Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Como lidar com obsessores (demônios) ?


Recommended Posts

Se eu "saio do corpo" e de cara encontro um obsessor, faço o quê ? Se eu encarar o "cara", repelindo-o pela fé, o que acontece ?

Pelas descrições de tais seres, obsessor = demônio. Qual a procedência de tais seres ? São anjos caídos ? São pessoas desencarnadas ? Lidar com tais seres só na base do "amor" (entre aspas) não resolve.

Grato.

Link to comment
Share on other sites

Olá amigo.

Dúvida pertinente. Há inúmeros materiais no site sobre assédio, muitos FAQS gravados pelo Saulo também. De toda a forma, vou tentar contribuir também para a sua dúvida com algumas questões que penso que valem a pena que façamos para nós mesmos quando nos deparamos com esta situação.

1. Sendo nós espíritos (todos nós) em diferentes graus de evolução, como gostaríamos de ser tratados por outros (que também se encontram em diferentes graus evolutivos)?

2. Estaria um espírito (talvez em estado de infelicidade) próximo a nós para nos "atormentar" ou por sintonia de pensamento? (considerando as múltiplas possibilidades de um encontro espiritual).

3. Quando nos encontramos com um espírito (independente do grau em que nos encontramos e que este se encontra) como deveríamos agir? com repulsa ou com fraternidade?

Lembrando que o assediador de hoje será um espírito evoluído amanhã, passando provavelmente inclusive pelo papel de mentor espiritual. Normalmente nos colocamos numa situação de vítimas perante outros espíritos, o que em alguma medida, e penso que isso acontece a todos nós, desvela um pouco do nosso ego, o achismo que temos de nossa suposta superioridade, esquecendo que tratar ao outro como gostaríamos que nos tratássemos é uma lei universal da física, o magnetismo. Por isso penso que o amor e a fraternidade são bons remédios para o ódio, a infelicidade, a depressão. Sentimentos normalmente carregados por espíritos que ainda buscam seu espaço nos caminhos de luz do universo.

Por isso penso que a melhor forma de lidar com a situação seja justamente tratando o espírito com respeito, e pedindo aos amparadores que tem mais experiência que a gente possam estar ajudando este espírito (que neste momento está cometendo o assédio). Afinal, somos todos irmãos não é mesmo?

Link to comment
Share on other sites

Uma forma de entrar em uma boa sintonia antes da projeção são as práticas energéticas. Relaxar, perdoar-se a si mesmo dos erros cometidos para perder a culpa. Entrar em boa sintonia consigo mesmo para "limpar o caminho" digamos assim. Boas vibrações, pensar em coisas boas.

Link to comment
Share on other sites

Olá amigo.

Dúvida pertinente. Há inúmeros materiais no site sobre assédio, muitos FAQS gravados pelo Saulo também.

Eu estou ouvindo os audios do curso básico de viagem astral do Saulo Calderon. No entanto, ele falou sobre a "coisa" de uma forma "muito natural". Ele falou que os obsessores podem se transformar em qualquer coisa, como o nosso maior medo.

Bem, não sou medroso, mas se eu ver o capeta ? Mas, vou ler ainda mais sobre o assunto. Agradeço a atenção.

Link to comment
Share on other sites

Isso amigo, com calma e tranquilidade a gente vai vendo que o "capeta" em si não existe. O que existe são espíritos que agem como tal. Mas nós já nunca agimos assim na vida em algum momento? Daí a naturalidade com que o Saulo aborda o assunto, justamente do entendimento de que todos nós fazemos burrada na vida, como forma de aprendizado. Espíritos que podem tentar trabalhar com o seu medo tem lá seu grau de evolução que deve ser entendido. Vencendo os nossos medos não nos tornarmos melhores? Estes espíritos portanto não cumprem um papel na nossa própria evolução? Suas dúvidas são legais meu amigo. Sempre que tiver posta ai. E se não conseguirmos responder, posta denovo, e denovo e denovo. O fórum é pra isso mesmo.

Abraço!

Link to comment
Share on other sites

Oii amigo,

Sei q deve e assustador se deparar com um espirito q quer causar tomermenta isso pode ate o efetar causando medo durante suas praticas projectivas. Porem n tema querido amigo :D qnd algum obsesor o tentar amendrontar leve seu pensamento ao Pai nosso Senhor e peça ajuda pra pode superar o medo e pra afastar o mal que ele vai ter ajudar. Li tbm a respeito sobre uma mantra q eh bom pra afastar espiritos maus "Tetragramaton" n tenho absoluta certeza sobre o mantra se estiver errado q me corrigam. espero ter te ajudado

Que Deus Ilumine o seu caminho.

