Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Texto em inglês de Jim Dekorne sobre OOBEs


Recommended Posts

Pessoal,

Vou compartilhar com vocês este interessante texto que encontrei. Está em inglês mas traz alguma informação interessante sobre OOBE(out of body experiences), "experiências fora do corpo", aparentemente sob uma perspectiva shamanica:

http://www.newdawnmagazine.com/Article/Out_of_Body_Experiences_Journey_Other_Worlds.html

Fiquei na dúvida se este era o local certo para compartilhar esta informação. Moderadores, favor validar.

Aparentemente, é um capítulo do livro The Structure of Reality (A Estrutura da Realidade) que, pelo visto, não evoluiu como projeto.

Pesquisando a respeito, encontrei no site do autor, mais alguns capítulos do malfadado livro:

http://www.jamesdekorne.com/NewDawn/obeshamanic.htm

Link to comment
Share on other sites

Não tem problema não, é sobre projeção astral. Xamanismo também lida com isso, o único problema é que a maioria de quem lida com isso xamanismo fica dependente de drogas para ter essas experiências, nunca sai da fase inicial,  mas como as mesmas experiências podem ser obtidas sem drogas, não dá para culpar o xamanismo só porque o pessoal nunca quer deixar a chupetinha e fazer as coisas direito né? Eu tenho um livro do Dekorne, e tem um texto bem interessante sobre o tipo de entidade que convive com os seres humanos, se fazendo passar pelo que eles esperas, dependendo e cada contexto. Eu traduzi o texto  há uns 15 anos:

DeKorne Entidades do Reino imaginário.rtf

Link to comment
Share on other sites

Opa ! Duas excelentes contribuições, estou terminando de ler o texto que o Sandro traduziu aqui pra podermos bater um papo mais informado já já.

Sandro, concordo com você que tem gente que foca só na droga, planta de poder, alucinógeno, como queira chamar. Alias, tem gente que só entra nessa de xamanismo *moderno* pelas drogas, o que na minha opinião, é um tamanho desrespeito ao próprio corpo, e a senda xamânica também. O tema me atrai muito, o xamanismo, não as drogas rs. Principalmente por que tenha descendencia indigena, e valorizo muito a cultura dos meus antepassados.

Mas na questão das drogas... tem um ponto que pouca gente toca quando menciona, que é o fato de que o xamã/feiticeiro só usa a planta/cacto para digamos abrir uma porta, e logo em seguida a abandona - ou abandona sua contraparte física. E fica somente com a parte espiritual, o elemental/espirito daquela planta se torna seu guia para outras experiencias, sem ter que consumi-la fisicamente. Posso fazer um paralelo com os amparadores para os espiritas ? (Sei que os espíritas chamam de amparadores consciencias humanas, só quero fazer um abuso de linguagem por que prefiro enxergar as semelhanças quando se trata de religião. É bem melhor do que brigar pelas diferenças.)

É importante ressaltar que tem gente que se perde nas práticas xamanicas por causa das drogas, claro. Mas acho que tem ficar bem claro o valor da tradição, pq o mal está no ser humano não na pratica, nem na planta, nem na religião... o mal é o homem e suas intenções. Tem gente que se perde até com espiritismo. Tem gente que se perde até com mangá kkk. A culpa não é do mangá, nem da tinta, nem do papel, nem da história que ele conta.

 

Edited by Cristaldo
correção ortográfica
Link to comment
Share on other sites

Sim, mas o problema é esse mesmo, uma coisa é " caminho", outra são experiências de pesquisa, e outras são desculpas esfarrapadas para o viciado dourar a pílula e nao assumir para si mesmo seu estado psicológico, chamando drogadiçao de xamanismo.

No mindo moderno, na internet, 90% pertence ao terceiro caso.

Por isso ja deixei o esclarecimento aqui:

 

Mas tem um post meu antigo aqui, de quandp eu nao era Adm ainda, entao não me sentia no dever de proteger o público jovem do fórum contra os viciados que tentam atrair colegas para seus vícios e sites de viciados:

 

Link to comment
Share on other sites

Legal Sandro ! Gostei bastante do que você fala nesse segundo link. Concordo com muitos pontos, muitos mesmo. E parabenizo sua perspicácia de entender que os taninos é que contaminam o Daime e de fato não tem nada de místico aí rs. Algo semelhante acontece com os cogumelos e a diferença entre comer e extrair a psilocibina e psilocina com agua. Não acho também que vc tenha dever de proteger ninguém contra nada meu caro, nesse mundo cada um é responsável pelas suas proprias escolhas e atitudes, e se deixar levar é uma escolha e uma atitude, ainda que passiva.

