Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Ectoplasmia


Thomas_Blum

Recommended Posts

Obs. Não achei nenhum tópico exatamente sobre isso.

-----------------------------------------------------

Qual é da ectoplasmia? Já estudei o conceito, que é questão de energia densificada, normalmente nós, mundanos humanos temos essa energia e os amparadores não. Algumas pessoas são mais ectoplastas que outras.

Já li até que alguns famosos ectoplastas perdiam peso corporal depois da exteriorizarem.

O fato é que não consigo engolir a tal ideia de plasmagem de espiritos com ectoplasma. Alguns de vocês já devem ter visto aquelas fotos famosas de materialização de espiritos em seções mediúnicas. Inclusive uma seção famosa com o senhor Waldo Vieira e Chico Xavier.

Aquilo lá é bizarro. Existem videos atuais sobre isso? Alguém já filmou? Só vejo esse tipo de relato em livros antigos e "impactantes". Tudo muito sensacionalista.

Não duvido da energia densa, faz todo sentido. Mas quero saber mais sobre a Ectoplasmia mesmo :)

Link to comment
Share on other sites

Achei legal seu grupo de estudo...eu lembro de algum documentário que passava, no canal infinito, a muito tempo, onde eles falavam das pesquisas na época da união soviética, sobre o assunto, em um foco científico e espiritual...só que não lembro de muita coisa e nem sei qual era o nome da matéria..rsrs

Vou ler sobre e depois postar aqui...meio que como tenho que estudar várias coisas, vou tentar ser rápido para postar, estou sem muita organização ultimamente...rsrs

Aproveitando, já realizei trabalhos energéticos e quando fui tomar banho, logo quando me molhei, passando a mão nas costas, saiu uma parada gosmente...hauhauu no caso era transparente, acreditei ter sido Ectoplasma...mas como não sei muito sobre, deixei quieto...vou aproveitar e estudar sobre...hehe

Link to comment
Share on other sites

Acho que nao tem muiot a estudar. Alguns raros mediuns "freaks" conseguem fazer, o resto da populacao so contribui deixando queixo cair.

Fora os casos internacionalmente conhecidos, como de Jack Webber, Katie King, Peixotinho e Mirabelli, parece que esse tipo de fenomeno foi soterrado pelos ceticos farsantes, que passaram a fazer truques e forjr o fenomeno, entoa o pessoal auntentioc passou a nao fazer mais essas demonstracoes, porque sempre tem um imbecil cetico que quer agarrar a materializacao (como tentaram com katie King, e ela se desmanchou nos bracos do sujeito na frente de 3 testemunhas), e isso oferece risco de via ao medium, pelo choque de repercussao, que e muiot mais forte quando ocorre sobre o ectoplasma do que quando ocorre apenas no corpo astral

Livro brasileiro antigo, com fotos, de 1937:

http://autoresespiritasclassicos.com/au ... 20-%20Prodígios%20da%20Biopsychica%20(Carmine%20Mirabelli).pdf

(parece que o site nao aceita este link, que e muiot grande. Entao digitem Mirabelli no google, e vai aparecr um titulo em pdf comecando com Prodigios Byopsichica.E so clicar que ele abre, nao sei porque o GVA nao esta coloco link inteiro.

Livros novos:

Este trata de fenomenos ocorridos na decada de 70 e depois, na Africa do Sul inicialmente, quando o autor comparecia a um circulo familiar que fazia materializacoes regularmente

http://www.amazon.com/Life-After-Death- ... tm_title_1

Este outro tambem e' de 2008, mas as corroencias sao em geral tambem um poco antigas:

http://www.amazon.com/Life-After-Death- ... tm_title_1

Este outro e de 2007, e trata das atividades d um outro grupo, que desenvolveu um equipamento eletronico que facilita a manifestacao de fenomenos fisicos durante as sessoes, de modo que eles as obtem regularmente:

http://www.amazon.com/Pursuit-Physical- ... gy_b_img_z

O problema e que a gente vive no Brasil e quem nao le ingles fica orfao do que esta acontecendo no resto do mundo. Da a impressao de que tudo parou na decada de 30, mas nao parou.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

quanto ao pdf, eu consegui comprar um exemplar original na estante virtual, pois nao tenho saco de ler pdfs. E uma preciosidade!

Agora, o livro e cahto de ler, devido a ortografia tipo PHarmacia. Mas leiam apenas das pag 52ate 57 e veroa que os fenomenos estavam muito alem do que se imagina. E vale a pena ler as legendas que estao embaixo das fotos.

Link to comment
Share on other sites

Os livros do L. Palhando Jr.

