Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Visões sobre a morte e o post-mortem


sandrofabres

Recommended Posts

Visões sobre a morte e o post mortem

Pessoal, resolvi colocar aqui descrições sobre o processo da morte, porque esse e um assunto de interesse geral, e nem sempre e' facil encontrar descriçoes completas, só fragmentos aqui e acolá.

 Vou comecar por colocar uns trechos  da Dion Fortune, depois do Waldo Vieira, e convido os colegas que conheçam outras descricoes que as postem aqui, de preferencia nao como links, porque eles somem, mas como texto mesmo, para que o topico tenha reunidas as diversas visões sobre o tema.

 É importante perceber  que todo esse pessoal  concorda em alguns detalhes, embora discordem em outros, para que ninguem se iluda sobre este fulano ou beltrano ter esclarecido tudo sobre o tema. Os esclarecimentos dependem da capacidade do investigador.
"Tenha suas proprias experiencias", na prática, significa  apenas 

"veja no astral o que sua consciencia permite ", e depois os caras ficam brigando para tentar provar que é o outro que está "mistificando"....

 Não ha consenso, mas há semelhancas, e acho que nas semelhancas, nao nas diferencas, é que a verdade pode ser encontrada. 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

  • DION FORTUNE SOBRE O PROCESSO DA MORTE

     

    (...)

    Em primeiro lugar, a partida da alma significa apenas a morte do sistema nervoso central, pois ainda resta muita vida orgânica no corpo. Ele não morre todo de uma vez. Na verdade, já alguns dias antes da morte, ou mesmo muito antes, a alma pode ter estado fora do corpo, flutuando no fim do cordão prateado, alguns centímetros acima da cama, com aparência de fantasma adormecido e claramente visível a qualquer médium. Enquanto perdura essa condição, há profunda  inconsciência em todos os planos è nenhum sofrimento. Só quando o cordão prateado é rompido é que a alma parte e a morte
    efetivamente ocorre. A súbita recuperação das forças e o retorno da consciência no final se devem ao fato de que a alma, que recobra a consciência em seu próprio plano à medida que o fim se aproxima, faz um último esforço para se concentrar no corpo a fim de que o processo conhecido pêlos ocultistas como gravação do átomo-semente possa ocorrer com eficiência. 

     

    Esse átomo-semente é um núcleo de força, do mesmo tipo existente no plano físico, que é conservado pela alma em todo o decorrer de sua evolução e que representa um papel importante no processo do renascimento. O termo gravação é obviamente metafórico e representa a sintonia desse núcleo com um certo tipo de vibração e sua impressão com certas imagens.

    Se isto já tiver ocorrido, a alma está madura para morrer e a última recuperação de forças pode não ocorrer; portanto, a ausência desse derradeiro esforço não significa que o processo de morte não esteja ocorrendo como deveria. Por outro lado, quando ocorre uma morte violenta, se o corpo for de tal modo destroçado que a morte venha a ser instantânea, nenhuma gravação do
    átomo-semente será possível. Por conseguinte, os esotéricos sustentam que a alma busca de imediato o renascimento, antes que a segunda morte ocorra, e de maneira igualmente rápida torna a passar, tendo assumido um corpo físico pelo tempo apenas necessário para permitir-lhe deixar a vida na devida forma. Mães e parteiras costumam dizer que recém-nascidos com extraordinária  aparência de inteligência e maturidade nos olhos não vingam. São olhos de uma alma adulta que elas ali vêem e tudo o que essa alma deseja delas são os ritos fúnebres de acordo com sua fé. Seu objetivo não é viver, e sim morrer adequadamente. 

     

    Pode parecer que isso inflige um grande sofrimento à mãe que fez um grande sacrifício para trazer essa criança ao mundo apenas para, em seguida, perdê-la; mas, se examinarmos os registros kármicos do caso, e nenhum ocultista jamais tentaria julgar a questão à luz de uma única encarnação, veremos que ou há uma dívida kármica no passivo, que dessa forma é quitada, ou então, se nenhuma dívida desse tipo puder ser rastreada, foi aberta uma linha de crédito kármico.

    A questão do crédito kár-mico é um ponto frequentemente esquecido. Por vezes, os Senhores do Karma têm uma dívida para conosco que nos permite termos um daqueles súbitos golpes de sorte que não podemos explicar por meio de qualquer hipótese que apenas leve em conta uma única vida. O Bom Samaritano, o estrangeiro que nos presta um serviço totalmente inesperado, pode ser uma alma para quem abrimos as portas do nascimento e da morte numa vida anterior. 

    (...)

Link to comment
Share on other sites

( CONTINUANDO...)
 

A volta ao pó por parte do corpo, entretanto, é apenas metade do processo da morte física, pois há um outro corpo, igualmente físico, igualmente mortal, que se chama duplo etéreo. Pode-se muito bem chamá-lo de corpo de eletricidade, pois é um sistema organizado de tensões eletromagnéticas e em suas malhas toda célula e fibra do corpo físico está como uma garrafa numa prateleira. Ele transmite a toda molécula do corpo a força vital que impede a desintegração e mantém os compostos instáveis de matéria orgânica em suas formas elaboradas e fugidias. A retirada desse duplo etéreo é que marca o momento crítico da morte, em que se vê cessar o alento vital.

Incorporada nele, a alma permanece em estado de inconsciência durante um breve período, de algumas horas a três dias; se a retenção do corpo etéreo se prolongar além desse prazo, ou se a alma despertar para a consciência enquanto ainda estiver no duplo etéreo, terá ocorrido uma das patologias da morte.

 

É esse despertar da alma ainda no duplo etéreo que, na fraseologia popular, faz o seu fantasma vagar no espaço. Mas, no tempo determinado, a menos que aconteça alguma coisa anormal, as forças magnéticas desse corpo de eletricidade ter-se-ão esgotado; será como uma bateria que se gastou e a alma deslizará para fora de suas malhas, não tendo mais nenhum elo de ligação com a matéria. 

 

Mas não é a isto que chamamos de Segunda Morte; é, antes, a segunda metade da morte física, e, enquanto ela se processa, a alma está adormecida no mais profundo estado de inconsciência. Ver-se-á agora por que não convém tentar entrar em contato com uma alma logo que ela tenha partido, pois poderemos despertá-la de seu sono etéreo e fazê-la "vagar". Não se conclua daí que os esotéricos condenem a comunicação com os mortos; mas há uma forma certa e uma errada de efetuar essa comunicação. Há ocasiões em que ela pode ser feita com segurança e utilidade, e há ocasiões em que seria melhor adiá-la, e precisamos saber essas coisas para podermos lidar com a morte da maneira certa.
Nosso pensamento moderno coloca os adultos em relação com os mistérios da morte, na mesma posição que as crianças em relação com os mistérios do nascimento; há uma conspiração de silêncio que confunde a questão e nos põe em grave desvantagem no trato de nossos problemas

(...)

 

Após a alma finalmente romper sua ligação com o corpo, o que , como vimos no capítulo anterior , não ocorre com o ultimo suspiro, mas quando a morte etérico ocorre, três dias depois, ela entra na segunda fase de sua existência desencarnada. 

 

Sua consciência esta no nível máximo que atingiu em sua vida, porque mantém tudo o que adquiriu durante sua última encarnação e não é mais prejudicada no uso de suas faculdades pelos desgastados órgãos corporais . Seu organismo agora
consiste em:

 

(1) a centelha do Divino Espírito , que é o núcleo de toda a existência
humana;

(2) a natureza espiritual , composta de qualidades espirituais ;

(3) o poder do pensamento abstrato, ou Mente Superior;

(4) o poder do pensamento concreto, ou mente inferior , e 

(5 ) A natureza emocional.

Cada um deles é uma coisa em si , um sistema organizado de forças reagindo .

Cada um normalmente funciona em cooperação com todos os outros, mas é capaz , sob certas condições, de funcionar de fomra independente . Os dois outros sistemas organizados de forças que compõem o homem completo , o físico e o etérico , já foram descartados , e o Ego é deixado apenas com seus  aspectos mais sutis . Temos, portanto , uma consciência humana completa ,
inalterada pela morte, mas sem um corpo físico. Ela carece de órgãos dos sentidos , por meio dos quais em contato com o plano da matéria densa , e seus orgaos sutis dos sentidos foram liberados para a função pelo vazamento para fora do corpo físico , pois o plano de sua consciência foi alterado. Ele deixou de estar ciente do que está acontecendo no plano da Terra , mas ainda está
consciente dos sentimentos das pessoas com quem ele está em harmonia emocional.

 

Por um período variável ele ainda existe neste plano , se organizando e fazendo seus ajustes para a sua nova fase de existência , ele ainda tem a completa memória de sua vida passada , e seus interesses apenas gradualmente distanciam-se das coisas da vida fisica. É ainda age como se olhasse para trás, por cima de seus ombros . Aos poucos, porém , ele está sendo desligado de seus
antigos laços . As memórias se apagam , novos interesses são despertados , a consciência está fazendo a sua adaptação. O plano em que a alma encontra-se agora é chamado, na terminologia esotérica , a " Antecâmara de Osíris
".

 

Não é um lugar , no entanto, (não há lugares no sentido geográfico sobre os planos mais sutis ), mas é um estado de consciência - um estado de consciência , no entanto , que a alma possui em comum com todas as outras almas que partilham esse estado com ele , a limitação do corpo físico , o que mantinha a consciência separada, se foi. 

 

É neste estado que a alma é mais facilmente contactada por aqueles que ligam os vivos com os mortos. É a Antecâmara de Osíris que é a vida espiritual como é conhecida pelo espiritualista . Aqui as almas vivem entre suas próprias formas-pensamento, as criações de sua própria imaginação , cada um em um mundo subjetivo de sua autoria, ainda capazes de perceber os mundos subjetivos dos outros, porque as barreiras da consciência cerebral estão tênues. Aqui vivem e trabalham os seres cuja tarefa é governar e supervisionar as almas que esperam na antecâmara , para atender às suas necessidades e ajudá-los a se adaptar às
suas novas condições.

 

São as condições na antecâmara que as almas dos defuntos contam para aqueles que deixam atrás de si, quando um médium funciona como telefone. As entidades que vivem e trabalham neste plano nunca dizem o que sabem a respeito do que está para além da barreira porque é proibido fazê-lo. A antecâmara de Osíris é como uma barragem em um rio , não deve haver nenhum vazamento rio acima até que as portas estejam fechadas . 

 

 No devido tempo , no entanto, observa-se que as almas dos defuntos dizer aqueles que estão mantendo contato com eles que eles receberam uma intimação para partir , e não serão mais capaz de se comunicar como fizeram até agora . Pode ser que as mensagens sejam recebidas a partir através de amigos espirituais nos planos internos , mas a voz real do falecido não se ouve mais
por um tempo. 

