• advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
Infinite

Como "Iniciar" Alguém

Recommended Posts

Bem pessoal, estou transferindo para cá os tópicos que criei e acho importantes do outro fórum temporário que estávamos usando. Eu vou colocar as respostas dos usuários de forma separada para dar mais dinâmica para quem for ler. Espero que os moderadores não se importem. 

_____________________________

Boa noite a todos. Eu sei que nenhum indivíduo, sistema, ordem secreta etc., tem a verdade completa e absoluta. Mas para nós que podemos ver um pouco além do véu de Isis, qual seria a melhor maneira de ensinar ou orientar essas coisas a alguém leigo e "cru" ? Não sei se há algum tópico aqui com essa proposta mas eu pensei em uma discussão aonde poderíamos discutir:

I - O modo de apresentar os fatos depende das convicções da outra pessoa ? Ex: Ateu materialista ou religioso fundamentalista ? (Sem querer julgar essas pessoas)

II - Qual a melhor abordagem ? Existe um "tipo" de conhecimento mais facilmente absorvido do que outro ? O ponto de vista filosofo-religioso ou as novas ciências do espírito ? Ex: Hermetismo ou Conscienciologia ? 

III - Quais os livros essenciais para se entender o básico ? Esses livros são de fácil entendimento para todos os possível perfis do item I ? 

Pergunto isso porque frequentemente alguém me pede ajuda e eu queria a melhor forma de ajudar sem puxar sardinha pra nenhum lado. Sei que existem muitos caminhos e que a pessoa deve escolher aquilo que mais lhe agrada. Paz, amor e luz.

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
sandrofabressandrofabres Postagens: 714
Você tinha criado um tópico sobre isso no GVA que bugou né?
Lembro que escrevi bastante, mas evaporou tudo. 
Agora tem que reescrever tudo. Não lembro o que escrevi lá, então, vamos de novo:

Acho que nenhum tipo de comunicação será eficaz se você não levar em conta o contexto cultural do receptor. Por isso médicos, quando falam na TV, não podem usar os nomes técnicos da profissão deles, ou ninguém vai entender nada. Isso vale para tudo na comunicação. 

Só tem uma coisa: se a pessoa tem pouca educação formal, tem só o primeiro grau, por exemplo, e praticamente não lê nada (tem gente que não tem nem primeiro grau e lê pra caramba, aí não é problema) fica difícil, porque ela terá dificuldade em ler livros que explicam as coisas direito. Vai acabar lendo coisas de internet, e mesmo assim só os textos curtinhos, pela dificuldade que tem em manter a mente focada. Sem falar que tem muito mais lixo e invencionices do que material sério. Infelizmente tem isso, abaixo de um certo nível de educação a pessoa só pode acessar uma quantidade muito limitada de material teórico, embora na parte prática ela não tenha limitação alguma e as vezes tenha até uma certa vantagem, por não ficar se atrasando por causa de detalhes teóricos fúteis.
Mas prática sem fundamento "teórico", sem conhecer o que outros investigadores descobriram e registraram em livros ( e que o pessoal erradamente chama de "teoria") não te permite compreender o contexto nem os resultados dessa prática, não adianta muito.
..................................



Bom, as Escolas de Mistérios da antiguidade ensinavam era os “Mistérios da Vida e da Morte”, o que significa ensinar sobre a reencarnação e sobre vida após a morte, por isso você vê livros como o Livro Tibetano dos Mortos, ou o Livro Egípcio dos Mortos. Portanto, me parece que todo ensino nessa área tem que começar por aí.

O homem no seu estado normal, ignorante, não é diferente de um animal, dedica-se a comer, dormi, fazer sexo, e só leva em conta o que percebe com seus sentidos físicos. Só por aí você já vê que o ceticismo materialista é um estado miserável, porque a filosofia e a religião eram formas de conhecimento que levavam o homem a se ampliar em direção ao abstrato da existência, a sair um pouco desse estado de primata ignorante. Mas o materialismo fez a humanidade regredir ao estado animal mais cru.
Então a primeira educação tem que ser abrir a compreensão e percepção do sujeito para as coisas que vão além do físico.

Então temos que começar por algum ensino sobre a pré-existência do espírito e sobrevivência após morte, e sobre o carma, que é o efeito da vida prévia nesta, e o efeito dos atos desta vida nas próximas. Felizmente o tema da reencarnação, que trata de tudo isso, hoje em dia é relativamente popular e já conta com algumas pesquisas científicas e divulgação bem conhecida do que antes os céticos classificariam como “evidência anedótica”.

Para isso há filmes e livros. Filmes tem o Manika Manika, que conta o caso real de uma menina chamada Shanti Dhevi:
http://www.vademecumespirita.com.br/goto/store/texto/78/lembranca-de-vidas-passadas-
Indiquei o link do filme aqui:
http://viagemastral.com/forum/discussion/63/manika-manika#latest
Outro caso que foi bem divulgado foi o que foi narrado no livro Minha vida em outra vida, que depois virou filme com o mesmo título:
http://viagemastral.com/forum/discussion/62/minha-vida-em-outra-vida?new=1
E tem mais coisa na internet, como este caso:
0.jpg
Nisso tudo entra a questão das consequências da vida passada:
0.jpg

Livros sobre isso, tem estes, todos bem acessíveis para a população em geral, exceto os do Ian Stevenson, que embora trata apenas de relatos, tem um estilo bem enfadonho:

- Almas antigas, de Tom Shroder (versão facilitada, para leigos completos, do trabalho do Ian Sevenson sobre reencarnação, 
- O passeio da alma, de Paul Roland (casos de quase morte e de reencarnaçao)
- Vida após a Vida, de Raymond Moody jr (casos de experiências de quase morte)
- 20 Casos sugestivos de reencarnação, do Ian Stevenson.
- Crianças de lembram de vidas passadas, também do Ian Stevenson

Sugiro esses livros para não cair em obras espíritas, porque obras espíritas são escritas naquele tom emocional da religião, mais preocupadas em convencer do que em mostrar fatos, o que em geral afastar as pessoas que mais precisam dessas informações: gente cética ou gente frustrada com religiões tradicionais. Mas se o sujeito não tem um passado nessa área, é apenas ignorante total no tema, sem ter sido religioso nem ter sido cético, as obras espíritas podem ser uma boa indicação.
.
.
.
.
.
Entendida essa questão da reencarnação, surge a próxima questão natural, que é dos corpos sutis e energias, porque disso depende a saúde desta vida e da próxima, já que atitudes físicas (vícios) ou psicológicas ( pensamentos e emoções negativos) podem gerar danos nesses corpos, complicando muito a situações após a morte, assim como a condição de saúde atual (defeitos físicos congênitos, câncer, doenças mentais), são fruto de danos à esses corpos na vida passada.

Então um livro muito bom para explicar sobre corpos e energias é o Mãos de Luz, da Bárbara Ann Brennan. O seguinte também é bem informativo, são livros ilustrados que mostram auras, trocas energéticas, sessões de cura com energias, além de terem informações sobre os chackras e exercício práticos para estimulá-los.
Mas é um livro bem denso, já que é o livro-texto que os alunos dela usam para uma faculdade de terapeutas de crua energética que ela mantém. Aquelas pessoas que, mesmo em pleno século XXI, não costumam ler livros dificilmente conseguirão lê-lo.
Infelizmente não conheço livros mais básicos sobre esse tema, talvez porque o tema em si é mais técnico mesmo. 

Um livro que então unifica um pouco esses assuntos é o livro do Leadbeater Compêndio de Teosofia, bem fininho até, mas que fala do processo todo da encarnação, os estágio após a morte, e como a questão da psique e dos corpos afeta sua situação após o desencarne. Acho um livro muito bom para dar um certo sentido prático-espiritual a tudo isso.
.
.
.
.
.
.
Sabendo então de reencarnação de corpos sutis, de chackras, o sujeito tem o “basicão” da teoria, mas ele ainda é o mesmo sujeito e estará preso a uma nova crença, nada mudou na verdade.

Então tem que partir para algo prático, para que ele passe a ter alguma experiência nesses assuntos sutis, e veja que não são só papo furado.

Eu acredito que quatro aspectos são importantes de o sujeito conhecer, para romper as ilusões materialistas que cegam muita gente:

- projeção astral
- tarô
- práticas energéticas
- meditação


A finalidade de o sujeito aprender sobre projeção é ele ter experiência em primeira mão de que ele pode existir e funcionar sem depender do corpo físico, o que lhe dará uma compreensão mais visceral sobre as questões que ele terá aprendido sobre reencarnação, experiências de quase morte, vida após a morte, e sobre a questão do corpo astral. 


Se ele terá experiências sonhadoras ou educativas aí é com ele, não temos como controlar isso, porque há vários outros fatores atuando na qualidade da experiência, inclusive antigos colegas obsessores que não querem que o sujeito desperte, e podem atacá-lo,para desencorajá-lo, ou podem plasmar todo tipo de ilusões, para envolvê-lo. Isso é tanto mais provável quando a pessoa veio de uma formação religiosa rígida, ou ceticismo rígido, porque ambos estados indicam que houve um domínio sério sobre a consciência dessa pessoa, as vezes usando equipamento astrais (capacetes, implantes) para mantê-la sob controle e impedi-la de questionar, de perceber a espiritualidade. E isso não vai sumir num estalar de dedos só porque a pessoa um dia decidiu que sua religião não o satisfaz mais, ou porque percebeu que o materialismo é extremamente limitado. 
Obviamente acho que não preciso indicar fontes sobre projeção né?
.......................

O tarô eu acho importante porque a pessoa poderá experimentar em primeira mão que uma famosa dedução materialista é uma farsa: “que o futuro não pode conhecido pelo simples fato de que ele ainda não aconteceu”.

Essa é uma conclusão que parece lógica porque está fundamentada numa percepção que parece óbvia, porém é uma compreensão totalmente falha, porque é elaborada em cima da percepção materialista de uma única dimensão. 

A explicação é que o futuro já existe hoje, porque ele existe em dimensões sutis antes de passar a existir no físico. Ele apenas vai demorar um pouco para chegar ao plano físico, exatamente da mesma maneira como a cidade para onde você está viajando já existe, mas você precisa percorrer a estrada para chegar nela. 

Usar um oráculo qualquer te permite constatar na prática que isso não é um conceito teórico, é algo que pode ser testado repetidamente, e os resultados acabam por mostrar que a questão da multidimensionalidade é o que rege o universo e as causas dos fenômenos do nosso plano físico. E constatar isso na prática leva o sujeito a refletir sobre conceitos de destino, karma, livre-arbítrio,porque ele verá que algumas coisas podem ser mudadas, mas outras será impossível mudar, mesmo quando ele sabe para onde a coisa vai, após ter usado o tarô. Isso o alertará para o cuidado que precisa ter sobre suas escolhas.