> Mirabelli, um Médium extraordinário;

> Dossiê Peixotinho;

> Eusapia, a Feiticeira

Um livro bom (mas caro): Memórias de um presidente de trabalho - Rocha Lima (Lar de Frei Luiz) => Só na Estante Virtual.

Livro na atualidade (novembro 2009):

> Matthieu Tubino => Saúde e Ectoplasma

Link to comment
Share on other sites

Valeu amigos pelas dicas. Vou dar uma estudada nos casos. De fato essa limitação de não ler inglês incomoda. Preciso deixar de ver o inglês como uma lingua para ler textos apenas. Só que é necessário uma "leitura fluida e funcional" para digerir um livro em outra lingua.

Sinceramente, eu acho que a melhor forma de resolver isso é comprar um livro de um assunto que te interesse muito. Voce vai penar no início, mas por querer realemtne saber o que ele diz, vai destrinchando. Eu fiz assim, tinha só um ano de ingles no lombo (embora eu sempre tive facilidade, meu professor ahcava que eu ate já tinha feito curso antes, mas meu ingles era só o de colegio mesmo) e ja comprei um livro que ha anos me interessava e fui anotando as palavras que nao sabia, taduzindo, relendo....acho que uns 10 livros depois já nem usava mais o dicionário.

Link to comment
Share on other sites

Ainda não pude dar uma olhada no PDF que o Sandro linkou mas acabei encontrando algumas matérias (na verdade são mais fotos mesmo) e não posso deixar de dizer que não me convencem! Parece-me extremamente fake. Mas vai saber. Queria um estudo profundo e lógico sobre isso. Sem esse ceticismo irritante do povo que tem a dis-crença como religião e sem essa fervorosidade espirita de querer provar que é real.

Obs. Achei um dos livros que o Sandro postou do site Amazon, em pdf em inglês aqui para download:

http://www.2shared.com/complete/0vOdPuf ... f_the.html

:)

Link to comment
Share on other sites

Eu procurei aqui apressadamente, mas vou ter que sentar e ler com calma para achar um artigo em que o Ectoplasma foi colhido e analisado em laboratorio, se nao me engano na UFRJ. Lembro que o conteúdo era em grande parte albumina, que era luminescente, e que se desintegrava com a luz.

Mas ainda não achei o texto completo contendo mais descrições da composição.É só uma nota, mas tem mais coisas nela.

Eu li isso há uns 25 anos, mas nunca jogo fora esse tipo de material, porque todos os dias nascem novos céticos que dizem : "isso nunca foi analisado/provado", eheheheh.

Tadinhos, não sabem nada de nada e ainda perdem tempo usando o NUNCA. São uma tragédia mental!

Pena que aquelas pessoas enroladas em gaze hospitalar dizendo que é ectoplasma dão munição para eles.

Link to comment
Share on other sites

Legal essa questão da análise. Quando puder poste mesmo :)

E quanto a dica de treino de leitura em inglês. Farei isso mesmo, até comprei um do Waldão em inglês, mas é meio desanimador começar um estudo assim com os neologismos. Melhor pegar aí um romance ou sei lá :) Vou pensar em um belo livro para iniciar o treino. Algo meio Fernão Capelo Gaivota :D

Link to comment
Share on other sites

Legal essa questão da análise. Quando puder poste mesmo :)

E quanto a dica de treino de leitura em inglês. Farei isso mesmo, até comprei um do Waldão em inglês, mas é meio desanimador começar um estudo assim com os neologismos. Melhor pegar aí um romance ou sei lá :) Vou pensar em um belo livro para iniciar o treino. Algo meio Fernão Capelo Gaivota :D

Ehehehhehe, do Waldão já é brabo a´te em português, exceto o projeções da consciência. Olha, o inglês técnico é mais fácil porque o vocabulário se repete de uma obra para outra, já o inglês de romances vai te arrancar as tripas, porque para efeito literário você vai se deparar com todo o tipo de duplo sentido, que só quem tem muita experiência com a linguá vai poder aproveitar. Escolha um livro de UM assunto depois vá lendo mais do MESMO ASSUNTO. Isso reduz a dificuldade significativamente.

Sempre que mudar de assunto, vai apanhar um pouco de novo.

Há pouco tempo eu estava lendo o livro que deu origem a série DEXTER ( http://www.livrariacultura.com.br/scrip ... 5898596725 ), e encontrei uma passagem que dizia que um personagem era campeão de "levantamento de prancha". Nem vou descrever todos os malabarismos mentais que tive que fazer para entender isso, até que resolvi consultar o texto original, disponível na amazon para quem é comprador cadastrado. O cara era campeão de "supino", o termo em inglês é "Bench Press", e eu só entendi porque há anos uso livros em inglês como referência para meus treinos em musculação.