A convocação veio para o Salão do Julgamento de Osíris. Em outras palavras , a alma já tendo feito a sua adaptação ao seu novo estado de consciência, mergulha em um estado de meditação profunda sobre os acontecimentos de sua vida passada. Ela os vê em seu verdadeiro significado e experiências como muito pesar , pois é capaz de sentir, reagir a eles. Este é o Purgatório . Para a
alma endurecida que não vai sentir arrependimento também existe o inferno , onde as conseqüências de sua própria má natureza agirão sobre ela. A alma que sinceramente deseja mudar não experimenta o inferno , que é reservado para o pecador impenitente que permanece lá até que ele aprenda que o melhor é evitar o mal.

.........................

Sobre esse estágio mais duro, podem ler detalhes no livro Diálogos com um executor, do Rubens Saraceni:

Diálogo com um Executor.pdf


 

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

CONTINUANDO)

Após o período de arrependimento e aprendizado ter passado, o tenor de consciência começa a mudar , a alma , ainda em um estado subjetivo , mas tendo trabalhado as suas reações emocionais do passado, agora começa a trabalhar em cima deles intelectualmente de acordo com sua capacidade , percebendo o significado espiritual dos acontecimentos de sua vida passada.


Seu humor mudou . Suas reações emocionais em relação ao passado, foram trabalhados , não tem emoção esquerda mais aguda, mas apenas os arrependimentos generalizadas e desejos que determinam o temperamento na próxima encarnação. Suas paixões foram incineradas . Sua consciência emocional também foi descartada , assim como fez com seu corpo físico. A morte avançou mais uma etapa .A alma desencarnada agora consiste de um intelecto ofuscado por uma natureza espiritual . A memória da vida passada ainda permanece, mas a atitude da alma para com ela é impessoal , ela procura entender , deixou de sentir . As almas permanecem nesse estado por períodos variáveis de acordo com a quantidade de desenvolvimento mental que eles possuem. Em almas de intelecto muito rudimentar , a consciência objetiva não é alcançada neste plano , e eles permanecem em um estado subconsciente como no sono . Quando toda a meditação sobre a sua vida passada de que a alma é capaz tenha sido realizada , a segunda morte ocorre . Até mesmo as lembranças da vida passada serão descartadas. A personalidade está morta, dissolvida.

Mas o que sobrevive ? A mente abstrata e a natureza espiritual sobrevivem , formando o que na terminologia do oculto é chamado de Individualidade. É só isso que é imortal . A personalidade é tão mortal como o corpo. Isto não significa , contudo, que a existência individualizada termina com a segunda morte. Ele é imortal, não-nascida e eterna . Apenas a sua consciência objetiva é recolhida, etapa por etapa em cada morte sucessiva levando consigo a essência absorvida das experiências da existência encarnada . Ou seja , a individualidade , ou Eu superior, percebe o significado espiritual destas experiências de uma encarnação e aufere os lucros por elas , e isso é tudo o que ela precisa saber. A mente abstrata mantém a essência abstrata de todas as vidas passadas , assim como um frasco de perfume contém a essência concentrada de muitas flores.

Estamos agora em posição de distinguir entre a personalidade , que é a unidade de encarnação, e a individualidade , que é a unidade de evolução - uma distinção de extrema importância na ciência oculta . É à luz desta distinção que todas as considerações sobre a comunicação com os mortos devem ser aplicadas .O ocultista considera que os processos de desencarnação continuam por muito tempo após a morte do corpo físico , e ele considera qualquer interferência com estes processos como sendo prejudicial para os interesses do espírito que partiu. Devemos dar o nosso morto a quitação e permitir-lhes ir livremente ao seu próprio lugar , confinando nossas atividades em sua direção a enviar pensamentos amorosos para animar e acompanha-lo em sua jornada . Não devemos mais procuram retê-los, assim como uma mãe não deve evitar que o filho saia de casa para ir para o mundo quando sua hora chegou. Convocar os mortos para voltar e confortar os vivos é um ato de egoísmo , tanto quanto é o amor equivocado de uma mãe que chama o filho de seu trabalho para acender a lareira.


Ela está desperdiçando seu tempo e estragando suas oportunidades. Não é mais útil para uma alma que partiu religar-se a vida terrena do que é útil para os jovens manterem-se ligados ao cordão umbilical . É por esta razão que o ocultista desaprova as atividades do espírita em relação a comunicação com os mortos .

A comunicação com a alma que está passando pelas diferentes fases da morte é uma coisa, e comunicação com um morador no mundo espiritual é outra. Almas que aprenderam tudo o que a vida na Terra pode ensiná-los não precisam mais encarnar , mas continuam a sua evolução nos planos mais sutis . E não só eles crescem e evoluem por lá, mas eles também têm o seu trabalho para fazer , pois eles passaram além do estágio de animais na corrente da evolução, eles são conscientes , entidades que se auto-dirigem e cooperam inteligentemente com a obra de Deus. Entrar em contato com eles é um assunto muito diferente de perturbar os mortos. Para contatá-los , no entanto, é preciso subir a um nível muito mais elevado de consciência do que o que permite entrar em contato com as almas dos defuntos que ainda não passaram pelo Portão de Osiris . Só médiuns altamente desenvolvidos podem fazer esse contato, pois eles estão fora do alcance da maioria dos médiuns.

Existem dois tipos de almas desencarnadas a quem o mediu, pode entrar em contato - as almas que estão vivendo e trabalhando nos planos sutis, e as almas que só estão hospedados lá entre as encarnações . Nós mostramos em detalhes os processos pelos quais a alma desencarnada continua após a morte. Portanto, se a comunicação é estabelecida antes da alma arrematar a última das limitações do eu inferior , ele ainda estará vendo as coisas do ponto de vista da recente encarnação . Se, no entanto , uma alma for contactada que não esteja mais ligada à “roda de nascimentos e mortes” , como se diz no oriente, a alma vai ver as coisas do ponto de vista do espírito imortal , eterno, não nascido , evoluindo com a evolução do sistema solar. São essas almas aperfeiçoadas com os quais o ocultista procura estabelecer comunicação.

A consciência da personalidade é construída no breve intervalo entre o nascimento e a morte, e enquanto estamos nos comunicando com essa consciência nada ouviremos sobre reencarnação , porque a personalidade não reencarna, a sua essência de ser absorvida pelo Eu Superior , no final de cada encarnação. É somente quando tocamos os níveis de consciência que compõem a Individualidade que havemos de receber o ensino da reencarnação , pois é só o Eu Superior , que sobrevive à morte do corpo . A personalidade , que foi construídoa durante a vida do corpo , não se lembra de seus antecessores na longa linha da evolução do espírito imortal que o anima. Ela não tem conhecimento da segunda morte até que o experimente, e então ela não poderá se comunicar com o médium a quem oferece os seus serviços. (...) Sua visão é limitada à tarefa em mãos para que ela não se confunda com uma multiplicidade de experiências que não tem meios de classificação ou assimilação . Perguntar a ela sobre coisas cósmicas é um desperdício de tempo. Ele pode responder de acordo com suas luzes, mas as luzes são fracas .
..........................
Fontes:
Spiritualism and Occultism- Dion Fortune
Atraves dos portais da Morte- Dion Fortune

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

WALDO VIEIRA- PROJECIOLOGIA

(trechos dos ITENS 121,122 E 123)


121- PRIMEIRA MORTE

Desativação e descarte do corpo humano com a ruptura do cordão de prata, ficando a consciência recém-desencarnada com o duplo etérico, o psicossoma e o corpo mental como seus veículos de manifestação.

Realmente seria mais correto afirmar que a encarnação ou renascimento humano, é de fato o sepultamento do ego, conduzido pelo corpo mental, no paracérebro do psicossoma, para a intimidade do corpo humano, do início da concepção biológica, durante o crescimento físico, até à maturidade; e a desencarnação, ou morte biológica, constitui a exumação do ego para fora do corpo humano, sendo que este último, desativado, realmente morre e se decompõe.

A transição da primeira morte — ou a desativação do corpo humano — não oferece qualquer meio de fuga à consciência e liquida definitivamente, na consciência liberta, com os mitos, os tabus, os misticismos, e as mistificações de toda natureza, que confundem a mente humana quando empenhada na apreensão das realidades extrafísicas. A projeção consciente, ou mini- morte física, permite essa conquista vital ainda no decorrer da vida humana.

A rigor, o cemitério é a última base física da consciência humana, na sua projeção final,
última projeção semifísica ou morte biológica.

Do ponto de vista do veículo de manifestação, o desencarnado impuro é aquele que passou apenas pela desencarnação do corpo humano.

Segundo se pode observar nos fenômenos da Projeciologia — nas projeções do adeus, por exemplo —, a morte física não constitui uma cessação de energia, porém representa mais uma liberação de energia.

A primeira morte, relativa ao corpo humano, ocorre porque, com a ruptura do cordão de prata, não é mais possível a transferência da energia consciencial, ou fluido vital, da consciência, do corpo mental, passando pelo psicossoma e o duplo etérico, para a unidade do corpo humano e que, desse momento em diante, começa a desagregar-se pouco a pouco, implantando- se o caos orgânico e a aniquilação das células.

Um dos assuntos mais complexos e controvertidos da Tanatologia é a ousada hipótese da troca da consciência encarnada num corpo humano, na idade adulta, por outra que estava desencarnada, e que se reveza na utilização do veículo de manifestação da consciência.

Na hipótese do revezamento, reencarnação sem infância, transplante de corpo hu¬mano inteiro, transmigração na maturidade, reencarnação de adulto, ou a teoria dos seres entrantes, ocorre a inexplicável ruptura do cordão de prata que se emenda com o outro do desencarnado, que ainda o mantém, ou seja, parte do duplo etérico, sem acontecer no caso a desativação do corpo humano em processo de substituição de comando, que prossegue com outro comando consciencial, duplo etérico, psicossoma e, obviamente, corpo mental.

Na hipótese da reencarnação de adulto, ou substituição de consciência, há a exPeriência da primeira morte para uma consciência, primeiro locatário, doador do corpo
humano, e o renascimento, já na idade adulta, de outra, consciência, segundo locatário, ou ser entrante (walk-in), no plano físico, simultaneamente com a ressurreição pelo empréstimo do cadáver, ou mesmo a continuação do corpo vivo de outrem.

Sob certo aspecto o revezamento encarnatório seria uma espécie de canibalização, ou seja, a remoção de peças utilizáveis de um equipamento, a fim de usá-las em outro.

