Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Integrando os hemisférios do cérebro para facilitar visualizações


Recommended Posts

hemisf1.jpg

 

 

Através de uma proeminente ranhura chamada fissura longitudinal, o cérebro é dividido em duas metades chamadas hemisférios. Na base desta fissura encontra-se um espesso feixe de fibras nervosas, chamado corpo caloso, o qual fornece um elo de comunicação entre os hemisférios. O hemisfério esquerdo controla a metade direita do corpo e vice-versa, em razão de um cruzamento de fibras nervosas no bulbo.

Ainda que os hemisférios direito e esquerdo pareçam ser uma imagem em espelho um do outro, existe uma importante distinção funcional entre eles. Na maioria das pessoas, por exemplo, as áreas que controlam a fala estão localizadas no hemisfério esquerdo, enquanto áreas que governam percepções espaciais residem no hemisfério direito.

O sulco central e sulco lateral dividem cada hemisfério cerebral em quatro secções chamadas lobos (veja Divisão do Córtex Cerebral em Lobos). O sulco central, também chamado fissura de Rolando, separa também a área cortical motora, a qual é anterior à fissura).

Começando do topo do hemisfério, as regiões superiores das áreas motoras e sensoriais controlam as partes inferiores do corpo.

Dominância Cerebral

Este termo refere-se ao fato de que um dos hemisférios cerebrais é o "dominante" em certas funções. A diferença é predominantemente percebida na linguagem e habilidades manuais. Ainda que exista uma variabilidade de indivíduo para indivíduo, a linguagem é essencialmente representada no hemisfério esquerdo, enquanto as habilidades não verbais tendem a ser representadas no hemisfério direito.

Área de Broca e área de Wernick (veja aqui estas áreas e suas funções) referem-se a regiões no hemisfério esquerdo que exercem a função da linguagem.

 

Realização: Núcleo de Infomática Biomédica

 

 
Hoje, a PNL facilita muito a vida de pessoas "normais" com problemas curáveis, mas problemáticos como "sou péssimo em matemática", "tenho baixa autoestima", etc. Mas a PNL pode ajudar muito a fazer o corpo relaxar e a fazer o cérebro criar visualizações mais vívidas que facilitam muitos dos exercícios de projeção astral. Estou deixando aqui o áudio de um exercício de integração dos hemisférios cerebrais que vai ajuda-los a ter uma imaginação mais vivida e sensorial.



PNL INTEGRAÇÂO DOS HEMISFÉRIOS DOWLOAD
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Sim. Uso e estudo a PNL faz uns anos.
Costumo utilizar para estudos, porém facilita o processo de equilíbrio sensorial como um todo. Por exemplo, se você "é cinestésico", você vai ter facilidade com técnicas que te digam pra sentir e pode ter dificuldades com técnicas que usam outro tipo de sensorialidade. Essa técnica de integração ajuda muito a equilibrar isso.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...