Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Meditação é diferente para cada um?


Lucc1

Recommended Posts

Eu achava que a meditação levava todos ao mesmo lugar, que a única coisa que mudava eram as barreiras mentais de cada um e que cada um deveria descobrir como remove-las com a prática da mesma.

Mas então me surgiu um questionamento com base em livros e palestras que vi. Por exemplo, li em um livro uma vez que o cara meditava e assim sua vibração ficava mais sutil e ele conversava com um espirito (o livro é sobre a história que este espirito o conta), mas assistindo uma palestra da Monja Coen, vi ela falando que o terceiro olho é só uma simbolização... E se todos os monges meditam e praticam muito isso, por que eles não conseguem conversar com espíritos também? Eu sempre achei que os monges tinham todo o conhecimento que os espiritas tem, só que não o estudavam antes de descobrirem sozinhos pela meditação e nem saiam por ai falando.

Rs, é isso. A monja coen me deixou com essa duvida.

Na verdade eu ainda acredito que os monges tem esse contato espiritual sim, chakras etc, pq até eu que não pratico com frequência consigo sentir quando medito (claro que, num nível baixissimo, mas sinto). Pq ela disse isso? Discurso pra massa? E pq os monges budistas e as outras doutrinas que meditam não concordam com os espiritas sobre o mundo espiritual (plano astral)?

Link to comment
Share on other sites

Lucc1, na espiritualidade "mesmo", ou seja, aquela das escolas que visam libertar o encarnado daqui da terra, contatos com espíritos são considerados mera distração, porque:

-esses espíritos todos dos quais você ouve falar estão vivendo no plano astral INFERIOR, o umbral. Os espíritos de fato elevados não vivem numa zona que que tenhamos acesso, nem por projeção, nem por mediunidade. Em geral esses seres precisam de algum outro no astral, agindo como médium deles, para que o encarnado aqui consiga algum contato com eles.


- esse conhecimento pelo contato com outros seres é sempre algo externo, NÃO GERA  CRESCIMENTO ESPIRITUAL. Tanto é que você ouve falar, lê sobre....que de que vale o sujeito ser católico ir a missa aos domingos mas de segunda a sábado passar falando mal da vida dos outros? Ou de que vale ir ao centro espírita fazer isto ou aquilo, mas estar adulterando com a coleguinha do centro espírita....etc....essa educação espiritual toda, é apenas isso, EDUCAÇÃO, como é a educação escolar, portanto, te INFORMA, mas não te muda interiormente num grau que faça diferença.

Para mudar, para melhorar internamente, você tem que estar focado no seu interior, e não no seu EXTERIOR, e tanto faz se seu exterior é seu professor  de física, ou seu mentor, porque ambos são EXTERIORES. Na meditação, essas percepções psíquicas,  que são as percepções do plano astral, ou seja, percepções de uma zona BAIXA, são consideradas coisas que te distraem da sua meta, que é INTERIOR. Por isso, embora aconteçam essas coisas durante uma meditação, e isso será diferente para cada um,  o foco da meditação é interior, não exterior, então esses fenômenos não possuem importância, são vistoas como obstáculos à meditação,  pela distraçao que produzem.Este livro aqui tem ums noçao mais pratica sobre a meditaçao, que vai alem do objetivo inicial de focar na respiraçao.http://www.estantevirtual.com.br/b/geshe-kelsang-gyatso/novo-manual-de-meditacao/549112901

 

 

 

 

 

 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Quanto a concordar ou nao com os espíritas, o que um grupo afirma depende do nível de seus investigadores. Se você tem num grupo um " mestre iluminado" ele vai explicar as coisas do espirito de forma muito diferente de outro grupo, que tem apenas " médiuns". E mesmo entre médiuns há diferenças, ou a FEB não perderia tempo tentando classificar este ou aquele autor como estando ou não de acordo com a doutrina espírita. Monges, do Budismo ( porque cristianismo tambem tem monges ne?) irao se basear nos seys ptoprios livros sobre isso. Sobre morte e processos pos mortem tem o Livro Tibetano dos Mortos, por exemplo. Já a gnose também discorda decoisas que os espiritas falam, embora esses discordancias sao mais em relaçao ao sentido final das coisas, nao tanto na descriçao nua e crua dos fenomenos. Entao é isso, cada grupo tem fontes de níveis e capacidades diferentes, portanto, uns enxergarao mais longe que outros, uns cairão nas fantasias do astral, ou do ego, outros explicarão as mesmas coisas que os demais, mas darão outra finalidade e destaque  para isso. Não há unanimidades quando o conhecimento obtido depende de instrumentos subjetivos para ser obtido. Por isso a ciencia inventou os instrumentos, para tentar detectar as coisas sem que cada pessoa distorça do seu proprio jeito. Só que ainda estamos na pre-historia da ciencia  quando o assunto sao questoes imateriais, entao temos que nos virar com essas diferenças entre grupos de investigadores psiquicos.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

Muito obrigado Sandro! Foi muito esclarecedor, suas respostas sempre fazem sentido pra mim e são muito claras.