Alegam os defensores da hipótese da reencarnação de adulto que existem quatro vantagens essenciais para a sua ocorrência: aproveitamento do corpo de uma pessoa adulta;
conservação de lembranças mais vívidas daquilo que está arquivado (aspecto extremamente difícil de se entender); eliminação do tempo perdido com a infância; e a evitação das tentações e percalços próprios da inexperiência durante a fase dajuventude.

Crenças orientais aceitam que a reencarnação de adulto pode-se dar pela tomada de posse por um espírito que acabou de deixar o seu corpo humano, de um outro corpo humano que
foi abandonado, no mesmo instante, pelo seu precedente ocupante, havendo um fim produtivo que justifique a ocorrência. Existe a hipótese, inclusive, de que Jesus de Nazaré reencarnou na idade adulta, exatamente na ocasião do seu batismo, daí a existência dos períodos obscuros de sua vida pregressa, anterior à vida pública de apenas três anos.

Há relatos de permuta de direção consciencial no Oriente. Os casos mais conhecidos e
controvertidos, em décadas recentes, no Ocidente, foram os de Cyril Henry Hoskin — Cari Kuan Suo, ou Tuesday Lobsang Rampa, em 1949 (Rampa, 1353, p. 94), e David Paladin (1926-1944) Wassily Kandinsky (1866-1944), o pai da pintura abstrata (Banerjee, 74, p. 45). Ainda hoje, o Sr. David Paladin vive nos Estados Unidos da América.

Tais casos relativos à hipótese da reencarnação de adulto, ou dos seres entrantes, segundo os pesquisadores não devem ser confundidos com o fenómeno da possessão (V. cap. 321), ou a “dupla personalidade”, caracterizada por psiquiatras, psicanalistas e psicólogos por “dissociação da personalidade” ou “personalidade secundária”. No entanto, até o momento, a possessão, sem dúvida, é a hipótese mais racional para explicar tais fenômenos na maioria dos
casos referidos, e a ocorrência da reciclagem encarnatória (V. cap. 400), para esclarecer casos particulares.

Ainda existem inúmeros prismas obscuros sobre o fenômeno da morte do corpo humano. É importante assinalar que a consciência do recém-desencarnado nem sempre se
desliga, de imediato, do seu cadáver no ato da ruptura do cordão de prata. Existem muitas evidências apresentadas por médiuns clarividentes que vêem o psicossoma do indivíduo junto ao
cadáver, e comunicações de entidades extrafísicas atormentadas pelas sensações
de estarem ainda sentindo o corpo humano em decomposição. Além disso, neste fenômeno particular, pesam ainda muito mais os indícios circunstanciais propiciados por aparições post-mortem.

Um caso típico de aparição é o do rosto arranhado da jovem recém-falecida, feito acidentalmente por sua mãe enquanto vestia o corpo para o sepultamento, e que cobriu o
arranhão vermelho com maquilagem, mantendo o fato, por vergonha, em segredo. O pequeno acidente somente veio a público, nove anos depois, através do irmao da falecida, percipiente que viu o rosto da sua irmã, numa aparição, desfigurado pelo arranhão. Isto evidenciou que até àhora de vestir o cadáver, a consciência da jovem, talvez já tendo passado pela ruptura do cordão de prata, ainda sentia as impressões do corpo humano e de algum modo ainda se encontrava sediada
dentro dele, tendo por isso sofrido a repercussão extrafísica do arranhão no psicossoma com o qual apareceu ao irmão (Ebon, 453, p. 14).

Isso levanta diversas hipóteses que podem contribuir para nossas pesquisas: —Mes¬mo com a ruptura do cordão de prata, ou seja, a passagem pela primeira morte, a consciência ainda sente as impressões do corpo humano através dos resquícios energéticos do duplo etérico? (Parece que sim em certas injunções ou circunstâncias extrafísicas.) Outras questões: — Que
circunstâncias extrafísicas são essas? Será que a consciência da jovem sentiu a dor provocada pelo arranhão? Pode ser que sim. Sob estes aspectos, o ato da cremação dos cadáveres merece ser minuciosamente analisado. Por outro lado, não se pode descartar estas outras perguntas: — Será que a consciência da jovem viu o arranhão no seu corpo a caminho da decomposição e o plasmou ou o insculpiu por autotransfiguração no para-rosto do seu psicossoma, ao modo das
estigmatizações humanas? Esta hipótese parece menos provável? Será que o cordão de prata já estava mesmo rompido no instante da arranhadura? Ou a jovem foi na verdade enterrada viva?

Logo depois da primeira morte, a tendência da consciência recém-desencarnada é voltar sua atenção para o íntimo, ou a vida interna, e viver antes de tudo nos sentimentos e no paracérebro (do psicossoma, ou corpo emocional), e não no mundo externo. Se a consciência recém-desencarnada está ainda evolutivamente mais dominada pelas emoções animais, ou sentimentos não- positivos da vida humana, fica sem bases e palco para as manifestações de seus emocionalismos, daí sobrevindo, como conseqüências, a angústia e aparapsicose post-mortem. Tais condições antagônicas, entre a vida interna e o mundo externo, vêm gerando os umbrais extrafísicos reais, e os conceitos de infernos e geenas criados pelas cosmologias de religiões
diversas.

Uma das evidências subjetivas, menores mas nem por isso desprezíveis, da transição da primeira morte é a clarividência daqueles médiuns que vêem os seres encarnados de¬sencarnarem, inclusive com a decolagem final do psicossoma do moribundo.


122. SEGUNDA MORTE

Segunda morte: desativação e descarte do duplo etérico, incluindo a reti rada dos resquícios do cordão de prata e da aura relativa ao duplo etérico, ficando a consciência
desencarnada no corpo mental e no psicossoma que apresenta a sua própria aura.

Na desativação do duplo etérico, os resquícios do cordão de prata variam conforme o
recém-desencamado tenha completado ou não o período reencarnatório, preestabelecido por orientação cármica, havendo ocorrido o desgaste parcial ou total do lastro de sua energia vital.

A segunda morte constitui a depuração de todas as emanações ectoplásmicas do ser (consciência) que deixou a matéria densa e que se desintegram, segundo a média dos recém- desencamados, dois ou três dias após a desativação do corpo humano.

Do ponto de vista do veículo de manifestação, o desencarnado puro, ou enxuto, é aquele quejá se desvencilhou dos resquícios do cordão de prata pela desativação do duplo etérico.


123. TERCEIRA MORTE

Terceira morte: morte extrafísica ou desativação e descarte do psicossoma
com a ruptura do cordão de ouro e a entrada da consciência na condição de espírito puro, na qual se manifesta permanentemente só pelo corpo mental.

A terceira morte assinala o fim da migração do ego, a extinção do ciclo do vem e vai dos
nascimentos e mortes, ou das reencamações pessoais, objetivo inevitável de todos os seres sencientes.

A terceira morte é o coroamento da evolução da consciência no fim do sétimo estágio da escala do estado da consciência contínua (V. cap. 439), iniciando assim nova etapa da evolução eterna e, hoje, inteiramente desconhecida, em seu todo, para nós.

É menos difícil entender a condição de erraticidade da consciência desencarnada, e muito mais difícil compreender o término dessa mesma erratividade, ou a condição de domicílio da consciência no corpo mental no plano mental. O que acontece aí? Parece que ninguém ainda sabe responder satisfatoriamente a esta pergunta. As pessoas sempre se preocupam, naturalmente, com a idéia desafiadora da existência da causa primária. Talvez mais perturbadora ainda seja esta idéia do plano mental onde a consciência manifesta-se sem apêndices, pelo menos na forma como os conhecemos.
..............................

Fonte: Projeciologia 1986.
https://drive.google.com/file/d/0ByXGi2vq5-wseXZLMVFTdkRjZzQ/view?usp=sharing

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • VISÃO DA TEOSOFIA SOBRE A MORTE E O POST-MORTEM
    (Leadbeater em Compendio de Teosofia)


    (...)
    Quando adormecemos, abandonamos inteiramente o veículo físico, concentrandonos no nosso corpo astral. No ato da morte, o homem leva consigo a parte etérica do corpo físico e, por conseqüência, enquanto não consegue se desembaraçar dela, permanece num estado de completa inconsciência. O duplo etérica não é um veículo nem pode ser utilizado como tal. Assim, enquanto o homem está envolvido por êle, não se sente apta para funcionar nem no plano física nem no astral. Há homens que conseguem desembaraçar-se dêste invólucro etérico imediatamente; outros, conservam-na horas, dias e mesmo semanas. Não é absolutamente certo, aliás, que o homem, uma vez livre de seu duplo etérico, tenha imediatamente consciência do plano astral, porque existe nêle em grande parte as mais baixas matérias astrais, o que permite a formação de uma capa ou camada que o envolve por todos os lados. Muitas vêzes êle é absolutamente incapaz de utilizar esta matéria.

    Se viveu honestamente, estará pouco habituado a empregá-la e a responder às suas vibrações, para que imediatamente lhe venha a prática disso. Pode assim permanecer inconsciente até que, de uma parte, pouco a pouco, esta matéria se consuma, de outra parte venha à superfície a matéria de que habitualmente se serviu. Contudo, a eclosão não é total. Mesmo na "casca" mais cuidadosamente feita acontece abrigarem-se passagens até a superfície da matéria mais fina, de modo que o homem tem vislumbres rápidos e intermitentes do meio que o rodeia. Há pessoas que se agarram de maneira tão desesperadora ao seu veículo físico, que não querem também largar mais o duplo e fazem todos os esforços para retê-lo. Muitas vêzes o conseguem, durante longo tempo, mas com grande sacrifício de seu bem-estar. Ficam assim excluídos dos dois mundos e se sentem circundados de uma espêssa bruma cinzenta, através da qual as coisas do mundo físico lhe aparecem muito vagas e incolores.