O melhor material que já conheci sobre tarô é do Nei Naiff. Tem o material completo, que é um conjunto de 3 livros, a TRILOGIA SOBRE O TARÔ, mas tem o CURSO COMPLETO, que é um resumo dos 3 livros, e já vem com baralho. Aqui você vê todos:
http://www.neinaiff.com/livros/
..............
.
.
.
.
.

A finalidade de aprender práticas energéticas é para começar a gerar mudanças na psique do sujeito de baixo para cima, que é mais fácil de fazer do que de cima para baixo. 

O que acontece é que de cima para baixo muitas vezes não funciona porque se seu sistema estiver muito mal energeticamente, sua compreensão sobre tudo também estará ofuscada, você pode não entender nada (que seja sobre espiritualidade) direito. Compreender questões espirituais exige um certo contato com seu lado interior, e isso é afetado diretamente pelo lixo energético dos seu corpos sutis. 

Pense em termos de densidade: uma rolha boiará na água, assim como uma bola de ferro boiará num copo contendo mercúrio, porque mercúrio é mais denso que o ferro, assim como a água é mais densa que a cortiça. 

Usando essa analogia, você habita o fundo do corpo, a parte mais densa, e precisa que o sutil, a rolha ( informações e compreensão que vem do seu Eu superior chegue até você) . Portanto, você precisa reduzir sua "densidade".

Nós temos 7 corpos, nossa parte verdadeiramente espiritual se manifesta apenas nos 3 corpos superiores, enquanto que nossa parte inferior fica se manifestando apenas nos corpos inferiores (físico, etérico, astral e mental). Então se esses corpos inferiores estiverem muito cheios de lixo (toxinas no corpo físico, coágulos energéticos no corpo etérico, coágulos astrais devido ao cultivo de emoções grosseiras, coágulos mentais, preconceitos e idéias fixas resultante de pensamentos inadequados) fica complicado você captar uma compreensão interna mais profunda, que necessariamente vem da sua parte superior, que se manifesta nos 3 corpos superiores. 

Portanto, adotar práticas como yoga, tai chi, chi kung, reiki, vai ajudar o sujeito a limpar seu corpo etérico, e logo ele sentirá necessidade de limpar também o físico, porque esses dois corpos andam juntos. Vai começar a se interessar por comida natural, vegetarianismo, jejuns etc. Isso vai dar início a um processo de limpeza interior integrada, que terá côo conseqüência refinar sua compreensão geral sobre si mesmo, sobre espiritualidade, sobre as relações humanas e planetárias, porque ele começará a ter insights, a obter conclusões internas sobre questões que antes para ele eram enigmas. 

Por que isso? Porque tendo menos lixo entupindo seus corpos sutis, a sabedoria interior da sua parte superior pode fluir melhor em direção aos corpos grosseiros (a rolha pode descer até o fundo do copo porque a água agora está menos densa) 
..............
.
.
.
.
E isso pode levar o sujeito a querer mais dessa compreensão, e ele pode buscar isso de uma forma sistematizada, que é a meditação. Ela teria, entre outros objetivos, frear a mente grosseira para que as respostas internas possam ser intuídas. 

Isso é uma simplificação, para facilitar, porque a meditação tem objetivos próprios, que vão desde o mais prático e direto (relaxar as tensões, harmonizar o campo energético aumentando a capacidade de auto-cura, obter respostas diretas sobre assuntos ou símbolos desconhecidos, reprogramar a mente sobre questões problemáticas, cura de órgãos doentes, estimular chackras, etc) até o mais vago e transcendental, como buscar uma experiência transformadora de Samadhi. 

Obviamente todas essas práticas citadas e educação teórica inicial se comunicam e se relacionam umas com as outras cada área influenciando nas demais, e não precisam ser feitas nessa ordem. 

Eu apenas procurei explicar de uma forma que me parece sequencial e lógica para que possamos entender o percurso que uma pessoa pode fazer saindo da ignorância teórica e prática da espiritualidade até chegar num ponto em que ela já desenvolveu sensibilidade para começar a buscar seus próprios caminhos e suas próprias respostas, isso tudo sem se envolvê-la com novas dogmatizações recomnedando entrar nesta ou naquela escola, religião ou grupo. 

Mas isso é só um início, porque obviamente para seguir crescendo ela pode ter que se unir a grupos de trabalho, escolas esotéricas, grupos espíritas, etc. onde ela terá uma rotina mais intensa de práticas, poderá aprender com os colegas, e terá a oportunidade de fazer algo pelo próximo (seja no físico, seja no astral, porque esses grupos trabalham em equipe no astral, me muitas tarefas), o que vai ajudar a acelerar seu desenvolvimento, embora sempre exista também o risco de ser usado, no físico ou no astral, por grupos antiéticos. 
Por isso mesmo acho que a pessoa tem que primeiro desenvolver alguma autonomia, aprender a ouvir a si mesmo antes de se enfiar nos grupos, para poder perceber quando algo errado estiver acontecendo nesses grupos, e cair fora enquanto é tempo.
  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites
lukynhaslukynhas Postagens: 79
 novembro 28 editado novembro 28
Excelente "Tutorial de Iniciação" Sandro. Apenas para dar prosseguimento:

Não sei se foi no outro tópico que criei mas você disse que esses são os livros básicos:
Compendio de Teosofia - C. W. Leadbeater
O Plano Astral - C. W. Leadbeater 
Os Mestres e a Senda - C. W. Leadbeater 
Auxiliares Invisíveis - C. W. Leadbeater 
Através dos Portais da Morte - Dion Fortune 
Fisiologia da Alma - Ramatis 
Teoria dos Chakras - Hiroshi Motoyama
Mãos de Luz - Barbara Ann Brennan

Algumas dúvidas sobre o que você falou:
O seguinte também é bem informativo, são livros ilustrados que mostram auras, trocas energéticas, sessões de cura com energias, além de terem informações sobre os chackras e exercício práticos para estimulá-los.
Aqui você se refere ao livro "Luz Emergente" ? Você o recomenda para alguém que já tem a base teórica proposta no título anterior ?
O melhor material que já conheci sobre tarô é do Nei Naiff. Tem o material completo, que é um conjunto de 3 livros, a TRILOGIA SOBRE O TARÔ, mas tem o CURSO COMPLETO, que é um resumo dos 3 livros, e já vem com baralho. Aqui você vê todos:
http://www.neinaiff.com/livros/
O Curso Completo já suficiente ou essa trilogia traria mais "profundidade" ao estudo ? Supondo que você tenha lido todos os livros. 

....................................

Sobre os assuntos que essas indicações não cobrem, como por exemplo a ufologia. Convém deixar em aberto para a própria pessoa busque ? 

....................................

E tem um livro que embora eu não tenha lido o ainda, acredito auxiliar bastante pessoas com visões mais materialistas, "O Fim do materialismo". Aliás, você já o leu ?

Share this post


Link to post
Share on other sites
sandrofabressandrofabres Postagens: 714
Compendio de Teosofia - C. W. Leadbeater
O Plano Astral - C. W. Leadbeater
Os Mestres e a Senda - C. W. Leadbeater
Auxiliares Invisíveis - C. W. Leadbeater
Através dos Portais da Morte - Dion Fortune
Fisiologia da Alma - Ramatis
Teoria dos Chakras - Hiroshi Motoyama
Mãos de Luz - Barbara Ann Brennan
Verdade. O livro sobre Plano astral para o cara saber o que vai encontrar. O dos Mestres e a Senda para saber que há um grupo de inteligências superior à nós que trabalham constantemtne no planeta, e que ´possível trabalahr com eles, e aí se soma o Auxiliares invisíveis, que permite também entender o papel dos "anjos" na literatura religiosa do passado.
Através dos portais da morte porque é bem básico sobre o processo de morte. O Fisiologia da alma porque aborda a questão das energias, chacrkas, corpos sutis, toxinas e vegetarianismo. O teoria dos chackras porque é o livro mais completo sobre o tema, e o maso de luz por ser bem abrangente sobre corpos, energias e chacrkas.

Só o seu post lá deve ter sido diferente, porque nesta postagem eu tinha mente mente um sujeito mais leigo, para quem O plano astral, o auxiliares invisíveis e o fisiologia da alma poderiam parecer místicos demais, e o Teoria dos chackras técnico demais. Mas esqueci do liro da Dion, que é bem básico mesmo, adatável a qualquer público. 

Sobre o luz emergente também só depois do Mãos de luz sim, antes não dá, mas é uma continuação interessante e traz umas ilustraçoes mostrando interação áurica entre duas pessoas, coisa que no Maos de luz não tem. 

Sobre o tarô, na verdade o curso completo é MENOS profundo, é um só livro, bem direto e resumido. Algo para sair fazendo, com pouco estudo teórico. Já a trilogia é a fonte teórica e prática do cruso completo, vai dar indigestão no sujeito se começar pela trilogia. No final do terceiro volume tem até uma sugestão de programa de estudo, envolvendo os temas dos 3 volumes. 
A trilogia é para paixonados pelo tarô, não é para quem hoje está ouvindo falar de tarô . Para novatos, o Curso completo é a melhor opção. E sim eu li o material citado nestes posts, em geral eu li tudo que indico, quando não li, aviso, ehehhe.

Só não terminei de ler alguns, como o Mãos de luz e o Luz emergente, porque chega uma hora que tudo que eles falam ali só pode ser apreciado por uma clarividente. Então vira tortura ler aquilo e saber que não pode ver tudo aquilo eheheh.
Também não li ainda o Crianças que lembram de vidas passadas, do Stevenson, porque esses relatos são todos muiot repetitivos para quem já conhece o tema.
.............
Sobre ufologia, acho que não é um bom assunto, pelo menos não para usar livros como fonte. Nesse caso é melhor usar documentários, reportagens, que é algo mais ligado a evidências práticas, porque ninguém parece conhecer muito das intenções desses seres. Você não vai querer nem deixar o sujeito com medo de todos os Ets,.nem fazer o sujeito achar que todos são bonzinhos só porque alguém cismou que avanço tecnológico e avanço espiritual tem alguma ligação. 
E tem um pessoal que tem um certo medo desse tema, e nem sabem o motivo, então pode assustá-los inadvertidamente.
A menos que a pessoa demonstre interesse. Nesse caso indico o "Semeadores da Vida", é o único livro que conheço que uniu ufologia e espiritualidade de uma maneira séria, para o meu gosto pelo menos. 
...................
E sim, acabei lendo o Fim do Materialismo, mas não achei muito contundente não, eu queria mais dados e menos conversa, porque ele perde um bom tempo argumentando para mostrar como a ciência materialista é limitada. Pode deixar os céticos irritados demais e fazê-los abandonar a leitura logo no início, embora para quem já percebeu isso sozinho serve para confirmar Esse é um livro que até comecei a escanear, para postar no gva, e parei. Acho que foi quando meu pc teve que ser reformatado, ou quando o GVA bugou, porque foi na mesma época que isso aconteceu. Acabou que até esqueci que tinha feito isso, agora quando você falou desse assunto fui fazer uma busca no meu PC e tinha uma pasta já com diversos capítulos escaneados e esperando correção, e alguns já prontos. 

