Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Dúvida - lei do retorno e recorrência


beyondthewall

Recommended Posts

Ola a todos. Tenho um duvida que gostaria aqui de expor q me faz confusão e não faz sentido. O que se é que eu estava a ver algo relativamente à recordação de vidas passadas num site de gnosis, e apareceu algo referente à lei do retorno e recorrência. E eu fui pesquisar e apareceu me logo este site (http://www.conhecimentodesimesmo.com.br/conferencia12.html ) 

Mas o q é afirmado não faz sentido, estamos na terra vivendo as mesmas experiências e as mesmas relações, então se é tudo igual e nada muda, onde está o livre árbitrio, não faz sentido, alguém me pode explicar? Se a as coisas acontecem sempre igual para que Reencarnamos ? Se é sempre igual não haveria necessidade em reencarnarmos.

 

Obrigado

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

O próprio Waldo fala dessas existências miseráveis, de loop de ações estúpidas. Na gnose, não necessariamente a gnose criada pelo Samael. Fala de Liberação Espiritual do mundo ilusório.  Reencarnar é uma condenação e não um privilégio. Os romances espiritas estragaram muitas mentes com estórias bonitas de perdão e amor e drama humanos desse mundo miserável. Qualquer tradição séria mostrara a realidade ilusória do mundo criado. E falará de libertação e iniciação espiritual, imortalidade etc.

 

Recomendo esse livro, sobre a questão dos Eus:

https://drive.google.com/file/d/0B_sGC5IS3kPuY2FQcmJOQWY1b2s/view?usp=sharing

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Cara, isso é um tema gnóstico, faz parte de um conjunto de explicações que precisam ser comprendidas, para que "faça sentido".

Mas, como é um fato, até o Moisés Esagui falou disso num vídeo.

 

 

Mas a questão funciona assim, basicamente:
 

Nossa psique é formada em parte pelo que trazemos de experiências passadas, e em parte por uma adaptação aos estímulos desta vida.

Nascemos tendo novas oportunidades, porém, já temos um padrão psicológico entranhado,  e é isso que precisa ser consertado.

Então, por esse nosso padrão, atraímos para nossa voltas pessoas com padrão similar, que formarão nossa rede de amigos, família etc.

Nasceremos numa família que tem um padrão similar ao nosso. Nos apaixonaremos por pessoas com padrão similar ao nosso. Na hora de ter filhos, atrairemos espíritos de padrão similar.

Com muitas vidas isso gera uma rede de MESMAS PESSOAS trocando de papéis nas famílias. E sendo sempre as mesmas pessoas, acabamos tendo as mesmas respostas condicionadas a elas, vida após vida. Por isss "amor a primeira vista", "antipatia a primeira vista"...

É isso que gera repetição , e reduz, de fato, nosso livre-arbítrio, porque não combatemos dentro de nós essas respostas condicionadas.

Vamos nos especializando em reagir sem reflexão mais profunda, o que faz nossa vida ser só um conjunto de atitudes tomadas "por reflexo".

Citar

Supostamente a reencarnação não é programada com os mentores? 

Segundo alguns, sim. Mas o que isso muda? Ter alguém a quem culpar quando te colocam para nascer filho do seu antigo assassino?

- Palestra do Divaldo contando um caso desses: https://drive.google.com/file/d/0ByXGi2vq5-wsZEotVHFvaXlpREE/view?usp=sharing

 

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, jonathasmoraes disse:

O próprio Waldo fala dessas existências miseráveis, de loop de ações estúpidas. Na gnose, não necessariamente a gnose criada pelo Samael. Fala de Liberação Espiritual do mundo ilusório. 

Cara, só para ser justo. A gnose "samaeliana" ou melhor dizendo os textos do Samael falam justamente da necessidade de se libertar desse mundo ilusório trabalhando na eliminação dos defeitos e agregados psíquicos nocivos. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

37 minutos atrás, lukynhas disse:

Cara, só para ser justo. A gnose "samaeliana" ou melhor dizendo os textos do Samael falam justamente da necessidade de se libertar desse mundo ilusório trabalhando na eliminação dos defeitos e agregados psíquicos nocivos. 