Mas tem uma questão legal que você fala no seu segundo link, no post, é que vc fala que depende de quem guia essa experiência depois que a porta se abre. No livro A Arte de Sonhar, Castaneda, o xamã naquele ponto ainda não sugeriu o uso do peyote e sim está ensinando o controle dos sonhos, sonhos de poder, ou arte de sonhar... e pra isso ele dá uma ´´carona`` ao Castaneda na sua ´terceira visão´, ao que ele sente como um tabefe na omoplata, e então experimenta a visão do xamã por alguns minutos e depois volta ao normal. Acho que talvez as plantas possam ser entendida como o tabefe na omoplata nesse caso. O aproveitamento depende do seu professor, da sua intenção em fazer aquilo, e ainda assim, como tudo na vida... pode não te levar tão longe quanto você queria. Nem sempre a gente está tão preparado quanto gostaria, frequentemente não está alias.

Agora no texto que você traduziu, eu achei muito bacana ele colocar uma visão crítica, que as vezes carece nesse e em vários outros assunto espirituais.
A mensagem do elemental, ou dos espiritos que vc encontra... tem que passar pelo dicernimento, e a sua sintonia espiritual dita o tipo de contato que você fara. Muita gente não julga também as mensagens que encontra em livros, supostas psicografias, supostas experiências astrais de outros, e as engole como realidade. Engolir um livro inteiro por que algumas páginas lhe parecem verdadeiras, não dá.

Eu gostaria de ter tido mais contato com as religiões afro, por exemplo, mas estou sempre mudando então é difícil pra mim achar um lugar legal pra aprender junto na prática.
Mas já reparou como que o Exu muda de personalidade dependendo do terreiro ? Nao quer dizer que o contato nao seja genuino, mas te faz pensar.
Alias vi aqui no fórum uma mensagem do Exu Cobra falando de ET rs. Legal !

E já reparou como que o espírita sempre fala do Exu como se fosse um tipo de contato inferior (quando nao dizem que é espirito brincalhao) ao que ele ve o medium do centro espirita dele fazer ? Pq o contato que a sua religiao ou a sua casa faz tem que ser melhor que o dos outros ? rsrs
E isso sao estranhamentos de duas religioes que bebem da mesma fonte, ne ? (Espiritismo de Kardec & Umbanda)
Imagina se fossem realmente coisas distantes.

Acho que o universo, e os espíritos, nos ensinam de uma forma bem sutíl. E frequentemente as pessoas só enxergam dentro de suas proprias conchas de ilusao astral. Aí acho que se deixa de aproveitar grande parte de muitas mensagens espirituais. Seja de plantas, desencarnados, ET, ou boitatá rs.

Link to comment
Share on other sites

15 minutos atrás, Cristaldo disse:

Não acho também que vc tenha dever de proteger ninguém contra nada meu caro, nesse mundo cada um é responsável pelas suas proprias escolhas e atitudes, e se deixar levar é uma escolha e uma atitude, ainda que passiva.

Quando se trata de adultos, sim, mas aqui temos garotos de 12 anos, ser passivo nessa questão é dar espaço para pilantras oportunistas, e passividade não é comigo não.

Link to comment
Share on other sites

10 horas atrás, Cristaldo disse:

Eu gostaria de ter tido mais contato com as religiões afro, por exemplo, (...)

Eu tive bastante. Vinte anos de contato, pra ser mais específico. Mas não tive contato algum com xamanismo embora isso, realmente, não me preocupe. Não por não ter interesse ou por não ver valor mas por ter meus olhos voltados para outros assuntos no momento já que tenho que priorizar assuntos que me são mais urgentes e visto que o tempo é curto e tem o péssimo hábito de não me esperar.

 

10 horas atrás, Cristaldo disse:

Mas já reparou como que o Exu muda de personalidade dependendo do terreiro ?

É natural pois exu não é um mas muitos e a diversidade de arquétipos é notadamente característica essencial e constante tanto na Umbanda como no Candomblé. 

17 horas atrás, sandrofabres disse:

(...)o único problema é que a maioria de quem lida com isso xamanismo fica dependente de drogas para ter essas experiências(...)

O uso de drogas costuma gerar apego e o apego limita nossa capacidade de transcender diminuindo nossa sintonia com o que nos pode levar além do que somos. Pessoalmente prefiro adotar uma atitude que me distancie o máximo possível dos vícios. Vejo o uso de drogas mais como uma "muleta" física pois não acredito que a expansão real da consciência deva ou mesmo possa se apoiar em fatores externos. Não é absolutamente necessário. 

O que, de fato, me chamou atenção no texto do Dekorne foi toda a informação sobre OOBE mesmo. Estou lendo o primeiro livro do Robert Monroe e cheguei ao texto do Dekorne quando pesquisava mais informação sobre o "Lugar 3" a que se refere Monroe.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...