Link to comment
Share on other sites

Só um adendo: Obsessores não tem nada a ver com demônios.

Espíritos obsessores têm tudo a ver com demônios, que tem tudo a ver com todos os outros espíritos.

Permita-me explicar: :D

O Evangelho Segundo o Espiritismo, Introdução - Resumo da Doutrina de Sócrates e Platão.

A palavra daimon, da qual fizeram o termo demônio, não era, na antigüidade, tomada à má parte, como nos tempos modernos. Não designava exclusivamente seres malfazejos, mas todos os Espíritos, em geral, dentre os quais se destacavam os Espíritos superiores, chamados deuses, e os menos elevados, ou demônios propriamente ditos, que comunicavam diretamente com os homens. Também o Espiritismo diz que os Espíritos povoam o espaço; que Deus só se comunica com os homens por intermédio dos Espíritos puros, que são os incumbidos de lhe transmitir as vontades; que os Espíritos se comunicam com eles durante a vigília e durante o sono. Ponde, em lugar da palavra demônio, a palavra Espírito e tereis a doutrina espírita; ponde a palavra anjo e tereis a doutrina cristã.

:D

Link to comment
Share on other sites

Elopes e Toquinha, desta vez discordo.

Demônios são demônios, seres negativos oriundos da linha angelical, com evolução invertida. São o resultado de etapas extremamente posteriores da linha dos elementais.

Espíritos negativos são espíritos negativos. Podem ser influenciados por demônios, mas continuam sendo espíritos.

Nesse caso, a etimologia da palavra só confunde mais, pois o mesmo termo já foi utilizado por outras religiões, ordens e seitas, na qual até mesmo contato com esses seres são relatados em antigas escrituras de inúmeras religiões e ordens.

Não é porque nas primeiras vezes a palavra era utilizada para uma coisa em sua origem, que ela não pode ser utilizada para outra(s) posteriormente.

(Mesma coisa a palavra: Piranha. Originalmente no português é um peixe, mas não quer dizer que posteriormente não foi utilizada para denominar a mulher promíscua. Então quando xingarem a mãe de alguém de "piranha", é só dizer..."nem ligo, piranha não existe...porque na etimologia local é só um peixe".)

Ainda mais com argumentos de material espírita, que se limita ao estudo de alguns subplanos do plano astral. Não existem demônios no plano astral, apesar de poderem se manifestar.

Não é porque Kardec desconhecia a existência que eles não existem...

Link to comment
Share on other sites

Demônios são demônios, seres negativos oriundos da linha angelical, com evolução invertida. São o resultado de etapas extremamente posteriores da linha dos elementais.

Sempre fico confuso quando vem esse assunto...

Mas então Gangrelrj,na sua opnião, qual a origem dessa linha angelical, seriam espíritos Altamente evoluidos que adquiriram esta "capacidade".... ou simplesmente foram criados assim pela fonte criadora?

Eles são como os amparadores....... só que malignos..... ou agem por instinto....

abraços..

Eita !!! desse jeito vou desistir de sair pro astral... anjos, demônios, obsessores, cascões, elementais, magos, criações artificiais............. :shock::shock:

Link to comment
Share on other sites

Demônios são demônios, seres negativos oriundos da linha angelical, com evolução invertida. São o resultado de etapas extremamente posteriores da linha dos elementais.

Evolução invertida? Involução é um conceito estranho, acredito eu. O que há estacionamento, mas não há involução, de acordo com a própria instrução dos espíritos.

Espíritos negativos são espíritos negativos. Podem ser influenciados por demônios, mas continuam sendo espíritos.
Não existem demônios no plano astral, apesar de poderem se manifestar.

Então os chamados "demônios" nunca são/serão espíritos? Se não forem, então Deus foi eminentemente parcial e criou seres diferentes, com reações diferentes a atos iguais. Se forem espíritos, então os espíritos negativos são influenciados por espíritos e as frases perdem todo o sentido.

Nesse caso, a etimologia da palavra só confunde mais, pois o mesmo termo já foi utilizado por outras religiões, ordens e seitas, na qual até mesmo contato com esses seres são relatados em antigas escrituras de inúmeras religiões e ordens.

Não é porque nas primeiras vezes a palavra era utilizada para uma coisa em sua origem, que ela não pode ser utilizada para outra(s) posteriormente.

Com certeza você não entendeu que eu estava apenas brincando com a distorção da palavra... :D:roll:

Link to comment
Share on other sites

Mas então Gangrelrj,na sua opnião, qual a origem dessa linha angelical, seriam espíritos Altamente evoluidos que adquiriram esta "capacidade".... ou simplesmente foram criados assim pela fonte criadora?

