Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Técnicas de Rememoração


Thomas_Blum

Recommended Posts

Olá! Não encontrei nenhum tópico diretamente sobre o assunto (apenas algumas técnicas espalhadas) e acho que seria interessante postar aqui todas as técnicas que o pessoal conhece de rememorar as projeções/sonhos/vivências.

Eu particularmente, utilizo a rememoração por tópicos.

Na ordem que me vem em mente anoto palavras chave que me tragam lembranças do que sonhei. Por exemplo:

*Carro com amigos

*Céu vermelho

*Velho de chapéu na estrada

*Casa verde de madeira no deserto

*Montanha e tempestade

A partir disso tenho um roteiro geral do que sonhei e então vou rememorando detalhadamente cada tópico para fazer seu capítulo por escrito. Geralmente funciona, mas depende muito do nível de lucidez que tive na experiência. Quando não lembro muito, torna-se inviável. Funciona bem para sonhos longos e complexos.

Seria legal o Eder ou quem quiser falar mais sobre a rememoração de trás para frente "Rebobinação mnemônica" (acabei de inventar o nome) ^^

Link to comment
Share on other sites

Olá Thomas. Essa sua técnica é muito boa mesmo. Levando para o lado do cérebro,a memória por si só ela não existe. Não existe um lugar onde ficam armazenada as memórias. Mas existem "ancoras",caminhos que fazem você lembrar de tal coisa. Como você mesmo disse,usa uma certa palavra e relembra. Uma técnica muito boa que eu conheço e que já foi falada pelo Saulo é a de momentos antes de acordar,não levante de pressa. Continue deitado,de olhos abertos e fique um pouco de lado. Com o tempo as lembranças vão vindo. Tudo fragmentadas,ai você junta tudo. rs =)

Bom,essa por enquanto é a única que eu conheço.

Grande abraço Thomas. Muita paz e luz amigo.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Bem lembrado Joelson, uma professora do IIPC disse-me também sobre isso. Quanto ao fato de não se levantar abruptamente e não usar um despertador alto.

Digamos que na sua cama fica uma espécie de campo energético do seu sono, ao acordar, permaneça nele alguns minutos captando a energia ali presente de suas vivências ainda um pouco confusas. Pode facilitar.

E claro, sempre bom ter um caderno ao lado para anotar suas experiências, mesmo que de forma desorganizada e mal escritas ainda com sono, apenas para dar o ponto inicial à rememoração.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

:P

Olá, por muitos anos tive o hábito de anotar todas as minhas experiências, mas na época eu era solteiro...hehehe mas funciona assim:

- Programe o despertador para tocar uma vez, tente se acostumar com isso. Alguns celulares tem esta opção. Outro detalhe, deixe o volume mais baixo possível. Não vai querer tomar um susto na hora de acordar.

- Não se mexa! - ao acordar suas energias ainda estão latentes. Pertenci ao movimento gnóstico, e eles afirmavam que o corpo astral leva um tempo pra se encaixar no físico, e ao movermos, as lembranças se perdem. Fique quieto e tente lembrar de qualquer detalhe mesmo que fragmentado.

- ANOTE tudo, mesmo que não faça nexo algum. No início vai ficar tudo fragmentado, mas com o tempo, dará para escrever um livro! - também no início lembrará de fragmentos de um sonho somente, mas com o tempo conseguirá lembrar de mais de um. Se tiver preguiça, use um gravador e depois anote.

Espero ter ajudado. Abs

Link to comment
Share on other sites

Eu sempre fiz assim:

1) ao acordar não se mexa

2) repasse toda a experiencia ate ficar inteira (montada com inicio, meio e fim e voce ACHAR que não tem como esquecer).

Se foi projeção, pode surgir um EV nesse momento, e se voce se focar na cena relembrada o EV intnsifica e voce pode voltar para ela ou intesificar o EV, levantar da cama em astral e ter outra projeção, mas correrá o risco de perder a memòria da primeira ao voltar da segunda. Enqaunto voce esta na segunda voce lebrma da primeira, mas ao voltar fica difìcil manter as duas.Dá, mas há uns 50% de chance de perder a primeira. Eu as vezes trnho 5 ou 6 na corrida assim, sei que foram 5 ou 6 porque a cada nova saida, quando estou em astral penso: "obah, esta e a N"...mas em geral as memorias dos eventos das duas primeiras tendem a desaparecer.

3) mexa um antebraço....(isso faz borrar um pouco a memoria) então repasse ate ela se fixar claramente de novo)

4) mexa uma perna, tipo dobrando o joelho e ficando com o pe apoiado na cama (novamente isso vai borrar um pouco a memoria). Repasse tudo de novo.

5) sente na cama....(isso vai borrar um pouco a memoria de novo)e repasse a memoria da experiencia.

6) Levante-se e fique em pé ..(idem). Repasse a memória da experiência. Se conseguir lembrar de tudo já estando em pé, ela não apaga mais.

Se voce registra num caderno ou gravador, o que precisa estar atento é que o movimento corporal pode fazer essas memorias evaporarem antes de serem registradas, por isso precisa fixar elas de novo em cada etapa do movimento até chegar no gravador ou diário (ou se precisar levantar, acender a luz, buscar papel e caneta). Por isso botei toda essa sequencia, dependendo do que voce tem como rotina de registro.

No meu caso que uso gravador ao lado da cama, como so preciso esticar o braço e paga-lo, eu so faço a retrospectiva ate o passo 3. Ja me ocorreu de eu voltar com tudo nitido e achar que não iria esquecer, então meio que levantei o tronco do colchão, para pegar o gravador e quando o acionei, já não lembrava de mais nada. Ma se voce precisa pegar papel e caneta em outra sala, e bom fazer uma retrospectiva para cada "grupo" de movimentos necessarios: se so precisa esticar i braço para anotar, so faça ate ai, se precisa sentar, faça uma ao mover braço, outra perna, outra ao sentar, e assim por diante....

  • Like 1
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

  • 5 years later...

Eu tenho feito anotações de sonhos conscientes e de projeções desde 1995. Mas, realmente, fica muito difícil para mim, quando ocorrem duas seguidas, eu  lembrar da primeira. Geralmente, a ultima recordação permanece, e a primeira fica em forma "suspensa". Ao longo do dia fico com a sensação de quase lembrar, até que alguma coisa - uma palavra, um objeto, uma cena - serve de gatilho para que eu relembre.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...