Não necessariamente. Tenho provas e argumentos que a gnose dele é bem diferente das antigas escolas de mistério. Fora a megalomania e os plágios descarados dele.

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Acho que vocês pensam estar discordando, mas não tem como. Toda gnose, inclusive a samaeliana,a fala nessa libertação. Não tem escola de mistérios que não fale dissso, não tem religião que não fale disso. O que uns discordam dos outros é quanto aos métodos, e aí cada qual jura ser o único que tem as chaves corretas.  Isso é briga de comadre, não existe originalidade nesse campo, uns aprendem com os que vieram antes. O que o samael fez foi recortar umas coisas, para separar do que ele considerava inútil ou adulteração.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Estou apanhando deste fórum, eheheh. Não estou conseguindo achar a resposta que postei.

 

(putz, agora enxerguei a resposta acima, ehehe)

 

"Plágios' é porque o samael cita trechos do gurdjieff sem botar entre aspas, ou seja, sem indicar que é texto de outro. Tem alguns paragrafos assim perdidos nos livros dele. Ele raramente  faz referências bibliográficas direito, embora uma parte  do material que ele comente venha de outros.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Em geral quem fica furunfando isso tem alguma afinidade com grups de magia negra, então ao invés de se dedicar a aprender a gnose, seja plagiada ou não, fica perdendo tempo achando similaridades entre frases. Mas compreender as frase e tentar aplicar, aí não, ehehhe. No fundo gente, quem se debate por isso está é querendo "adorar" alguém, tomar a este ou aquele como infalível, e isso a gente nunca deve fazer, nem para assuntos triviais como receita de pão de queijo.

http://lagnosisdevelada.com/a-gnose-develada-em-portugues-f90/plagios-amostra-t2821.html

http://dwere.blogspot.com.br/2009/01/samael-e-plagios.html

http://gnosesamaelgnosisgnosticos.blogspot.com.br/2009/01/kundalini-o-erro-de-gurdijieff.html

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Agora faz mais sentido. A medida que a pessoa evolui o seu padrão muda e consequente o que atrai também. Pelo que percebi e também através do video do Moisés isagui, muitas pessoas não chegam a evoluir muito e os seus pensamentos e padrões energéticos vão atrair o mesmo.

 

Agora por exemplo ''Se, na existência passada, na idade de vinte e cinco (25) anos, tivemos uma aventura amorosa, é indubitável que o "Eu" de tal compromisso buscará a dama dos seus sonhos aos vinte e cinco (25) anos na nova existência.''

 

O que esta citado não necessariamente certo. Nem tudo se vai repetir. NOS SOMOS OBRIGADOS A EVOLUIR. Antes se calhar não acreditaria em nada q tivesse a ver com espiritismo e no entanto foi ele q veio ter comigo sem eu sequer saber para onde ia. E que me levou a questionar me sobre tudo o que faço e a corrigir os meus erros, e ser mais aberto ao meu autoconhecimento foi através do sofrimento que passei, por grandes tempos de solidão, ultrapassei um transtorno obsessivo compulsivo, tal como muita gente que passa por situações complicadas. E hoje agradeço aquilo tudo por q passei pois contribuiu muito para a minha evolução e para me conhecer melhor. Estar na terra não é um privilégio não, mas nos precisamos de aprender, precisamos de nos conhecer melhor, de diminuir cada vez mais o nosso ego e isso é algo q se vai conquistando. Faz parte do nosso crescimento.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Essa explicação da gnose é genérica. O mais detalhado é que se você não faz nada para combater esses padrões repetitivos, eles ficam cada vez mais fortes, porque cada vez que você os repete, mais entranhado fica na sua psique, a ponto de a pesosa ser capaz de profetizar com quem vai casa,r ou em que data vai morrer, e como. Na verdade isso não é profecia de futuro é o passado se repetindo, a pessoa já fez tantas vezes as mesmas coisas, sempre nas mesmas épocas, que decorou, por isso profetiza, eheeh.

Quanto a sermos obrigados a evoluir, bom, nisso a gnose é o oposto do espiritismo.

Não se vê na gnose nenhuma lei da evolução. Para a gnose, o que evolui é o ego, não o espírito.

