Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

PSICOSSOMA E MENTALSOMA PODEM SER DESTRUÍDOS?


Recommended Posts

Bom dia Saulo e demais...

Estudando por aí estudos da conscienciologia, deparei-me com este video de Moisés Esagui, qual diz segundo sua visão e experiencia extra-corporea, afirma que a eternidade consciencial não existe e que há sim "destruição do espírito."

Link do video:

http://www.youtube.com/watch?v=vjhTgTlVBAQ

Comentem...

Paz e Luz a todos!

Vitor de Abreu

Link to comment
Share on other sites

Geeeeeeeennnnnnteeeeennnnnnnn! Que e isso?!

Moises Esagui e macaco velho na area da projeçao, tem um livro sobre isso, criou um centro de estudos nessa area (como parece que todo munda adora fazer), mas trabalha com muito mais coisas do que apenas com projeçao, tem 200 videos dele no youtube, ja foi citado pelo Saulo em alguns FAQs, ja foi motivo e outro topico recente sob o mesmo tema, tendo a questao da energia atomica como foco...e Toquinha, nos emails que trocamos ha alguns meses atras te enviei varios links de videos dele.

Essa "thurma" sempre vai ter divergencia entre si, mas o Moises e um cara serio na area, vale a pena conhecer o trabalho dele!

Link to comment
Share on other sites

Concordo com o Sandro, realmente Esagui é uma referência na área. Mas como a Toquinha disse, acho que ele foi infeliz em seu comentário. Acho que não há a "destruição" do espírito. O espírito é eterno.

Acho que há sim a "modificação" do espírito, conforme seu avanço. Por exemplo, seres crísticos, totalmente puros e desligados da matéria, como nosso cristo planetário, devido ao grau de evolução que alcançaram, não precisam mais reencarnar, não precisam mais passar pelas provas e expiações da matéria. Desta forma, ENTENDO que possuem um veículo de manifestação mais evoluído que o próprio mentalsoma, modificado a partir dele. Vejamos o que O Livro dos Espíritos diz, acerca dos espíritos puros, de primeira ordem:

"Primeira ordem – Espíritos puros

112 Características gerais – Não sofrem nenhuma influência da matéria. Superioridade intelectual e moral absoluta em relação aos Espíritos das outras ordens.

113 Primeira classe. Classe Única – Passaram por todos os graus da escala e se libertaram de todas as impurezas da matéria. Tendo atingido o mais elevado grau de perfeição de que é capaz a criatura, não têm mais que sofrer provas nem expiações. Não estando mais sujeitos à reencarnação em corpos perecíveis, a vida é para eles eterna e a desfrutam no seio de Deus.

Gozam de uma felicidade inalterável por não estarem sujeitos nem às necessidades, nem às variações e transformações da vida material. Mas essa felicidade não é de uma ociosidade monótona passada numa contemplação perpétua. São os mensageiros e ministros de Deus, cujas ordens executam para a manutenção da harmonia universal. Comandam todos os Espíritos que lhes são inferiores, ajudando-os a se aperfeiçoarem e lhes designam missões. Assistir os homens em suas aflições, incitá-los ao bem ou à expiação das faltas que os afastam da felicidade suprema é para eles uma agradabilíssima ocupação. São chamados, às vezes, de anjos, arcanjos ou serafins."

Tá, mas daí a gente pode pensar "eles têm vida eterna porque são perfeitos, e quanto aos imperfeitos que insistem na erraticidade?" Vejamos novamente O Livro:

"116 Há Espíritos que permanecerão perpetuamente nas classes inferiores?

– Não, todos se tornarão perfeitos. Eles progridem, mas demoradamente. Como já dissemos, um pai justo e misericordioso não pode banir eternamente seus filhos. Pretenderíeis que Deus, tão grande, tão bom, tão justo, fosse pior do que vós mesmos?"

Se, pela Sua misericórdia, ele nem bane eternamente um filho, quanto mais permitir sua destruição.

Podemos tomar como exemplo os magos negros e dragões, que estão há milênios na erraticidade e mesmo assim não têm seu psicossoma e mentalsoma destruídos, corpos estes necessários para a manifestação aqui na Terra. Nos casos mais graves, há o processo de ovoidização, como abordado por nossos amigos em outros tópicos, mas ainda assim, um ovoide pode ter seu mentalsoma e psicosoma restaurados. Acho que destruídos, não.

Abçs

Link to comment
Share on other sites

Pois é Sandro tive ocupada esses dias nem tive tempo de ver os links que você me mandou, desculpa. Mas essa foi a primeira vez que vi algo dele, e sinceramente não fiquei muito satisfeita NESSE ASSUNTO. Não estou desmerecendo o trabalho dele, de maneira nenhuma! Só estou expondo meu ponto de vista. Garanto que ele tem assuntos muito interessantes e um ponto de vista único e especial.