Aqui vai um pouco um material que já tenho pronto, para vocês julgarem melhor o livro:

Sumário:
https://drive.google.com/file/d/0ByXGi2vq5-wsN0g5aTJ6OGZoVlk/view?usp=sharing
Capítulo 1:
https://drive.google.com/file/d/0ByXGi2vq5-wscW1ZMktlQks0dEU/view?usp=sharing
Capítulos 2 e 3:
https://drive.google.com/file/d/0ByXGi2vq5-wsdkdJMEhFSUtReFE/view?usp=sharing
Capítulo 12 (sobre projeção astral):
https://drive.google.com/file/d/0ByXGi2vq5-wsSGZxTWpQMHlpTDA/view?usp=sharing

Share this post


Link to post
Share on other sites
lukynhaslukynhas Postagens: 79
 novembro 28 editado novembro 28
Com relação a Ufologia de um ponto de vista mais materialista, não sei se você leu mas tem um livro chamado "Ufos - Ovnis - Militares, Pilotos e o Governo Abrem o Jogo" que parece interessante. A sinopse: Neste livro a autora (repórter investigativa de grande prestígio), com a contribuição de militares de alta patente e pilotos de várias partes do mundo, utiliza uma abordagem jornalística e científica para o instigante fenômeno OVNIs:O que realmente sabemos sobre eles? É realmente possível que algum desses objetos sejam do espaço sideral? Os pilotos sempre os vêem? Como governos e militares lidam com avistamentos? As respostas, sob todos os aspectos, são nada menos que surpreendentes. Inclui relato sobre a noite de 19 de maio de 1986 no Brasil, quando 21 OVNIs foram captados em radares e a FAB enviou jatos para interceptá-los. 
................................
Sobre o Fim do Materialismo, eu realmente não esperava uma postura amistosa. Mas o autor pelo menos fornece dados para corroborarem a "tese" da realidade espirituals ?

Share this post


Link to post
Share on other sites
sandrofabressandrofabres Postagens: 714
Fornece dados que mostram que a explicação materialista é insuficiente para lidar com fenômenos paranormais, que em geral podem ser descritos como a capacidade da mente humana captar informações sem usar os sentidos físicos. Um espiritualista lê isso como "existência do espírito" , mas nada verdade isso apenas demonstra que a mente tem capacidade de atuar além dos limites do físico. É algo muito diferente afirmar além disso, por exemplo, afirmar cientificamente que a causa desses fenômenos é o ESPÍRITO. 
Mas já é um bom começo mostrar que o modelo materialista não dá conta de explicar esses fenômeno e que é necessário revisar esse modelo para aceitar outros pressupostos iniciais, a partir dos quais estabelecer hipóteses de pesquisa. 
Quanto ao livro citado de ufoloiga, não li não. 

Share this post


Link to post
Share on other sites
lgomeslgomes Postagens: 54
 dezembro 1 editado dezembro 1
Sandro, 
Você falou sobre meditação...indicaria algum livro, ou alguma técnica?
Tenho um livro do Osho que ensina algumas técnicas de meditação, mas confesso...não me encontrei muito naquilo tudo, não me pareceu nada prático, algo que vc pudesse fazer em qualquer lugar...
Até gosto de alguns textos do Osho, mas no fundo...tem algo ali que sei lá, gera controvérsias...rsrsr

Share this post


Link to post
Share on other sites
sandrofabressandrofabres Postagens: 714
Olha, meditação é um problema a parte.

Eu não tenho experiência suficiente nessa area para indicar algo " quente" no meio desse mar de confusões de i informações em que viemos inseridos na atualidade. O único estilo de meditação que pratiquei com regularidade, diariamente por cerca de um ano, foi meditação cabalística, que tem um contexto cultural, como o nome indica, focado na cabala. Não é algo que uma pessoa que não esteja estudando esse tipo de assunto iria se interessar.

Desde os meus 18 anos eu procuro algum material bom sobre meditação, mas em geral tudo parece ou confuso, ou religioso, ou sem propósito algum além de aliviar o estresse.
O melhor material em português que já encontrei foi este livrinho, focado no budismo tibetano, que parece a versao umbandista do budismo, ehehehe. 
http://www.livrariacultura.com.br/p/novo-manual-de-meditacao-3171937

Isso pode ser um obstáculo complicado, porque tem um contexto religioso muito forte, e você tem que cortar muita coisa fora para se focar só na pratica nua e crua.

