Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Recommended Posts

De acordo com a escola Samkhya de filosofia na Índia, o Tattva são os métodos para se entender os cinco elementos alquímicos e a forma pela qual interagem, criando-se uma progressão lógica para cada grau elemental. Os elementos são discutidos a princípio de modo simbólico; em seguida, o estudante é ensinado a compreender a teoria estrutural do mundo elemental.

A pequena história dos Tattvas

Há seis escolas sobre o pensamento Tattvico (filosofia). O sistema Tattva original foi desenvolvido pelo Indiano Maharshi Kapila como parte de sua filosofia Samkhya. Isto foi emc. 700 a.C., mas as raízes da filosofia Tattvica encontram-se no mínimo em 2000 a.C.. A filosofia Samkhya de Kapila divide o universo em cinco formas Tattvicas básicas, que interagiram formando 25 Tattvas.

A palavra Tattva é a junção de duas outras, Tat (significa aquilo) e Tvam (significa ti). Tattva basicamente significa tudo, aquilo que é ti, a verdadeira forma de tudo. Ela é geralmente traduzida como qualidade. Mas, Tat representa Deus e Tvam o indivíduo, significando (que se encaixa com a filosofia hermética) "Isto (que é o universo) és tu." Similar ao axioma Hermético "Como o que esta em cima, assim é embaixo", e é diretamente relacionado ao conceito de Macrocosmo (Tat, Deus) e Microcosmo (Tvam, indivíduo).

As escolas de Hatha Yoga de filosofia Tattvica ligam a energia da respiração (Prana) com os ciclo dos cinco Tattvas. O oitavo capítulo do Shivagama é A ciência da Respiração e a filosofia dos Tattvas. Este trabalho descreve "O Universo como criado nos Tattvas; sendo instrumentalizado pelos Tattvas; e desaparece nos Tattvas; dos Tattvas se conhece a natureza do Universo."

Os Tattvas são as cinco modificações da Respiração, Prana, que é descrito como o principio vital do Universo (macrocosmo) e do homem (microcosmo). O prana é comum aos cinco Tattvas.

 

OS TATTVAS

*Suas imagens estão em anexo nesse tópico

 

 

 

 

Tattvas para Clarividência

 

https://www.youtube.com/watch?v=COJKQaNnjik

É provavelmente o método mais eficaz de se abrir clarividência. Por quê? Além de todo o significado simbólico e espiritual, quase todo o processo desse método é científico. Sem enrolação, lembra quando você olha muito pra tela do computador e depois olha para a parede e parece ver a forma do monitor na parede?
Bom, esse é o método basicamente. Existe uma saturação temporária da visão e quando olhamos para uma "tela" de cor uniforme vemos a mesma forma que estávamos vendo(que nos saturou) porém em cores complementares.

Esse vídeo contém o método da melhor maneira: Basta você olhar fixamente no ponto que se apresenta no centro das formas e assim que elas começarem a desaparecer do vídeo feche os olhos. Na sua tela mental aparecerá imediatamente a mesma forma vista antes, só que agora em cores complementares. Seu dever agora é tentar manter essa imagem o maior tempo possível até a locutora do vídeo pedir sua atenção para o próximo símbolo, faça o mesmo para todas as formas. 

 

PS: No vídeo a locutora mostra um método de alcançar objetivos usando as forças dos tattvas, porém para a clarividência basta o que eu falei.

PS 2: Esse é uma das fontes de visualização dos tattvas. Não há restrições quanto a isso, pode ser pelo celular, por cartões(tattvas cards), pelo computador, etc.



Os resultados aparecem bem rápido. 

05-03.gif

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Primeiramente, muito obrigado por nos apresentar esse conhecimento, me surgiu algumas perguntas

por exemplo, no video essas imagens tem um ponto no centro, já na imagem do post não, mas para realizar o exercicio tem que utilizar a imagem com o ponto no centro ou pode ser olhar para o simbolo central?

Citar

"As escolas de Hatha Yoga de filosofia Tattvica ligam a energia da respiração (Prana) com os ciclo dos cinco Tattvas. O oitavo capítulo do Shivagama é A ciência da Respiração e a filosofia dos Tattvas. Este trabalho descreve "O Universo como criado nos Tattvas; sendo instrumentalizado pelos Tattvas; e desaparece nos Tattvas; dos Tattvas se conhece a natureza do Universo." 

O que é os ciclo dos cinco Tattvas?

 

De qualquer forma muito obrigado  

Link to comment
Share on other sites

De nada, meu caro,

A imagem no centro é para facilitar o foco no centro e não se distrair com a visão periférica fora da imagem. Sem o ponto também funciona da mesma maneira e sem dificuldades.


Primariamente dizendo, os Tattvas são etapas de movimento do cosmos.  Vibrações do éter(energia magnética vital). O ciclo é a maneira deles se alternarem conforme o passar do dia. Os tattvas regentes se alternam conforme o passar do tempo, emanando um tipo característico de vibração do éter.
"A vibração dos Tatwas começa com a saída do Sol. Cada Tatwa vibra durante 24 minutos em um período de duas horas. "


Akasha: É bom, exclusivamente, para a interiorização, para a meditação, trabalhos psicológicos, mágicos etc. A. Não marque encontro de negócios ou de amor a esta hora porque fracassará inevitavelmente. Este tatwa pode nos induzir a cometer erros gravíssimos.