Link to comment
Share on other sites

Não e querendo ser ignorante mas ele está totalmente errado (de acordo com meu ponto de vista, leiam)

Ele diz que os espíritos são destrutíveis .

O corpo físico e destrutíveis sim mas porque ele fala isso do corpo espiritual ? não tem logica , quando nosso corpo físico e destruídos nos partimos dessa pra melhor (mundo espiritual)

era como se fosse níveis de consciência vejamos :

Corpo > Mente ( nossa consciência ) > corpo espiritual ... fim

Então depois que morremos vamos para mundo dos espíritos e depois que morremos no mundo dos espíritos ( De acordo com ele )

Vamos para onde ? a consciência deixa de existir como se fosse um sono profundo eterno ? Porque ? De acordo com o Wagner Borges somos imortais (concordo com ele ) ele diz que nós não nascemos nem morremos apenas existimos.

E os espíritos que estão presos no mundo físico ? durante décadas ?

Se o espirito morre ele afirma automaticamente que Deus também morre jesus também morre ... e agora ? ele vai dizer que a frase de jesus e mentira ? ele vai questionar Deus ?

Deus e espirito e vida .

Tirem suas próprias conclusões sobre esse cara , já tirei a minha .... ele e mentiroso do meu ponto de vista ....

E ai oque acham depois disso ? ....

Link to comment
Share on other sites

Entendi seu ponto de vista Mark, mas talvez ele pense como eu em certos pontos. Pra mim o corpo espiritual não passa de mais um corpo, que pode ser destruído. A consciência se manifesta através da energia e esse corpo espiritual é constituído de energia (que por sua vez PRA MIM pode ser destruída). Mas claro que não sou ninguém pra falar isso, é só o que eu acredito rs

Link to comment
Share on other sites

Sim mas ele diz que nossa consciencia tmb morre ..... Eu so acho o seguinte e que ninguem pode fala assim afirma com certeza absoluta que nosso espirito morre , nosso espirto pode ser purificado ou ultrapassar oou evoluir , igual nosso corpo fisico como nos podemos ir para 4 vertical, isso e tudo \:

Link to comment
Share on other sites

Se o perispírito for destruído um novo é formado. O perispírito é consequência da existência de um espírito (como já expliquei, o perispírito é uma aglomeração do fluído cósmico universal). E eu discordo que existamos desde sempre, isso é impossível. Se assim fosse, não surgem novos espíritos e se não surgem novos espíritos um dia, mais cedo ou mais tarde todos nós teremos nos depurado por completo e viveremos no eterno ócio (não teremos trabalho algum para fazer, perdemos a objetivo de ser).

Trago no entanto mais um armumento que leva essa teoria para o saco de uma vez. Vamos pensar no buraco negro, ele absorve até a luz, aí pensamos "se nosso corpo irradia luz em maior ou menor grau, nossa energia seria totalmente absorvida pelo buraco negro". Beleza, mas que luz é essa que irradiamos? Obviamente é uma luz muito mais sutil, caso contrário andariamos na rua e veriamos fenomenos luminosos inexplicaveis a todo o momento.

Para mim, o fluído cósmico ao redor do buraco negro é mais sutil. Alguém comentou no outro tópico que seria injusto um espírito ainda em estágios iniciais sutilizarem seu corpo astral ao se aproximarem de um buraco negro. OK, mas tudo é relativo, um espírito mais depurado que transite pela Terra talvez aparente ser mais denso do que este que está transitando no buraco negro, porém o mesmo espírito mais depurado que vá para o buraco negro ao mudar a composição do seu corpo espiritual ficará mais sutil do que aquele que já estava lá. É a relatividade aplicada a espiritualidade :lol:

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Sinceramente eu nao engulo muito esse lance de que o buraco negro teria algum efeito sobre nos. O buraco negro se caracteriza por uma forca gravitacional intensa, e forca gravitacional e definida como uma forca ENTRE DOIS CORPOS em razao direta de suas massas. Mesmo a massa de um buraco negro (na verdade a densidade, nao a massa) sendo enorme, o que lhe daria um efeito intenso, a massa de um corpo astral e.....????Proxima de zero, o que reduziria o efeito.

Porque podemso flutuar em astral? Porque a gravidade da terra nao consegue atuar sobre a "massa" do nosso corpo astral. Nas regioes do baixo astral a "gravidade" e mais intensa, e por isso prende os corpos astrais dos desencarnados que la vivem nessa zona. Mas vamos convir que os desencarnados que desceram tanto sao muito mais densos, nao sei se podemos dizer que a da gravidade de um buraco negro poderia de fato atuar sobre um corpo astral normal, que nao seria tao denso, porque nesse caso estamso falando de coisas que estao em dimnesoes diferentes, e nao deveriam EM TESE, atuar uma sobre as outras, independente da forca. Uma retroescavaderia nao esta em melhores condicoes do que uma brisa para empurrar um corpo astral para o lado.....

