Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Recommended Posts

Não raro, ouve-se pessoas de diferentes segmentos religiosos afirmarem que a bíblia é a Palavra de Deus, o mesmo ocorre com livros "sagrados" de variados credos como sinônimos de verdade universal, e diga-se de passagem inquestionável. 

Sem menosprezar a importância cultural e histórica que os livros exercem em nossa vida, gostaria de trazer algumas reflexões:

1. Considerando que a Palavra de Deus seria a sua Vontade e consequentemente a própria Verdade, poderia ela ser imutável, eterna e imaterial?

2. Uma vez que admitindo ser a Verdade eterna, imutável e imaterial, porque Deus colocaria ela num livro específico, cujo conteúdo poderia estar sujeito as alterações do mundo material?

3. Admitindo que a Verdade não encontra-se no mundo material, consequentemente ela estaria latente dentro de nós e não fora, por meio da intuição, inspiração e/ou iluminação divina?

4. Admitindo-se que vários livros foram escritos por inspiração divina, não seria a simples contradição entre seus conteúdos um indício de falsa verdade?

5.  Admitindo-se que vários livros foram escritos por inspiração divina, não seria a simples semelhança entre seus conteúdos um indicio de suposta verdade?

6. O que é melhor seguir uma fé cega ou uma fé raciocinada?

Link to comment
Share on other sites

@DAIVIDRC,

Não quero gerar polêmica mas vou fazer alguns comentários aqui também para reflexão:

Supondo que Deus exista, o que é Deus?

8 horas atrás, DAIVIDRC disse:

1. Considerando que a Palavra de Deus seria a sua Vontade e consequentemente a própria Verdade, poderia ela ser imutável, eterna e imaterial?

Ainda aqui... o que é "a Palavra de Deus"?

8 horas atrás, DAIVIDRC disse:

2. Uma vez que admitindo ser a Verdade eterna, imutável e imaterial, porque Deus colocaria ela num livro específico, cujo conteúdo poderia estar sujeito as alterações do mundo material?

Mesmo que consideremos que algum livro possua a "palavra de Deus", ainda assim, provavelmente tal livro foi escrito por intermédio humano e, neste caso, automaticamente devemos pressupor que ele não está isento de erros, distorções e subjetividades variadas já que o ser humano é falível. Certo?

8 horas atrás, DAIVIDRC disse:

3. Admitindo que a Verdade não encontra-se no mundo material, consequentemente ela estaria latente dentro de nós e não fora, por meio da intuição, inspiração e/ou iluminação divina?

Tudo que não se encontra no mundo material está latente dentro de nós?

O que é a verdade?

8 horas atrás, DAIVIDRC disse:

4. Admitindo-se que vários livros foram escritos por inspiração divina, não seria a simples contradição entre seus conteúdos um indício de falsa verdade?

Se algo foi escrito por "inspiração divina" foi escrito por alguém, certo? Este alguém sendo um ser humano é naturalmente suscetível a erros, certo? O fato de uma pessoa eventualmente cometer erros é, com certeza, indício de má fé?

8 horas atrás, DAIVIDRC disse:

5.  Admitindo-se que vários livros foram escritos por inspiração divina, não seria a simples semelhança entre seus conteúdos um indicio de suposta verdade?

Se algo é semelhante a outra coisa, significa que as duas coisas são a mesma, ou possuem a mesma origem?

E ainda... a verdade reside na semelhança?... Coisas distintas não podem ser verdadeiras?

8 horas atrás, DAIVIDRC disse:

6. O que é melhor seguir uma fé cega ou uma fé raciocinada?

Se eu te disser que, se você deixar uma garrafa de coca-cola no congelador, ela vai explodir, você vai simplesmente acreditar em mim e nunca colocará sua garrafa no congelador para gelar mais rápido naquele dia de sol infernal?... Seja lá qual for a resposta: por quê?

...

Ainda que um livro possua em seu conteúdo a grande Verdade, como saber se você á capaz de interpretar corretamente esta grande Verdade? E será se isso é realmente assim tão importante? 

Não é a vida como um grande livro onde se pode ir lendo pedacinhos daquilo que é a verdade?

Uma coisa é fato, toda a linguagem que se utiliza para escrever um livro é de origem humana, daí limitada. E nada que seja limitado pode conter em si toda a verdade. No máximo, uma aproximação.

O importante é saber dosar o peso que damos para cada coisa e nenhum livro pode ter o peso maior que se possa dar a um livro ou a qualquer outra coisa material. Mas nem por isso deixa de ter seu valor.

