Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

POR ONDE COMEÇAR???


Recommended Posts

Eu nunca entendí essa tecnica de olhar pra vela voce conhece?? Nao entendo para que usar a vela por que que a técnica pede a vela...?

 

https://iipc.org/as-ciencias-2/projeciologia/tecnicas-projetivas/tecnica-de-projecao-da-concentracao-mental/#:~:text=Escureça completamente o ambiente%2C deixando,e prejudicarão a sua saída.

 

Link to comment
Share on other sites

Parece até telepatia, eheh.

Ontem eu estava saindo do trabalho no final da tarde e estava lembrando das suas perguntas, e percebi que você não entende um ponto chave, porque muitas explicações não são explicitas, confundindo o iniciante. E penando nisso lembrei dessa tecncia da vela, em geral muito mal explicada. E planejei: A proxima pergunta que o Marcelo fizer, que tenha esse problema, eu vou citar  o exemplo da técnica da vela, para que ele perceba o problema de muitas explicações por aí. 
E aí você pergunta justo sobre ela, eheheh.


-------------------


Neste topico eu já tenho repetido muitas vezes:

para se projetar você precisa induzir um estado de sonolência.


Você está sempre repetindo essa pergunta, mas a resposta não vai mudar.

 Sem sonolência não há projeção, nenhuma técnica vai funcionar sem sonolência. Fim da questão. 


Só que....


Os coleguinhas que como eu se propõem a explicar aos novatos muitas vezes  não ajudam, porque quando a gente já tem alguma experiência a gente às vezes esquece de explicitar certos detalhes básicos. É como alguém que te ensina a cozinhar mas não ensina a ligar o fogo. E aí o cara vi na internet, acha uma receita e diz

" mas nesta receita aqui precisa ligar o fogo?".

Sim, precisa! Ele não falou mas ele supõe  que você já sabe que precisa!

 

 

Portanto, não importa qual tecnica você ache por aí, todas elas:

- exigem sonolência, mesmo que o autor não fale sobre isso

- todas elas são uma variante de algum TIPO ja descrito aqui neste tópico.

 

Não há 10mil técnicas diferentes, há apenas dois  tipos:

1- atenção ao exterior ( alvo mental, pode ser um local imaginário mas pode ser um objeto exterior qualquer,.como a vela. Mas a chamada vela, como fica  se movendo  é mais interessante de olhar do que um x  na parede a sua frente. Mas poderia ser o x, o fato de ser uma vela não muda nada)

2- atenção ao interior ( movimentar o corpo astral, movimentar as energias) 

 

Ou seja:

- ou você coloca sua atencão lá fora do corpo, para que sua consciência seja ATRAÍDA para lá, arrastando o corpo astral junto

- ou você coloca sua atenção no corpo, para notar energias, chacrkas, expansão do corpo etérico, etc, e assim saber quando AFASTAR-SE do corpo. 

 

ATENÇÃO FORA: VOCÊ É ATRAIDO PARA FORA

ATENÇÃO DENTRO: VOCÊ DECIDE SAIR DO CORPO

 

É como você  estar sentado na cadeira e eu te oferecer um chocolate, dizendo " venha pegar".

Você focou no ato de levantar da cadeira? Não, você apenas focou sua atenção no chocolate e POR CONSEQUENCIA levantou da cadeira para pegá-lo, sem mesmo pensar no ATO DE LEVANTAR DA CADEIRA.

Mas e se eu não tiver um chocolate e apenas disser " levante-se da cadeira bem devagar, o mais devagar que conseguir, prestando atenção em como seus músculos corporais atuam para equilibrar seu corpo durante o processo, e como o peso do seu corpo se distribui na planta dos pés, oscilando entre o calcanhar e as laterais e frente do pé"

Nesse caso seu processo de levantar da cadeira será mais complexo, mais problemático, assim como acontece com as pessoas que ficam presas na catalepsia, ou presas.por uma parte do corpo. Um processo que é automatico e natural se torna todo atrapalhado porque a consciência está muito focada nos detalhes  do corpo. E sua consciência está onde estiver sua atenção. O simples ato de levantar da cadeira pode se tornar algo complicado se você focar muita atenção em todos os detalhes das sensações.