    Continuamente combatem para se manterem nesta miserável situação e a ela se aferram apesar de tudo; o duplo etérico parece-lhes indispensável; julgam que êle constitui o único laço com o mundo que exclusivamente conhecem. De sorte que vagueiam isolados e miseráveis, até o momento que, extremamente fatigados, suas fôrças lhes faltam. Não podendo mais reter o duplo etérico, passam para a relativa felicidade que lhes dá a vida astral.
    (...)
    A morte é o abandono do corpo físico. E êsse abandono não modifica o Ego, da mesma sorte que o mudar de roupa não transforma o homem físico em si mesmo. Separado de seu corpo físico, o Ego continua a viver em seu corpo astral até que a fôrça produzida pelas emoções e paixões de sua existência terrestre, completamente se esgote.Dá-se, então, uma segunda morte. O homem abandona o seu corpo astral e vai viver em seu corpo mental, no plano mental inferior. Esta existência perdura até que os pensamentos e o vigor intelectual, gerados durante as suas vidas física e astral, estejam inteiramente gastos. Enfim, deixa o seu terceiro veículo, torna-se um Ego vivendo em seu próprio mundo e daqui em diante habita o seu corpo causal.
    (...)
    A vida astral resulta de um conjunto de sentimentos impregnados de egoísmo. Se o egoísmo os dominou de todo, mui deploráveis serão as condições da vida astral. Ao contrário, se êsses sentimentos, embora manchados de personalismos, demonstravam bondade e benevolência, será a existência astral relativamente agradável, mas ainda limitada. Quanto às aspirações, com fundamentos totalmente desprovidos de egoísmo, o Ego não lhes gozará as conseqüências senão em sua vida mental. Esta existência não pode, pois, deixar de ser senão infinitamente feliz. A vida astral tornada assim, pelo homem, ou miserável ou relativamente agradável, corresponde ao purgatório dos cristãos; e a existência mental inferior, expressão da felicidade perfeita, corresponde à idéia que fazem do paraíso. O homem cria o seu purgatório e o seu céu. Correspondem ambos a estados peculiares de consciência, porém, de forma alguma a um local, conforme a opinião geralmente admitida. Quanto ao inferno, é uma simples ficção, uma invenção teológica. Não existe.

    Entretanto, uma vida desregrada e extravagante conduz a um purgatório penosíssimo e de mui longa duração, porém não eterno, porque nem o purgatório, nem o céu podem ser, com efeito, eternos; uma causa finita não tem resultado infinito. Seria difícil dar, sôbre êste ponto, cifras exatas. As variedades de casos, de acôrdo com os indivíduos, são muito numerosas para se poder dar cifras sem cometer erros. Eis, entretanto, um esbôço que dará do assunto uma idéia. Para o homem inferior da classe média: pequeno mercador, empregado do comércio, a média das existências astrais é de cêrca de quarenta anos; a das vidas mentais, de duzentos anos. O homem que adquiriu uma certa dose de espiritualidade e uma certa cultura teria, por exemplo, vinte anos de vida no mundo astral e mil anos no mundo celeste. Enfim, quem fôr notàvelmente evoluído, poderá reduzir a sua vida astral a alguns dias ou mesmo a algumas horas e permanecer mil e quinhentos anos no céu.
    (…)
    Sendo a matéria astral o veículo do desejo e a matéria mental o veículo do pensamento, êste instinto, tanto quanto o podemos explicar em nossa linguagem, atua de sorte que, se o corpo astral consegue persuadir-nos que nós queremos o que êle quer, quase fatalmente nos deixaremos arrastar por seu desejo. E assim exerce sôbre o homem uma pressão lenta e metódica, donde nasce uma espécie de desejo insaciável ou antes uma tentação para o que é grosseiro e mau. Por menos sensual que seja, esta pressão o impeleb inevitavelmente no caminho do que é baixo e impuro. Se fôr dotado de um caráter violento, ela o predispõe à irritabilidade.
    (…)
    A pressão é natural, não em relação ao homem, mas ao• veículo, do qual se serve. Todo desejo é incontestàvelmente normal e legítimo quanto ao veículo em si, mas quão funesto não é para o homem que lhe não sabe resistir! Para aquêles que, ao contrário, recusam entregar-se aos sentimentos sugeridos, eis o que se produz: as partículas que reclamam vibrações inferiores tornam-se apáticas por falta de nutrição; atrofiam-se momentâneamente e desprendem-se do corpo astral que lhes não convém mais. São substituídas por outras partículas cuja velocidade normal de vibrações está mais em harmonia com a velocidade admitida geralmente por êste homem em seu corpo astral.
    (...)
    À morte do corpo físico, êste fraco estado de consciência astral é alarmado. Compreende que está ameaçada a sua existência como massa distinta. Toma, por isso, medidas para defender-se e manter-se como massa distinta, tanto tempo quanto possível. Eis o que se passa: apodera-se das partículas do corpo astral cuja matéria é muito mais fluídica que a do corpo físico e as dispõe de maneira a poder resistir a qualquer superposição. Coloca, no exterior, tal qual uma casca de ôvo, as partículas mais grosseiras e mais densas, e dispõe as outras em camadas concêntricas. O corpo está, então, em conjunto, em condição de resistir ao choque exterior, tanto quanto o permita a sua constituição. Pode, assim, conservar sua forma tanto tempo quanto fôr possível.

    Tôdas estas causas produzem no homem certos efeitos desagradáveis. A fisiologia do corpo astral é, está claro, inteiramente diversa da do corpo físico. Em primeiro lugar, êste recebe as impressões vindas de fora por meio de órgãos particulares, os órgãos dos sentidos, ao passo que o corpo astral verdadeiramente não tem sentidos. Aquilo que no corpo astral corresponde à visão, por exemplo, é a faculdade que têm as suas moléculas de responder aos impulsos exteriores provindos de moléculas semelhantes. Assim, porque o homem possui, em seu corpo, matéria pertencente a todas as subdivisões do mundo astral, é capaz de "ver" os objetos, formados por matéria de qualquer uma dessas subdivisões.

    Eis, por hipótese, no mundo astral, um objeto feito de matéria proveniente, ao mesmo tempo, da segunda e da terceira subdivisões. É certo que êste objeto só poderá ser "visto" por quem possuir na superfície de seu corpo astral partículas pertencentes às mesmas subdivisões, únicas capazes de receber e de registrar as vibrações emitidas pelo objeto. Ao contrário, um homem que, em conseqüência do vago estado de consciência de que falei, tenha disposto o seu corpo diferentemente, de forma que a matéria densa da subdivisão inferior esteja na superfície, não poderá ser impressionado pela vista dêste objeto, assim como não o seria o nosso corpo físico pelos gases que circulam ao redor dêle na atmosfera ou por tudo exclusivamente formado de matéria etérica.Durante a vida física, a substância do corpo astral é animada de uma perpétua agitação.

    O movimento executado pelas suas partículas pode ser comparado ao das moléculas dágua, quando está prestes a ferver. Parece, então, que se encontram continuamente em sua superfície moléculas de tôdas as espécies. Daí resulta que, durante o sono, na hora em que o homem utiliza o seu corpo astral, torna-se capaz de "ver", de acôrdo com o seu progresso, todo objeto astral circunvizinho. Depois da morte, se o homem deixou (como acontece geralmente por ignorância) que a consciência astral modelasse o corpo astral, êle fica em condições bem diferentes.

    A superfície de seu corpo astral somente apresenta partículas inferiores e grosseiras; não pode, pois, receber do exterior senão impressões provindas de partículas semelhantes; de sorte que, em vez de contemplar o conjunto do mundo astral que o rodeia, não poderá ver senão o sétimo subplano e dêste a parte mais densa e impura. As vibrações desta pesada matéria exprimem somente sentimentos e emoções condenáveis, que se poderiam classificar entre as menos puras das entidades astrais. Parece, pois, claramente, que, colocado em tais condições, o homem só pode ver os habitantes menos evoluídos do mundo astral e não pode receber senão influências penosas e vulgares.

    Sente-se rodeado de outros homens cujo corpo astral é, na verdade, quase sempre de um caráter inteiramente comum. Mas, porque só lhe é possível ver e sentir o que há nêles de mais baixo e de mais grosseiro, parecem-lhes,inevitavelmente, monstros de vício desprovidos da menor qualidade capaz de redimi-los. Até seus amigos lhe parecem inteiramente diferentes do que eram; porque lhe é atualmente impossível apreciar qualquer de suas melhores qualidades. Não é de surpreender pois, que êle considere o mundo astral como um inferno. Êste engano, de nenhum modo, é devido ao mundo astral. A si mesmo o deve o morto: primeiro, porque reteve sobre si uma excessiva quantidade de matéria mui grosseira; depois, porque se deixou dominar por êste vago estado de consciência; enfim, porque permitiu este arranjo particular de suas partículas astrais.

    O mundo astral se estende até a distância média da órbita da lua. É acessível em toda a extensão aos que não deixaram que se reorganizasse, aos a morte, a sua matéria astral. Todavia, a grande maioria de seus habitantes não se afasta da superfície da terra. As matérias das diferentes subdivisões dêsse mundo se "interpenetram" livremente. Porém, no conjunto, a matéria mais densa tende a afluir para o centro. Esta particularidade não é sem analogia com o fenômeno ocorrido num frasco cuja água tivesse em suspensão várias espécies de matéria de densidades diferentes. Enquanto o líquido se mantivesse em agitação, as partículas estariam misturadas em sua massa. Notar-se-ia, entretanto, que, no fundo do vaso, as mais densas estariam em maior número. Em suma, embora não devamos considerar as diversas subdivisões do mundo astral como se superpondo à semelhança das camadas de cebola, o arranjo de sua matéria, entretanto, de alguma sorte, tem êste caráter.

    A matéria astral penetra a matéria física como se esta matéria física não existisse. Porém, cada subdivisão da matéria física atrai fortemente a matéria astral da subdivisão correspondente. Daí resulta que cada corpo físico tem sua reprodução astral. Tomemos um copo dágua e coloquemo-lo sôbre a mesa. O copo e a mesa, sendo feitos de matéria física em estado sólido, são penetrados pela matéria astral da subdivisão mais inferior. A água, sendo líquida, é penetrada pela matéria astral da 6ª subdivisão; ao passo que o ar que rodeia a ambos, sendo gasoso, é inteiramente penetrado pela matéria gasosa astral, ou, por outras palavras, pela matéria da 5ª subdivisão. Porém, do mesmo modo que o ar e a água, o copo e a mesa estão impregnados pela matéria mais sutil das subdivisões superiores do plano astral, que correspondem à matéria etérica. Notemos, todavia, que todo sólido astral é menos denso que o mais sutil dos éteres físicos.
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

(CONTINUANDO)
A menos que não tenha sofrido nôvo arranjo na matéria de seu corpo, o homem que se encontra no mundo astral, após a morte, aí não percebe grande diferença da vida física. Pode ir e vir em tôdas as direções, porém permanece de preferência na vizinhança do lugar onde viveu. Guarda a faculdade de ver ainda sua casa, seu quarto, seus móveis, seus parentes, seus amigos. Os vivos, quando de todo ignoram os mundos superiores, imaginam ter "perdido" aquêles que abandonaram o corpo físico. Mas os mortos não experimentam, sequer momentâneamente, a impressão de terem cessado de viver. Uma vez em seu corpo astral, não lhes é mais possível distinguir o corpo físico dos vivos; mas vêem o seu corpo astral e como a forma dêste é semelhante à forma do corpo físico, reconhecem a presença de seus amigos. Cada um dêles lhes parece envolvido de um ligeiro ovóide de bruma luminosa; e, por pouco que tenham adquirido uma certa faculdade de observação, podem notar outras pequenas modificações no meio ambiente. Possuem, em todo caso, a certeza de não terem sido enviados a algum céu ou inferno longínquo; mas de estarem em contato com o mundo que, embora visto sob um ângulo diferente, lhes é, todavia, familiar.