Mas se o buraco negro pode atuar sobre os corpos sutis, temos de admitir que nao existe nada "espiritual" nem " de outra dimensao", tudo seria material, as coisas vistas como espirituais ou astrais tambem seriam apenas corpos do mundo fisico, porem teriam massa fisica proxima de zero, muito rarefeita, mas ainda assim, massa FISICA.

Vendo as coisas dessa forma ai sim, poderiamos dizer que um buraco negro poderia nos afetar.

Mas ver as coisas dessa forma signifca abandonar totalmente certas concepcoes....ao mesmo tempo, se e um FATO que um buraco negro possa nos afetar mesmo quando em corpo sutil, nesse caso o abandono de certas crencas nao seria opcional, mas obrigatorio.

Acho que e muita paranoia ficar discutindo isso, pelo que li ate hoje ninguem sequer sabe exatamente o que e' um buraco negro, e apenas um modelo teorico que foi aceito na forma de equacoes e propriedades teoricas, e depois foi identificado a distancia, mas o que de fato ele e', e como atua apos a passagem, nao se sabe, porque tudo que entra, some, ninguem sabe o que acontece ao que entrou, sao apenas especulacoes nao comprovadas. As obras do Stepthen Hawking sao ricas nessas especulacoes, uma leiura muito gostosa para quem gosta de fisica, mas sao apenas isso. Equacoes, diagramas, modelos teoricos para oferecer ALGUMA resposta, na falta de respostas concretas.

Link to comment
Share on other sites

Eu tambem nao acho que a conciencai possa ser destruida, ainda que ela possa perder a identidade propria e ser reabsorvida na oniconsciencia, ma va saber ne?

O Moises nao e o unico que pensa assim, ele so teev a cara de pau de falar isso. mas ha mais gente que pensa assim, so nao fala, para nao assustar. Mas eu acho que eels estao se referindo apenas a individualidade, que e uma formacao artificial necessaria a certas etapas.

Quem gosta de ler, no livro "Cavaleiro da estrela Guia- a saga completa", acontece uma situacao com o "heroi" em que ate os mentores acham que ele foi destruido de forma irreversivel, mas com o tempo ele consegue se recuperar ( a obra termina sem que ele tenha se recuperado).

A recuperacao e contada no finalzinho do livro Guardiao da meia noite. Ambos os livros sao do Rubens Saraceni, e todas as obras do Saraceni estao na verdade contando as diferentes encarnacoes dele em diferentes momentos da hisotria, e algumas obras relatam apenas periodos de vida no astral, durante o qual el nao encarna, porem em cada obra ele usa um nome. Se voce ler varias vai juntando os pontos e vendo a historia desse sujeito no decorrer dos milenios.E' muito interessante!

Link to comment
Share on other sites

Entendi que ele está fazendo uma especulação! Relembra o episódio que ocorreu em Hiroshima e Nagasaki , quando Os Estados Unidos jogaram uma bomba atômica; e explana sua teoria de qual seria o resultado para aquelas pessoas sob a sua visão extra corpórea!

Sugere que nosso espírito é uma “organização energética”, que pode ser destruída pela bomba atômica! E que tanto nós quanto aquelas pessoas do episódio, deixaríamos de existir espiritualmente porque a bomba atômica “desagregaria” a constituição do espírito!

Eu particularmente acho que a ciência e religião sempre devem andar juntas! Por exemplo, acho que podemos ser uma “organização energética”, porém viemos de Deus, e assim nos esquecemos que possuímos a energia vital! E se houver qualquer destruição por aí ela destruirá até o quama (quase matéria), ficaremos desorganizados, porém, graças a energia vital um dia viremos a nos organizar novamente. Ou, acho que não afetará o nosso aprendizado de que existimos graças a essa energia vital!

Link to comment
Share on other sites

Se formos analisar segundo a conscienciologia, realmente o corpo espiritual morre de certa forma, pois ele é descartado assim que atingimos um nível evolutivo no qual não mais precisaremos de viver neste planeta. Porém, com relação a morte da consciência, eu acho muito cedo para sequer começarmos um estudo sobre isso, porque não temos nenhuma referência, nenhum ponto inicial para começarmos a pesquisar sobre o assunto, e eu acredito que nem mesmo os serenões (os seres mais evoluídos deste planeta segundo a conscienciologia) teriam uma posição sobre esse assunto, pois eles apenas vivenciaram a escala evolutiva com o corpo físico e ainda não começaram a vivenciar a escala evolutiva pela qual passamos apenas com o corpo mental.

Agora, com relação a destruição do psicossoma, eu acredito que é possível sim, pois de acordo com vários relatos e vários autores que tive a oportunidade de ler, o psicossoma é de certa forma físico, ele tem peso, mesmo que seja de um material imperceptível aos olhos humanos (na maior parte das vezes).

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...