 

 


Bem, dito isto, como essa técnica que você achou ( e que tem lá no Projeciologia do Waldo) se encaixa nisso que estou falando? 

TODAS AS TÉCNICAS se resumem a um desses dois tipos citados, porém TODAS EXIGEM SONOLENCIA, mesmo que o autor da técnica não tenha falado sobre isso. 


E como você gera sonolência?

- Fica queito, imóvel e espera  ela chegar, para então começar a técncia, -

-ou então induz a sonolência usando um técnica QUALQUER de relaxamento, e aprofunda isso com uma técnica QUALQUER de transe.

NÃO EXPLICAREM  ISSO GERA CONFUSÃO NO INICIANTE E MUITA FRUSTRACÃO PORQUE  SEM SONOLENCIA NÃO HÁ PROJECAO!

 


Eu mesmo tive essa mesma sua dúvida quando durante um curso do IIPC que fiz, fui sorteado para praticar justamente  essa técnica da vela. 
Eu olhava ali na descrição e não dizia para fechar os olhos nem nada. 

Fiquei uma semana praticando isso diariamente de olhos abertos e só o que obtive foi uma tremenda dor de cabeça.
Depois, no proximo encontro, cada pessoa sorteada falava o que conseguia com a técnica que lhe foi passada. 

Falei que não consegui nada, que ficava com os olhos meio ardidos de ficar o tempo todo ali olhando para a vela, e que achava improvável que alguém conseguisse se projetar ali  olhos abertos olhando par a vela. E o instrutor me disse:

 " Mas nao é para ficar de olhos abertos  chega uma hora que você fecha"

 

eheheheh, pois é, mas não.diz nada ali.


Isso foi em 2010, quando fiz o curso e não tinha prática com a projecao, mas  com a experiência já entendo como isso funciona, apesar a explicação fornecida não ajudar o iniciante.  

Vejamos por partes
-----------------------------

Citar

Essa técnica se baseia na concentração fixa em um objeto simples, que leva a consciência (a pessoa) a se desligar de tudo à sua volta até que o seu psicossoma, seu outro corpo de manifestação, se desencaixe do corpo físico.

 

Ou seja, técnica do tipo 1: concentração exterior induzindo ao desencaixe e PORTANTO, AO SONO.

Citar

Técnica Projetiva – Concentração Mental.


O objeto sugerido é uma vela acesa, pela sua simplicidade e capacidade de fixar a nossa atenção.

 

Ou seja, o ponto chave da técnica é a indução ao transe, por isso se usa a concentração num ponto fixo  como ferramenta principal. É o que falo aqui neste topico desde o inicio:

- relaxamento
- transe
- tecnica de separacao
----------------------------.

Citar

As etapas da técnica são:

Isole-se em um ambiente fechado onde não será perturbado durante a prática.

Coloque uma vela acesa em um prato grande, sobre uma mesa, longe de cortinas ou outro objetos (a fim de evitar acidentes), em um dos cantos do ambiente.

Feche as janelas para evitar o vento.

Sente-se em uma poltrona ou cadeira confortável no outro extremo do ambiente, há aproximadamente 3 metros da vela.


Escureça completamente o ambiente, deixando apenas a luz da vela


- cadeira confortável+ ambiente escurecido= relaxamento, sonolência

 

Citar

Fixe a sua atenção na chama da vela, afastando outros pensamentos até que chegue ao ponto em que, para si mesmo, só existam você e a vela.


Indução ao transe

Citar

Durante a técnica, evite devaneios, pois os mesmos distrairão sua atenção e prejudicarão a sua saída.


Os devaneios podem te fazer apagar, e você quer sonolência, não sono total, oor isso faz sentado e não deitado.

