Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Budismo e Espiritismo


Recommended Posts

no budismo fala q podemos atingir a perfeição nessa vida.

no espiritismo fala q temos q passar por outros mundos até chegar na perfeição.

o q vcs acham? podemos chegar a ser perfeitos aqui nessa vida? ou vamos precisar de vidas em outros planos para chegar a perfeição?

essa perfeição seria a iluminação no budismo e no espiritismo seria o espirito puro.

:drinks

Link to comment
Share on other sites

fala, galera. bom, como olhar para essa pergunta e n lembrar do livro fernao capelo gaivota, nao sei se é um livro escrito por um espirita, mas com certeza ele é perfeito para a pergunta. na minha opinião , depende da interpretação da sua pergunta. vamos considerar q a iluminaçao para vc seja vista como a religação com o criador, onde vc percebe que a matéria n existe, ou melhor sua consciência n precisa mais de uma matéria para dar sentido a sua existência, e apartir desse ponto vc supera um grande processo evolutivo, né. ai é que vem as novas questoes da sua existencias, onde embora tenha superado uma parte do processo, mesmo que vc n dependa mais do processo de reencanação, será que sua compreençao da grande obra, tera chegado ao criador? é engraçado, mas só compreendemos algo se estivermos prontos para copreender.

um grande abraço a todos.

Link to comment
Share on other sites

Como diria um filósofo chato: -O que é a perfeição?

:)

O fato é que, digamos que você evoluiu numa vida só, TUDO que o planeta e a humanidade oferece de conhecimento e crescimento (me parece improvável). Ainda assim, seria um leigo quanto ao resto do cosmos. Tendo apenas uma breve teoria e prática sobre outros mundos, multidimensões e espiritualidade avançada.

Então. A Perfeição é relativa, subjetiva e sei lá mais o que.

Acho que independente disso, o importante é simplesmente fazer o melhor do melhor do melhor que se puder em cada vida, das centenas, milhares que viveremos ainda.

Link to comment
Share on other sites

No budismo é porque é religião! A pessoa está viva e pode atingir o grau máximo que foi reconhecido pela religião. Para isto existe esta religião! E assim é possível!

Já no Espiritismo, não reconhecido como religião mas como filosofia; estuda-se a possibilidade de haver várias vidas e moradas ou escolas. (Na casa de meu pai há muitas moradas.)! Assim como estuda-se também a lei da causa e efeito!

E acho que, estando a pessoa viva; estar bem e em paz é o sufuciente!

Link to comment
Share on other sites

Não considero o budismo como uma religião, pois não tem nenhum Deus. E nele não temos que buscar a iluminação APENAS nessa vida, mas nas próximas também até chegar ao Nirvana (Iluminação) com meditação, e seguindo o caminho óctuplo.

Assim finalmente pondo um fim na roda da vida e do karma (Samsara) ou reencarnação como chamado no Espiritismo.

Edit: Estar bem e em paz é bom sim MAS isso pode durar até quando? daqui a uma hora até que se descubra uma traição ou amanhã talvez quando um motoqueiro arrancar o retrovisor do nosso carro.

O Nirvana é inabalável e duradouro, ou seja, muito mais do que estar bem e em paz é: "como um estado de calma, paz, pureza de pensamentos, libertação, transgressão física e de pensamentos, a elevação espiritual, e o acordar à realidade"

Link to comment
Share on other sites

É bom lembrar que esse tal estado "nirvanico" de calma e pureza não quer dizer: ficar de boa flutuando no universo sem um corpo físico que sofre.

Seguindo um padrão de raciocínio. você deixa as amarras da vida egocentrica e limitante, liberta-se dos porens já que aprendeu tudo que era possível nas dimensões físicas. MAS NUNCA para de trabalhar. Ao meu entender é um zoom out infinito.

Primeiro você aprende a organizar suas próprias fisiologias: não faz cocô nas calças, aprende a hora de comer, não briga com os coleguinhas. Depois aprende a organizar seu próprio ambiente: Organiza suas gavetas, Arruma seu quarto, etc.

Logo você pode ter responsabilidade para organizar um emprego: cuida dos papeis, organiza uma máquina, corrige defeitos e problemas.

Até metade da vida você estará apto a organizar uma família ou um relacionamento, saberá fazer o melhor pela pessoa, ajuda-la a organizar sua vida e limpar o campo de problemas.

Num estágio evoluido você está agora organizando um grande grupo, onde pode ajuda-los a aprender a organizar suas vidas e espiritualidade. De forma "invisível" suas energias e seus trabalhos extra físicos já lhe fazem trabalhar organizando o mundo todas as noites. Sempre ajeitando as coisas.

Se tudo ocorrer bem e nessa vida você ter dado o melhor de si e assim por diante num grau cada vez maior, chegará o momento onde você estará organizando estados, países com sua energia. Seu amparo será tão preciso que não será necessário intervir com o corpo tanto, mas sim com o seu mentalssoma.