O morto vê distintamente o corpo astral dos vivos, de sorte que é impossível julgar-se separado dêles. Entretanto, é incapaz de produzir a menor impressão sôbre êles quando estão acordados; nesse momento, com efeito, a consciência dos vivos se manifesta no plano físico e seu corpo astral serve apenas como um intermediário. Aquêle que está morto nem se pode comunicar com os seus, nem ler os seus pensamentos elevados; pode, porém, em compensação, graças à mudança da côr que se opera no astral deles, apreciar as emoções que sentem; e, com um pouco de prática e de observação, chega fàcilmente a ler os pensamentos que forem impregnados de egoísmo ou de desejo.

Durante o sono, os fatos ocorrem de modo diferente. Neste momento, os vivos estão conscientes no mundo astral; vivem a lado do morto e com êle se podem comunicar tão livremente como o faziam durante a vida física. As emoções sentidas pelos vivos reagem fortemente sobre o morto que tem por êles afeição. Se os vivos sentem um desgosto, o morto só pode sofrer, e cruelmente.

Se as suas aspirações eram de natureza a não poder exprimir-se senão com o auxílio de um corpo físico, o morto sofrerá, sem dúvida, consideràvelmente. Um desejo dêsse gênero se manifesta por uma vibração do corpo astral, e enquanto estamos ainda neste mundo, a maior parte da energia desta vibração é empregada em pôr em atividade as pesadas partículas físicas. O desejo é, pois, muito mais intenso no plano astral que no plano físico; se o homem não tomou o hábito de dominá-lo e se, em sua nova vida, não o pode satisfazer, sentirá talvez longos e penosos sofrimentos. Tomemos, para melhor compreender, o caso de um indivíduo que seja ou intemperante ou sensual. Nêle, a atração, durante a vida física, foi bastante poderosa para subjugar a razão, o senso comum, e todos os sentimentos de honorabilidade ou de afeição familiar.

Depois da morte, êste homem se encontra, no mundo astral, em luta com os mesmos apetites, cem vêzes, porém, mais violentos, talvez; e então lhe é absolutamente impossível satisfazê-Ios, pois não tem mais corpo físico. Eis porque uma tal vida é para êle um verdadeiro inferno, o único, aliás, que existe. Entretanto, ninguém o puniu. Recolhe, pura e simplesmente, o fruto de suas próprias ações. Pouco a pouco, esta fôrça do desejo se esgota, à custa, é verdade, de terríveis sofrimentos, porque cada dia para êste desgraçado equivale a um milhar de anos. Não possui, como nós no mundo físico, a noção exata do tempo. São as suas sensações que lhe dão a medida do tempo. É da adulteração dêstes fatos que nasceu a idéia blasfematória de uma condenação eterna.
(...)
Todavia, êstes casos constituem exceção. Para a maioria dos homens, a vida do além é muito mais feliz que a física. O primeiro sentimento de que o morto tem, quase sempre, consciência é o da mais admirável e deliciosa liberdade. Nada o atormenta; nenhum dever a cumprir senão aquêle que a si mesmo tiver imposto
(...)
Assim, não são nem as ocupações úteis, nem os amigos o que pode faltar a quem levou na terra uma vida razoável. Porque, assim como no plano físico, os sêres, cujas tendências e aspirações se assemelham, se sentem naturalmente atraídos uns para os outros. Demais, um grande número de regiões na natureza, que no curso da vida física estão dissimuladas atrás do véu espêsso da matéria, se oferece no mundo astral ao exame daqueles a quem o seu estudo possa interessar. De uma maneira geral, pode-se dizer que cada um cria a seu próprio ambiente.
(...)
Não deve, pois, causar admiração que a habitante do mundo astral, apesar de ter a faculdade de se mover um pouco em todos os recantos dêsse mundo, manifeste entretanto uma natural tendência a pairar no nível precisamente correspondente à mais pesada matéria predominante em seu corpo astral. O homem que, depois da morte, impediu a recomposição instintiva da matéria dêste corpo astral, não fica sujeito a nenhuma das leis que regem a mundo astral.

Os indivíduos, porém, que, na maioria, deixam realizar-se tal recomposição, não ficam livres de restrições em seus movimentos. Não porque alguma coisa as impeça de se elevarem a níveis superiores ou de descerem muito baixo, mas ùnicamente porque não estão aptos à recepção de sensações precisas senão de uma determinada porção dêste mundo. Tive já ocasião de expor o estado do homem em nível mais baixo, encerrada numa espêssa camada de matéria. Devido à grande densidade desta matéria em relação às outras, recebe então muito menos vibrações estranhas à subdivisão em que se acha, do que aquêles que estão em outro qualquer nível.

O pêso específico de seu próprio corpo astral tende a fazê-lo flutuar abaixo da superfície da terra. A matéria física do planêta não tem absolutamente existência para os seus sentidos astrais. Sente-se atraído naturalmente para a matéria astral menos delicada, que nada mais é que a contraparte da matéria sólida. Um homem que se identificar com a mais baixa das subdivisões, encontra-se na obscuridade e até certo ponto separado dos outros mortos que, graças às suas vidas melhores, vivem em esferas mais elevadas
(...)
A quarta, a quinta e a sexta subdivisões do mundo astral (para as quais grande maioria se sente atraída) são ali uma reprodução exata do mundo físico e de seus acessórios familiares. Na sexta subdivisão a vida é a mesma que no plano físico, exceção todavia do corpo físico e suas necessidades. Ao nos elevarmos à quinta e em seguida à quarta, elas se tornam cada vez menos materiais, afastando-se ainda mais do nosso baixo mundo e de seus vis interêsses.

A primeira, a segunda e a terceira subdivisões, conquanto ocupem o mesmo espaço, dão, contudo, a impressão do mais absoluto afastamento do nosso mundo; portanto, mais puras e mais sutis. O homem que reside nestes níveis, perde de vista a Terra e tudo que lhe pertence; fica, na maior parte do tempo, profundamente concentrado em si mesmo, criando o próprio ambiente. Todavia, o que compõe êste meio é suficientemente objetivo, para se tornar perceptível aos outros habitantes do mesmo nível e mesmo à visão do clarividente. Esta região é o "Summerland", o país onde reina um eterno verão e do qual se ouve falar nas reuniões espíritas, mundo êste em que, pelo simples poder do pensamento, os mortos eregem casas, escolas, cidades. Conquanto para nós imaginárias, estas criações são para êles tão reais e positivas como o são para nós as nossas casas, templos... construídos de pedra. Inúmeras pessoas passam assim uma existência muito agradável, durante muitos anos, no meio das criações do próprio pensamento. Algumas destas paisagens são verdadeiramente maravilhosas. Lagos encantadores, imponentes montanhas, jardins deliciosos, cuja beleza excede a tôda concepção no mundo físico, nada faltando.
(…)
Os homens de tôdas as religiões aí reproduzem suas divindades e seus paraísos conforme a concepção que dêles se habituaram a fazer. Êles são, pois, perfeitamente felizes, até que passem ao mundo mental, onde vão estar mais avançados no caminho da verdade.

(…) Os homens de tôdas as religiões aí reproduzem suas divindades e seus paraísos conforme a concepção que dêles se habituaram a fazer. Êles são, pois, perfeitamente felizes, até que passem ao mundo mental, onde vão estar mais avançados no caminho da verdade. Todos, após a morte (falo dos que deixaram que a matéria astral se reorganizasse espontâneamente), todos, digo, passam sucessivamente através de cada uma de suas subdivisões.
(…)
O Ego pouco a pouco se concentra sôbre si mesmo, abandonando, uma após outra, as subdivisões astrais. Mas as suas permanências sucessivas em cada uma delas não são de igual duração, porque as diferentes matérias destas subdivisões não se encontram em quantidades iguais no corpo astral. A permanência em cada subdivisão varia com a quantidade de matéria correspondente contida no corpo astral. Por sua vez, a composição do corpo astral depende da vida que o homem levou, das paixões que satisfez, enfim, da categoria de matéria que, devido à vida terrestre, atraiu e conseguiu fixar em si. Quando se acha na sexta seção, no meio de lugares e pessoas que lhe foram familiares na vida, o homem de mediana mentalidade, à medida que o tempo passa, vê tudo ir pouco a pouco se desvanecendo, perdendo a importância que lhe atribuía. Tende a procurar formar um ambiente em relação com a natureza dos pensamentos preponderantes em seu espírito. Desde que atinge a terceira subdivisão, percebe que êste traço característico eclipsou totalmente a visão da realidade do mundo astral.
(...)
Quando tôdas as baixas emoções do homem estão esgotadas, falo das que encerram qualquer partícula de egoísmo - sua vida no mundo astral está terminada. O Ego passa então para o mundo mental. Não se deve pensar que, para isto, no espaço se dê algum deslocamento. O processo consiste simplesmente em ultrapassar a mais sutil de tôdas as matérias astrais. Então o homem só é consciente no mundo mental. Seu corpo astral, todavia, não está ainda totalmente desagregado, porém apenas em via disso. Existe, ainda, mas como cadáver astral. Da mesma forma que o cadáver físico, é abandonado. Há, entretanto, certa diferença entre êstes dois cadáveres, digna de ser examinada pelas conseqüências que dela decorrem.
(…)
Quando o homem deixa seu corpo físico, a separação é quase sempre completa. Em relação com a matéria do corpo astral, muito mais tênue, as coisas não se passam da mesma forma. No decorrer da vida física, um homem comum se identifica e se absorve de tal forma na matéria astral (isto significa que se identifica de uma maneira completa com seus baixos desejos) que a fôrça atrativa do Ego não tem poder suficiente para separá-las completamente. E então, quando se liberta do corpo astral para agir no mental, perde uma parte de si mesmo; abandona alguma coisa de si, que fica prisioneira na matéria do corpo astral. É assim que o cadáver astral guarda um certo resto de vida, graças ao qual continua a mover-se livremente, e isso faz com que os ignorantes o tomem pelo próprio homem; tanto mais que esta insignificante parcela de sua consciência, apesar de não fazer mais parte dêle, se julga e fala como se ainda fôsse homem. Certamente possui recordações do homem, porém dêle não é senão uma fraca e enganadora representação.