-Se fizer deitado, tem que ter algum nível de DESCONFORTO para tornar mais lento o apagamento.

-Se fizer sentado precisa esta confortável, ou não desenvolverá o grau e sonolência necessário para se projetar.
 

Citar

Ao perceber um estado de leveza, de descoincidência, busque dirigir-se até a vela com o seu outro corpo, o psicossoma, deixando seu corpo físico na poltrona.



Se aconteceu  um estado de leveza/ desconcidência é porque SEU CORPO DORMIU ALI SENTADO! 

Mas se você  está lutando para não se perder em devaneios e para continuar focado na chama da vela, você NÃO SABERÁ DISSO, vai achar que se proejetou acordado. É uma FALHA DE PERCEPÇÃO do que aconteceu

Por isso quem  ensina técnica  não fala em ADORMECIMENTO, porque a gente NUNCA NOTA O ADORMECIMENTO se estiver com a atenção focada no alvo.

Seus olhos fecham, você RONCA, mas acredita que está de olhos abertos e acordado. Só quando tem alguém do teu lado te observando é que ele testemunhará que "você dormiu". Mas você vai teimar e dizer que não dormiu. 


Então se faz essa técncia sozinho você vai descrevê-la como está nesse texto, sem mencionar o sono, porque você NÃO PERCEBEU QUE ELE OCORREU. É isso que gera confusão na cabeça do iniciante que ficar por aí colecionanso técnicas. Se você não se focar em  entender os FUNDAMENTOS, tal como explicados aqui, ficam esses pontos falhos nas descrições de algumas técnicas e você não entende como elas funcionarão.

Portanto,.fica aí novamente MAIS UMA DEMONSTRACAO que todas as técnicas se resumem a

- relxamento
- transe
' tecnica de separação

 

-Todas precisam atingir algum grau de sonolência para funcionar

- Todas precisam fazer seu corpo dormir, ainda que isso não esteja claro na descrição, e ainda  que o dorminhoco jure que não pregou o olho nenhuma vez.

Se o cara se projetou, O CORPO DORMIU. O que não dormiu foi a consciência. 

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Leia os fundamentos 1 e 2 deste topico. O transe te deixa com a mente acordada, vai achar que está insone, não ajuda. Foque nos fundamentos 1 e 2 se quer dormir melhor.

E claro: não use computadores nem celular por pelo menos 1h antes de deitar. Levante cedo antes das 8, e nao durma  durante o dia. Em geral quem tem difculdade para dormir à noite é porque anda dormindo em horários em que deveria estar acordado. 

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 28/07/2022 at 11:14, sandrofabres disse:

Eu mesmo tive essa mesma sua dúvida quando durante um curso do IIPC que fiz, fui sorteado para praticar justamente  essa técnica da vela. 

Eu acho que essa técnica da vela é baseada numa técnica yogi chamada Trataka mas isso é uma adaptação pois o objetivo de Trataka geralmente não é a projeção astral. Essa é uma técnica muito usada para estimular o chakra frontal com objetivo de despertar este chakra e, consequentemente, a clarividência. Neste caso, não se deve dormir e sim desenvolver uma maior capacidade de concentração. Tanto é que essa técnica é descrita no livro do Roger Medeiros sobre clarividência.

Eu não utilizaria essa técnica para projeção astral porque tenho impressão que ela não deve ser tão boa pra isso mas aí já é pura opinião pessoal. Existem tantas outras técnicas que me parecem muito mais práticas e não envolvem utilização de objetos externos. 

Link to comment
Share on other sites

9 horas atrás, Iogui disse:

acho que essa técnica da vela é baseada numa técnica yogi chamada Trataka mas isso é uma adaptação pois o objetivo de Trataka geralmente não é a projeção astral. Essa é uma técnica muito usada para estimular o chakra frontal com objetivo de desperta

Pois é. Mas devem ter percebido que se a pessoa cochila da para aproveitar. Uma vez eu e minha ex- esposa estávamos vendo um filme e ela cochilava. Eu acrodava rla, e ela dizia quw nao estava dormindo. Ok. Dai a pouco eu olhava para o ldo e ela estava de olhos fechados. Eu cutucava eka e ela teimava que não estava dormindo não, que eatava vendo o filme. 