Ou seja, um ego simples, de um sujeito que é um índio e vive de forma similar aos animais, vai se sofisticando e virando um cidadão de grande cidade,s talvez um cientista, mas isso não é evolução interior, porque essa pessoa ainda terá bem fortes, em geral até mais fortes que o índio, defeitos de inveja, cobiça, orgulho luxúria, etc... exatamnete porque isso CRESCE com o tempo se não for combatido.

E se você precisa fazer esforço para se livrar de algo,então não tem lei de evolução alguma atuando nisso. Não estamos em pé, parados sobre uma escada rolante da natureza, que nos leva de seres primitivos a seres iluminados. A evolução é apenas ADAPTAÇÃO AS CONDIÇÕES, e é algo que regula os animais. Na natureza temo evolução e involução, a flor evolui quando desabrocha, e involui quando murcha. A crinaaç evolui quando cresce e fica adulta, e então involui até a velhice e morte.

Por isso se usa no oriente uma roda, a Roda de Samsara, para representar o ciclo  das reencarnações. Ou seja, não há ua progressão, pelas leis da natureza,. A progresssão real só existirá se você SAIR DISSO, o que não pode ser feito sem que você se esforce. Diferente, por exemplo, da maturação da flor, da criança.

Então se a pessoa não faz nada para melhorar, ela não é levada pór uma lei da evolução a se tornar melhor um dia, ela PIORA. Porque ao ficar parada, não melhora em nada, mas com o tempo os defeitos vão sendo mais e mais PRATICADOS, logo, eles ficam mais e mais fortes, seu ego vai te dominando mais e mais, e o livre-arbítrio vai sumindo.

Basta vez como uma criança é aberta ao novo, enquanto um velho já está fechado. Isso é o ego que AUMENTOU, não houve, portanto, evolução, reduçao de pontos negativos. Essa melhoria interior só pode ser feita por esforço próprio,e se nada é feito, voce fica andnado em ciruclos e vai piorando, não evoluindo. Esse é uma diferença crucial entre a visão da gnose e a visão, pelo menos superficial, do espiritismo.

É provável que uma pessoa que conheça bem o espiritismo venha aqui dizer que na verdade o espiritimso concorda com a gnose, não sei. Eu não conheço  o suficiente de espiritismo para fazer essa afirmação.

Para saber um pouco mais de como a gnose vê isso, leia:

http://www.vopus.org/pt/gnose/a-revolucao-consciencia/evolucao-involucao-revolucao.html

http://www.gnosisonline.org/psicologia-gnostica/rompendo-com-os-processos-mecanicos-da-vida/

http://www.gnosisonline.org/textos-especiais/o-colar-de-buda-e-as-108-encarnacoes/

 

 

 

 

 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Quando eu falei em evolução eu referia me principalmente à diminuição do ego ate essa pessoa não precisar de reencarnar. Eu tive ler algumas coisas de gnose inclusive os links q mencionaste , e numa pagina sem ser das q me enviaste dizia q nos só temos desponíveis 108 encarnações q após isso vamos para o umbral ou para dimensões mais sutis. Allan kardec defende q temos um número incontável de encarnações para evoluir (corrijam me se estiver errado). Não ha uma certeza pelo que sei em relação a isso. Mas uma pessoa gerida pelo Ego vai aumentar o seu Karma e diminuir o seu livre-arbitrio tal como disseste. Mas uma pessoa q procura evoluir é diferente. Depois ha situações no dia-a-dia q acontecem para a nossa evolução. Se somos muito impacientes acontecem situações q poe a prova a paciência da pessoa, e se a pessoa mesmo assim ainda não corrigiu esse ponto chegou situações mais densas ate essa pessoa evoluir nesse aspecto. Temos muita coisa sobre nós no sub inconsciente q se reflecte no dia-a-dia a fim de nos conhecermos melhor e tornar a nossa escuridão em luz. Tal como dizia Carl yung '' o que negas te submete o que aceitas te transforma'' 

Link to comment
Share on other sites

 

20 minutos atrás, beyondthewall disse:

Eu tenho 19 anos nunca tive namorada, se noutra vida eu tive namorada aos 20 anos isso quer dizer q nesta vida só vou ter namorada aos 20? Xd

Em tese sim. E as vezes isso indica um quadro mais complexo. É impossível saber, mas a gente desconfia de certas coisas quando já temos uma certa idade e podemos olhar para tras e ver como as coisas se desenrolaram.