Avisei a editora desse erro, e eles repassaram a tradutora. Suponh que corrigirão nas próximas edições, mas veja: até uma tradutora profissional entrou pelo cano nessa, por desconhecer a área a qual essa palavra se referia.

Então foque-se em ASSUNTOS, e diversifique os assuntos de tempo em tempo, que vai te dar mais flexibilidade vocaular do que ficar apenas lendo literatura ficcional.

Link to comment
Share on other sites

Minha sugestão para começar sua leitura en inglês com um tema que eu tenho certeza interessaria a todos aqui:

Um esquizofrênico está de fato com problemas mentais....ou é um problema espiritual ? E os remédios? Resolvem? Terapia?

A autora Elyn Saks conta a história da sua vida convivendo com a esquizofrenia desde criança, e tendo que passar por diversas crises e internações, permitindo com que conheçamo como funciona a mente de uma pessoa que passa por isso, bem como o que ela sente ou pensa durante essas crises. É um livro absolutamente fantástico, e embroa a autora nãoi considere as possiveis implicações espirituais do seu caso, já que ela descreve como ela pensava e agia, podemos nós mesmos, cada um com seu conhecimento, fazer uma análise do que poderia estar gerando tudo aquilo.

(um alerta: a gente se sente meio doido lendo as doideiras dela, chega a dar "uma dor no coração de Serena" ao ler algumas passagens. Portanto, os mais impressionáveis: cuidado...)

Aqui um link em português sobre ela:

http://entendendoaesquizofrenia.com.br/website/?p=3735

E aqui o livro na Amazon:

http://www.amazon.com/The-Center-Cannot ... 140130138X

(ele existia em pdf no 4shared, mas agora não tem mais)

Link to comment
Share on other sites

Sandro. Dica extremamente assertiva! Vou procurar por esse livro sim. Mutcho bom! Apesar que o tema me interessa tanto que arrisco acabar pegando em português para ler logo. haha

Mas a ideia de focar num livro de estudos faz muito sentido mesmo, obrigado! Clareou-me. Vou procurar algo nos sebos de Curitiba em inglês e arriscar algum livro legal de estudos nas áreas que me interessam. :)

Abraço

Link to comment
Share on other sites

  • 6 years later...
Em 05/11/2012 at 10:16, sandrofabres disse:

Eu procurei aqui apressadamente, mas vou ter que sentar e ler com calma para achar um artigo em que o Ectoplasma foi colhido e analisado em laboratorio, se nao me engano na UFRJ. Lembro que o conteúdo era em grande parte albumina, que era luminescente, e que se desintegrava com a luz.

Mas ainda não achei o texto completo contendo mais descrições da composição.É só uma nota, mas tem mais coisas nela.

Eu li isso há uns 25 anos, mas nunca jogo fora esse tipo de material, porque todos os dias nascem novos céticos que dizem : "isso nunca foi analisado/provado", eheheheh.

Tadinhos, não sabem nada de nada e ainda perdem tempo usando o NUNCA. São uma tragédia mental!

Pena que aquelas pessoas enroladas em gaze hospitalar dizendo que é ectoplasma dão munição para eles.

E ae Sandro? Sei que já fazem 7 anos, mas achou essa pesquisa?

Link to comment
Share on other sites

Pior que não. Não era onde eu pensava que fosse (numa das 6 únicas edições da revista Parapsicologia hoje, de 1986). Não tendo achado onde eu acreditava estar, não faço ideia de  onde saiu isso. Mas pesquisando AGORA no google achei uma referência sobre isso tendo como fonte um livro do Hernani Guimarães Andrade, que era um parapsicólogo brasileiro que era bem conhecido nessas publicaçoes que eu lia naquela época, anos 80. Suponho que devo ter lido algo dele sobre isso: 

Screenshot_633.jpg

 

http://www.espiritnet.com.br/Colunistas/luminol.doc

 

Link to comment
Share on other sites

Em 14/01/2019 at 17:48, sandrofabres disse:

Pior que não. Não era onde eu pensava que fosse (numa das 6 únicas edições da revista Parapsicologia hoje, de 1986). Não tendo achado onde eu acreditava estar, não faço ideia de  onde saiu isso. Mas pesquisando AGORA no google achei uma referência sobre isso tendo como fonte um livro do Hernani Guimarães Andrade, que era um parapsicólogo brasileiro que era bem conhecido nessas publicaçoes que eu lia naquela época, anos 80. Suponho que devo ter lido algo dele sobre isso: 

Screenshot_633.jpg

 

http://www.espiritnet.com.br/Colunistas/luminol.doc

 

O link não abre aqui, dá um erro. Mas agora já tenho um direcionamento por onde começar a estudar isso. Valeu!