Algumas vêzes, nas sessões espíritas, entra-se em contato com uma entidade dêste gênero; ficamos surpreendidos então e perguntamos como pode um ser ficar tão deteriorado depois de sua morte. São estas entidades fragmentárias que recebem o nome de "sombras". Por fim, êste fragmento de consciência se extingue no corpo astral, sem todavia voltar ao Ego a quem anteriormente pertenceu. Isto não impede ao cadáver astral subsistir, mas sem manifestar o mais leve traço de sua vida anterior. Demos-lhe o nome de "casca". Unicamente por seu poder uma "casca" não se pode manifestar nas sessões de espiritismo nem agir de qualquer maneira. Mas lhe acontece freqüentemente ser capturada por alguns espíritos da natureza, de caráter maligno, que se servem momentâneamente dela como habitação. Uma "casca" assim habitada pode comunicar-se em sessões e com êste disfarce representar perfeitamente o papel daquele a quem pertencera, pois alguns de seus traços característicos e certos clarões de sua memória, que emanam ainda do seu corpo astral, são suscetíveis de ser evocados pelos espíritos da natureza.
(...)

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

  • (CONTINUANDO )
    Quando, por sua vez, a vida astral termina o homem morre para êsse mundo, e desperta no mundo mental.
    (…)
    A posição do homem no mundo mental difere consideràvelmente da do mundo astral. Lá, servia-se de um corpo ao qual já estava muito acostumado, pois que, cada noite, durante o sono, tinha o hábito de empregá-lo. Vive aqui, num veículo que não conhece e que além disso está longe de ser completamente desenvolvido e que em grande parte o isola. A porção inferior de sua natureza extinguiu-se durante seu tempo de "purgatório"; agora só lhe restam os pensamentos mais delicados, as belas e generosas aspirações de sua vida terrestre. Tôdas se comprimem e o envolvem, formando em tôrno dêle uma espécie de invólucro por meio do qual fica em condições de se harmonizar com certas categorias de vibrações provenientes da matéria sutil.
    (...)
    O homem comum não manifesta grande atividade no mundo mental. Antes de tudo é receptivo; quanto a ver o que se encontra fora do próprio acervo de seus pensamentos, não o pode senão muito debilmente. Vive cercado de fôrças vivas, de anjos, poderosos habitantes dêste mundo glorioso; muitos dêles são sensíveis a certas aspirações do homem e lhes correspondem prontamente. Mas o homem não pode tirar vantagens disso, senão proporcionalmente ao seu preparo prévio.
    (...)
    A maior parte dos indivíduos não tem pensamentos elevados senão os referentes à afeição e à devoção. Quem ama profundamente outra pessoa ou experimenta um sincero sentimento de devoção para com uma certa divindade, forma uma poderosa imagem mental do amigo ou da divindade e o objeto dêste sentimento está constàntemente presente ao seu espírito. Inevitàvelmente leva esta imagem consigo para o mundo celeste, porque é a esta categoria de matéria que ela pertence por sua constituição especial
    (…)
    Assim, cada homem, no mundo celeste, vive cercado dos amigos, dos quais ansiosamente procura a sociedade.Êstes amigos apresentam-se sempre sob seu melhor aspecto, porque êle mesmo cria, em atenção dêles, a forma-pensamento, graças à qual lhes será possível manifestarem-se.
    (…)
    Esta vida gloriosa também tem um fim. Então, o corpo mental cai, por sua vez, como caíram os outros corpos; e o homem começa a viver no seu corpo causal. Aí, não tem mais necessidade de "janelas abertas", porque se encontra na sua verdadeira moradia, e todos os muros, um por um, foram caindo. Os homens em sua maioria não são conscientes em uma tal altura. Mas o que êles vêem é mais ou menos real, conforme o grau de desenvolvimento de cada um. Entretanto, cada vez que a êste nível voltarem, com o progresso contínuo que tiverem adquirido, esta vida, a mais verdadeira de tôdas, será naturalmente para êles mais extensa e muito mais intensa.
    (...)
    Deixamos atrás de nós uma verdadeira série destas vidas físicas e muitas destas o homem comum tem a vencer. Cada uma delas é, se assim me posso exprimir, um simples dia de aula. O Ego reveste-se de sua vestimenta de carne e volta à escola do mundo físico para aí aprender um certo número de lições. Enquanto dura a aula, q ue é a vida terrestre, ou êle estuda satisfatoriamente suas lições, ou absolutamente não as estuda ou finalmente só parcialmente as estuda. Em seguida, libertando-se de suas vestes carnais, volta à sua verdadeira morada, no nível que lhe é próprio, para repousar e refazer-se. Na alvorada de cada vida nova, retoma sua lição, precisamente no lugar onde a tinha deixado na véspera.
    (...)
    O aluno sensato compreende que esta vida de escola nada vale por si mesma, e só tem valor porque constitui preparação para uma vida mais gloriosa e infinitamente mais desenvolvida; procura assimilar tanto quanto possível as regras da sua escola, e, na medida de seus meios, a essas regras conforma inteiramente sua vida, de sorte a não perder um só instante do estudo que lhe é indispensável. Coopera inteligentemente com os Instrutores, trabalha e faz o máximo de esfôrço a fim de atingir o mais cedo possível sua maioridade, e entrar em seu reino como um Ego glorificado.
    ..................
    Fonte: Compêndio de Teosofia- Leadebater
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

VISAO SOBRE A MORTE - GNOSE, DE SAMAEL AUN WEOR


Na hora da morte chega sempre, ante o leito, o anjo da morte. Destes há legiões e todos eles trabalham de acordo com a grande lei.

Três coisas vão ao panteão ou cemitério:

-Primeiro, o cadáver físico.

-Segundo, o corpo vital (este escapa do corpo físico com a última exalação); tal veículo flutua ante o sepulcro e se vai decompondo lentamente à medida que o corpo físico se desintegra.

-Terceira, a ex-personalidade. Esta, indubitavelmente, pode, às vezes, escapar de dentro da
tumba e perambular pelo panteão ou se dirigir a alguns lugares que lhe são familiares.
Não há dúvida de que a ex-personalidade se dissolve lentamente através do tempo. Não existe nenhum amanhã para a personalidade do morto, esta, em si mesma, é perecedora.
Aquilo que continua, aquilo que não vai ao sepulcro, é o ego, o mim mesmo, o si mesmo.
(...)

Foi-nos dito que, no instante preciso da morte, no momento em que o defunto exala seu derradeiro alento, projeta um desenho eletropsíquico de sua personalidade. Tal desenho continua nas regiões supra-sensíveis da natureza e, mais tarde, vem a saturar o ovo fecundado. Assim é como, ao retornar, ao regressar em um novo corpo físico, voltamos a possuir características pessoais muito similares às da vida anterior.
(...) Quero que vocês compreendam que o corpo vital, assento básico da vida orgânica, foi desenhado pelos agentes da vida de acordo com a lei das causas e efeitos. Aqueles que na sua passada existência acumularam dívidas muito graves poderão nascer com um corpo vital defeituoso, o qual, como é muito natural, servirá de base para um corpo também defeituoso. Os mentirosos podem nascer com um corpo vital deformado, dando, como resultado, um veículo monstruoso ou enfermiço. Os viciados poderão nascer com corpo vitais manifestamente degenerados, os quais darão base para corpos físicos também degenerados. Exemplo: O abusador passionário sexual, com o tempo, pode nascer com um corpo vital indevidamente polarizado. Isto motivará um veículo homossexual ou uma forma feminina lesbiana. Indubitavelmente, homossexuais e lésbicas são o resultado do abuso sexual em passadas existências. O alcoólico pode nascer com um cérebro vital anômalo, defeituoso, o qual poderia servir de fundamento a um cérebro também defeituoso. O assassino, o homicida, aquele que incessantemente repete tão horrendo delito, com o tempo, pode nascer inválido, coxo, paralítico, cego de nascimento, deformado, horripilante, asqueroso, maníaco ou definitivamente louco. É bom saber que o assassinato é o pior grau de corrupção humana e que de nenhuma maneira poderia o assassino retornar com um veículo são.
As taras hereditárias ostensivelmente estão postas a serviço da lei do carma. Vêm a ser o mecanismo maravilhoso mediante o qual se processa o carma. Evidentemente, a herança está nos gens do sexo. Ali a encontramos e, mediante estes, t rabalha a lei com todo o mecanismo celular. É bom compreender que os gens controlam a totalidade do organismo humano; acham-se nos cromossomas, na célula germinal, são o fundamento da forma física. Quando estes gens se encontram em desordem, quando não existe a formação natural legítima deles, indiscutivelmente originam um corpo defeituoso e isto é algo que já está demonstrado
(...)

Isto que continua depois da morte não é, pois, algo muito formoso. Aquilo que não é destruído com o corpo físico não é mais que um montão de diabos, de agregados psíquicos, de defeitos. O único decente que existe no fundo de todas entidades cavernárias que constituem o ego é a Essência, a psique, isso que temos de alma.

Ao regressar a um novo veículo físico, entra em ação a lei do carma, pois não existe efeito sem causa, nem causa sem efeito. Os anjos da vida encarregam-se de conectar o cordão de prata com o zoosperma fecundante. Inquestionavelmente, muitos milhões de zoospermas escapam no instante da cópula, mas só um deles goza do poder suficiente para penetrar no óvulo, a fim de realizar a concepção. Esta força, de tipo muito especial, não é um produto do acaso ou do azar. O que acontece é que é impulsionado de dentro em seu energetismo íntimo pelo anjo da vida, que em tais instantes realiza a conexão da Essência que retorna.

A Essência vem ficar, pois, conectada com a célula germinal por meio do cordão de prata e, como tal célula se divide em duas e as duas em quatro e as quatro em oito e assim sucessivamente para o processo de gestação fetal, é claro que a energia sexual se converte de fato no agente básico de tal multiplicação celular. Isto significa que de modo algum se poderia realizar o fenômeno da mitose sem a presença da energia criadora.

O desencarnado, aquele que se prepara para tomar um novo corpo físico, não penetra no feto. Só vem a se reincorporar no instante em que a criatura nasce, no momento preciso em que realiza sua primeira inalação. Muito interessante resulta que com a última exalação do moribundo vem a desencarnação e que com a primeira inalação reingressamos num novo organismo.

É completamente absurdo afirmar que se escolhe de forma voluntária o lugar onde se deve renascer. A realidade é muito diferente. São precisamente os senhores da lei, os agentes do carma aqueles que selecionam para nós o lugar exato, lar, família, nação, etc., onde devemos reincorporar, retornar.

Se o ego pudesse escolher o local, lugar ou família, etc., para sua nova reincorporação, então os ambiciosos, orgulhosos, avaros, cobiçosos, buscariam os palácios, as casas dos milionários, as ricas mansões, os leitos de rosas e de plumas e o mundo seria todo riqueza e suntuosidade. Não haveria pobres, não existiria a dor nem a amargura; ninguém pagaria carma; todos poderíamos cometer os piores delitos sem que a justiça celestial nos alcançasse, etc., etc., etc.
A crua realidade dos fatos é que o ego não tem direito a escolher o lugar ou a família onde deve nascer. Cada um de nós tem que pagar o que deve. Escrito está que o que semeia raios colherá tempestades. Lei é lei e a lei se cumpre!