- De olhos fechados?

- Eu não estava de olhos fechados!!!

Ok. Esperei acontecer de novo e tirei uma foto, para provar  ehhehe. 

Com um filme  imagina com uma vela! 

A pesso esta ali mentalmente consciente  ainda contemplando o alvo, mas o corpo cochila. Acaba se tornando uma tecnica aplicavel para a projeção. Mas devem ter descoberto isso no IIPC ao tentarem usar para a clarividência.

Link to comment
Share on other sites

9 horas atrás, Marcello girotto disse:

Sandro que é isso cara vamos ser amigos... Deixa eu ser amigo de vocês aí do GVA esse site é muito féra..... Não me bloqueia + não amigo ....

Este site não é rede social, é para esclarecimentos.

Se você se recusa a ler os esclarecimentos que já foram dados e por isso fica fazendo perguntas sobre coisas já explicadas neste mesmo topico é porque você não quer o que este site tem a oferecer, então não faz sentido vc se manifestar. 

Não sei se você é retardado ou está com piadas, mas já está por um fio. Eu perco tempo da minha vida para responder a quem tem duvidas reais e quer aprender, não tenho tempo para quem só quer atenção, para isso você paga  um psicólogo ou psiquiatra.

------

E para  quem estiver lendo isto e não sabe da historia, esse usuário sempre se comporta como um robô que só faz perguntas aleatorias repetitivas, como se não lesse nem as repostas que são dadas de novo e de novo. Já estragou meia dúzia de topicos aqui com essas perguntas soltas, só  que eu deleto tudo depois, cada vez que decido silenciá-lo

Já passei mais de um ano respondendo privadamente ele no messenger, coisa que nunca fiz com ninguém no gva, porque achei  que poderia sanar as duvidas excessivamente básicas dele sem estragar os conteúdos do gva.

Até que notei que ele andava em circulos, perguntando semore de novo as mesmas coisas que eu já tinha respondido no messenger. ( precisa dormir oara se projetar? se eu engolir saliva eu estrago tudo? nao posso me mexer apos acordar? Vi isso aqui ma internet, será que funciona? etc...por anos as mesmas perguntas, como um disco arranhado)

Ou seja, não é que ele não tenha capacidade mental de entender as minhas respostas longas aqui do gva, o que poderia de fato ser alguma dificudade para alguém com alguma dificuldade cognitiva, mas  ele nem ao menos da atenção à respostas mais curtas e diretas, dadas no messenger. 

Ele não quer tirar duvidas, não quer conhecimento, quer atenção. Daí a paciência já esgotada, isso já se arrasta por 4 anos.

Mas quando noto que alguma pergunta tem utilidade para os demais eu acabo aproveitando a pergunta para dar uma explicação mais completa, útil PAR QUEM SE INTERESSA EM APRENDER, mas que sei que ele não vai nem ler. 

Link to comment
Share on other sites

13 minutos atrás, Marcello girotto disse:

Mas sandro eu fiquei diferente mudei da agua para o vinho mudei 100% daquela minha mente de i***** que eu tinha...

Da para notar:

18 minutos atrás, Marcello girotto disse:

É mesmo possivel ficar de olho aberto no começo da fronteira do sono? Uma pessoa no site de sonhos lucidos falou isso

 

Link to comment
Share on other sites

13 minutos atrás, Marcello girotto disse:

Sandro acho que seu problema comigo é pessoal...

Marcelo, lembra o que te falei sobre o fato de você fazer, para o Sandro, perguntas muito obvias de coisas que ele já indicou leituras anteriores que conteriam as respostas para a sua pergunta?

Então... não é pessoal. Você faz mesmo isso com frequência.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...