E olha só, perguntei só por curiosidade mesmo e sua resposta acabou  me sendo válida além do esperado, porque estou "tentando" criar há algum tempo já, uma rotina de meditação e talvez esse livro que você indicou possa me ajudar. (tentando porque vivo dando uns tropeços aqui e ali e acabo quebrando a rotina de pratica e ai desanimo e fico um tempão sem meditar, até que chega um dia que volto e tudo se repete rs e nesse ciclo acabo nem saindo do lugar).

Namaste Sandro! Seguimos.
 

Link to comment
Share on other sites

É, PODE.

Você vai ter que dar uma filtrada, porque o budismo tibetano lida muito com visualizações religiosas no início. Mas recomendo esse livro porque ele é parecido com o tipo de coisa que fazíamos na gnose. O foco da gnose era a pratica de morte do ego, que é composta de retrospectiva, compreensão, julgamento, e eliminaçao. Ou seja, durante a meditação voce faz mentalmente uma retrospectiva do dia, revendo tudo que fez, pensou, sentiu, o mais detalhadamente possível, mas procurando identificar a ação do defeito ESCOLHIDO. É uma "contemplação da ação do defeito em você".

Depois que fez essa retrospectiva , fica com uma sensação um espécie de de "sabor psicológico", no qual você ficará concentrado um tempo, para extrair uma compreensão disso, algo que não é racional. É uma caracteristica da mente que ao se manter focada em algo, brota uma compreensão desse algo. Depois você executa o juízo que despertar a votnade sinscera de que aquilo não te domine masi, porque aquilo não faz parte de você´e apenas um "eu". E  por fim executa a prática de morte do defeito ,que é uma tipo de vsualização. Você já deve ter lido isso, eu escrevi um texto com a prática de morte do ego, que expliquei para outra pessoa em 2003, e já postei diversas vezes aqui no gva, antes de cada bugada, ehehh.

Esse livro de meditação budista é focado em virtudes, ou seja, seriam meditações que envolvem só aquela parte de ficar contemplando o defeito, mas ao invés de defeito, você escolhe determinadas característica do budismo, como a permanecia ,ou a compaixão, e vai se focar nisso, para despertar uma compreensão dessas virtudes. São 21 meditações porque esse livro é projetado par um "retiro", mas aí  sujeito pode ficar repetindo a sequencia de 21 continuamente. PODE  TE SER ÚTIL OU NÃO, e  parte que parece religiosa demais pode gerar uma certa repulsa, tem que ver como você se sente em relação a isso e voce pode querer recortar isso fora das instruções e ficar só na meditação pura e simples mesmo. Mas pelo menos é algo que vai além daquele objetivo de ficar apenas concentrado na respiração.

Link to comment
Share on other sites

Bem, fui pesquisar esse livro e acabei comprando um outro junto porque o título me atraiu "Aprendendo a Aquietar a Mente - Osho". Eu sou bem iniciante e ainda tenho dificuldades em focar a mente, tem dias que a meditação não rende absolutamente nada de tanta nevoa mental, rs. Vou ler os dois e se eles me ajudarem eu  posso criar um tópico falando sobre...

E eu tenho um carinho especial pelo budismo e pelo hinduísmo, então acho que a parte religiosa em si não vai me atrapalhar muito, apesar de muitas vezes serem chatas rs

Mas eu particularmente prefiro a meditação pura. Eu usava mantras antes porque me ajudavam a sentir os meus chakras mas e ai? Eu sentia alguns deles (ajna, garganta e sexual, o restante eu quase não consigo sentir, o cardíaco, tadinho é o mais fechado kk, o da coroa eu consigo se focar mas minha intuição me diz pra não fazer isso) mas não sabia o que fazer depois... Então essa semana parei de usar os mantras, meditei no silêncio total e tive mais clareza, gostei. Então comecei a meditar sentado no silêncio total e depois meditava um pouquinho deitado com mantra pra dormir. O que você acha melhor, com mantra ou sem? Ou é algo particular? E o que eu busco é... a transcendência mesmo. Basicamente eu estou te perguntando qual a melhor maneira de meditar para "chegar lá" mas sinto que essa pergunta em si é um erro, imagino que seja algo pessoal, mas vai que.. né?