É pois, muito lamentável que tantos escritores famosos da espiritualidade contemporânea afirmem, de forma enfática, que cada qual tem direito a escolher o lugar onde deve renascer. O que há mais além do sepulcro é algo que somente podem conhecer os homens despertos, aqueles que já dissolveram o ego, as pessoas verdadeiramente autoconscientes.
Estou asseverando algo que me consta, algo que experimentei na ausência da razão. Não é demais recordar a este honorável auditório que eu recordo todas as minhas vidas anteriores. Nos antigos tempos, antes da submersão do continente atlante, as pessoas tinham desenvolvida essa faculdade do Ser conhecida com o nome de “percepção instintiva das verdades cósmicas”. Depois da submersão desse antigo continente, essa preciosa faculdade entrou no ciclo involutivo descedente e se perdeu totalmente.

É possível regenerar esta faculdade mediante a dissolução do ego. Atingido tal propósito, poderemos verificar por nós mesmos, de forma autoconsciente, a lei do eterno retorno de todas as coisas. Indubitavelmente, a citada faculdade do Ser nos permite experimentar o real, isso que continua, o que está mais além da morte, do corpo físico, etc., etc., etc.
Como eu possuo esta faculdade desenvolvida, posso afirmar com plena autoridade o que me consta, o que vivi, o que está mais além, etc., etc.

Os defuntos vivem normalmente no Limbo, na ante-sala do Inferno, na região dos mortos, astral inferior, região plenamente representada em todas essas grutas e cavernas subterrâneas do mundo, que, unidas ou entrelaçadas intimamente, formam um todo em seu conjunto.

É lamentável o estado em que se encontram os defuntos. Parecem sonâmbulos, têm a Consciência completamente adormecida, perambulam por todas as partes e crêem firmemente que estão vivos. Ignoram sua morte. Depois da desencarnação, os vendedores continuam em suas vendas, os ébrios, nas cantinas, as prostitutas, nos prostíbulos, etc., etc.
Seria impossível que as pessoas assim, sonâmbulos desta classe, inconscientes, pudessem dar-se ao luxo de escolher o lugar onde devem renascer. O mais natural é que estes nasçam sem saber a hora, nem como, e morrem completamente inconscientes.
As sombras dos falecidos são muitas. Cada desencarnado é um montão de sombras inconscientes, um montão de larvas que vivem no passado, que não se dão conta do presente, que estão engarrafadas em todos os seus dogmas, nas coisas rançosas do ontem, nas ocorrências dos tempos idos, nos afetos, nos sentimentalismos de família, nos interesses egoístas, nas paixões animais, nos vícios, etc., etc., etc.

Ao renascer, a Essência se expressa durante os primeiros três ou quatro anos da infância e, então, a criatura é formosa, sublime, inocente, feliz. Desafortunadamente, o ego começa a se expressar, pouco a pouco, ao nos acercarmos da idade de sete anos e vem de todo a se manifestar quando a nova personalidade foi totalmente criada. É indispensável compreender que a nova personalidade é criada precisamente durante os primeiros sete anos da infância e que se robustece com o tempo e com as experiências. A personalidade é energética, não é física, como pretendem muitas pessoas, e depois da morte decompõe-se lentamente no cemitério, até se desintegrar radicalmente.

Antes que a nova personalidade se forme totalmente, a Essência se pode dar ao luxo de se manifestar com toda a sua beleza e até faz com que as crianças sejam certamente psíquicas, sensitivas, clarividentes, puras, etc., etc., etc.
O retorno do ego a este mundo é verdadeiramente asqueroso, horripilante, abominável. O ego em si mesmo irradia ondas vibratórias sinistras, tenebrosas, nada agradáveis. Eu digo que toda pessoa, enquanto não tenha dissolvido o ego, é mais ou menos negra, ainda que esteja caminhando pela senda da iniciação e ainda que se presuma cheia de santidade e de virtude.

O incessante retorno de todas as coisas é uma lei da vida e o podemos verificar de instante a instante e de momento a momento. Retorna a Terra ao seu ponto de partida cada ano, e então celebramos o ano novo. Retornam todos os astros ao seu ponto de partida original; retornam os átomos dentro da molécula ao seu ponto inicial; retornam os dias, retornam as noites, retornam as quatro estações: primavera, verão, outono e inverno; retornam os ciclos, Kalpas, Yugas, Mahamvantaras, etc.
É, pois, a lei do eterno retorno algo indiscutível, irrefutável, irrebatível.

(...) Inquestionavelmente, a ex-personalidade é de maior duração que o fundo vital eliminado. Quero com isto afirmar que o corpo vital se vai decompondo conforme o físico vai-se desintegrando na sepultura. A personalidade é diferente, como se vigoriza através do tempo com as diferentes experiências da vida, obviamente dura mais. É uma nota energética mais firme; sói resistir durante muitos anos. Não é exagerado, de modo algum, afirmar que a personalidade descartada pode sobreviver por séculos inteiros. Resulta curioso contemplar várias personalidades descartadas conversando entre si.

Estou falando agora de algo que aos senhores pode parecer estranho. Pude comprovar até dez personalidades descartadas correspondentes a um mesmo dono, quer dizer, a dez retornos de um mesmo ego. Vi-as num intercâmbio de opiniões subjetivas, reunidas entre si por afinidade psíquica.
No entanto, quero esclarecer um pouco mais isto para evitar confusões. Eu disse que não nascemos com a personalidade; que devemos formá-la; que isto é possível durante os sete primeiros anos da infância. Também afirmei que no instante da morte tal personalidade vai ao panteão e que, às vezes, perambula dentro do mesmo ou se esconde na sua sepultura. Pensai, agora, por um momento, num ego que depois de cada retorno escapa do corpo físico. É claro que ele deixa para trás de si a personalidade. Se reunimos, por exemplo, dez vidas de um mesmo ego, teremos dez personalidades diferentes e estas se podem reunir por afinidade para conversar nos panteões e fazer intercâmbio de opiniões subjetivas.

Indubitavelmente, tais ex-personalidades vão-se debilitando pouco a pouco, vão-se extinguindo extraordinariamente, até se desintegrar, por último, radicalmente. Entretanto, a recordação de tais personalidades continua no mundo causal , nos arquivos acássicos da natureza. Nos instantes em que converso com os senhores aqui, esta noite, vem-me à memória uma antiga existência que tive como militar durante a época do Renascimento da velha Europa. Em qualquer instante, enquanto trabalhava no mundo das causas naturais como homem causal, ocorreu-me tirar dos arquivos secretos, nessa região, a recordação de tal ex-personalidade. O resultado foi certamente extraordinário. Vi então aquele militar, vestido com o uniforme da época em que viveu. Desembainhando sua espada, atacou-me violentamente. Não me foi difícil conjurá-lo para guardá-lo, novamente, entre os arquivos. Isto significa que, no mundo das causas naturais, toda recordação está viva, tem realidade, e isto é algo que pode surpreender a muitos estudantes esoteristas e ocultistas.

(...) O ego pluralizado é a mente. Já falamos claramentente, já dissemos que o animal intelectual, equivocadamente chamado homem, não tem mente, senão mentes. Indubitavelmente, os diversos agregados psíquicos que compõem o ego não são mais que diversas formas mentais, pluralização do entendimento, etc. Ao retornar todo esse conjunto de mentes ou de eus brigões e gritões, costuma suceder que nem todos se conseguem reincorporar. De uma soma total de agregados psíquicos, alguns destes ingressam na involução submersa do reino mineral, ou se reincorporam em organismos animais, ou se aderem a determinados lugares, etc., etc., etc. Depois da morte, cada um destes agregados vive em suas próprias ocorrências e desejos, sempre no passado, nunca no presente. Não esqueçam os senhores, amigos meus, que o eu é memória, que o eu é tempo, que o é um livro de muitos tomos.
........................

Fonte; trechos selecionados do cap. 20 do livro "Sim, ha inferno, sim ha diabo, sim ha karma"
https://drive.google.com/file/d/0ByXGi2vq5-wsZGhOSFFYZTRhc2s/view?usp=sharing

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...
  • 4 weeks later...
  • 2 years later...

Relatos interessantes do mais recente livro da Barba Anna Brennan, "Cura pela Luz Interior" ( "Core Healing")

(destaque para a liberação imediata do corpo astral após ser borrifado com água benta)

Citar

(...)

Depois de maravilhosos anos trabalhando juntas, Marjorie descobriu um nódulo no seio. Nunca me ocorrera examiná-la com a PSS ( clarividência) Ao fazê-lo, descobri imediatamente que era câncer. Infelizmente, com a PSS, eu soube também que não conseguiria deter a doença, que já se apossara dos nódulos linfáticos. Os procedimentos médicos normais foram adotados. Eu estava com Rosanne quando o médico deu o diagnóstico. Ela continuou a tocar durante a maior parte do ano seguinte. Depois, resolveu passar o tempo que lhe restava com seu querido Rob e sua filhinha, a quem amava muito.

O funeral aconteceu numa grande igreja de Nova Jersey, perto de Nova York. Sentei-me no corredor, de onde poderia ver com a PSS o que Marjorie iria fazer durante a cerimônia. Trouxeram o caixão para a igreja coberto com um manto púrpura decorado com uma cruz dourada. Eis o que vi com a PSS :

...................................
Marjorie trazia uma esfera de ouro na mão esquerda. Vestia um traje imaculadamente branco. O cabelo era tão branco quanto a roupa. Via-se uma auréola dourada em torno de sua cabeça e, acima dela, estrelas de ouro. A parte inferior do corpo flutuava com as roupas, estreitando-se até a extremidade do caixão. Ali, seu corpo espiritual se conectava com o corpo físico. 

A própria arquitetura da igreja tem a forma de uma cruz. Acerca de três quartos do comprimento, os braços e o eixo vertical da cruz se encontram. Os carregadores depositaram o caixão sobre essa cruz.

O padre veio pelo corredor até onde estava o caixão e, cantando algumas palavras  em latim, borrifou água benta sobre ele. Imediatamente, o corpo espiritual de Marjorie se desligou por completo do corpo físico. 

Flutuando em direção ao teto alto da igreja, ela começou a assumir sua forma mais normal, mas, é claro, conservou sua consistência espiritual. (Não sei por que isso aconteceu. Foi inesperado. Talvez tenha sido conseqüência das preces proferidas em latim.)

