Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

A ilusão do Livre Arbítrio


raphaelbertani

Recommended Posts

Olá pessoal,

tenho passado muito tempo com o assunto e este foi um dos motivos para os quais eu comecei a tentar fazer o desdobramento.

Escrevi um livro sobre o tema intitulado "Não Existem Culpados"

http://www.publikebook.com.br/311/nao-existem-culpados e também transformei ele em video no Youtube

http://www.youtube.com/watch?v=dtsxLOvQVhs

Eu gostaria de que opinassem, tenho tido muita dificuldade de encontrar pessoas abertas a entender e discutir o tema sem levar para o lado pessoal(e agressivo) e pelo que andei vendo nos posts aqui só tem pessoas abertas e lucidas.

Se possível leiam o livro (apenas 45 pgs) antes de simplesmente mostrarem sua opinião, no livro eu mostro como o livre arbítrio é uma idéia incoerente e que cada pessoa é o melhor que pode ser, algo que eu encontrei maravilhosamente no espiritismo, onde cada um age conforme seu momento evolutivo no universo.

Estou totalmente aberto a qualquer outra possibilidade.

"A possibilidade de se estar errado aumenta infinitamente com a certeza de se estar certo" ;)

Link to comment
Share on other sites

Olá pessoal,

tenho passado muito tempo com o assunto e este foi um dos motivos para os quais eu comecei a tentar fazer o desdobramento.

Escrevi um livro sobre o tema intitulado "Não Existem Culpados"

http://www.publikebook.com.br/311/nao-existem-culpados e também transformei ele em video no Youtube

http://www.youtube.com/watch?v=dtsxLOvQVhs

Eu gostaria de que opinassem, tenho tido muita dificuldade de encontrar pessoas abertas a entender e discutir o tema sem levar para o lado pessoal(e agressivo) e pelo que andei vendo nos posts aqui só tem pessoas abertas e lucidas.

Se possível leiam o livro (apenas 45 pgs) antes de simplesmente mostrarem sua opinião, no livro eu mostro como o livre arbítrio é uma idéia incoerente e que cada pessoa é o melhor que pode ser, algo que eu encontrei maravilhosamente no espiritismo, onde cada um age conforme seu momento evolutivo no universo.

Estou totalmente aberto a qualquer outra possibilidade.

"A possibilidade de se estar errado aumenta infinitamente com a certeza de se estar certo" ;)

:DPAZ :D

Link to comment
Share on other sites

Vou dar minha opinião:

Existem 2 modos basicos de ser ver o livre arbitrio: A visão humana e a Visão Espiritual.

Na visão espiritual todos espiritos que aqui habitam ja sabiam das experiencias que iriam passar,a nivel espiritual tudo é divertido,e ninguem passa por uma situação que não deveria passar.(Algo que foge do conhecimento dos humanos nesse tempo)

A nivel humano o livre arbitrio depende do nivel de conhecimento,ou seja a pessoa vira refem do ambiente em que vive,sociedade etc ou seja é basicamente condenada pelos locais que esteve e experiencias que teve.

O nivel humano conta apenas a psicologia como fator,o nivel espiritual conta as encarnações,karma,outras dimensões etc.

Link to comment
Share on other sites

Olá Raphael,

Eu li seu livro e concordo 100% com você.

Eu já tinha uma noção de que não existem culpados, e com o seu livro o quebra-cabeça finalmente está completo.

Sinceramente eu acredito que o único mestre que sabe disso é Jesus Cristo, devido à suas famosas frases, principalmente a frase abaixo:

"Pai, Perdoai-os... Eles Não Sabem O Que Fazem..."

Todo aquele que compreender e praticar o conhecimento contido em seu livro irá entender que não é necessário sofrer com o que acontece de ruim a cada um de nós, pois para cada coisa que acontece no mundo, cada evento, desde coisas microscópicas até pessoas matando umas as outras, ou qualquer coisa além da imaginação do homem, existe uma causa, e se existe uma causa, não existe a livre escolha, é simplesmente um resultado bom ou ruim.

Por exemplo, o fato de o Saulo ser viciado em Coca-Cola não foi algo que ele escolheu. Ele não teve escolha livre em escolher Coca-Cola ao invés de Pepsi. O fato é que a Coca-Cola causa processos químicos e biológicos no corpo dele fazendo com que ele sinta algum conforto ou até prazer em bebê-la (Ele bebe Coca-Cola devido ao incomodo causado em seu organismo pela falta da Coca-Cola. Ele não bebe por que quer. Ele é obrigado a beber. Beber ou não Coca-Cola não é uma escolha livre). Eu por outro lado não bebo Coca-Cola a mais de 15 anos, e não tenho a mínima vontade de voltar a bebê-la. Mas o fato de eu não querer mais bebê-la não é uma escolha livre, pois existe um motivo para isso, que é o mal que ela faz para o meu organismo (Dores de cabeça, enxaqueca, etc.). A Coca-Cola incomoda e prejudica a harmonia em meu organismo, ou seja, existe uma razão para o qual eu escolhi deixar de tomá-la, e se existe um motivo, a escolha não é livre.

