tentando abrir a janela varias vezes. De fato, se ocorrer algum risco(você morar em algum lugar alto, ou perto de uma rodovia) é preciso mais atenção sobre este assunto. Acredito que muitos aqui ja se flagraram em um momento entre o sono e o acordar, em que você estava falando com alguém no sono e acaba respondendo acordado(kkkkkk).

Pior é este cachorro que pensava que estava fazendo uma viajem astral e tentou atravessar a parede.(kkkk)

Segundo o Wikipédia :lol: ..........

Características

Habitualmente, são episódios isolados, mas pode ter um carácter recorrente em 1-6% dos pacientes. O sonambulismo, segundo estudos de polissonografia, geralmente ocorre uma a duas horas depois de começar a dormir (estágios 3 e 4 do sono), na fase chamados sono de ondas lentas (SOL) e Lento único e afetivo (LUA). [8] Pode durar apenas alguns segundos ou mais de 30 minutos. [5]

[editar]Causas

A sua causa é desconhecida e não há tratamento eficaz. Acredita-se, erradamente, que o sonambulismo é a conversão, no estado de vigília, dos movimentos que o indivíduo efetua durante o sonho. Mas na realidade o sonambulismo ocorre antes do estágio de movimentos oculares rápidos (ver REM). O sono tem cinco estágios durante os quais as ondas cerebrais diminuem de intensidade até atingir um profundo estado de relaxamento.

A baixa atividade se mantém no hipotálamo, ligado à consciência, e no córtex cerebral, que controla os movimentos do corpo. No caso dos sonâmbulos, essas ondas, vindas de uma área do cérebro chamada ponte, são irregulares. Por isso não cumprem a contento a função de inibir a região motora.

Como as áreas motoras permanecem ativas, o sonâmbulo é capaz de se sentar, andar e trocar a roupa. Já a área relacionada à consciência e memória, no hipotálamo, se mantém quase inativa. E isso explica porque quem sofre desse distúrbio não percebe o que faz nem se lembra de nada no dia seguinte embora algumas vezes podendo se manifestar como por exemplo: ir pagar uma conta a um multibanco ou escrever uma carta devido uma grande preocupação.

[editar]Fatores de risco

Vários fatores aumentam a probabilidade de sonambulismo, dentre eles[9]:

Uso de sedativos;

Consumo de álcool;

Estresse excessivo;

Ansiedade e;

Febre.

Além disso, é mais frequente em pessoas que possuem transtornos como[4]:

Problemas respiratórios;

Refluxo gastroesofágico;

Transtorno de estresse pós-traumático

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sonambulismo

Link to comment
Share on other sites

Amigos, o sonambulismo pode ter alguma relação com a frequência das práticas de projeção? Algum de vcs teve isso desde que começou a práticar as técnicas? Seria uma fase de desenvolvimento, junto com o aumento das sensações de "queda", ou não tem nada a ver?

Grata.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia, a sensação de queda para mim aumentou bastante quando comecei a fazer as técnicas energéticas, aliás começou um pouco antes quando comecei a praticar meditação, depois li aqui mesmo no fórum que esta sensação pode ser a descoincidência entre os corpos físico e astral,portanto tudo a ver com a técnica e vejo como um bom sinal.

Mas quanto ao sonambulismo nunca li nada a respeito vamos esperar que alguém possa nos responder.

Paz e luz

Link to comment
Share on other sites

Quando era criança, às vezes, tinha alguns surtos de sonambulismo, mas, creio eu, de forma leve ou moderada. Nunca me machuquei, mas uma vez bati com a testa na parede. Na época, eu pensava que "andava dormindo", bem depois conheci o fenômeno do sonambulismo.

Hoje em dia, em que pratico algumas técnicas de meditação - inclusive, visando a projeção, nunca tive nada parecido com o sonambulismo.

Sem querer mudar de assunto, mas dizem alguns hipnólogos que a fase sonambúlica corresponde ao estado alterado de consciência em que os fenômenos parapsíquicos são mais notáveis.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...