Quem "atira em tudo que se mexe" acha que "se você não procura, não tem como achar", mas esse raciocínio é típico de quem não sabe como funcionam as relações, que são regidas pela atração magnética das afinidades e  laços energéticos estabelecidos pelas relações. Então o ideal é evitar gerar laços inconsequentes com pessoas com as quais não temos afinidade, para não gerar "competição de inlfuências" atuando sobre nós. As pessoas que tem uma relação mais profunda se encontram inevitavelmente, por causa dessas relações repetitivas.

O livro da Dion Fortune, "A filosofia oculta do amor e matrimônio" fala sobre isso me mais detalhes.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Explicando melhor:

........................

- PARA A GNOSE você não tem como ELIMINAR o ego  ATÉ ESSE PONTO DE NÃO PRECISAR ENCARNAR MAIS, sem usar magia sexual sem orgasmo como auxiliar na "TÉCNICA de morte do ego".

- portanto, para praticamente toda a humanidade o ego não diminui com o tempo, em geral só aumenta. No máximo ele fica mais "educadinho".

- você para de encarnar quando termina o ciclo de 3.000 x ( 108 encarnações humanas + encaranções dos reinos mineral+vegetal+animal+período nas infradimensões) ,  e então retorna para onde veio, a Fonte original, Deus, O Absoluto, etc...da mesma forma como saiu dele, sem autoconsciência, porque o ego impede que a auto-consciência se desenvolva.

- só quem conseguiu eliminar o ego,  algo que só poderia ser feito com o auxílio da magia sexual ( para despertar o kundalini e COMEÇAR a fazer o resto todo do trabalho que falta, que é a prática por trás da "Alquimia") , é que poderia deixar de encarnar porque não precisa mais, e mesmo quando essa pessoa tem que retornar à fonte, igual aos outros, ela conseguem conservar a individualidade, e podem sair de novo quando necessário, para cumprir alguma missão, passa a ser uma "encarnação divina", algo que o resto da humanidade não pode, porque eles se dissiparam na Fonte como uma gota de água de água se dissipa no oceano.

.......................

Se é como a gnose diz, bom, cada um acredita ou não, mas só esclareci isso para evitar confusões entre o que a gnose afirma e o que o resto afirma, porque nesse ponto não há similaridade de visões.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Esta questão de retorno e recorrência ficam muito claros quando começamos a atingir nossas recordações. Em processos regressivos, é muito, muito, mas muito comum vc acessar uma lembrança com alguma pessoa e "perceber" (é até difícil encontrar palavras pra descrever isso) que se trata de um amigo, esposa, filhos, etc... é um processo puramente intuitivo, em que nenhuma palavra cabe pra explicar o que é acessado: vc sabe que É isso, e pronto!

Quando isso acontece, fica tão cristalino quanto a agua que estamos todos nos reencontrando, vivendo situações similares pq estamos inconscientes. Alguns livros sobre recordação de vidas passadas falam sobre o tema (ao menos os poucos que eu li), mas tem um que considero excepcionalmente explicativo sobre o tema chamado Regressão - Terapia de vidas passadas para a libertação aqui e agora - que pode ser lido diretamente no site http://clairvision.org/portugues/regressao-a-terapia-de-vidas-passadas-para-a-libertacao-imediata.html.

A terminologia deste autor, Samuel Sagan (que por sinal é muito bom), é influenciada pela tradição do oriente: as tendências a repetir cenas e situações são chamadas SAMSKARAS - são sementes de impulsos inconscientes, ou na linguagem da gnose, sementes do ego.

Tem outro ponto importante sobre este assunto: eu sou terapeuta, e sei por experiência própria e no tratamento com pessoas que SIM, NÓS ESTAMOS DIARIAMENTE REPETINDO CONDICIONAMENTOS INCONSCIENTES. E pq não percebemos isso? Simplesmente não temos consciencia deles....

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...