• advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
Rapaz1

Qual o motivo de alguém nascer muito tímido?

Recommended Posts

Porque diz que nasceu tímido? Quando nasceu e lhe deram a palmada no traseiro em vez de berrar você corou? :)

Segundo os psicólogos a timidez pode dever-se a três fatores principais: genética, personalidade e ambiente: "A genética é a característica passada pelos familiares de forma biológica. A personalidade é o 'jeitão' que a pessoa tem, ou seja, é daquela maneira porque é e pronto. Já os fatores ambientais se referem às oportunidades que a criança tem de aprendizado para ser mais ou menos espontânea".

Se você diz que já nasceu tímido então recebeu essa característica de seus pais. Se seus pais não são tímidos então provavelmente se deve ao ambiente onde cresceu. Isto são apenas suposições pois os meus conhecimentos de psicologia não são por aí além. O melhor mesmo é procurar um psicólogo.

Também já ouvi por aí que algumas pessoas desenvolvem fobia social devido ao seu estado energético. Pelos vistos há indivíduos que devido ao seu desequilíbrio energético são facilmente "vampirizados" no dia a dia e sentindo-se mal entre agrupamentos tendem a evitar outras pessoas inconscientemente. Talvez alguém mais versado na doutrina espirita te possa explicar melhor.

Eu sou terapeuta - felizmente, não psicólogo!

Além disso, como estamos num forum sobre espiritualidade, vamos abrir um pouco mais a questão: a questão não é que vc "nasceu" tímido, na realidade vc trouxe esta carga do infinito: vc "é" assim. Eu digo isso pra pouparmos os pais, a genética e o ambiente da culpa tradicionalmente imposta pela psicologia tradicional.

E por "ser assim", nasce num local que tenha afinidade vibracional.

Pontos importantes: note que quando eu disse que você é assim, coloquei entre aspas porque esta é uma "verdade relativa" a seu respeito. Isso significa que ela pode ser modificada. Timidez é apenas um pensamento que se agregou a sua natureza, e que pode ser eliminado: não é pra isso que estamos aqui, pra nos aperfeiçoar?

Eu nao sou psicológo, nem sou da área de saúde, entao minha opiniao é de um leigo curioso, no máximo.

MAS ACHO QUE SERIA LEGAL QUE UM PSICÓLOGO RESPONDESSE AQUI !!

Eu nao sou da opiniao de que alguem nasce tímido. Existe hoje em dia um grande impulso em dizer que "é genético" quando nao se compreende totalmente a causa de certas coisas. Nao sei se é esse o caso, mas acredito que pra dizer uma coisa dessas precisa-se de alguma comprovacao, e algum estudo, nao é verdade? Nao sou da área, entao posso estar errado no meu conceito, mas pra mim quado se diz que algo é genético, seria legal entao que o sujeito identificasse os genes responsáveis, e as relacoes dele na estrutura física que podem gerar uma certa característica... aí sim. Mas posso estar conceitualmente errado. Sou da area de exatas, nao de saúde, nem biológicas.

O que acredito mesmo é que ninguem nasce tímido. Tem muito haver com a sua auto confianca isso, e nao acho que auto confianca seja algo genético. Acho que se uma crianca vive num ambiente onde tudo que ela diz é reprimido ou ridicularizado, ela cresce tímida ou violenta, ou os dois.
Falo por mim, rs que mamae nao leia isso, mas eu e meus irmaos crescemos num ambiente muito rígido.
Meus irmaos sao tímidos, até hoje. Eu além de tímido, era uma crianca com tendencias a ser violenta... e todas as duas coisas foram difíceis de perder, e definitivamente nao virei um cara extrovertido, sou "o cara que ta sempre rindo", ou o "o cara que ta sempre calado" rs... depende do meio que voce me conhece, ou de quanto tempo. Mas eu era "o menino tímido", ou "o menino que briga todo dia na escola" rs... transformar de uma coisa pra outra foi resultado de muito auto-análise, e os fatores que joguei fora considero que foram todos ambientais. 

Tem um novo best seller desses aí rs... que diz que criancas aprendem o que vivem, que os tímidos sao os vítimas de zombarias e repressoes. Nao sei se serve pra todos, mas pra mim serviu igual uma luva essa frase.

Outra coisa, agora vi que voce disse que desenvolveu fobia social.

Estava conversando com uma amiga esses dias, que tem dificuldade de falar em público (normal ne?)... mas no caso dela vem do fato de sempre ter sido a pessoa que O PROFESSOR acabou ridicularizando, ou colocando em situacoes constrangedoras em frente a turma. E falavamos disso pq ela iria ter que se aprensentar em publico, obrigatoriamente, como parte de uma matéria do doutorado.