Obrigado novamente. Seguimos.

Link to comment
Share on other sites

Ahahh, só quem "chegou lá" poderia te responder isso, e eu não " cheguei" a nada com meditaçao, exceto aos resultados especificos dela, quando fazia meditaçao cabalistica, que é diferente dessas meditaçoes orientais.   Quem chegou a algo são as pessoas que escrevem os livros sobre meditsçao. O pessoal de forum tem mania de achar que o que vem de livro nao tem valor, mas esuqecem que quem os escreve muitas vezes tem mais tempo de experiencia pratica e estudo naquilo, do que seus leitores tem de vida. São fontes mias confiaveis do que os coleguinhas de forum. O problema e que , com raras exceçoes, nao estao disponiveis para responder perguntas, hehehe.

ISSo é de fato pessoal, mas também cada técnia tem seu objetivo. A funçao de usar mantram, por exemplo,  é como auxiliar da concentrsçao, só para substituir diversos pensamentos caóticos por um só, que é o mantram. Mas depois até o mantram teria que ser silenciado. 

 

Link to comment
Share on other sites

Entendi, sentido total mais uma vez rs

Morro de curiosidade pra descobrir o que tem lá... na verdade, aqui, rs. Uma vez estava meditando com um monge zen budista e ele aguçou ainda mais essa curiosidade na hora de suas palavras. Já vi o Laercio Fonseca falando também que se "chega na luz". Imagino que seja algo como elevar a vibração até passar 
o penumbral e chegar na dimensão de luz mesmo.

Obrigado, namastê!

Link to comment
Share on other sites

Sei que o Sandro já te respondeu algumas coisas, mas se me permite eu gostaria de responder umas anteriores pra acrescentar umas coisas, e essa ultima.
 

On 29/3/2016 at 1:32 AM, Lucc1 said:

E se todos os monges meditam e praticam muito isso, por que eles não conseguem conversar com espíritos também? Eu sempre achei que os monges tinham todo o conhecimento que os espiritas tem, só que não o estudavam antes de descobrirem sozinhos pela meditação e nem saiam por ai falando.

A meditacao como disciplina eventualmente leva sim a aumento das habilidades mentais, os "sentidos astrais" como dizem. Embora voce possa também alia-la a outras técnicas caso o seu interesse seja nas habilidades, e nao na iluminacao. Quer dizer, se vc quer ser um clarividente de toque por exemplo, voce alia a meditacao com técnicas pra isso (que existem!) e aí uma coisa acelera a outra... pq meditacao leva controle do pensamento, que é essencial pra qualquer habilidade desse tipo ser desenvolvida.

Agora a ultima parte do que voce falou.... Já ouviu dizer existe um budismo para cada budista ? Nao existe uma verdade universal, que quando chegar a hora a gente vai descobrir quem está certo, embora a gente goste de pensar assim... pq normalmente a gente acha que a gente está certo! rs
Espiritismo e budismo sao coisas MUITO diferentes filosóficamente. O conceito de karma e de reencarnacao, sao muito diferentes.

Para o budismo reecarnacao é prisao, samsara. Ciclo de sofrimento sem fim. Inferno. Voce nao evolui aqui nesse nível. E o que reencarna vida após vida nao é o que eles consideram EU, eles consideram isso uma ilusao. Tecnicamente existe até um número de encarnacoes animais e humanas.

Para o espiritas, reencarnacao é aprendizado, e implica em evolucao pelo sofrimento. E para os espiritas, o EU é o que esta encarnando, mudando de corpo.

Entao é complicado falar que eles tem o mesmo conhecimento. Mas que eles tem as mesmas habilidades (os que buscam), aí sim.

 

8 hours ago, Lucc1 said:

Eu sou bem iniciante e ainda tenho dificuldades em focar a mente, tem dias que a meditação não rende absolutamente nada de tanta nevoa mental, rs.