Não existe culpa e não existe mérito nas ações do homem. São somente resultados bons e ruins, e o que determina se um resultado é bom ou ruim é o nível de consciência de cada pessoa.

Tudo que passou na vida de alguém é passível de explicação. Tudo que está acontecendo nesse momento é passível de explicação. Logo, tudo que irá acontecer em nossas vidas será passível de explicação. Com isso, concluímos que nossa vida inteira já está determinada. É uma corrente de resultados, é uma equação. Não há como acreditar em destino sem antes aceitar que o livre arbítrio não existe. Jesus era capaz de ler a corrente ou equação das pessoas, e pode prever que Judas o negaria três vezes.

Os que fazem o mal estão em um momento no qual suas consciências não estão lúcidas e não enxergam a verdade, a lógica, a corrente de causa e efeito. Por outro lado, aqueles que enxergam essa verdade, mesmo de forma diferente de outros, são pessoas boas.

Para cada um de vocês que acham que seria impossível perdoar alguém que tirasse a vida daqueles que você mais ama, saibam que isso é mais possível do que imaginam.

Se entenderem a mensagem que o Raphael quer passar, vocês serão capazes de perdoar qualquer coisa, e terão uma visão de mundo muito além do bem e do mal.

Vamos analisar uma passagem da bíblia:

Caim matou Abel por Deus ter gostado mais da oferenda de Abel do que da oferenda dele. Caim ficou com ciúmes e raiva e matou Abel. Caim teve culpa? Claro que não. Ele nasceu com a capacidade de odiar alguém a ponte de matar. E o fato de ele ser capaz de odiar dessa maneira tem uma explicação lógica, mesmo que não consigamos determiná-la. O fato de não poder se explicar algo não significa que não exista uma explicação.

Se você fosse um policial e tivesse uma arma em casa, e também tivesse um filho de cinco anos que viu você guardando a arma em uma gaveta. Imaginamos agora que seu filho pegou essa arma em um momento no qual ele não estava sendo vigiado. Ele então mira em sua irmãzinha e atira, tirando sua vida. Quem tem culpa, o pai ou o filho?

É o mesmo cenário em contextos diferentes. Caim nasceu com a capacidade de odiar a ponto de matar. Se existisse algum culpado, seria Deus, seu criador, que o criou com essa capacidade.

Mas afirmo a vocês que não há culpados. Sempre existe uma explicação, um “porque” algo acontece.

Saiba que seus pensamentos são resultados, seus sentimentos são resultados dos pensamentos, e suas ações são resultados de seus sentimentos.

Estamos presos em uma ilusão, em uma corrente, e quando entenderem isso, vocês finalmente estarão livres, pois enxergarão acima do bem e do mal.

Forte abraço a todos!

Bartholomeu

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Li o livro.

Bom, eu concordo com 99% do que li, mas existe um porém:

Esse é o funcionamento normal do se humano. Nesse nível normal fazemos escolhas que são, na verdade, inevitáveis, porque são controladas por um grande número de variáveis combinadas, e somos manipulados por isso, somos parte da engrenagem geral. A essência que qualquer caminho espiritual pede que nos conheçamos, que despertemos a consciência, que desenvolvamos a vontade, que nos posicionemos a serviço do bem, etc, mas o que é isso? A meu ver todos eles estão apenas dizendo: ACORDE, PARA SABER EM QUAL ESCADA ROLANTE VOCE ESTÁ, E DECIDIR COM CONSCIÊNCIA EM QUAL VOCE QUER FICAR. Essa opção nós podemos ADQUIRIR, mas não temos inata.

Cada escolha que fazemos nos coloca numa dessas escadas rolantes, que tem seu próprio rumo ( e exatamente por isso é possível sim prever o futuro, porque trata-se apenas de olhar um pouco mais a frente DAQUELE RUMO, e uma vez feito isso, PULAR PARA OUTRO RUMO , caso interesse. O futuro é como uma linha de grade, onde todas as interseções estão predefinidas, mas voce escolhe qual rota seguir, se tem consciência suficiente para isso ) ditado por um milhão de outros fatores para os quais a vontade humana conta muito pouco. É como se fôssemos uma célula do corpo humano, cada célula com seu tipo de pré-programação. As células epiteliais questionando a justiça de serem arrancadas do sistema e morrerem, devido a um leve esbarrão, ao invés de trem a morte nobre dos leucócitos, a defender o organismo contra invasores externos, ou do espermatozóide e do óvulo, que sucumbem como indivíduos para dar vida a outro sistema muito mais complexo.

Creio que nossa maior possibilidade de livre-arbítrio seria escolher entre quais das opções possíveis queremos atuar como engrenagem, mas sempre seremos parte de um todo e portanto nossa escolha sempre será muito limitada.

Agora.......há níveis e níveis de limitação. Em termos práticos, uma mãe solteira de 5 filhos, analfabeta, tem menos escolhas do que uma mulher sem filhos e “filhinha de papai”, que nem precisa trabalhar para viver, pois está sujeita e menos restrições práticas. Um japonês num metrô em Tókio pode não ter liberdade de usar um perfume forte sem que outros reclamem e tentem “reduzir” essa sua liberdade de escolha, já o mesmo japonês vivendo como um eremita numa montanha, sozinho, pode se da ao luxo de jejuar até morrer, porque quando seu corpo apodrecer, não vai haver ninguém por perto para se queixar.