Link to comment
Share on other sites

A minha humilde opinião é que a Bíblia se trata de uma coletânea de textos iniciáticos e registros históricos a qual infelizmente não está isenta de erros, adulterações e mutilações. O ensinamento está codificado de forma que apenas iniciados entendem plenamente o que está sendo passado. É claro que isso não quer dizer que devemos ignorar todo o sentido literal porém ao lê-la apenas literalmente muitas coisas acabam que ficando distorcidas da verdade. Um exemplo claro disso é a definição de Deus que a maioria das pessoas possuem: uma entidade com características humanas que nos criou e está nos julgando. Para aqueles inciados na filosofia oculta ou mesmo para quem possua algumas experiências "espirituais" fica claro que "Deus" é algo bem mais complexo que esse "preto-no-branco" monoteísta.

Link to comment
Share on other sites

Meu caro amigo @lukynhas, de uma forma geral, embora a bíblia possua algumas passagens muito bonitas, acho ela muito confusa. São textos escritos para pessoas de uma outra época. Esse negócio de "ensinamentos codificados de forma que apenas iniciados entendam" é coisa que não me agrada. Não acho que nada deva estar oculto. Na minha humilde opinião, toda informação deve ser livre e, portanto, prefiro textos mais didáticos. Quanto mais simples de entender melhor.

E é perfeitamente possível escrever algo de forma clara e contendo ensinamentos profundos e bem elaborados.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Iogui disse:

Meu caro amigo @lukynhas, de uma forma geral, embora a bíblia possua algumas passagens muito bonitas, acho ela muito confusa. São textos escritos para pessoas de uma outra época. Esse negócio de "ensinamentos codificados de forma que apenas iniciados entendam" é coisa que não me agrada. Não acho que nada deva estar oculto. Na minha humilde opinião, toda informação deve ser livre e, portanto, prefiro textos mais didáticos. Quanto mais simples de entender melhor.

E é perfeitamente possível escrever algo de forma clara e contendo ensinamentos profundos e bem elaborados.

Mas tem que se levar em consideração a época em que forma escritos. Todos os textos antigos foram feitos de forma a encriptar o conhecimento das mentes egoístas. Uma definição que gosto acerca da Bíblia:

Citar

O que chamamos de Bíblia Sagrada é, na verdade, uma coleção de inúmeros textos iniciáticos, históricos, narrativos e astrológicos reunidos pelo critério chamado “Interesses da Igreja Católica”.

[...]

Já o Novo Testamento é uma salada de frutas criada ao longo de 500 anos de “ajustes” da Igreja. Ele inclui trechos sérios, trechos inventados, trechos truncados, trechos apagados, trechos mexidos… Existem até referências a capítulos de livros que NÃO EXISTEM.
Graças a isso, existem mais de DOIS MIL… Isso mesmo crianças… DOIS MIL erros históricos, contradições, erros científicos, profecias que não se realizaram, absurdos e injustiças na Bíblia. Podem conferir todos eles no site skepticsannotatedbible.com.

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Muitas pessoas falam que a biblica é encripitada e tal, mas não acho isso válido, na boa, parece sim um livro de história: 

Então desceu o Senhor para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam;
E o Senhor disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer.
Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.
Assim o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade.
Gênesis 11:5-8

 

 

Isso na minha humilde, e talvez errônea, interpretação parece mais uma civilização EXTRATERRESTRE, acabando com o progresso de uma civilização humana, não tem nada de encriptado nisso.

 

Olhem que  interessante:

Senhores,  (Hinduismo)lenham isso aqui: http://ahduvido.com.br/a-torre-de-babel-era-um-vimana

...Essas observações fizeram surgir algumas suposições, tais como a Torre de Babel ser um Vimana Rukma e que Nimrod queria construir para não ter mais que se submeter a D’us e poder dominar os outros povos.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Da bíblia eu gosto muito dos Salmos, porque sinto um poder de aproximaçao com os anjos bons. Mas ainda me confundo com algumas passagens desses salmos que foram escritos em um contexto de guerras pelo Rei Davi, supostamente tambem encarnado como Adolf Hitler, na qual a vingança, a violência aos povos, a ameaça aos opositores de Deus estão totalmente fora de meu dia a dia. Acabo falando da boca prá fora só porque está lá escrito e eles me pedem para ler de madrugada em voz alta. Sou um pouco diaba por divergir das palavras que profiro do livro sagrado, mas mesmo assim eles continuam ao meu lado.