Na verdade, meu amigo, as duas hipóteses são absurdas, pois pressupõem que espíritos já evoluídos façam atos errados (o que anula a teoria da evolução) e pressupõem que Deus é parcial (cria seres com desígnios e oportunidades diferentes)

Eita !!! desse jeito vou desistir de sair pro astral... anjos, demônios, obsessores, cascões, elementais, magos, criações artificiais............. :shock::shock:

A vida não é um mar de rosas, e o que vem depois dela pode também não ser. Depende de você! :D:lol:

Link to comment
Share on other sites

Sempre fico confuso quando vem esse assunto...

Mas então Gangrelrj,na sua opnião, qual a origem dessa linha angelical, seriam espíritos Altamente evoluidos que adquiriram esta "capacidade".... ou simplesmente foram criados assim pela fonte criadora?

Eles são como os amparadores....... só que malignos..... ou agem por instinto....

abraços..

Eita !!! desse jeito vou desistir de sair pro astral... anjos, demônios, obsessores, cascões, elementais, magos, criações artificiais............. :shock::shock:

Na verdade os maiores são facetas divinas, assim como os anjos. Os menores são fruto da evolução ou evolução invertida de seres elementais ou de natureza semelhante.

Não fazem parte da linha dos humanos, por isso muita gente tenta entender o processo e não consegue, pois se levar como base a evolução humana vai confundir tudo.

Evolução invertida? Involução é um conceito estranho, acredito eu. O que há estacionamento, mas não há involução, de acordo com a própria instrução dos espíritos.

Mais uma vez repito: Não é a mesma linha de evolução humana. Espiritismo se limitou ao estudo de alguns subplanos do astral e de poucas "criaturas", na qual o foco é o Ser Humano. Realmente você nunca vai encontrar material decente referente a isso dentro do Espiritismo.

Então os chamados "demônios" nunca são/serão espíritos? Se não forem, então Deus foi eminentemente parcial e criou seres diferentes, com reações diferentes a atos iguais. Se forem espíritos, então os espíritos negativos são influenciados por espíritos e as frases perdem todo o sentido.

Ficou meio confusa essa sua frase, mas vamos lá. Deus criou sim, seres diferentes. Existem inúmeras linhas de evolução na Terra e não entendi onde isso está errado. Eles são uma energia, sem dúvida, mas não são como nós, nao possuem livre arbítrio. Assim como os anjos são a "mão boa" de Deus, eles são a "mão malvada". Não que Deus castigue ou seja mal, mas o mal existe para equilíbrio da criação, e ele é manifestado também por Deus, como Macrocosmo.

Na verdade, meu amigo, as duas hipóteses são absurdas, pois pressupõem que espíritos já evoluídos façam atos errados (o que anula a teoria da evolução) e pressupõem que Deus é parcial (cria seres com desígnios e oportunidades diferentes)

Mas de onde você tirou que todas as criaturas são iguais? rsrsrs

É lógico que existem linhas diferentes.

Eu entendo que é complicado entender os conceitos disso, pois muito material é velado. Mas uma coisa eu garanto: Você não vai encontrar NADA sobre isso dentro do Espiritismo de Kardec. Talvez encontre em livros do Robson Pinheiro e alguma pincelada em livros do Rubens Saraceni, mas em Kardec? Nadinha.

Link to comment
Share on other sites

Erivelto,

Eu ainda acho que seria melhor você colocar o que você absorveu referente ao assunto e citar partes de autores do que colocar um livro em um post, mas tudo bem... :lol:

Li algumas partes com ligação mais direta com o assunto e discordo da grande maioria das coisas que foram ditas.

Infelizmente o espiritismo é muito limitado nesses assuntos. Por exemplo: Em várias partes do texto é citado que "Deus infinitamente bom criaria o inferno para sofrerem eternamente..." Claro que não, mas a existência de demônios não tem como objetivo "chicotear" o homem pela eternidade. Isso é uma visão medieval do inferno Católico.

Com relação a Satanás, é evidentemente a personificação do mal sob uma forma alegórica, porque não se poderia admitir um ser mau lutando em igualdade de poder com a Divindade e cuja única preocupação seria a de contrariar seus desígnios....

Sem dúvida essa visão de Satanás inimigo de Deus é absurda. Quem disse que a missão demoníaca é ir contra a criação de Deus? Eles fazem parte de Deus, assim como nós. Só são a parte relacionada ao Mal...

Nem da pra comentar muita coisa, você colocou muita informação, mas posso dizer que discordo amplamente dessa visão Kardecista da coisa.

Procurem materiais mais variados e de ordens ou linhas espirituais mais específicas do assunto se quiserem informações realmente relevantes. Melhor do que ficar se baseando só em informações Bíblicas e análises limitadas.

