Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Reinos da natureza


Recommended Posts

Li em um livro muito interessante sobre os reinos da natureza, por onde estagiam os espíritos: Reino mineral, Reino Vegetal, Reino Animal, Reino Elemental, Humano e depois?? Li que no reino Elemental os seres ainda não possuem o livre arbítrio, mas esqueci as outras peculiaridades.

Já percebi que por aqui, neste fórum transitam mestres, o que poderiam me falar a respeito do Reino Elementar e os posteriores ao Humano.

Grato.

Link to comment
Share on other sites

Klayser, o problema da sua pergunta é que o que você quer saber pode ser encontrado em livros. Essa é uma área bem específica de conhecimento, é como estudar biologia astral. Qualquer explicação que lhe dêem aqui será excessivamente resumida, mesmo que o post tenha páginas.

E outra coisa: exatamente como na biologia, o que você tem é apenas um modelo de classificação e interpretação de um sistema muito variado, que é moldado pelas CRENçAS E DESCOBERTAS PESSOAIS DE QUEM EXPLICA. Traduzindo em miúdos: qual a morfologia do Chupa-cabras? Como ele se reproduz? E do Yeti? O monstro do Lago Ness é herbívoro ou carnívoro? A Biologia não pode responder a estas perguntas porque o modelo dela não reconhece essas espécies, supondo que esses seres existam. Por outro lado, a Zoocriptologia tenta justamente esntender esse seres.

Então, quando você pergunta sobre elementais, a pergunta, bem como a resposta, está vinculada a alguns sistemas de crenças nas quais os elemetnais forma apenas uma parte de um todo, e você não pode levar muito a sério a explicação da parte se não sabe como ela se encaixa no todo, porque estará engolindo muitas outras crenças junto sem perceber.

Por exemplo, no sistema que para mim é a maior referência, a Gnose (fundada pelo Samael Aun Weor, porque há outros grupos por aí se apresentando gnósticos, derivados do trabalho do Papus, outros do Crowley, e outros ainda do Satanismo), elementais, humanos anjos arcanjos, tronos.....são níveis evolutivos do seres, ou seja, a essência divina sairia de Deus, desceria até o nível da matéria, passaria encarnando pelos reinos mineral, vegetal, animal e entraria no reino humano, e se esse humano se desenvolvesse como deveria, se tornaria anjo, depois arcanjo, etc...

Já na chamada “Tradição ocidental”, (da qual a gnose também é representante, mas que ALEGADAMENTE foi mais longe porque tinha quem investigasse a fundo, ao invés de apenas ficar repetindo a tradição como lhe foi passada), esses são reinos que não se misturam, ou seja, um elemental jamais será humano, um humano jamais será anjo e assim por diante. Essa tradição tem sua base de repetição principalmente n judaísmo, que, a meu ver, estende o seu notório racismo até aos estudos espirituais, considerando que as classes são todas separadas e jamais transitam de uma para a outra.

Já a teosofia é muito parecida com a tradição ocidental nesse aspecto, porém, o leadbeater também era u mcara que investigava a fundo, e nos seus livros conta como o Krishnamurti era um animal de estimação do Mestre Moria, se não me engano, algo parecido com um cão, em outro momento evolutivo, antes que as ondas da vida viessem para a terra, mas que após a invidualizacão entrou no reino humano e veio reencarnando até chegar onde chegou.

Então veja, dependendo de quem te dá a explicação sobre elementais, ou sobre QUAISQUER SERES NãO FÍSICOS, você terá embutida nessa resposta um grande número de pressupostos que são os fundamentos daquela tradição, e que podem te cegar para verificar as coisas por si, Por exemplo, o Donald Tyson tem um livro, a meu ver, espetacular sobre a projeção astral, onde ele conta como esse fenômeno foi entendido e praticado nas diferentes tradições. Ele tem um capitulo para o xamanismo, outro para as bruxas, o mundo das fadas, bilocacao religiosa, espiritualismo, teosofia, Golden Dawn, os experimentos de Visão Remota da CIA, e a questão das abduções. Isso na primeira parte, na segunda parte ele da técnicas de cada uma dessas tradições. Bom, mas o interessante é que pra ele, assim como para John Michael Greer, outro excelente representante moderno da linhagem Golden Dawn, os elementais são os principais responsáveis pelos fenômenos do espiritualismo.

Nessa tradição os elementais são DEFINIDOS como demoníacos, demônios de uma ordem baixa, e portanto compartilhando conosco o plano astral, não sendo malignos, mas ao mesmo tempo não sendo confiáveis. Para ele, esses serem sempre se relacionaram com a humanidade apresentando-se conforme a humanidade espera vê-los; no passado como gente pequena das florestas, a partir do espiritualismo como espíritos de humanos desencarnados, e mais recentemente como ETs e UFOs. Para eles os projetores que hoje encontram seres humanos no astral apenas encontram o que esperam, pois a crença no contato com os mortos se instalou definitvamente após o surgimento do espiritualismo. Antes o pessoal acreditava na versão bíblica, na qual o sujeito vive uma vez só, passa pela segunda morte, e não é mais possível a comunicação entre mortos e vivos. Nos séculos passados ninguém encontrava espíritos falecidos, diziam que encontravam fadas, ou anjos.

Quem está certo? O advento do espiritualismo no fim do século XIX trouxe esclarecimento as pessoas, que passaram a enxergar os espíritos mesmo e abandonaram as fantasias de contatos com fadas e anjos? Ou esses seres sempre se relacionaram com os humanos e apenas se adaptaram as crenças de cada época, e toda a base do espiritualismo seria assentada sobre falsos alicerces?

Pessoalmente ainda estou tentando esclarecer isso com minhas projeções, mas ainda não cheguei a conclusão alguma, mas te digo: sabendo dessas duas visões antagônicas já vi que na prática as coisas não são tão óbvias quanto se pode pensar quando se lê os relatos de projeções.

Se você adota uma versão só, você a aceita e passa batido na hora da prática, mas se tem essas duas visões na sua frente quando investiga, vai ver que não é tão simples se decidir por quem esta com a razao. Mas prefiro essa duvida do que a certeza miope que cada sistema sempre tenta impor aos seus seguidores.

Então veja, FAZ TODA A DIFERENçA QUEM te explica o que são os elementais, quais seus reinos e como é sua evolução, porque por trás dessa explicação há um completo sistema de crenças que vão querer te passar. O bom é pesquisar de tudo, de preferência se infrmar sobre visões opostas umas as outras, para evitar cair na crença cega, que te dá uma falsa segurança, CAPICCE?

Um livro que te dá uma boa noção básica é O plano astral, do Leadbeater, que tem em pdf na internet. Se você lê inglês eu recomendo SOUL FLIGHT, o livro já citado do Donald Tyson, que também existe em pdf na internet, e MONSTERS, do John Michael Greer, que não sei se existe em PDF. E recentemente surgiu isto, mas não li, não sei se presta:

http://edconhecimento.com.br/livros/cyr ... -uma-fada/

Não tenho certeza agora se é no contexto que te interessa, mas se não me engano o MAGIA DE REDENçãO , do RAMATIS também fala bastante de elementais.

Então ‘e isso, leia bastante, de tradições diferentes e preferencialmente opostas, para poder aprender com todos e evitar ter sua opinião moldada por uma ou outra sem perceber, e descubra o que puder na prática. Não vejo outro caminho melhor.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...