Pra mim ficou bem claro que o nervosismo dela era justamente fruto das experiencias anteriores, que agravaram um problema que relativamente todo mundo tem, mas que a maioria consegue resolver. Aos trancos e barrancos, rs, mas na média o pessoal consegue se aprensentar... especialmente quando se trata de uma turma pequena, e uma galera que voce já conhece de anos, como é uma turma de pós graduacao geralmente.
Nao digo que a apresentacao seguinte dela foi um sucesso estrondoso rs.. mas quando ela se conscientizou que as lembrancas do que aconteceu antes eram um empecilho maior do que a timidez em si, e que mesmo que pudesse acontecer de novo, era altamente improvavel... enfim, conversamos longamente sobre isso... ela conseguiu pelo menos nao vomitar antes rs, e fazer uma apresentacao sofrível. Eu lhe disse: Excelente, agora voce já tem mais confianca pra proxima, nao vai ser fácil, mas vai ser menos pior.

Eu penso que é por aí... me corrija se o que eu disse nao servir pra vc.

O poeta popular António Aleixo tem uma quadra bastante "curiosa" sobre este assunto:

“Não sou esperto nem sou bruto
Nem bem nem mal educado
Sou simplesmente o produto
Do meio onde fui criado.”

Vale o que vale pois António Aleixo era um homem simples e semianalfabeto. :)

Ame o próximo, tente não julgar.  E durante as conversas se ponha no lugar do outro e entenda que você é só mais 1 de 7 bilhões de pessoas, que é uma pessoa comum nesse planeta, não tem razão racional lógica para se envergonhar.

Se é timido é porque deixa-se controlar pelo lado emocional/paixões/ilusões. Racionalize mais, as emoções existem em todas pessoas, acontece que você vai se acostumando com ela e algumas acabam causando menos influência.

O moisés esagui apresenta uma teoria, a teoria dos chakras. Nessa teoria, a timidez, nervosismo, acontecem quando sua consciência está vibrando nos chakras básicos (mais próximos do sexual/paixão/fogo). Você só precisa analisar que os chakras elavados estão mais relacionados com o oposto da paixão, ou seja consciencia do aqui e agora, sem ilusões/suposições, por exemplo: "Ah, se eu disser isso, será que vai ficar ruim? Ah, será que ele está olhando para mim?" (isso é paixão/ilusões/desejo/chakra sexual)

Identifique qual o ponto critico da sua timides: aparência? depressão/Pessimismo? vocabulário limitado? E busque instrumentalizar essa análise, ou seja, chegue a uma conclusão, nem que para isso você tenha que escrever essa conclusão. A partir daí, na proxima vez que for tentar se expressar, o sentimento de timidez ainda vai estar lá (como está em todo o ser humano) mas você já sabe do por que ele esta lá, então basta rapidamente detectar os pesnamentos que vão te atrapalhar e mudar de fluxo de pensamento, impeça que pensamentos pessimistas venham a sua mente, simplemente mudando a perspectiva de si próprio em relação aos outros.

Mas lembre-se que depois de expressar-se, estude as reações, você pensa eticamente? conseguiu se expressar de forma ética e direta? Aprenda com seus erros, reflita, e a cada vez será mais fácil, pois você já vai estar preparado.

É uma questão mental e de zona de conforto. Quanto mais você faz algo, aquilo entra na sua zona de conforto e consequentemente aquilo torna-se algo habitual.

Leia o livro o Caibalion, pode lhe ser útil, pois tudo é uma questão de vibração, e ela começa dentro da sua própria mente. Você conversa consigo mesmo? Controla seus pensamentos? Use a imaginação, busque a solução, que encontrarás. É só uma questão de conhecer a si mesmo. 

Seus instrumentos nesse planeta são: MENTE e CORPO, e você é o observador, treinador e o guia

Guest
Em Monday, March 21, 2016 at 21:40, Rapaz1 disse:

Eu sou muito tímido desde criança e desenvolvi fobia social.

Eu fui assim tambem , hoje eu tenho uma plateia  de mais de 200 pessoas. Eu me curei compreendendo os motivos disso, sempre fui muito isolada das pessoas e nao era convidada de ninguem. Somente o tempo e a necessidade de se relacionar com os outros traz a resposta. Hoje eu sou uma pessoa comunicativa e agregadora. Sugiro iniciar pela cromoterapia e ajuda psicologica, pois timidez tem muita relaçao com a psique e com relaçoes familiares , essa fase passa logo. 

.