Também acho que a visão demoníaca é, por vezes, absurda e parece nada harmonica, mas é só parar para pensar...onde estaria o equilíbrio da criação se só existissem Seres Superiores? Se só existisse o bem? Nós não somos o Microcosmo? Não somos imagem do Macrocosmo? Não temos em nós o bem e o mal? Na vida não há ambos os lados também? Nada mais óbvio do que crer que exista um centro energético negativo também na criação...

Link to comment
Share on other sites

Sem dúvida essa visão de Satanás inimigo de Deus é absurda. Quem disse que a missão demoníaca é ir contra a criação de Deus? Eles fazem parte de Deus, assim como nós. Só são a parte relacionada ao Mal...

Realmente, há seres que buscam administrar o mal, mas não quer dizer que eles estariam realizando uma função evolutiva. Há consenso que o mal, assim como as trevas, é apenas ausência do bem, dissipando o mal na medida da evolução.

Também acho que a visão demoníaca é, por vezes, absurda e parece nada harmonica, mas é só parar para pensar...onde estaria o equilíbrio da criação se só existissem Seres Superiores? Se só existisse o bem? Nós não somos o Microcosmo? Não somos imagem do Macrocosmo? Não temos em nós o bem e o mal? Na vida não há ambos os lados também? Nada mais óbvio do que crer que exista um centro energético negativo também na criação...

O mal exaure-se por si mesmo, na chegada do bem. O mal não é força divina, criada por Deus. É tão somente a deturpação dela.

Deus criou sim, seres diferentes. Existem inúmeras linhas de evolução na Terra e não entendi onde isso está errado.

Não há nada errado. Errado é afirmar que existe uma "mão malvada" de Deus, ou elementos que foram criados apenas para trabalhar com o mal. Ora, o mal que uma pessoa sofre é apenas consequência dos seus atos, na lei de ação e reação. Se fosse assim, ao evoluir, o espírito conservaria sua parcela de "maldade", o que é absurdo.

A ideia de espíritos, mesmo que de outras linhas evolutivas, que estão fadados a trabalharem com o mal e o causarem (fato que causa retorno de ações) é contraditória. Aliás, é um bom apoio pra ideia de "anjos pecadores"...

Link to comment
Share on other sites

Não há nada errado. Errado é afirmar que existe uma "mão malvada" de Deus, ou elementos que foram criados apenas para trabalhar com o mal. Ora, o mal que uma pessoa sofre é apenas consequência dos seus atos, na lei de ação e reação. Se fosse assim, ao evoluir, o espírito conservaria sua parcela de "maldade", o que é absurdo.

A ideia de espíritos, mesmo que de outras linhas evolutivas, que estão fadados a trabalharem com o mal e o causarem (fato que causa retorno de ações) é contraditória. Aliás, é um bom apoio pra ideia de "anjos pecadores"...

Mas Elopes, Deus não é bom, nem mal. Ele está acima disso tudo e longe do nosso entendimento.

Mas o bem e o mal existem, e para existirem, precisam um dia ter sido criados por Deus, pois o NADA não existe. O Mal não é só ausência do bem, o mal é ativo, tanto quanto o bem. O bem é administrado por Deus, logo o mal também, pois não há nada na vida que não haja controle total e absoluto divino.

Deus não age diretamente, age através de suas "centelhas", tanto humanas como de outra linha. Para isso, é necessário que haja também correspondentes de igual valor do lado negativo, senão não existiria equilíbrio.

Concordo que o objetivo é o bem, mas o mal é a ferramenta para levar as pessoas para o bem, e essa é uma das missões dele. Sem o mal, o bem não existiria.

Link to comment
Share on other sites

caramba erivelto, vc encheu o topico, alias eu nunca vi vc postar nada com suas palavras aqui, todos seus posts são exclusivamente textos espiritas.

só que esse forum não é um forum espirita e a maioria nao terá interesse em ler todas essas paginas que vc posta, eu acho que sua intenção seria melhor aproveitada se vc falasse com suas palavras e no final postasse o link do texto. assim aqueles que lerem o que vc falou acerca do tema e se interessarem irão ler a fonte.

foi só uma sugestão, abraço.

Link to comment
Share on other sites

já que vcs estão falando de Deus, eu vou dar minha opinião apenas, mas não vou entrar nessa discussão pois eu já entrei em discussoes assim dezenas de vezes e o resultado é sempre o mesmo.

esse assunto de Deus na minha visão é mateologia, e não tem utilidade pratica, o que importa é fazer o possivel para melhorar a cada dia, se Deus existe ele vai me ajudar pq minha intenção é boa, se não existe não tem problema, eu não estava contando com ajuda mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...