Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Espritismo e Umbanda


marcosbj

Recommended Posts

Olá

Eu sempre me interessei pelo espiritismo e estava agora a pouco no Google procurando sobre centros na cidade onde vivo. Quando digitei espiritismo, o Google me deu varias sugestoes de pesquisa, entre elas "espiritismo umbanda.". Por curiosidade quis ver o que havi.a e cliquei nos dois primeiros sites.

Um era meio estranho e o outro era um artigo.... vou posta-lo abaixo porque achei bem bacana, bem livre de preconceitos, apesar que em um momento do texto a autora puxa a sardinha pra Umbanda...rs... mas gostei muito do texto todo e da conclusao e achei qu seria legal postar aqui :)

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Espiritismo e Umbanda

Mãe Iassan Ayporê Pery

Dirigente do Centro Espiritualista Caboclo Pery - Templo de Umbanda

Vejo com curiosidade essa eterna discussão sobre a denominação “espírita-umbandista” que algumas pessoas usam, e que causa profundo desconforto entre os umbandistas e irritação entre os espíritas.

Desconforto entre os umbandistas porque sabemos que a Umbanda tem personalidade própria e que apesar de estudarmos a doutrina de Kardec, não somos espíritas, pois espírita é quem segue esta doutrina codificada por ele. Bem, pelo menos isto é o que a grande maioria pensa, embora em julho de 1953, à página 149, o órgão oficial da Federação Espírita Brasileira, O Reformador, declarou oficial e textualmente: “Todo aquele que crê nas manifestações do espírito é Espírita”. E conclui: “Pelo que estamos entendendo, os umbandistas crêem nas manifestações, logo são Espíritas”. No ano de sua morte, Allan Kardec declarou na Revue Spirite, de 1869, página 25: “Para que alguém seja considerado espírita, basta que simpatize com os princípios da Doutrina (além da crença em Deus, nos espíritos imortais e na comunicação deles, na evolução, na lei de causa e efeito, pré-existência do espírito, pluralidade dos mundos habitados, etc) e que por ela paute a sua conduta”. Citado por Luciano Napoleão da Costa e Silva, no livro "Nosso Amigo Chico Xavier".

A Umbanda tem sua própria doutrina que não foi codificada por encarnado nenhum, mas sim pelas entidades que militam na Seara Umbandista. Nós encarnados é que perdemos tempo discutindo fundamentos, preceitos, etc, quando deveríamos estudar melhor aqueles fundamentos e preceitos que desconhecemos.

A função da Umbanda é bem diferente da função espírita frente a Espiritualidade Maior. Entretanto elas não são conflitantes, como muitos desejam fazer o leigo crer, mas sim complementares. Essa “divisão” existe somente em nível de terra e não em nível de Astral Superior. O que existe é uma categorização que não significa superioridade e nem inferioridade, mas especialidades diferentes. Apenas isso.

Infelizmente alguns espíritas nos vêem como inferiores, pois lidamos com entidades que “falam errado”, utilizamos rituais, velas, defumadores, enquanto eles (os espíritas) não utilizam nada disto e trabalham do mesmo jeito. São médiuns do mesmo jeito.

Entretanto desde que o mundo é mundo e começaram a existir as religiões, todas tem ritualística, com início, meio e fim. Somente a doutrina espírita não tem ritualística.

A grande maioria dos espíritos desencarnados que precisa de ajuda, teve algum tipo de contato, enquanto encarnados, com algum tipo de religião, conseqüentemente com algum tipo de ritualística, por isso muitos são encaminhados pela espiritualidade superior, para os terreiros de Umbanda, pois entenderão mais rapidamente a “linguagem” que lá é falada. Por isso os trabalhos de desobsessão na Umbanda são mais rápidos do que nos Centros Espíritas.

Mais uma diferença entre Espiritismo e Umbanda é que esta última dá oportunidade a qualquer entidade em qualquer faixa vibratória e evolutiva de trabalhar em função do Bem, indiscriminadamente e sem preconceitos.