Um dia, quando não mais precisar vestir a roupa de carne nesse ou em outros mundos, mais ou menos densos, mas ainda físicos. Você estará sim num nível de paz, calma, lucidez, racionalidade sadia, profunda contemplação do cosmos MAS. Seu trabalho agora não é ajeitar o próprio ego. E sim organizar planetas, para depois organizar galaxias, para depois organizar cosmos.

Alguém vai rezar para você todos os dias e acender velas. Você "lá de cima" vai se desapontar com essa percepção mundana de Deus que as pessoas tem.

------

Apenas uma idéia caótica de minha mente: -Existem infinitos graus de evolução? A terra é cheia de "dificuldades exageradas", atrocidades horríveis que saem até mesmo do conceito do carma positivo?

QUem sabe nosso organizador de cosmos não seja o melhor, esteja se batendo pra lidar com tanto planeta difícil. Não é fácil lidar com rebeldes. Dêem um crédito. Devem haver "deuses" ou se preferirem: consciências livres, cósmicas e infinitas, mais maduras e perfeitas que organizam os universos de um grau muito mais apurado de realidade.

---

Quem organiza a dimensão em que "Deus" está para nos organizar?

--

ok. Desculpem a viagem. Mas é tudo sincero.

Link to comment
Share on other sites

Olha, eu vejo isso da seguinte forma:

Penso no nosso período no mundo da forma como sementes plantadas na terra. Se as sementes no solo pudessem conversar, criando leis, filosofias, etc...teriam todo o tipo de relação com o solo, sua umidade, seus vermes, seu micróbios. Achariam que o mundo è só aquilo mesmo, que tudo o que vêem ali é essencial, etc...mas quando elas de fato estão prontas, a casca racha e um broto cresce em direção a “outro mundo”.

Algumas sementes amadurecem mais cedo que outras, e no nosso caso, temos condição de acelerar isso conscientemente, não precisamos seguir o caminho lento da natureza, que é a lei da evolução. Esse caminho lento acaba sendo esse sobe e desce do Samsara, o ciclo das reencarnações.

Chega-se em algum ponto depois de algum tempo? Talvez sim....talvez não, porque a natureza parece um ciclo infinito de sobe e desce, de crecimento e morte, de ascensão e queda, logo, de evolução e ÍNVOLUÇÃO, não uma linha....

Exatamente porque demora demais que Budha resolveu agitar um pouco as coisas.

Mas uma árvore é mais perfeita que uma semente?

Eu não sei como responder isso, apenas acho que se trata de uma mudança de fase: enquanto ficarmos apegados ao estado que conhecemos, não mudamos, ou vamos mudando bem devagar, porque protegemos justamente o que nos prende aqui, já que para mudar de fase tem que eliminar a casca da semente, que é o Ego, e como nós confundimos nossa identidade real com nosso ego, a gente vai adiando isso...

A casca pertence ao solo, não sai dele, vai se dissolver nele , e após ser decomposta vai se reabsorvida pelas próprias raízes da semente que brotou e agora vive “em outro mundo”. Da mesma forma como a casca, os quatro corpos inferiores; físico, etérico astral e mental, que compõem nosso eu inferior, pertencem ao mundo da criação, em suas diversas dimensões, e não saem dele, ora subindo, ora descendo, de acordo com os caprichos do Samsara.

Me parece que o espiritismo considera a evolução dentro desses limites apenas, mas que o Budismo está falando numa transição para fora desses limites. São estruturas diferentes, não convém nem comparar.

Link to comment
Share on other sites

Claro, e semrpe legal fazer isso, mas e' que o espiritismo, por exemplo, lida com coisas que para o Budismo seriam perda de tempo, por serem consideradas ilusorias.

E' como se o espiritismo dissesse que para crescer no seu trabalho voce precisa estudar, se aperfeicoar, e galgar postos na sua empresa...e o Budismo dissesse:

"Vai dedicar sua vida toda ao trabalho? Ha mais que isso na vida"

Entao fica dificil comparar, quando se trata de evolucao espiritual e vida apos a morte. As semelhancas entre as religioes constumam se limitar ao que fazer quando se esta encarnado, porque na hora de explicarem para que a gente faz isso, e onde chegaremos, comeca a discordia, ehehheh.