Se você trabalha durante este período, deve ser muito cuidadoso (os artistas devem abster-se de trabalhar no akasha, assim como os vendedores). Toda atividade “exteriorizadora” (comércio, venda, relações amorosas ou amistosas etc.) que começar em akasha tenderá ao fracasso.

Este é o tatwa da morte, tanto psicológica quanto física (por isso se sabe que muitos idosos morrem no fim da madrugada e início do dia, devido a que este Tatwa tem correlação com o planeta Saturno). Entretanto, é o melhor momento para práticas de Alquimia Sexual, Pranayama egípcio, Ham-Sah, pois Akasha tende a puxar todas as energias “para dentro e para cima”. Suas cores são o violeta e o preto.

Vayu: Tudo que seja inteligência, velocidade e movimento corresponde a Vayu, o princípio do ar. Os ventos, o ar, o tráfego aéreo, o trânsito de automóveis, pesquisas sobre discos voadores, movimentos planetários, dissolução de problemas mentais etc., se acham relacionados com Vayu.

Durante esses períodos, as pessoas se deleitam falando mal do próximo, enganando, roubando, fofocando etc. Geralmente, os acidentes aéreos ocorrem neste período e os suicidas são estimulados por este tatwa.

Aconselhamos que não se case durante este período, porque seu matrimônio seria de curta duração. Todo tipo de negócios simples e rápidos é muito bom em Vayu, porém, os negócios complexos e de longa duração resultam em fracasso. É bom realizar trabalhos intelectuais durante este período, leituras de obras profundas, estudar para o vestibular etc.

Os grandes iogues manuseiam mentalmente este tatwa e o utilizam inteligentemente quando querem flutuar no ar, ou seja, em trabalhos Jinas e também Desdobramento Astral. Pode-se invocar os silfos e sílfides do ar, também os gênios e anjos do elemento Ar (tabela abaixo).

Ehecatl, grande Deus do Movimento, ajudou Jesus no processo de teletransporte de seu corpo na tumba. Parvati é o supremo Reitor do Templo dos Ventos, onde se reúnem os Devas dos furacões, os grandes líderes dos silfos etc.

Tejas: É quente porque é o princípio etérico do fogo e seu Regente planetário é Samael, rei dos vulcões e do planeta Marte. Durante o período em que este Tatwa está em atividade, sentimos mais calor, o ambiente é seco (os videntes afirmam que descem sobre o meio ambiente onde de fogo etérico, afastando a umidade.

Sugere-se banhar com água fria em Tejas e não se resfriará jamais. Não discuta com ninguém nos horários ou dias em que estiver predominando Tejas porque as consequências podem ser graves. Deve-se aproveitar o tempo de Tejas para se trabalhar intensamente.

Não se case neste Tatwa porque terá constantes desavenças com o cônjuge. As explosões e os acidentes mais terríveis acontecem neste período do Tatwa Tejas. E se possível, não faça cirurgias médicas ou dentárias, pois haverá hemorragias.

Apas: É o principio da água e o oposto de Tejas (fogo). Esse Tatwa é maravilhoso para a compra de mercadorias. É também ótimo para os negócios e você pode conseguir muito dinheiro se souber aproveitar este Tatwa. Comece uma entrevista de emprego em Apas, venda em Apas. Converse amistosamente com seu cônjuge ou dialogue com seu parceiro em Apas. As viagens por vias aquáticas em Apas resultam boas. As chuvas que começam em Apas costumam ser muito longas e fortes. O Tatwa Apas opera concentrando e atraindo.

Prithvi: Este é o Tatwa do êxito na vida. Se você quer triunfar nos negócios, faça-os em Prithvi. Se quiser ter boa saúde, coma e beba em Prithvi. Os casamentos que se realizam em Prithivi se fazem felizes para toda a vida. Toda festa, toda conferência, todo negócio, todo encontro que forem realizados em Prithvi serão um êxito completo. Prithvi é amor, caridade, benevolência, alegria, bem-estar, frescor. É o princípio magnético da Terra.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

fiz um teste e realmente a imagem se mantem um tempo na tela (acho q mental) com os olhos fechados, mas não fiquei olhando a imagem até ficaar ofuscada.

tb gostaria de saber quanto tempo para os resultados e q tipo de exeperiências clarividentes vivenciou @Robert.

Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, vinicius.censi disse:

Antes de mais nada, parabéns pelo excelente conteúdo aqui exposto, Robert.

Gostaria de deixar minha colaboração com este link, que leva diretamente ao site Gnosis.

Lá existe uma explicação bem bacana para quem é leigo, inclusive uma pequena prática para iniciantes.

Bons estudos a todos.

Paz profunda.

valeu @vinicius.censi

Link to comment
Share on other sites

De nada. Sim, Vinicius. De lá que copiei grande parte dos textos desse tópico. Mas vou ver se consigo transcrever os textos da Golden Dawn sobre tattvas e postar aqui.

Vale a pena também assistir esse vídeo muito explicativo e bem narrado sobre os tatwas. Aliás, grande parte dos vídeos desse canal gnóstico é excelente. 
 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...