Outro, bem mais enxuto, é do budismo chinês. Os conteúdos desse link saíram do livro citado no final do texto

http://www.templozulai.org.br/como-meditar.html

O mais básico do básico e a versão " para estressados"' escrita por autor coidental, em livro com cd. Pode ser um bom início, para primeiros contatos, mas logo a pessao estará se pergtunatando porque disbos fazer isso, pois falta um objetivo maior nesse tipo de abordagem:
http://www.livrariacultura.com.br/p/a-arte-da-meditacao-825245


E ste livro me pareceu o melhor, disparado, de tudo que ja li até hoje sobre meditacão, mas é em inglês.
Mas estou lendo ainda. 
http://www.amazon.com.br/Mind-Illuminated-Complete-Meditation-Integrating/dp/0990847705/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1448976138&sr=8-1&keywords=the+mind+illuminated+a+complete+meditation+guide+integrating+buddhist+wisdom+and+brain+science

Quem lê inglês, eu tenho escaneado todos os capítulos da etapa de principiante, que vai atêo o estágio 3 de um total de 10.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
EDIÇÃO POSTERIOR 26/07/2018: MIND ILLUMINATED EM PDF: The_Mind_Illuminated__A_Complete_Meditatio_-_John_Yates.pdf
 

Share this post


Link to post
Share on other sites
lgomeslgomes Postagens: 54
mas em geral tudo parece ou confuso, ou religioso, ou sem propósito algum além de aliviar o estresse.
Entendo bem isso, faz tempo que busco um livro bacana e ainda não encontrei.
O primeiro livro que vc indicou achei uma boa alternativa, mas não encontrei para comprar, nem para baixar... :( 

O último achei beeeemm interessante, li algumas páginas da introdução, mas também está indisponível para compra...
Confesso que faz um tempinho que não encaro um livro (de 500 pág) em inglês...eheheh , o último foi o Healing Vizualisations do Gerald Epstein, mas para minha alegria tem em português :)

A criatura aqui é extremamente ansiosa e impaciente... esse livro seria algo para degustar bem devagar...eeheheh 
Vc disse que está lendo.. está gostando?

Share this post


Link to post
Share on other sites
sandrofabressandrofabres Postagens: 714
 dezembro 1 editado dezembro 1
Ah é, tudo que eu indioc em geral é em papel, não leio pdfs, eheh.
O primeiro tem na estante virtaul,vários, só muda a edição ( o meu mesmo é aquele de 1995): 

estantevirtual.com.br/b/geshe-kelsang-gyatso/novo-manual-de-meditacao/549112901?q=gyatso+manual+medita%E7%E3o

O último, em inglês está disponível sim, chegou para mim na quinta-feira passada! Mas comprei da amazon lá dos EUA. Demorou 14 dias entre o pedido e a entrega. 
Mas postei o link da amazon aqui do Brasil sem olhar que eles não tinham disponível.
Na amazon dos EUA tem, mas aí voce precisa um cartão internacional:
http://www.amazon.com/Mind-Illuminated-Complete-Meditation-Integrating/dp/0990847705/ref=sr_1_1?s=books&ie=UTF8&qid=1448999939&sr=1-1&keywords=mind+illuminated

Com frete fica U$30 e aí depende do câmbio né? Mas o total fica nuns 120 reais , porque câmbio de cartão de crédito é sempre uma faca mais profunda, ehehehh. 
Devido ao preço, uma opção seria tentar pedir para a livraria cultura encomendar. Manda o link para eles e eles checam com o fornecedor. Eles não tem disponível, mas eles aceitam encomendas de livros fora da lista deles, só precisam checar com o distribuidor que tras para eles. A vantagem é que aí você pode parcelar se achar pesado, porque estará pagando com cartão nacional, que aceita isso.
Mas claro, o preço da livraria cultura ficará um pouco maior, talvez fique em R$150 o total.

Estou gostando MUITO, é o tipo de de livro que parece ser "o único livro que você precisaria sobre esse tema", ao contrário dos outros, que são do tipo " é legal mas..não é bem isso que procuro" ou "legal, mas... é só isso?"
Como verá nas partes escaneadas, tem bastante coisa sublinhada. Alguns capítulos eu lembrei de escanear antes de ler , para não ficar tudo rabiscado, eheheh

Share this post


Link to post
Share on other sites
lgomeslgomes Postagens: 54

Pois é, também não sou muito adepta de leitura em pdf, nada como o bom e velho livro impresso...eehheh
Acho que vou arriscar a sua dica, do livro em inglês...quero ver arrumar tempo pra ler, mas vou dar um jeito. ;) 
A livraria Saraiva já me ajudou certa vez com essa história de livro importado, também levou uns 15 dias, mas veio.
Vou tentar encomendar primeiro pela Cultura, se não der certo corro pra Amazon...não vai sair muito barato não, (ainda mais com essa alta do dólar) mas livros são sempre um bom investimento...e faz tempo que busco algo que valha a pena :)
Enquanto não vem, vou lendo seus links...rrsrsrrs
Obrigada!

Share this post


Link to post
Share on other sites
lukynhaslukynhas Postagens: 79
 dezembro 2 editado dezembro 2
Estranho não existir um livro definitivo sobre meditação. Essa é uma das bases da evolução pessoal, como se fossem as flexões e abdominais de todos os tipos de práticas esotéricas/ocultas/espiritualistas, etc.

Share this post


Link to post
Share on other sites
sandrofabressandrofabres Postagens: 714
Acontece que não existe livro definitivo sobre nada, TUDO é 

-OPINIÃO, 

-baseada em experiências limitadas

-de um sujeito um grupo

- que foram educados e treinados numa dada cultura. 

