Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Satanas existe ou é uma invensão dos judeus?


Joe

Recommended Posts

Li que satanas é uma palavra que os judeus deturparam da cultura hindu. Como naquela época os deuses de outras nações e tribos eram considerados demonios por outros povos, os judeus demonizaram o deuses hindu satanas (brama, shiva, visnu), pois essa civilização era muito mais evoluída do que os judeus. Assim com medo eles transformaram os deuses hindu em satan ou opositor.

Alguém sabe se procede a informação acima?

Demônios e seres maléficos sempre existiram, por isso diferenciar do satan acima.

Link to comment
Share on other sites

Como cristandade tem a mesma base do judaismo é só ver o demônio medieval pã o deus grego e romano, que virou demônio.

Interessante que judeus menos antigos não acreditam em santan como um ser caído ou opositor, em jó diz que aquela disputa entre Deus e satan é uma especie de simbologia interior do homem.

Link to comment
Share on other sites

"A palavra שָטָן (significando adversário, acusador) assim como o árabe الشيطان (shaitan), derivam da raiz semítica šṭn, significando ser hostil, acusar..[1] O Tanakh utiliza a palavra שָטָן para se referir a adversários ou opositores no sentido geral assim como opositores espirituais.[...]"

Esse é o sentido original, o primeiro a ser usado, se os judeus deturparam é so ver o significado hoje em dia.

Eles usam para definir a personificação de um ser mal que é antagônico de Deus.

De certa forma, não deixa de formar um "inimigo" de Deus, mas eles usam como um ser apenas, o que tira do sentido original...

No mais, essa parada de hindu e tal, eu to por fora, se alguém souber, compartilha ae õ/

Link to comment
Share on other sites

Na verdade a idéia seria a de que só existisse uma energia, a do paz e amor pra que a gente só precisa-se fazer o sinal de coelhinho com os dedos! Porém nós fazemos também um sinal de positivo e as vezes negativo com os dedos das mãos!

:lol:

É naturalmente aceito que existe e sempre houve uma energia positiva que nos impulsiona para frente! E é incontestável que existe e sempre existiu uma energia negativa, que segundo os ensinamentos, impulsiona tudo para o lado contrário!

Os representantes religiosos foram, segundo os tempos, criados pelos povos através das crenças! Apenas os nomes foram sendo mudados de acordo com a entonação do idioma!

Link to comment
Share on other sites

Primeiro que a palavra satanas não vem do hinduismo, mas do islamismo. Shaitan, na lingua islamica significa opositor ou inimigo. Dai os catolicos nomearam os inimigos de deus de satanas ou opositores.

Agora pra saber se existe a figura do manda-chuva do capetas é meio dificil.

E quem inventou isso não foram os judeus, foram os cristãos catolicos.

Mas a igreja catolica não demonizou apenas os deuses hindus, ela fez isso com todos os outros deuses de todas as outras culturas.

Link to comment
Share on other sites

Jonathas...muita gente que se interessa por teorias de conspiração acaba entrando no viés anti-semita, virando algum tipo de neonazista, e depois ou vai parar num hospital psiquiatrico, ou numa igreaj evnagélica, ou metralhando alguem num cinema ou escolas. Até o Bobby Fisher, com um QI de 181, famoso campeão americano de xadrez, meio que foi por essa linha...

Então fique muito atento para as conexões entre as idéias que você possa estar descobrindo...

Link to comment
Share on other sites

Jonathas...muita gente que se interessa por teorias de conspiração acaba entrando no viés anti-semita, virando algum tipo de neonazista, e depois ou vai parar num hospital psiquiatrico, ou numa igreaj evnagélica, ou metralhando alguem num cinema ou escolas. Até o Bobby Fisher, com um QI de 181, famoso campeão americano de xadrez, meio que foi por essa linha...

Então fique muito atento para as conexões entre as idéias que você possa estar descobrindo...