Também, um sujeito desencarnado em boa situação não está, por exemplo, sujeito as limitações da gravidade ou da forma física fixa. Em diferentes planos há diferentes níveis de pré-determinação das nossas escolhas, porque haverá mais ou menos leis atuando, a serem equilibradas por que aquele “todo dimensional” se sustente. Os pesadelos, os relatos de Dante Alighieiri e de André Luiz na Obra O abismo, tudo parece demonstrar que quanto mais pesadamente entramos na materialidade do universo, menos liberdade de escolha temos, o que chega a restringir os movimentos ou nossa forma corporal.

Então, não creio que perceber essa quase ausência de livre arbítrio seja tão desesperador quanto se pensa. Na verdade, acho libertador, porque, de fato eu também acho que não há culpados. Agora, o cara aquele já dizia: “É necessário que haja o escândalo, mas ai do homem pelo qual vem o escândalo”. Ou seja, os escândalo fazem parte do universo, pode escolher ser a parte que “produz” ou a parte que “sofre” o escândalo, mas cada parte tem seus destino previamente traçado, e aquele rotulado de “culpado” fatalmente corre um alto risco de sofrer algo que seria rotulado como “justiça”.

Creio que o grande objetivo dos caminhos espirituais, que é despertar a consciência, ampliar as percepções.... signifique apenas tornar-se mais sensível para ver quais forças atuam em cada direção, e tentar se alinhar com este ou naquele fluxo, e saber perceber quando essas “janelas de oportunidade” se abrem.

Para quem gostaria de TENTAR entender melhor isso, eu recomendaria os livros FRAGMENTOS DE UM ENSINAMENTO DESCONHECIDO, e O QUARTO CAMINHO, ambos de P.D.Ouspensky.

Link to comment
Share on other sites

É, eu errei muitas coisas no livro nas quais pretendo corrigir, porque o livro não é exatamente sobre o Livre arbítrio e sim uma tentativa de enxergar logicamente que cada pessoa é o melhor que pode ser. Porem, apesar de não existir nenhum argumento lógico que mostre que o Livre arbítrio exista, a coisa é tão profunda e complexa que é uma luta boba, que eu nunca deveria ter travado, mas que também foi inevitável. Eu tenho como mostrar, de uma forma bem interessante e até agora, acredito que nova sobre como cada pessoa é e sempre será o melhor que pode ser, isso com o livre arbitrio, sem o livre arbitrio e com um mix dos dois (que é o mais aceito hoje em dia)

Pra entender isso melhor, imagine um caso hipotético onde só exista o Livre arbitrio. Se alguem for escolher algo, as duas opções terao o mesmo peso, afinal a deffiniçao do livre arbitrio mostra que podemos sempre escolher qualquer opção livre de qualquer força tendenciosa. Logo, entre matar ou não matar teriamos 50% de possibilidade. Neste cenário, uma pessoa que escolha matar nunca seria culpada, afinal como vc pode culpar alguem por uma escolha livre 100%?

Agora se pensarmos no oposto, 0% de Livre arbitrio, todas as nossas escolhas seriam um resultado e matar ou não já estaria definido, logo não faz sentido culpar o inevitável.

No caso mais real, aparentemente, existem as duas coisas.

Oras se não podemos culpar algo livre e algo preso, com as duas juntas também não muda nada e as escolhas das pessoas, mesmo tendo liberdade, nunca poderia ser motivo de culpa.

Pensem, como vc coloca a culpa em um evento livre, que pipocou na sua mente? Não pode. Sabemos que isso não existe, que a pessoa vai parar pra pensar no que está fazendo, entao já estamos falando de um mix de liberdade e resultado desse mundo de variáveis...

Eu realmente não consigo entender como poderia alguem ser culpada por alguma coisa se ela é um resultado do livre arbitrio mais do "Não" livre arbitrio, ja que as duas nunca poderiam ser usadas como justificativas para culpar alguem.

Me ajudem, como poderia?

Link to comment
Share on other sites

Não pode haver escolha 100% livre, porque para isso teriamos qu viver 100% isolados do universo. Ao termos alguma relação com qualquer coisa, sofremos e exercemos infuência, logo, a escolha deixa de ser livre e passa a ser condicionada ao que nos cerca.

E no caso desse sujeito que entrou no cinema e atirou em 70 pessoas, matando 12? Será que ele é culpado de algo?

O que importa? Ele é, no mínimo, inapto para conviver em sociedade, e deve ser tratado como tal.

Mas o cara acaba sendo apenas um "agente do carma"...

Alguém tem que ser....

Link to comment
Share on other sites

É que naturalmente queremos colocar a culpa em alguem, mas esse cabloco ai que matou muita gente, é dificil cara, mas ele é doidão, como se culpa alguem doido? E certamente ele é um agente do carma de muita gente...

Mas veja, o próprio carma é apenas uma reação a uma ação prévia, que também não tem como ser livre...

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...