Link to comment
Share on other sites

o Budismo dissesse:

Claro, e semrpe legal fazer isso, mas e' que o espiritismo, por exemplo, lida com coisas que para o Budismo seriam perda de tempo, por serem consideradas ilusorias.

a pátria espiritual só seria mais uma ilusão, mas qual seria o plano real do budismo. o plano búdico q fala a teosofia? o lama padma santem fala q o nirvana não é um lugar é só uma mudança de visão ou de software.

o Budismo dissesse:

"Vai dedicar sua vida toda ao trabalho? Ha mais que isso na vida"

o q por exemplo? ;)

o Budismo dissesse:

Entao fica dificil comparar, quando se trata de evolucao espiritual e vida apos a morte. As semelhancas entre as religioes constumam se limitar ao que fazer quando se esta encarnado, porque na hora de explicarem para que a gente faz isso, e onde chegaremos, comeca a discordia, ehehheh.

eu acho q o "espirito puro" q fala no espiritismo é o ser iluminado do budismo depois de ter passado por outros mundos é claro.

pra complicar...

um discípulo perguntou ao buda pra onde ele iria despois q morresse. o buda falou q ele não ia existir nem não ia existir :? ele disse q ele seria extinto.

pra onde vai o buda depois q ele morre? ele vira um espírito?

Link to comment
Share on other sites

E' o que estou tentando dizer, mas e dificil, Budismo e complexo, nem conheco o suficente para arriscar detalhar.

Mas diria que no Budismo nao ha um "para onde voce vai", nao ha um onde, nem um destino, nem uma meta, a buca pelo rompimneto da ilusao parece ser como um Pulo do gato, uma percepcao alem da ilusao.

Eu sinto essas ideias deles como sendo pregas num tecido, cada individuo e uma prega, quando o individuo morre, e porque o tecido foi esticado naquele ponto. O individuo deixa de existir, mas enquanto a dobra existia ela nunca deixou de ser a toalha, e apos o tecido esticar, ele ainda faz parte da toalha, entao tudo mudou, mas nada mudou...as dobras nao tinham existencia "real", o que fica demonstrado pelo esticamento do tecido e porque temos o mesmo tecido antes e depois. Quando a dobra volta a se esticada, os limites de separacao com as outras dobras desaparecem, ha um todo indivisivel....

Entao voce nao pode falar em reencarnacao da prega, porque embora o tecido seja o mesmo, a prega jamais sera.Mas enquanto a prega existe, ela esta submetida as leis que regem as pregas, como os sujeitos encarnadosw estao sumetidos so samsaram ao karma...o estado e ilusorio, mas enquanto nao se rompe a ilusao, as leis da ilusao sao efetivas. As doutrinas comportamentais e evolutivas tratam das leis que regem as pregas do tecido, e por isso se preocupam com evolucao, karma, reencarnacao ou ceu e inferno, mas o budismo quer que estiquemos o tecido, nao ha porque discutir as regras que regem as pregas, a prega tem que saber que ela e o tecido total e romper a ilusao.

E como eu entendo isso.

Link to comment
Share on other sites

sua resposta me lembra esse conto.

>

Conto Zen: Transitoriedade

Certa vez, uma pequena onda do oceano percebeu que ela não era igual às outras ondas e disse:

“Como sofro! Sou pequena, e vejo tantas ondas maiores e poderosas do que eu! Sou na verdade desprezível e feia, sem força e inútil…”.

Mas outra onda do oceano lhe disse:

“Tu sofres porque não percebes a transitoriedade das formas, e não enxergas tua natureza original. Anseias egoisticamente por aquilo que não és, e mergulhas em autopiedade!”

“Mas”, replicou a pequena onda, “se não sou realmente uma pequena onda, o que sou?”

“Ser onda é temporário e relativo. Não és onda, és água!”

“Água? E o que é água?”

“Usar palavras para descrevê-la não vai levar-te à compreensão. Contemples a transitoriedade à tua volta, tenhas coragem de reconhecer esta transitoriedade em ti mesma. Tua essência é água, e quando finalmente vivenciares isso, deixarás de sofrer com tua egóica insatisfação…”.

<

mesmo assim continuo com muitas dúvidas :D

é por isso q buda não gostava de metafísica ele só respondia o q levava a gente pro fim do sofrimento.

30. “Ou esses errantes poderão dizer: ‘O Tathagata existe após a morte: somente isso é verdadeiro, todo o restante é falso.’ A resposta deveria ser: ‘Amigo, isso não foi declarado pelo Abençoado.’ ... ‘O Tathagata não existe após a morte?’ .. ‘O Tathagata tanto existe como não existe após a morte?’ ... ‘O Tathagata nem existe, nem não existe após a morte?’ A resposta deveria ser: ‘Amigo, isso não foi declarado pelo Abençoado.”

31. “Então, eles poderão dizer: ‘Porque o contemplativo Gotama não declarou isso?’ A resposta deveria ser: ‘Amigos, Porque não traz beneficio, não pertence aos fundamentos da vida santa, não conduz ao desencantamento, ao desapego, à cessação, à paz, ao conhecimento direto, à iluminação, a Nibbana. É por isso que o Abençoado não declarou isso.’