Não precisa se preocupar minha loucura não esta no mau aos outros, e sim em ser diferente dos demais, por causa do que acredito...

Link to comment
Share on other sites

Cheguei em outras conclusões mais interessante. satan e lúcifer são entidades diferentes.

já satanas que uma palavra latina muito mais posterior do que o ha-satan, diabo medieval é mais a questão do pã chifrudo e pés de bode.

Já o baphomet dos templários sei la o que e não me interessa.

tópico besta que abri se preocupar com o mau, eu quero ver a luz e não as trevas, acho que vou apagar esse post.

Link to comment
Share on other sites

  • 6 years later...
8 horas atrás, Joe disse:

Nossa como eu era b**** nessa época

:V

Muito interessante revisitar nosso entendimento existencial em determinado momento, não acha? Nosso aprendizado não acaba nunca... o recado é: não se iludam em achar ter descoberto " a verdade definitiva das coisas".  Há sempre mais.

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Vou responder rápido sua pergunta 

Satanás existe sim ele foi o espírito que conseguiu obsessa(não sei como se escreve isso) JESUS CRISTO, mas Jesus Cristo não deu ouvidos ele foi enfrente e ajudou o povo do mundo e foi recompensado com a crucificação. Ele foi o espírito obsessõr que conseguiu afetar Jesus ! Esse é satanás (nome do Espírito que obsessõr que afetou Jesus Cristo)

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

9 horas atrás, Astral disse:

Vou responder rápido sua pergunta 

Satanás existe sim ele foi o espírito que conseguiu obsessa(não sei como se escreve isso) JESUS CRISTO, mas Jesus Cristo não deu ouvidos ele foi enfrente e ajudou o povo do mundo e foi recompensado com a crucificação. Ele foi o espírito obsessõr que conseguiu afetar Jesus ! Esse é satanás (nome do Espírito que obsessõr que afetou Jesus Cristo)

Eu vejo mais como um instrutor intimo, que nos faz passar por testes, que pode nos levar ao profanismo ou para a santificação. Como uma antítese da luz, a sombra, porém a sombra faz parte da luz, como diz no hermetismo, tudo tem seu polo, positivo e negativo, tudo tem fluxo e refluxo; tudo tem suas marés; tudo sobe e desce. É preciso que aja sofrimento para que aja mudanças, é preciso ser testado.

  • Like 1
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
Em 29/05/2019 at 20:28, Sembrol disse:

Eu vejo mais como um instrutor intimo, que nos faz passar por testes, que pode nos levar ao profanismo ou para a santificação. Como uma antítese da luz, a sombra, porém a sombra faz parte da luz, como diz no hermetismo, tudo tem seu polo, positivo e negativo, tudo tem fluxo e refluxo; tudo tem suas marés; tudo sobe e desce. É preciso que aja sofrimento para que aja mudanças, é preciso ser testado.

exatamente isso

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

A realidade é que esse fórum foi essencial no rumo que minha vida tomou... Tantas informações que obtive, erros e acertos... Modificou todo meu destino. Pelo menos melhorei um pouco nesses anos :D

Voltando ao satã a Torah tem diversos níveis e campos de significado. Jacó quando lutou contra o anjo/satã/ego teve seu nome modificados para Israel. A soma das gematrias de Jacó com satã é exatamente o valor da gematria de Israel. Israel nessa linha interpretativa é o estado de consciência iluminada. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 3 years later...

Sei que o tópico é antigo mas gostaria de deixar uma referência que considero importante.

O judaísmo não crê no diabo como a personificação do mal.

Não tem essa de anjo caído.

Tanto que o Velho Testamento (Tanach) não fala claramente sobre sua existência.

No VT o diabo só aparece no livro de Jó e em Zacarias.

Vou deixar um link de um blog judaico.

http://culturahebraica.blogspot.com/2018/08/como-o-diabo-satan-ficou-vermelho-e.html?m=1

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...