Que o espírita tenha feito esta opção é um direito dele e não cabe a ninguém ir contra, entretanto o que ele não tem o direito é de dizer que a Umbanda é inferior ou que esteja num estágio evolutivo abaixo do Espiritismo, baseado simplesmente no fato da Umbanda se utilizar de rituais que ele está longe de entender ou não se identificar, ou ainda por a Umbanda ter em suas raízes influências africanas, ameríndias, católicas e espírita. Criticar o que não se entende ou desconhece não foi um ato do Codificador do Espiritismo, aliás o verdadeiro espírita não tem esse tipo de atitude. O verdadeiro espírita nos respeita!

Por outro lado, vemos os detratores do Espiritismo e das religiões espiritualistas colocando num mesmo saco a Umbanda, o Espiritismo e o Candomblé, e o que é pior, pessoas que denigrem o nome da Umbanda e do Candomblé.

É óbvio e compreensível que se você é espírita, portanto estudioso das coisas do espírito, médium dedicado e consciente, e totalmente avesso a rituais, ficará indignado ao ser comparado com terceiros.

Importante é entender que Umbanda e Candomblé não são sub-divisões, correntes ou linhas do Espiritismo, mas sim religiões espiritualistas, com características próprias e bem estabelecidas.

O grande problema são esses irmãos desonestos e ignorantes que se dizem espíritas, umbandistas ou candomblecistas e saem cometendo desatinos em nome de uma dessas três religiões que tem em comum apenas o fato de se comunicarem com a espiritualidade.

Que espíritas, umbandistas e candomblecistas se indignem e reajam contra os desonestos, os charlatães, mas não uns contra os outros, sem agressões mútuas, tentando agir da mesma maneira que os mentores, guias e Orixás de cada segmento fazem, esclarecendo e orientando, ou seja, fraternalmente e com respeito.

Que Eles sejam nosso exemplo!

Em 04 de julho de 2003

fonte:

http://www.caboclopery.com.br/espiritismo_e_umbanda.htm

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

OLá Concordo com o rfernandes mas devemos lembrar que o Espiritismo também não faz (ou não deveria fazer) distinção entre os que serão atendidos, devendo receber quem deva ser recebido. Nossos preconceitos existem mas é contra isso que devemos lutar em se tratando de Caridade, não é?

O Espirita pode ser católico, evangélico, mulçumano, etc por que não o umbandista (quem falou isso foi o Kardec, viu?!). A contra-propaganda empreendida pelos detratores da espiritualidade são os que se comprazem da confusão e o Amor é quem deve no unir.

Valeu pelo toque do artigo viu!

abraços

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Concordo plenamente com vcs!!!

Eu mesmo tinha um pouco de medo da Umbanda quando era + novo, simplesmente pelo fato de ser desconhecido pra mim. E olha q até já tinha sido abraçado e elogiado por praticantes do mesmo!

O q me fez perder esse medo foi o livro, Tambores de Angola do Robson Pinheiro

Excelente leitura!!!

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Boa Thiago M !!!

Foi exatamente isso que eu vim fazer aqui! Indicar esta leitura!! Li o texto e ele é fabuloso, e traduz a proposta do Médium Robson Pinheiro, que através de seus livros psicografados, nos traz a visão umbandista com a ótica espírita! São simplesmente sensacionais!

Dentre eles podemos citar:

-Tambores de Angola

- Aruanda

- Legião, Um Olhar sobre o reino das Sombras vol 01

- Os senhores da Escuridão, triologia "O Reino das Sombras", vol 02.

- Sabedoria do Preto Velho

- Alforria

Etc...etc.... São psicografados pelo Espírito Angelo Inácio e são muito, muito bons! Realmente nos fazem abrir os olhos para muitas realidades que muitas vezes julgamos dominar e pior: nos julgamos superiores em verdade e razão. Indico !!!