Link to comment
Share on other sites

Considero a bíblia um livro de importância cultural e possivelmente alguns aspectos históricos. No centro que frequento, a bíblia é muito presente - natural nos centros espíritas - seja com citações, seja nas referências aos santos e ao próprio Cristo. Antes me incomodava, hoje não mais. Considero alguns pontos:

- o documento que temos hoje não pode ser entendido como escrituras originais. Certamente outros interesses guiaram modificações diversas;

- para mim, não há conteúdo que possa ser entendido de forma direta, literal - embora muitas crenças tomem vários trechos de forma literal, sem uma fé raciocinada;

- não consigo conceber sua escrita por iluminação divina. Me parece mais um apanhado de contos e relatos;

- o fato de que um livro possa ser ficção não tira a grandeza de bons ensinamentos contidos;

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Bom pelo menos dizem que a palavra da Bíblia serve para doutrinar espíritos, não tiro esse mérito dos que se esforçaram em escrever e mais ainda de todos que tentaram traduzi-la ( o que é de altíssima responsabilidade).

O que eu sei é que quando leio salmos a pedido, eles gargalham comigo, eu sou muito sincera e fico encaixando a minha opinião em tudo kkkkk, tipo: Esse trecho aqui o Davi foi sacaninha ! :-D

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Se levarmos em conta os textos sagrados em si, a Bíblia levou 1600 anos para ser escrita. Já que teoricamente ela começou a ser registrada na época de Moisés (cerca de 1500 a.C.) e terminou com o evangelho de João (cerca de 96 d.C.). Essa é a datação cultural dos textos.

Mesmo assim na época do evangelho de João, no final do século I d.C.,  não havia unidade nos textos. Para se ter idéia, os textos só passaram a ser conhecidos como Bíblia com Jerônimo (cerca de 347d.C. - 419/420 d.C.), que chamou pela primeira vez ao conjunto dos livros do Antigo Testamento e Novo Testamento de "Biblioteca Divina". "Bíblia”, inclusive, é uma palavra que não aparece na Bíblia. Ela vem do termo grego biblos, por causa da cidade fenícia de Biblos, um importante centro produtor de rolos de papiro usados para fazer livros. Com o tempo, a palavra biblos passou a significar “livro”. Biblia é a forma plural (“livros”).

Então a primeira Bíblia oficial foi organizada, compilada e preparada pela igreja católica nos séculos IV e V d.C.

Além disso a Bíblia sempre foi apresentada como um longo texto corrido, ela foi dividida em capítulos apenas no século XIII d.C. (entre 1234 e 1242), pelo teólogo Stephen Langhton, então Bispo de Canterbury, na Inglaterra, e professor da Universidade de Paris, na França.

Ou seja... é complicado acreditar que o que voce tem hoje quando pega numa bíblia é algum texto sagrado, iniciático...

Veja bem, Bíblia em termos de registros históricos:

640 a.C - Data em que se criou uma unidade doutrinária necessária para o reconhecimento da lei escrita.

287 - 247 a.C. - Criação da Septuaginta

225 a.C. - Trecho bíblico mais antigo: passagem de um dos livros de Samuel.

100 a.C. - O texto mais antigo conhecido da Bíblia: Livro de Isaías

0-100 d.C. - Vetus Latina & suposta época da composição do Novo Testamento

90 d.C. - Concilio de Jâmnia decidiu quais os livros que fariam parte do cânon judaico (Antigo Testamento)

125 d.C. - Texto mais antigo do Novo Testamento: fragmentos do evangelho de João, incluindo a pergunta de Pilatos a Jesus: “Você é o rei dos judeus?”

325 d.C. - Canonização do Novo Testamento

404 d.C. - Jerônimo completa a Vulgata.

500-600 d.C. - Texto Massorético (Antigo Testamento)

500 d.C. - A Bíblia começa a ser traduzida para mais de 500 línguas diferentes.

600 d.C. - Cria-se a Lei que determina que a Bíblia apenas pode ser copiada e distribuída em Latim.

995 d.C. - Surgem novas traduções anglo saxônicas da Bíblia do Novo Testamento.

1384 d.C. - Wycliffe se torna a primeira pessoa a se criar uma versão completa da Bíblia em Inglês (era uma versão manuscrita).

1455 d.C. - Gutenberg cria a primeira Máquina de Impressão e a partir de então as bíblias podem ser produzidas em massa. Até então todas as versões eram manuscritas.

1560 d.C. - Bíblia de Genebra

1611 d.C. - Surgimento da versão da Bíblia do Rei James.

1753 d.C. - Primeira publicação de uma Bíblia em Português.

1844 d.C. - Sociedade Bíblica Internacional traduz a Bíblia para os últimos idiomas vivos que restavam.

1885 d.C. - Os livros considerados apócrifos são removidos das versões impressas das Bíblias Protestantes.

1898 d.C. - Os Gideões Internacionais levam a Bíblia para as prisões, escolas e favelas, hoje qualquer quarto de hotel ou motel americano possui uma versão desta Bíblia.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...