Todo conhecimento portanto é PARTICULAR, PONTUAL, ESPECÍFICO, FRUTO DE UMA CULTURA E DE UMA ÉPOCA.

Conhecimento concreto , geral e final sobre algo, é FICÇÃO.

Portanto, quem se meter a fazer um livro definitivo, se exporá ao ridículo, porque necessariamente favorecerá umas abordagens e não a outras. Não tems como escapar disso.

Aliás nem sobre abdominais, que no início do século eram feitos assim:
image

Depois assim:
image
e então assim:
image

Depois concluíram que isso tudo prejudicava as costas porque acionava outros músculos que não o músculo-alvo, o reto abdominal. Então nossos "cientistas do exercício" concluíram que este exercício parcial, sem retirar as costas do chão, era mais "eficiente" e seguro, porque não forçava as costas (parte lombar, por dentro do corpo) e ativava a musculatura alvo isoladamente:

image

Depois especialistas em costas começaram a descobrir que muitos clientes super em forma estavam com problemas nas costas, e todos eles tinham em comum a prática regular de muitos desses exercícios parciais "seguros".
E a cura para isso o que é...por enquanto? 

Evitar contração da musculatura abdominal, trabalhar com exercícios isométricos, em que o tronco não se mexe:
image
E agora estamos completando o círculo, voltando a fazer coisas MENOS ISOLADAS, para trabalhar o corpo como um todo, e evitar esse tipo de problema que surge como resultado de treinar o corpo como se fossem peças separadas, e não uma maquina integrada. 
Nada trabalhar melhor os abdominais do que o agachamento com cargas quase máximas:
image
Você descobre isso quando tenta ir no banheiro, no meio da noite depois do treino e sua musculatura abdominal não consegue tirar o tronco do colchão, tem que rolar de lado para sair da cama, ehehehhe. Nenhum exercício abdominal consegue fazer esse estrago todo!

Então olha, vivermos na época atual estragou nossa fé no conheicmento sobre as coisas. Pelo menos de quem é bem informado, porque só quando temso pouca informação sobre uma dada área acredtiamso que ela é fixa e acabada, que já existem as respostas acabadas para aquilo.

Estamos ferrados e temos que aceitar que vivmeos numa época em que conhecemso demais nossa ignorância sobre tudo. 
No século XIX as pessoas ainda acreditavam que quando se sabia algo sobre um assunto, era assunto liquidado. 

No meio do século XX começaram a perceber que nada era bem assim.

E agora, em pleno século XXI, já sabemos que ninguém sabe nada, só o que temos são versões particularizadas sobre um assunto. 

Nossa esperança nesse campo, é a ciência, porque cada seita, religião ou grupo sempre teve apenas seu próprio método de meditação, achando que era superior aos demais. Embora a ciência não consiga chegar numa conclusão definitiva nem mesmo sobre sobre os melhores exercícios abdominais, pelo menos o interesse deles é em chegar nessa resposta, e não em defender certos grupos contra outros, como as diferentes escolas e seitas fazem. 
Exceto, claro quando são pagos para pesquisar a eficácia de algum novo aparelho para abdominais, que no verão seguinte será substituído por outra invenção ineficaz , feita de material barato, mas vendida caro:
image

Nesse sentido esse livro é bom porque os autores estão falando de meditação BUDISTA, porém tem formação em neurociência, então acho que representa uma boa síntese, um sujeito que tem mais de 40 anos na tradição budista e que ainda te formação científica na área da mente. É um bom começo como obra definitiva, mas ainda assim...o próprio título não viaja no ego, ele declara ali que se trata de meditação BUDISTA,e não algo como "TUDO SOBRE MEDITAÇÃO".

Share this post


Link to post
Share on other sites
lukynhaslukynhas Postagens: 79
Sim, eu entendi Sandro. É difícil chegar a qualquer conclusão que sirva a todos. Só estranhei porque geralmente vejo livros bem detalhados sobre esses conhecimentos paralelos que me impressionei por não haver nenhum desse tipo em meditação. Acho que vou tentar esse que você citou.

Share this post


Link to post
Share on other sites
sandrofabressandrofabres Postagens: 714
 dezembro 3 editado dezembro 3
Foi o primeiro realmente bom que acehi, mas eu só li uns 10 ou 12 eu acho. Talvez exista algum em português que seja interessante.
Este aqui fica só a comentar algumas pesquisas, não ensina nada:
http://www.saraiva.com.br/neurofisiologia-da-meditacao-2623195.html
Este aqui provavelmente é só caça níqueis, mera coletânea. Não li este, mas pela experiência que tenho de leituras em geral, segue o padrão:
http://www.saraiva.com.br/a-biblia-da-meditacao-o-guia-definitivo-de-trabalho-com-meditacao-3979054.html?sku=3979054&force_redirect=1&PAC_ID=123134&gclid=Cj0KEQiAyvqyBRChq_iG38PgvLgBEiQAJbasd18YnTwDpAdpPIYPiCOt2zBMmzjOmjmcWgPMmQpC4Q8aAsmA8P8HAQ
Este tem um título que pareceria ser o que todos nós queríamos, mas pela descrição, se enquadra naquele tipo de "meditação para se livrar do estresse":
http://www.casasbahia.com.br/livros/AutoajudaRelacionamentos/MeditacaoReflexao/O-Melhor-Guia-Para-a-Meditacao-217203.html
Agora, a proposta "FOR DUMMIES" , é famosa mundialmente por ser muito boa. Eu tenho uns 3 livros dessa coleção, desde que descobri que ela foi trazida para o Brasil. A forma com que eles explicam qualquer assunto costuma ser bem didática. 
Vi AGORA que eles tem um título sobre meditação.

