Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Danos cerebrais e Alma


Recommended Posts

Ola a todos, esse eh meu primeiro topico aqui, gostaria de saber a opniao de voces a respeito de uma curiosidade minha que tenho ha um bom tempo, mas nunca vi resposta. Dei uma pesquisada aqui no forum, mais nao achei muita coisa. Antes que leiam quero que saibam que eu nao tenho muito talento pra escrever bem, entao algumas partes podem parecer meio redundandes ou confusas, alem do texto estar gigantesco, por favor nao me crucifiquem. :D

Todos nos sabemos que o cerebro eh dividido em varias partes, cada uma relacionada a uma funcao especifica como fala, visao, raciocinio, emocoes, etc... (ooooh! :roll: Ate ai nenhuma novidade).

Antes das perguntas, porem, gostaria de contar uma historinha pra exemplificar melhor:

Digamos que Joao (um exemplo) seja um projetor, que sai quase toda noite consciente, e que alem disso tem uma familia, eh um pai amoroso com os filhos, e que tem uma instituicao filantropica, pratica a caridade. Enfim, uma pessoa evoluida espiritualmente, bondosa, carinhosa, amorosa, etc...

Mas um dia Joao sofre um acidente, e tem um derrame cerebral no lobo frontal (area responsavel pela as emocoes), e se torna da noite pro dia, uma pessoa completamente fria e maldosa, totalmente indiferente com a esposa e os filhos, e agressiva com os outros (teoricamente uma pessoa nao muito evoluida no espiritual).

Acha que eh um exagero uma mudanca tao radical assim acontecer? Entao leia aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Phineas_Gage e aqui em ingles com mais informacoes: http://en.wikipedia.org/wiki/Phineas_Ga ... al_changes

Nesses links fala do caso de um operario do seculo retrasado que era uma pessoa normal aparentemente, e que depois de sofrer um acidente na area das emocoes do cerebro, mudou a personalidade completamente. Isso foi um acontecimento muito estudado na epoca e que permitiu o desenvolvimento da neurociencia moderna. Alem disso, hoje se sabe que psicopatas tem um defeito genetico (se nao me engano) bem nessa area das emocoes, eles tem pouca ou nenhuma emocao.

Minha duvida eh porque danos no cerebro podem mudar a personalidade, como por exemplo uma pessoa amorosa se tornar cruel e maldosa, se nossa essencia (ou consciencia) esta na alma/espirito?

No caso dessa pessoa ser um projetor astral, se ela tiver um dano na area da fala, visao, audicao, ela ao se projetar no astral conseguiria falar, ver, ouvir os espiritos ja que nao esta mais no corpo ou a consciencia/alma tambem seria atingida? E se fosse as emocoes ou a memoria, ela estaria “curada” caso deixasse o corpo fisico (cerebro, materia) ou teria repercussoes mesmo la, continuaria sendo fria ou sem lembrar de nada?

E por ultimo, caso haja repercussoes na consciencia, seria entao o cerebro mais importante que a alma em vida? :shock: Apos a morte dessa pessoa, ela “voltaria ao normal” ou o que?

Bom galera, e so isso, vlw! Ah, eu ainda nao tive uma projecao consciente, mais eu acredito que isso exista e ja ateh aconteceram umas coisas “estranhas”. :lol:

Ps: O texto ta sem acentos porque eu digitando de outro pais, e aqui nao tem acentos (lingua inglesa).

Link to comment
Share on other sites

Que caso curioso!

Parece com este aqui:

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1138531-operario-tem-cabeca-perfurada-por-vergalhao-e-sobrevive-no-rio-veja-imagem.shtml

Espero que os neurocientistas estejam estudando e acompanhando os avanços na recuperação desse operário carioca... talvez esclarecesse algo sobre seu questionamento.

Acrescento a possibilidade do Phineas Gage ter mudado seu comportamento por ter ficado revoltado com o que lhe aconteceu. Imagine você viver a sua vida respeitando todas as regras da sociedade, acreditando em Deus e tentando ser moralmente aprovado o tempo todo, e de repente acontece um acidente tão feio desses... ele pode ter simplesmente revisto suas atitudes e chegou à conclusão que não valia a pena continuar agindo daquela forma. Só uma opinião.

Link to comment
Share on other sites

Queria apenas adicionar uma coisa.

Como deve saber, "apenas" somos consciência.

O corpo é o nosso "veículo" no mundo físico.

Então você pergunta: Então para que serve o cérebro.

Bem, a função dele é servir de "intermediário" (não é um bom termo, mas n me lembro de outro) entre a consciencia superior e o corpo físico. Nós não somos o cérebro. Somos aquele que envia informações ao corpo, que é recebida pelo cérebro e reenviada para o resto do corpo.

Se o "Intercomunicador" se avaria, é óbvio que a correspondência sai alterada... Em parte é por isso.

Até aqui, tubo muito bem... aquilo que eu não percebo é como é que casos em que uma pessoa é "boa" ou de bom coração altera de tal forma a personalidade, de modo a tornar-se no seu oposto, ou seja, como é que permitem isso... mas isso não sei responder...

Espero ter ajudado (di uma resposta, adicionei uma pergunta :D )

Paz e tranquilidade,

Daniel

Link to comment
Share on other sites

ola amigo, não deve ser fácil a convivência com uma pessoa assim,mas penso que devemos analisar por dois lados,primeiro a parte física danificada é provável que haja alterações na condição da comunicação e assim no campo emocional.Por outro lado essa situação é uma expiação que essa pessoa esta vivenciando e pode ela não estar aceitando e acaba se revoltando.Todos os envolvidos não estão ali por acaso e devem estar juntos para aprenderem uns com os outros.Não é fácil mas só assim desenvolveremos nossa paciência e amor pelo nosso próximo.Muita paz! ;);)

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...