Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

se não sou um "eu", o q sou?


Recommended Posts

se não sou um "eu" o q sou?

perguntei isso pro Monge Genshô, ele respondeu... Boa pergunta! http://opicodamontanha.blogspot.com.br/

aqui tem uma explicação para a pergunta.

>>>

O Dalai Lama nos fala, numa extensa e detalhada introdução ao livro Tibetano dos Mortos (em inglês, The Tibetan Book of the Dead: First Complete Translation (Penguin Classics) ), sobre o "eu" e a reencarnação. Ele começa esclarecendo um ponto muito importante e pouco divulgado do budismo: no ocidente têm-se a crença de uma alma indivisível, pura, separada da mente (que chamamos de "eu" ou "ego", enquanto a alma é referida como "Eu"). No budismo não há uma coisa assim, pois o que nós chamamos de "eu" é um agregado de valores, todos interrelacionados e em constante mudança, o que inclui especialmente os "5 agregados do apego":

O corpo (Rupa);

Os sentimentos (Vedana);

As percepções (Samjña);

Construções mentais; (Samskara);

A consciência (Vijñana).

Estes cinco agregados não são um "eu"; a crença em um eu (Satkayadrsti) emerge desses cinco agregados, que causam o apego e a crença de que estas partes são um "eu". A coisa é mais complexa, e o ciclo que envolve o apego e a crença num "eu" é demonstrado em 12 passos, que são os doze elos da originação interdependente . Tudo isso está agindo por meio da causa e efeito, numa cadeia complexa que poderia ser comparada a um relógio suíço.

Esse conceito, que os budistas chamam de Anatta (do sânscrito anâtman, ou não-alma) pode ser sintetizado na frase "não há coisa alguma com um eu". Está de acordo com a doutrina do desapego, levada ao extremo de desapegar daquilo que compõe um "eu" e nos mantém aprisionados na Matrix. Então a dúvida que surge na mente ocidental, acostumada a uma "alma", é "e como surgiu a PRIMEIRA idéia de alma que nós temos, e que nos levou a consciência, que deu origem às construções mentais, que deu origem à matéria, que deu origem às percepções e aos sentimentos?". Dalai Lama nos fala que se originou de um pequeno despertar de consciência, que está ligado a outro despertar de consciência, e outro, e outro, num continuum parecido com o dilema que os cientistas enfrentam com o Big Bang (o que veio antes do Big Bang? E antes? E antes?).

Fonte: http://www.saindodamatrix.com.br/archiv ... dismo.html

:drinks

Link to comment
Share on other sites

Um carro é algo composto de peças,sistemas,algo que depende de energia,e tambem precisa de alguem com o conhecimento necessario para o usar,para não causar problemas,não fundir o motor,e atropelar alguem. Além do carro também existe aquele responsavel por ter desenhado e criado todas as peças.

Enfim,quando existe algum problema relacionado com um carro,quem devemos responsabilizar ?

O criador do carro ? O carro ? o Motorista ? O mecanico ? As influencias que o carro teve ? o manual do carro ? A marca do carro ? O local em que ele foi construido ?

O que podemos dizer é que,aquilo que a maioria considera como "eu",está muito distante,do que realmente somos.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...