Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Aikidô - Artes maciais


Guest

Recommended Posts

Olá pessoal,

Eu ouvi um comentário entre o sono e a vigília, não posso precisar de quem era, mas que tinha a ver com as artes maciais que fiz, especificamente o Aikidô (técnicas de defesa pessoal). A entidade disse que eles estavam errando ao achar que eu poderia "atacar", mas que eu sabia mesmo era me defender muito bem, "a arte da esquiva". Na noite passada um espírito do umbral aqui da minha cidade pacata de interior veio prá cima de mim, grudou no meu umbigo e falou comigo lúcida, mas em catalepsia. Eu encarei ele e conversei como se fosse dar uma chance de emprego ou algo do tipo, ele virou de costas e me largou. Então eu ouvi o comentário da minha esquiva (será que eu dei olé no tal?) ,mas eu nem pensei muito, só fui fazendo o que meu coração mandava. E foram só duas aulinhas de Aikidô em toda a minha vida hehehe.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

O aikidô mexe bastante com energia, as vezes essas duas aulas foram o suficiente para lhe deixar "atualizada" nessa vida, quanto as questões da autodefesa. O fato é que, o ideal é fazer como você fez. Através da conversa, convencer e esclarecer a consciex (espirito) a não lhe drenar energéticamente. Utilizar as mãos já é mais extremo. Então podemos imaginar que o ideal seria um Aikido laringochacral, do esclarescimento só com o poder da fala, sem contato e impacto negativo :)

Link to comment
Share on other sites

E o pior foi que eu pensei em algo que nem tinha a ver com a situação [emprego] e ele deu no pé.

Mas eu também já fui muito chamada de babaca pelos espiritos por não reagir a provocações de encostos de outras pessoas as quais eu podia ouvir, vê se pode, meu ouvido não é pinico. Em briga de encosto, eu não meto a colher, nem o garfo, nem o facão. Aikideixa-kieto:-)

 

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Faço leituras sobre artes marciais em especial o aikidô e sobre o tai chi chuan. Existem duas frases atribuídas a um mestre chamado Lonfei Yang que ilustram, um pouco, a percepção atual que tenho sobre as mesmas:  "Quanto mais se entendem as artes marciais, mais humildes e pacíficas elas se tornam"... "Descobri que com todos os meus treinamentos, eu não conseguia realizar muita coisa. Descobri que não é através do quanto se treina, mas do quanto se entende." 

Segundo mestre Ueshiba:
"O Aikido não é uma técnica para lutar contra um inimigo ou derrotá-lo. É uma maneira de conciliar as diferenças que existem no mundo e fazer dos seres humanos uma família. Significa que o segredo do Aikido é a busca da harmonia com o Universo, é tornar-nos unos com o Universo. Seus praticantes devem buscar esse entendimento por meio de treinamento diário".  

A frase de Ueshida acima vai ao encontro da fala de Yang, existe um "entendimento" maior por trás do treinamento.

Neste ínterim deparo-me com outras necessidades junto a Conscienciologia: iniciar a Tenepes, e compreender em profundidade o que a mesma entende por autodefesa energética no contexto do antibelicismo. Tendo em vista que existe toda uma construção teórica contra a prática de artes marciais na Conscienciologia.

Reflexões:

 Acredito que treinar o aikidô ou Tai chi chuan ajudaria no processo de homeostase.

O holopensene da prática competitiva do futebol, por exemplo, pode ser mais pernicioso do que a prática do aikidô, a depender do dojo.  

O encapsulamento é uma forma de impedir a ação do outro. 

Exteriorizar energia consciencial é uma forma de impor um "estado consciencial". Quanto mais dominamos a energia, mais impomos "estados conscienciais."

Qual a diferença entre se defender energeticamente e fisicamente? Do ponto de vista físico o que muda é a vibração: um é denso e o outro mais sutil. Acredito que tudo mora na intenção. A intenção é destrutiva? É equilibradora? É egoica?  É chamativa? É exibicionista? É pacificadora?

Outra questão que, volta e meia, vejo em discursos de líderes e nos contextos de técnicas de desenvolvimento pessoal: grosso modo, às vezes é preciso chegar a um grau de entropia mais agudo para se poder  conquistar o equilíbrio ou um novo reequilíbrio. No contexto da autodefesa e do maxifraternismo, às vezes é preciso dar um tranquilizante ao leão que está diante de você para poder ajudá-lo a curar  de uma enfermidade que ele possui. 

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Curiosa a associação do Aikido com manipulação de energias. Tenho aula a alguns meses e percebi que existe um conhecimento muito precário dos praticantes de Aikido sobre as energias conscienciais. É possível perceber muitos exercícios que lembram as Técnicas Completas 3 e 4 que Saulo divulga, mas ainda é muito superficial esse conhecimento quando comparado com a Conscienciologia

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...