A princípio, ela observou a cerimônia das vigas, flutuando de uma para outra com suas vestes brancas, e respondendo ao que estava sendo dito. Em seguida, quando seu irmão mais novo começou a falar a respeito dela, Marjorie reassumiu sua aparência e roupas normais. Desceu e parou ao meu lado no corredor. Fico feliz por ter me sentado ali, deixando mais espaço para ela. Marjorie me disse que estava muito orgulhosa do irmão e ao mesmo tempo nervosa porque, sem dúvida, ele se sentira acanhado ao saber que teria de fazer o discurso fúnebre. Depois, começou a rir e a brincar com o que estava acontecendo. Estava animada por ver todos ali: não esperava que tanta gente comparecesse. Riu tam¬bém do padre, que parecia muito sério. Disse: “Ele sempre foi assim! Fala muito e ninguém consegue acompanhar. Mas é boa gente! Todos o amamos do jeito que ele é”.
No final da cerimonia ele se foi...

(destaque para a diferença de efeito no uso da linguagem, e para as devidas estruturas energéticas criadas, para separar, como deve ser, vivos dos mortos, para que uns não interfiram na vida dos outros)

Citar

(...)

Ruth morreu logo depois que saí do hospital. Imediatamente comecei a meditar para ajudá-la no nível 27 (ver Capítulo 16). Pareceu funcionar. Ali, encontrei um chalé que o falecido marido preparara para ambos viverem durante a transição entre vidas.


Mais tarde, no funeral, percebi os campos energéticos enquanto o rabino proferia o Kadish e outras preces. Dizia-as em hebraico e depois em inglês. 


Quando falava em inglês, nada acontecia nos campos energéticos. Quando salmodiava em hebraico, muita coisa acontecia. Eis a seqüência das mudanças no campo energético que testemunhei quando ele proferiu o Kadish e outras preces em hebraico: 

1-Durante o primeiro cântico, uma cúpula de energia protetora surgiu sobre a área onde estavam todos, ladeando o caixão que encerrava o corpo. Havia também alguns túmulos que, por se acharem muito perto, ficavam sob a proteção da cúpula.

2-Os cordões relacionais da família foram desconectados.

3-O campo de energia vital do grupo dos membros da família foi separado do de Ruth e inserido em duas cúpulas protetoras separadas: a família em uma e Ruth na outra.

4-O corpo do quarto nível do CEH(corpo etérico) e os corpos espirituais superiores de Ruth foram separados do seu corpo físico.

5-Um longo corredor se abriu para outros ancestrais mortos. Chegavam agoniados. Queriam que ela se juntasse a eles e a "sugavam" em sua direção. Ruth, porém, não queria ir.

6-Quando, de novo, o rabino falou em hebraico, ela se viu forçada a ir. Foi literalmente sugada para o lugar onde os ancestrais mortos estavam.

7-O caixão foi baixado à sepultura e um selo de energia se fechou em volta do corpo, impedindo quaisquer outras conexões com ele.

8-Esse mesmo selo de energia isolou a família do corpo sepultado. A cúpula de energia protetora, que foi construída em volta do caixão no começo, o túmulo e as pessoas em volta se dissolveram.

Findo o Kadish, familiares e outros saíram. A família estava energeticamente desconectada de Ruth, que agora se encontrava com seus ancestrais.

Enquanto saíamos, os ancestrais continuavam atentos aos vivos, embora estivessem energeticamente separados deles. Pareciam querer desesperadamente a vida dos vivos. Pareciam ter sido vítimas de vários massacres, o último dos quais o Holocausto.
 

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Em 02/01/2016 at 13:59, sandrofabres disse:

Trecho do texto lá de cima, das explicações de Samae Aun Weor:

................

Foi-nos dito que, no instante preciso da morte, no momento em que o defunto exala seu derradeiro alento, projeta um desenho eletropsíquico de sua personalidade.

Tal desenho continua nas regiões supra-sensíveis da natureza e, mais tarde, vem a saturar o ovo fecundado. Assim é como, ao retornar, ao regressar em um novo corpo físico, voltamos a possuir características pessoais muito similares às da vida anterior.
(...) Quero que vocês compreendam que o corpo vital(corpo etérico) , assento básico da vida orgânica, foi desenhado pelos agentes da vida de acordo com a lei das causas e efeitos. Aqueles que na sua passada existência acumularam dívidas muito graves poderão nascer com um corpo vital defeituoso, o qual, como é muito natural, servirá de base para um corpo também defeituoso. Os mentirosos podem nascer com um corpo vital deformado, dando, como resultado, um veículo monstruoso ou enfermiço. Os viciados poderão nascer com corpo vitais manifestamente degenerados, os quais darão base para corpos físicos também degenerados.(...) As taras hereditárias ostensivelmente estão postas a serviço da lei do carma. Vêm a ser o mecanismo maravilhoso mediante o qual se processa o carma. Evidentemente, a herança está nos gens do sexo.

Explicando em miúdos: ao morrer, ou quase,  passa-se pelo que se chama de "juízo", o tal "nossa! na hora do acidente cheguei a ver minha vida toda passar diante dos meus olhos, de trás para frente, num flash". É um processo automático, disparado quando há uma ameaça real a vida. Ocorre em três velocidades, a primeira é um flash, a segunda mais lenta, e a terceira bem mais lenta. O processo todo leva cerca de 3 dias. Enquanto a pessoa não passar pelo último juízo o processo anda pode ser interrompido,  a pessoa pode ser trazida de volta à vida, como acontece naqueles casos de parada cardíaca, em hospital. Por isso quem escapa de acidente, afogamento, uma pancada forte, na cabeça ou mesmo cirurgias, relata isso.

Ao final desse "juízo" é gerado como que um "arquivo zipado" contendo a memória da estrutura psico-energética da pessoa. Se a pessoa teve muitos desequilíbrios emocionais, isso em geral afetou os órgãos do corpo físico com o tempo. Ou seja, ao gerar esse "arquivo zipado", pode haver pontos com falhas, causadas pelos desequilíbrio psicológicos, mas relacionados também aos órgãos físicos. Esse arquivo zipado servirá de matriz para gerar o corpo etérico da próxima encarnação, e por isso desequilíbrios psicológicos de uma vida podem fazer a pessoa nascer com doenças ou má formações congênitas. Isso é o que o Samael tentou explicar no trecho acima.

Logo abaixo  um trecho do novo livro da Barbara Ann Brennan, "Cura pela luz interior" ("Core Healing") falando da sua percepção desse. fenômeno. É uma boa ilustração de como as pessoas tendem a descartar explicações religiosas tradicionais sem perceber que:

1- um fenômeno muito real, concreto,  gerou aquela "teoria religiosa"

2- pelo fato das religiões serem antigas, a linguagem com que esse conhecimento foi passado, era  limitado pela cultura da época

3- isso leva a religião, ASSIM COMO A CIÊNCIA, a elaborar explicações contaminadas pelas crenças aceitas como verdadeiras em sua época

4- explicações atuais fazem mais sentido para o cidadão atual, mas ainda sofrerão das mesmas limitações: contaminação pelas crenças aceitas como verdadeiras atualmente. Como bem nos demonstra a ciência, sempre descobrindo que as pesquisas anteriores, que alegadamente  "provaram" isto  ou aquilo, na verdade estavam erradas.

O trecho abaixo parece ilustrar uma parte  não só da explicação gnóstica em relação ao juízo, quanto TALVEZ aquele hábito antigo que as pessoas tinham, de chamarem o padre para se confessarem, pouco antes da morte. Provavelmente se tratava de uma forma de liberar esse bloqueios/emoções/culpas, falando, aceitando, admitindo, porque já deviam  estar percebendo a soltura dos bloqueios  no campo energético, com respectivas catarses, perto do momento da morte. 

Citar

(CEH- campo de energia humana, basicamente o corpo etérico)

O CEH Muda na Morte Física: 

Na morte física, os três níveis inferiores do CEH se dissolvem e se dissipam. Quando a pessoa morre lentamente, em virtude de doença, é possível notar os três níveis inferiores do CEH abandonando devagar o corpo, sob a forma de vapor. Segue-se a descrição do processo que ocorre no CEH.

No processo da morte, o CEH inteiro circula em todas as direções pelo campo e sua energia-consciência sobe depois pela CVE. Em seguida, mas nem sempre, sai pela coroa.

A Figura abaixo mostra a circulação do CEH por ocasião da morte. 

digitalizar0007.jpg

Isso pode desorientar muito na morte súbita, pois, enquanto o campo circula, todos os bloqueios, feridas, equívocos e dualidades que não se integraram nesta vida passam pela CVE e, é claro, pela psique!

Em suma, todas as defesas desmoronam imediatamente, e a pessoa vivência os medos e as feridas que fluem pela CVE. E muita coisa para ela enfrentar no momento e pode deixá-la bastante confusa. 

Se resistir, a pessoa pode ser afetada por formas-pensamento negativas, tendo uma morte dolorosa. Conforme mencionei no Capítulo 11, é o que infalivelmente acontece com as pessoas que abusam das chamadas drogas recreativas. Muitas delas morrem em grande desorientação, horror e terror abjeto, que as deixam presas no quarto nível inferior do CEH (ou nas esferas astrais inferiores) após o falecimento. Não é nada bonito de se ver.

Um dos possíveis motivos pelos quais, no Oriente, as pessoas oram por uma morte lenta é que, durante esse processo, como vimos, elas têm a chance de concluir assuntos pendentes, atar pontas soltas e dizer um adeus afetuoso. Doenças longas às vezes oferecem essa oportunidade; o tempo e o espaço que restam permitem a eliminação de bloqueios desta vida que termina. E como se deixassem para limpar a casa no último instante

Assisti a esse processo quando atendia pessoas que morriam lentamente de uma doença incurável. Muitos amigos e familiares aparecem para dar seu amor, prestar as derradeiras homenagens, dizer as últimas palavras de apreço. Isso é muito bom para a pessoa que está morrendo. Mas, nos últimos dois dias, convém que só compareçam os mais íntimos: marido, esposa, mãe, pai, irmãos e outros parentes próximos.

Testemunhei a dissolução dos seus bloqueios que se liberavam do campo, quando as pessoas, movidas pela urgência, enfrentavam os problemas cruciais, não resolvidos, e mergulhavam profundamente em amor incondicional com parentes mais próximos e amigos que tinham vindo para dizer o último adeus. Assim, abandonando esta vida, elas dispuseram de tempo para receber ajuda, quebrando com isso a resistência à morte e deixando serenamente o corpo físico.

Preparação para a Morte à Maneira Oriental 

Outro motivo pelo qual os orientais tradicionalmente meditam para se preparar para a morte é aprender a regular e limpar a mente, de modo a se tornarem um vazio luminoso e preservarem uma verdadeira clareza nos momentos finais, evitando com isso as armadilhas da experiência de morte." 

 

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...