Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

RELIGIOES COMPARADAS


sandrofabres

Recommended Posts

Pessoal, para quem se interessa por entender um pouco das diversas religiões, há dois livros que eu acho interessantes e que podem ajudar.

O primeiro é As Religiões do Mundo, de Houston Smith.

HS.jpg

Para comprar na Livraria cultura:

http://www.livrariacultura.com.br/scrip ... 8059188867

Para comprar usado na estantevirtual:

http://www.estantevirtual.com.br/q/reli ... ston-smith

O livro trata apenas das Grandes Religiões, e concede um capítulo para cada um delas, o que eu acho interessante, porque nos permite buscar as que nos interessam mais. É um livro bem gostoso de ler, de linguagem simples, sem ser simplista, como aquelas coisas que se compra em bancas de revista e que explicam tudo errado. O autor é professor de história das religiões, tendo dado aulas em várias universidade e ajudado a criar uma série para a televisão sobre o tema. Talvez por isso mesmo a linguagem do livro ficou muito acessível ao público não-acadêmico.

Seguem abaixo o texto da contracapa, com opiniões de outros, e depois um prefácio do autor, explicando como elaborou o livro. Por fim o sumário, para que vocês possam ter uma idéia de como o livro se desenvolve.

..............................

Huston Smith, nesta obra-prima, citada com extraordinária freqüência e sempre nos termos mais elogíosos, como referência ou fonte de inspiração e reflexão, pela maioria dos grandes estudiosos da expansão da consciência, analisa os elementos e ensinamentos essenciais das principais religiões do mundo, incluindo:

Hinduísmo • Budismo . Confucionismo • Taoísmo . Islamismo

. Judaísmo. Cristianismo. e as tradições tribais da Austrália, da África, da Oceania e das Américas

Dando ênfase às dimensões internas dessas religiões, Huston Smith dedica especial atenção ao zen-budismo e ao budismo tibetano, ao sufismo e aos ensinamentos deJesus. O autor transmite, de maneira convincente, o encanto único e a contribuição de cada uma dessas tradições e revela por que elas tocam nosso coração e nossa imaginação.

"Este é um livro sobre as religiões do mundo no que elas têm de melhor. Um livro que leva a religião a sério, encarando-a, não como um hábito apático, mas como uma febre alta que contagia.

"É um livro sobre a religião viva, religião cujo impacto se estende por milênios, abençoando o intricado curso da História durante séculos, levando até os impios, como George Bernard Shaw, a concluir que a religião é a única força real deste mundo"

"É um livro que se esforça realmente para se comunicar, que tenta não só penetrar no mundo dos hindus, dos budistas e dos muçulmanos, dos judeus, dos cristãos, dos taoistas e das religiões tribais, mas também construir pontes entre esses mundos e o mundo do leitor. “

"Este é um livro que pretende abraçar o mundo, pois chegamos a um ponto da História em que a pessoa que se considera só oriental ou ocidental será apenas meio humana. Sua outra metade, que bate sincronicamente com o pulso de toda a humanidade, ainda está por nascer. "

...............................................

Prefácio do autor

A reedição deste livro me dá uma sensação de festa de 40° aniversário e cria em mim um estado de humor peculiar. Se eu estivesse numa reunião pentecostal - muitas das quais assisti quando garoto no Missouri e em Arkansas -, ficaria de pé e daria o meu testemunho. Estamos familiarizados com o formato típico desses testemunhos. Ele tem três partes. Parte Um: "Ninguém caiu tão fundo na sarjeta quanto eu." Parte Dois: "Mas olhe para mim agora", dito com sorrisos gloriosos e uma postura altiva que transpira confiança e auto-estima. Depois vem a frase final: "Não foi obra minha! Veio do Alto." Guardo para mim mesmo o "veio do Alto", mas agradeço pela oportunidade de documentar o "não foi obra minha".

Se a estação St. Louis da rede que mais tarde se tornaria o Public Broadcasting System não tivesse me pedido, no seu segundo ano de atividades, para montar uma série de televisão sobre as religiões do mundo, não sei se eu chegaria a escrever um livro sobre o assunto. Eu lecionava religião, mas tinha outras prioridades na hora de escrever. A resposta dos telespectadores àquela série mudou minhas prioridades. Click! Não foi obra minha.

Mesmo se eu finalmente escrevesse um livro sobre religiões, não teria sido este livro. Teria sido um livro no modelo padrão, com o público-alvo e a vida útil do típico livro religioso. Pode-se dizer que o primeiro "rascunho" do meu livro foi apresentado a uma platéia de telespectadores, e o diretor da série nunca me deixou esquecer essa platéia. "Não estamos numa sala de aula onde você tem uma platéia cativa", vivia me dizendo. "Se você perder a atenção deles por trinta segundos, eles mudam de canal e você não os terá de volta. Por isso, explique se precisar - você é o professor e precisa explicar. Mas ilustre suas explicações imediatamente, com um exemplo, uma anedota, um fragmento de poesia, algo que ligará a explicação às coisas que pertencem ao universo da platéia."

Esse conselho - na época, eu o via mais como uma ordem - fez toda a diferença. Há muitos livros sobre as religiões do mundo; cada um a seu modo, eles são melhores do que o meu. Mas eles não tiveram a platéia que o meu livro teve, porque no nasceram e cresceram a partir de uma série de televisão. (...)

.............................................

Sumário

Prefácio.

Introdução.

Agradecimentos.

..................

I.Ponto de partida.

Notas

.......................