Quem não puder comprar pode ler pelo site www.scribd.com , mas por favor, usem com sabedoria. Vou postar o link de alguns , acho que pode ser útil:

>> TAMBORES DE ANGOLA: http://www.scribd.com/doc/9506847/Tambo ... gruapgoorg

>>ARUANDA:http://www.scribd.com/doc/7273352/Robson-Pinheiro-Angelo-Inacio-Aruanda

>>LEGIÃO: http://www.scribd.com/doc/6966243/PINHE ... son-Legiao

O Site tem outros títulos, onde podemos ler lá, baixar, imprimir e etc...Há documentos em Word(.doc) e PDF.

Aproveitem!

Link to comment
Share on other sites

Pois foi logo após a leitura do livro Tambores de Angola, q comecei a "me" permitir a aproximação de espíritos desencarnados, mais infelizmente aconteceu algo q não comentarei aqui, pois é um assunto para um outro tópico.

Opa! Bianca F. Carvalho.

Tava atrás desse livro, Legião, com capa e tudo! :D

Muito Obrigado Bianca!!!

Um Forte Abraço!

Link to comment
Share on other sites

Pois foi logo após a leitura do livro Tambores de Angola, q comecei a "me" permitir a aproximação de espíritos desencarnados, mais infelizmente aconteceu algo q não comentarei aqui, pois é um assunto para um outro tópico.

Uau! :o

Fiquei super curiosa agora! O Que aconteceu? Posta logo este outro tópico então! Rsrsrs

Opa! Bianca F. Carvalho.

Tava atrás desse livro, Legião, com capa e tudo! :D

Muito Obrigado Bianca!!!

Um Forte Abraço!

De nada Thiago!

Esse site é muito bom!!

E o livro, putz...também!!! Eu tenho Legião em livro, no meu computador salvo e tbm em "favoritos" do navegador, sempre tem um jeito de dar uma lidinha, rs, mesmo se esquecer o livro em casa! hehehe....

Acabei de comprar o 02 , Senhores da escuridão!

O que acha da idéia de depois abrirmos um tópico para discutir estes assuntos abordados no livro?

abração!

Link to comment
Share on other sites

Pois foi logo após a leitura do livro Tambores de Angola, q comecei a "me" permitir a aproximação de espíritos desencarnados, mais infelizmente aconteceu algo q não comentarei aqui, pois é um assunto para um outro tópico.

Uau! :o

Fiquei super curiosa agora! O Que aconteceu? Posta logo este outro tópico então! Rsrsrs

Opa! Bianca F. Carvalho.

Tava atrás desse livro, Legião, com capa e tudo! :D

Muito Obrigado Bianca!!!

Um Forte Abraço!

De nada Thiago!

Esse site é muito bom!!

E o livro, putz...também!!! Eu tenho Legião em livro, no meu computador salvo e tbm em "favoritos" do navegador, sempre tem um jeito de dar uma lidinha, rs, mesmo se esquecer o livro em casa! hehehe....

Acabei de comprar o 02 , Senhores da escuridão!

O que acha da idéia de depois abrirmos um tópico para discutir estes assuntos abordados no livro?

abração!

Bianca, eu farei o outro tópico contando o q aconteceu, más não espere q seja muita coisa, além de um médium levando porrada dos desencarnados, rsrs :lol: Agora até da pra rir, más antes não dava...

Muito boa a ideia para discutirmos sobre os livros, no entanto ainda vou ler o "Legião".

Abraço e até +!!!

Link to comment
Share on other sites

Ahahahahahahah :lol::lol::lol:

Vou esperar para saber da "porrada", rsrsr....

Quanto ao livro e aos estudos, podemos dar um tempo sim, até mesmo porque o Saulo acabou de fazer um áudio onde indica o livro, e é provável que muitos irão querer lê-lo. Aí agente posta aqui e discute, tira dúvidas. É um livrão...escondido no romance tem muitas informações valiosíssimas!

Abração!

Link to comment
Share on other sites

  • 2 years later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...