32. “Ou eles poderão dizer: ‘Muito bem, amigo, então o que declarou o contemplativo Gotama?’ A resposta deveria ser: ‘Isto é sofrimento’ – ele declarou. ‘Esta é a origem do sofrimento’ – ele declarou. ‘Esta é a cessação do sofrimento’ – ele declarou. ‘Este é o caminho que conduz à cessação do sofrimento’ – ele declarou.”

http://www.acessoaoinsight.net/sutta/DN29.php

:drinks

Link to comment
Share on other sites

se quiser fritar os neuronios com as complexidade sdo budismo, leia os livros do Evans-wentz , se e que ja nao leu: O Livro Tibetano dos Mortos e A ioga tibetana e as doutrinas secretas. Esse ultimo e bem dificl de achar, e caro, em torno de 100 reais usado na estantevirtual.

Tem tambem uns livros do Dalai-Lama, que ele fala para monges budistas, bem diferente daquela coisa enlatada para ocidentais. A teologia crista e judaica vai parecer historinha de ninar depois disso.

Link to comment
Share on other sites

ja li sim :D até milarepa do mesmo autor.

q livro é esse q o dalai lama fala pra monges?

veja essa entrevista, aqui fala algo sobre iluminação ou perfeição no budismo a meta.

Prof. Monteiro – Entrevista – TVCom – 6 fev 2008

pitagoras e plotino tb fala de uma perfeição q a gente pode alcançar aqui na terra...

Link to comment
Share on other sites

É engraçado que o post do sandrofabres, no caso com a indicação dos livros, me fez buscar na internet, O Livro Tibetano dos Mortos e me fez assistir o video no youtube do The History Channel, a respeito do livro tibetano dos mortos, assim me fez refletir sobre uma mensagem que eu estava recebendo tem um tempinho(no caso uma idéia pessoal que eu estava querendo realizar), além de me mostrar outras coisas. Meio que quando comecei a assistir o video entrei em ev. Com certeza vou ler os livros, já havia recebido comentários sobre o livro, mas na época não pensava em adquirir uma reflexão em cima das diversas percepções(escritas em livros), pois ainda estava ligado a buscar a luz apenas em mim, achava que as religiões e filosofias poderiam alterar a minha essência de refletir.

Outro comentário, é que agradeço também as postagens, de vocês, foi bem interessante e esclarecedor.

Um abraço e muita luz a todos!

Link to comment
Share on other sites

q livro é esse q o dalai lama fala pra monges?

Pois e....eu nao tenho certeza, mas julgando pela capa eu acho que era este aqui.

http://www.livrariacultura.com.br/scrip ... 8059188867

Eu comecei a ler e nao entendi lhufas, e coisa para quem ja tem uma nocao da terminologia budista, talvez nao monges, mas um simatizante instruido em detalhes, ehehhhe

e eu nunca me detive nisso, eles dividem, classificam, fazem um enredo....e grande caminho, pequeno caminho, 8 disto, 4 daquilo, 48 deste tipo, 12 daquele outro, 3 deste, primeiro giro, segundo giro, terceiro giro, 200 e poucos preceitos pra uns, 300 e tantos para outros...

Acabei dando o livro para um amigo que e' fissurado no livro tibetano dos mortos (ele me pediu emprestado ha mais de 10 anos e nunca devolveu porque esta sempre redescobrindo coisas novas naquele livro, eheheh. Eu li quando tinha 16 anos e achei chato, so aproveitei a introducao do Jung e as notas de rodape, nunca reli.) achando que ele iria gostar, mas pelo que me lembro, ele tambem se perdeu nos numeros, eheheh.

Isso foi ha uns 8 anos atras.

Link to comment
Share on other sites

Falando em Budismo, conhecem isto? Nao e do tempo de vocens, nem do meu, ehehehhe. Mas cresci vendo essa cena nas retrospectivas da decada, quando eu era crianca. A internet permite agora abrir uma janela para o passado, rever um momento tao marcante, um bom exemplo para demosntrar como a visao sobre a vida e sobre a morte e pos morte sao bem diferentes para os orientiais do que para os ocidentais:

Link to comment
Share on other sites

não conheço esse livro.

o livro tibetano dos mortos e a doutrina secreta o interessante são as notas do livro, são tantas q é quase outro livro.

o documentario do hitory channel explica mais q o livro.

no livro tibetano dos mortos fala q a ilumiinação pode ser alcançada na hora da morte, aí aparece umas dúvidas , como do corpo físico vai passar para os planos mais sutis. eu li o livro a segunda morte de ranieri q fala da passagem do corpo astral para o corpo mental.

é claro q até na meditação a gente alcançar esses corpos mais sutis. minha dúvida é essa :D

ja vi uns vídeos de imolação esse aí o cara nem mexeu, no q eu vi o menino saiu correndo :/

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...