Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

A GERAÇÃO SUPERFICIAL


sandrofabres

Recommended Posts

A GERAÇÃO SUPERFICIAL: O QUE INTERNET ESTÁ FAZENDO COM AS NOSSAS MENTES.

22997025.jpg

Livraria cultura ( não deixem de ler a “opinião do leitor”, no canto inferior direito):

http://www.livrariacultura.com.br/scrip ... 9823305118

Estante virtual:

http://www.estantevirtual.com.br/q/geracao-superficial

Pessoal, este livro é muito interessante, principalmente para a geração que cresceu achando que a internet é o Santo Graal do conhecimento e que livros são uma forma antiquada de aprender.

O autor usa conhecimentos da área das neurociências citando experimentos feitos com grupos de internautas x não-internautas, mostrando como o uso da internet prejudica a capacidade de concentração, a capacidade de leitura crítica, a memória, assim como aumenta os níveis de ansiedade geral.

Além disso, ele conta a história da evolução dos meios de transmissão de conhecimento, desde a antiguidade, mostrando como cada mudança produziu alterações na forma como pensamos sobre os assuntos, o que, obviamente, afeta como vemos o mundo, e a nós mesmos. O principal argumento é que o cérebro é muito plástico, ou seja, está constantemente se remodelando para se adequar o uso que fazemos dele. Por exemplo:

Num experimento se usou um grupo de 24 pessoas, divididas em dois grupos, que fariam buscas no Google. Um grupo era de internautas experientes e o outro, de inexperientes. Ambos os grupos tiveram seus cérebros escaneados durante o teste. O grupo de internautas experientes mostrava forte ativação de uma área específica do cérebro, ligada a tomada de decisões, enquanto que os inexperientes não mostravam essa ativação. Seu cérebro mostrava o mesmo perfil de quando ambos os grupos estavam lendo texto impresso.

Então, o grupo de usuários inexperientes foi instruído a passar os próximos 5 dias pesquisando na internet 1h por dia. Então no sexto dia o teste foi repetido. Desta vez os dois grupos mostraram o mesmo nível de ativação da região cerebral ligada a tomada de decisões.

Ou seja: no total, bastaram apenas 5h de exposição a internet, para que o cérebro alterasse sua configuração física (construísse as sinapses necessárias para ativar a área cerebral ligada `aquela atividade)

Só que “tomar decisões” prejudica a atenção. E se você passa mais tempo fazendo uma atividade e menos fazendo outra, seu cérebro começa a desativar s sinapses da atividade que você executa pouco, para poder reaproveitá-las nas atividades que você faz mais.

Quando os movimentos dos olhos dos usuários form monitorados, descobriu-se que eles não lêem, eles apenas ficam saltando aleatoriamente no texto, procurando algo que chame atenção (algum link?). Logo....nunca vão realmente entender o que lêem, e fazendo isso diriamente estão treinando suas mentes para uma leitura desatenta e ineficaz.

Logo: você tende a ir desativando sua capacidade de leitura atenta e análise crítica se lê cada vez menos e passa cada vez mais tempo na internet. Mas....sua parte decisória fica mais estimulada....

Aí EU PENSO ( essa conjectura é minha, não é do autor do livro): as propagandas são basedas num uso de linguagem chamada “linguagem fática”, caracterizada por usar os verbos no imperativo:

COMPRE... APROVEITE.... LIGUE....VENHA...FAÇA

Em outras palavras; a linguagem comunicativa da propaganda se resume a te dar ordens todo o tempo (quer sej propaganda de produtos, propaganda politica, ou mesmo propaganda governamental educativa, tipo “use camisinha”). Se sua área cerebral ligada a tomada de decisões estiver hiperestimulada, o que você acha que vai acontecer na sua mente quando você escuta essas ordens?

Link to comment
Share on other sites

Concordo... adicionando que penso de que para trabalhar com a internet se deve ter desenvolvido uma capacidade de "descernimento" face ao que aparece à frente. Não se pode acreditar em tudo, mas tb não desprezar.

Ps. por experiência própria apenas salto info. de texto num computador com a mesma frequência do que num livro, mas depende do interesse no que procuro.

Link to comment
Share on other sites

Quem não usa sabiamente a internet ou é descuidado sofre mesmo.

É como se fosse uma experiencia de estimulo e resposta, igual aos cachorros de Pavlov; não tem nada a acrescentar, pelo contrario transforma a mente da criatura em um escravo internautico.

Falo isso porque já perdi muito tempo fazendo nada construtivo na net, principalmente vendo sites e blog de humor; Os donos dos blogs passam toda aquela comedia internetica como se fosse o ápse da evolução da sabedoria humana, é só olhar como os blogueiros se auto vangloriam em cima de outras pessoas que eles julgam como os palhaços que merecem serem humilhados e ridicularizados!

Ainda bem que o nosso fórum não tem propagandas, aqueles barnes que saltam na tela do nada e que deixam o forum lento enche o saco!!!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...