II-. Hinduísmo

O que as pessoas querem

O que as pessoas realmente querem

O além interior

Quatro caminhos para a meta

O caminho para Deus por meio do conhecimento

O caminho para Deus por meio do amor

O caminho para Deus por meio do trabalho

O caminho para Deus por meio dos exercícios psicofísicos

Os estágios da vida

A posição na vida

"Tu, diante de quem todas as palavras recuam"

A maturidade no Universo

O mundo - bem-vindos e adeus

Muitos caminhos para o mesmo topo

Apêndice: O sikhismo

Sugestões de leitura

Notas

..................................................

III. Budismo

O homem que despertou

O sábio silencioso

O santo rebelde

As quatro nobres verdades

O caminho óctuplo

Conceitos budistas básicos

Grande jangada, pequena jangada

O segredo da flor

O raio diamantino

A imagem da travessia

A confluência de budismo e hinduísmo na Índia

Sugestões de leitura

Notas

..............................................

IV Confucionismo

O primeiro mestre

O problema enfrentado por Confúcio

Respostas rivais

A resposta de Confúcio

O conteúdo da tradição deliberada

O projeto confucionista

É tica ou religião?

Impacto na China

Sugestões de leitura

Notas

......................................................

V Taoísmo

O velho mestre

Os três significados do Tao

Três abordagens ao poder e os taoísmos que se seguiram

Poder eficiente: O taoísmo filosófico

Poder aumentado: Higiene e ioga taoístas

Poder delegatório: O taoísmo religioso

A mistura dos poderes

Quietude criativa

Outros valores taoístas

Conclusão

Sugestões de leitura

Notas

......................................................

VI. Islamismo

O pano de fundo

O Selo dos Profetas

A fuga que levou à vitória

O milagre permanente

Conceitos teológicos básicos

Os cinco pilares

Ensinamentos sociais

O sufismo

Para onde vai o Islã?

Sugestões de leitura

Notas

.....................................................

VII. Judaísmo

Significado em Deus

Significado na criação

Significado na existência humana

Significado na História

Significado na moralidade

Significado na justiça

Significado no sofrimento

Significado no messianismo

A santificação da vida

A revelação

O povo eleito

Israel

Sugestões de leitura

Notas

.............................................................

VI. Cristianismo

O Jesus histórico

O Cristo da fé

O fim e o começo

As boas novas

O corpo místico de Cristo

A mente da Igreja

O catolicismo romano

A Igreja Ortodoxa

O protestantismo

Sugestões de leitura

Notas

.........................................................

IX. As religiões tribais

A experiência australiana

Oralidade, lugar e tempo

O mundo tribal

A mente simbólica

Conclusão

Sugestões de leitura

Notas

.........................................

X. Considerações finais

A relação entre as religiões

As tradições de sabedoria

A escuta

Notas

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

O segundo livro é o que ele queria ter escrito(para o tipo de publico que ele tem, como professor de universidade)...mas não escreveu, eheheheh.

É o livro de Mircea Eliade, TRATADO DE HISTORIA DAS RELIGIÕES

TRATADO_DE_HISTORIA_DAS_RELIGIOES_1246756964P.jpg

Livraria Cultura:

http://www.livrariacultura.com.br/scrip ... 8059188867

Estante Virtual:

http://www.estantevirtual.com.br/q/trat ... oes-mircea

O autor é muito conhecido no mundo acadêmico, mas exatamente por isso, de uma escrita muito mais complexa, por ser voltado para um publico mais seleto. A proposta do livro é outra identificar os elementos comuns que estão presentes na estrutura das diferentes religiões e agrupa-los em torno desses núcleos centrais. Portanto, não se trata de um livro para entender esta ou aquela religião, mas para entender como uma determinada idéia ou símbolo aparece em diferentes religiões.

Confesso que esse livro eu não tive saco de ler, comecei mas abandonei, não era o que eu estava procurando quando o comprei, há alguns anos atrás, mas pode ser interessante para alguns, até porque é um clássico da área.

Segue o sumário, infelizmente muito resumido, há muitos subitens que não aparecem listados e que dariam uma idéia melhor do que trata o livro:

Sumário

Prefácio de Georges Dumézil

Prefácio do autor

I. Aproximações: estrutura e morfologia do sagrado

II. O Céu: deuses uranianos, ritos e símbolos celestes

III. O Sol e os cultos solares

IV. A Lua e a mística lunar

V. As águas e o simbolismo aquático

VI. As pedras sagradas: epifanias, sinais e formas

VII. A Terra, a mulher e a fecundidade

VIII. A vegetação: símbolos e ritos de renovação

IX. A agricultura e os cultos de fertilidade

X. O espaço sagrado: templo, palácio, "centro do mundo"

XI. O tempo sagrado e o mito do eterno recomeço

XII. Morfologia e função dos mitos

XIII. A estrutura dos símbolos

Conclusões

Bibliografia

Notas

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
Excelente Sandro!

Esse é o tipo de material que eu pretendo incluir para minhas futuras leituras, por enquanto estou montando meu pequeno e modesto acervo de psicologia e parapsicologia, correndo atrás do prejuízo e tempo perdido.

Se voce lê inglês, uma ótima pedida na área de parapsicologia é este livro. Ele conta a historia da pesquisa paranormal, e como os céticos ignoram praticamente tudo, passando a idéia de que essas coisas nunca forma provadas em laboratorio. Mas ele tambem cita caso em que foram descobertas fraudes, ou que os céticos ajudaram a estabelecer protocolos mais seguros para os testes. É muito bom o livro :

randis-prize.jpg

http://www.amazon.com/RANDIS-PRIZE-scep ... andi+prize

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...