Pode ser uma opção interessante para quem não lê inglês e não poderá ler o livro que recomendei:
http://www.saraiva.com.br/meditacao-para-leigos-edicao-de-bolso-8157928.html?sku=8157928&force_redirect=1&PAC_ID=123134&gclid=Cj0KEQiAyvqyBRChq_iG38PgvLgBEiQAJbasd2a9vd6zL0WUWKn7uBrspSuV65YTPaVUWRiEG4y6mIgaAk-58P8HAQ

Na amazon esse livro está com boas opiniões:
http://www.amazon.com/Meditation-Dummies-Audio-Stephan-Bodian/dp/1118291441/ref=sr_1_1?s=books&ie=UTF8&qid=1449103152&sr=1-1&keywords=meditation+for+dummies

Share this post


Link to post
Share on other sites
lgomeslgomes Postagens: 54

Só de ver essa postagem anterior com esse abdominais, senti dores terríveis ahahah
Tinha uma fase que não conseguia levantar os braços nem para lavar os cabelos, por isso hj prefiro nadar...e funciona bem.
Mas falando de livros, coincidência ou não, ganhei esse último livro que vc postou...é acho que minha colega de trabalho anda me achando meio estressada.  

Já que outro em inglês vai levar um tempinho pra chegar...vamos começar por este, para leigos :)

Share this post


Link to post
Share on other sites
sandrofabressandrofabres Postagens: 714
 dezembro 7 editado dezembro 7
É, eu sei, e só um termo comum.
Olhe meu caso por exemplo: é só eu descobrir algo interessante nessa área da espiritualidade, e tenho que me apressar em ler ou testar, para avaliar, porque tão logo eu pense

" nossa, este material pode ser util a outras pessoas, só preciso ter certeza antes de indicar"

Dai a uns 3 ou 4 dias aparece alguém aqui do gva criando um post ou fazendo alguma pergunta justo sobre o maldito assunto. Foi o caso desse livro, por exemplo. 
Ele Chegou, comecei a ler e vi que era bom, mas meu plano era praticar por um ano, para ter certeza de que todas as indicações praticas eram de fato efetivas, antes de eu indicar o livro para um públioo maior, mas não deu tempo, uma tal lgomes entrou pinçando exatamente esse assunto, de tudo que falei, e pedindo livro, e ai eu não podia omitir o que me pareceu o melhor, embora não o tenha testado como eu gostaria antes de indicar.

São várias coincidências desse tipo aqui no gva, mas acontece com pessoas de fora daqui também, eheheh

Share this post


Link to post
Share on other sites
lgomeslgomes Postagens: 54

Perfeitamente Sandro,
Sempre fui fã daqueles momentos de conforto mental no qual uma ideia nossa encontra verbalização nas palavras de outra pessoa.
Por isso não acredito em acasos nem em coincidências...
Acredito sim, que estamos todos juntos, misturados, conectados...
Uns mais, outros menos, uns por afinidade, outros nem tanto, mas sem sombra de dúvidas... interligados neste grande balaio de gatos chamado Terra. rsrsrs 

Share this post


Link to post
Share on other sites
lgomeslgomes Postagens: 54

Sim, provavelmente. 
Mas partindo do pressuposto que o universo é um todo e que somos interligados por energia/vibração, o que seria a sincronicidade senão um pouco de tudo o que foi descrito acima...

Corrigindo postagem anterior: conexão mental, não conforto mental...

Share this post


Link to post
Share on other sites
tgodecoladorhauletgodecoladorhaule Postagens: 76
Excelente.

Atualmente estou buscando esses assuntos.

-Proceciologia.
-Ocultismo,esoterismo e gnosis.
-Religiões afro.

E o seus temas interligados como energias ...
Só que ainda não aprofundei, estou só foleando lendo um' livro aqui.. outro lá' ..
Estou um pouco na sindrome do pato.( Sabe nadar,sabe andar, sabe voar.Mas não sabe fazer nada direito)

Cheguei a ver um pouco de conscienciologia,só que desisti pois iria misturar muita coisa.


Sobre meditação que o igor falou indico alguns livros que tem alguma coisa relacionada.(não li tudo ainda.)
Concentração mouni sadhu
O poder do agora eckhart tolle

Share this post


Link to post
Share on other sites
sandrofabressandrofabres Postagens: 714
Tiago, deixa eu contar um segredinho sujo que só pessoas mais velhas sabem, embora existam indícios disso espalhados pela sociedadade toda. É bom que os mais jovens saibam disso cedo, para evitar desistir de algo antes de terem, DE FATO, começado:

Para saber algo superficialmente você precisa estudar aquela área durante no mínimo 5 anos. Por isso as faculdades duram em mádia 5 anos. E para dominar essa área decentemente, ainda vai precisar uns 10 anos de prática. Isso vale para quase todos os assuntos, desde os intelectuais até os esportivos e artísticos.
Na meditaçao e um pouco mais demorado, porque no budismo é considerado principiante quem tem apenas 10 anos de prática. 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.