Link to comment
Share on other sites

Em 14/01/2019 at 19:14, Carlosmeneses6 disse:

Assisti o documentário Ectoplasma (O Filme) - Versão Completa - ViaConsno  no youtube, fala de experiências com coleta de ectoplasma e resultados, é bem interessante porque cita dezenas de mediuns ectoplastas para quem quer pesquisar individualmente depois. @sandrofabres @renatoF

 

Assisti, Carlos! Bem interessante!

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 2 years later...

Pessoal, navegando pelo fórum me deparei com este tópico já um pouco antiguinho hehe... 

Mas acho que pode ser interessante deixar aqui um pouco das minhas experiências, pode ser que mais alguém também tenha experiências e se identifique.

De uns anos para cá tenho tido manifestações a noite, demorei um pouco para entender, até cheguei a mandar um PV para o Sandro encabulado com o que seria, inicialmente eram apenas algumas formações de objetos, que achei até ser onirismo, confusão da cabeça por estar sonolento e etc... Mais pra frente começou a intensificar, as materializações dos objetos começaram a ficar mais claras, nítidas e materiais, comecei também a ter manifestações de tiptologia (barulhos em geral), e movimentação de objetos físicos! Tudo isso me levou a procurar mais a fundo e estudar sobre isso, após começar a estudar seriamente em um centro espírita isso se intensificou mais ainda, a ponto de ter materializações perfeitas de alguns animais, objetos, e algumas formas humanas (sem muita clareza nas formas humanas).

Ocorre comigo sempre a noite, costumo acordar durante a madrugada já observando o fenômeno, que dura de alguns segundos até minutos, as vezes tem materialização com barulho, as vezes apenas movimentação de objetos físicos (exemplo quadros levitando, cadeira girando, celular ou objetos sendo arrastado por cama a fora, cortina sendo puxada brutalmente, até mesmo mexendo comigo fisicamente, sendo empurrado, balançado, uma certa vez simplesmente minha cabeça e tronco começou a levitar por via do travesseiro, parecendo que tinha uma mão me empurrando de baixo pra cima...) Enfim, tenho diversas experiências, muitas mesmo... Sou bastante cético (São Tomé) e sempre duvido de tudo o que acontece, na maioria das vezes quando duvido tenho uma resposta imediata inteligente.

Já ocorreu fora do horário da madrugada também, falando sobre o assunto estourou uma boleira de vidro espessa na cozinha, logo após fui tentar dormir e minha cama ficou literalmente balançando por 3 a 5 minutos, até eu começar a rezar... 

Hoje reduziu bastante, muito raramente acontece algo, provavelmente por ter me afastado e focado na faculdade, e quando acontece é fraco, materialização incompleta, barulhos curtos, etc... O que consegui comprovar por essas experiência são:
-Não sou eu quem as provoca, não tenho poder algum;
-Tem um princípio inteligente por trás, não é aleatório;
-Não consegui achar um padrão, as vezes acontecia em dias seguidos, as vezes em dias alternados;
-Independe do meu estado emocional, houve épocas que eu estava muito abalado, aflito, angustiado, e nada ocorria;
-Tentei achar um padrão, pedindo aos mentores para que tivesse ou não a experiência naquela noite, mas não tive resultado, provando que não depende de mim e não tenho controle algum sobre isso. 
-Na maioria das vezes me sentia muito bem, como se tivessem espíritos bons me acompanhando, por vezes sentia que era um treinamento. Já em outras raras vezes me sentia muito mal, como se uma presença negativa estivesse próximo, e tinha experiências pesadas, mais brutas.


Tem muito mais coisas, mas por momento acredito que isso possa ser o mais importante, espero que tenha contribuído de alguma forma.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

Atualização sobre este meu último comentário, pode ser que ajude alguém... sei lá.

 

Ao que tudo indica, se trata apenas de alucinações hipnopômpicas, nada de espiritual e nem mistico. Percebi que a mente é mais poderosa que eu pensava, e tudo o que presencio a noite é só ilusão da cabeça mesmo... As vezes é tão forte que parece muito real. É isto, enganado pelo próprio cérebro durante anos.

 

Para quem se identificou com o meu último comentário ou tem algo parecido, pesquise sobre isso, pode ser que ajude. Fica aqui meu pedido de desculpas, pois eu não sabia o que era.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...