Meditacao é disciplina mental. Eu tenho uma opiniao bem rígida em relacao a esse tipo de meditacao que estamos falando, que existe um caminho pra ela... que é o mesmo caminho que indico pra quem quer aprender magia pq as duas coisas exigem treinamento mental.

Paranayma (respiracao/prana) -> Asana (posturas/corpo) -> Dharana (controle da mente, foco)

Existem técnicas básicas pra isso e que sao passo a passo, se vc fizer as técnicas todo dia (nao toma muito tempo), e anotar os seus progressos (isso vai te dar um senso de obrigacao rs tipo sua anotacao é seu chefe te cobrando). Em um tempo bem razoável voce estará com uma mente controlada, quer dizer, podera estar quando desejar.

Recomendo o livro Raja Yoga, Swami Vivekananda. Por que é onde contém essas técnicas, mas se voce procurar pelos nomes vai encontrar na internet também. Embora o livro nao deva ser descartado, por ser completo, mas pesquisar vai te dar uma luz sobre o tipo de exercício que to falando.

Agora se voce é muito hiperativo rs... existe a meditacao ativa do Osho, já que vc está lendo ele mesmo. Mas eu nao acho que seja a mesma coisa, na minha experiencia, pq já tentei por achar interessante. Mas vale a pena se vc tem MUITA dificuldade.

 

24 minutes ago, Lucc1 said:

Imagino que seja algo como elevar a vibração até passar 
o penumbral e chegar na dimensão de luz mesmo.

Na minha opiniao o chegar até a luz, atingir a iluminacao, é o pleno desenvolvimento do chackra coronário (lótus de mil pétalas). Nao digo como alguem que chegou lá... kkk... longe disso, mas digo pela minha observacao de pessoas que estao mais proximas disso. Já fui em astral até pessoas (encarnadas) que se dizem iluminados, avatares, que dizem que tem memória de todas as vidas... nao quer dizer que eu tenha visto alguem que chegou nesse ponto também... só digo que é o mais proximo que já vi.

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Eu gosto muito desse forum porque no meu dia-a-dia não tenho oportunidade de conversar com pessoas com esse tipo de conhecimento. É ótimo ter essas respostas! Obrigado, mesmo.

Legal o que você disse, percebo que eu crio um mix de muitas doutrinas pra criar a minha verdade e ela sempre vem mudando e ficando mais completa conforme estudo e tenho minhas (poucas) experiencias, acho que todos espiritualistas de cabeça aberta devem fazer algo parecido (não me considero espiritualista ainda, só pra ficar claro). 

Obrigado por indicar o livro, vou dar uma pesquisada. A meditação que eu pratico acho que é essa que você disse, contendo pranayama, asana e dharama. Medito de frente pra parede, a meditação zen budista. Procurei por "meditação ativa osho" no google mas os resultados mostram "meditação dinâmica osho" seria a mesma coisa? Tem dias que estou bem hiperativo como eu disse, gostaria de conhecer pra tentar.

Ah, sobre a luz. Eu concordo com você, pra mim atingir a iluminação também é desenvolver por completo o chakra da coroa. Mas acho que tem um estágio de alcançar a dimensão da luz, bem anterior a iluminação em si, rs. Pretendo descobrir bastante coisa ainda nessa vida haha.

Namastê. Seguimos.

Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, Lucc1 said:

Obrigado por indicar o livro, vou dar uma pesquisada. A meditação que eu pratico acho que é essa que você disse, contendo pranayama, asana e dharama. Medito de frente pra parede, a meditação zen budista. Procurei por "meditação ativa osho" no google mas os resultados mostram "meditação dinâmica osho" seria a mesma coisa? Tem dias que estou bem hiperativo como eu disse, gostaria de conhecer pra tentar.

Desculpa, nao te dei uma orientacao completa. A meditacao ativa é um tipo de meditacao que ele usa que envolve movimentos. Dessas, a que pratiquei está com nome de Osho Nataraj Meditation, existem outras técnicas nos sites que vi, mas só posso falar do que já usei. E essa meditacao com danca se assemelha a forma de transes xamanicos, tambores. Os tambores também ocorrem nas religioes afro, e suponho que tenham o mesmo objetivo do transe, no entanto nao posso comentar pois infelizmente nunca tive oportunidade de um contato mais profundo com essas religioes.
 

1 hour ago, Lucc1 said:

Mas acho que tem um estágio de alcançar a dimensão da luz, bem anterior a iluminação em si, rs.

Cara, depois que eu postei que eu lembrei do modelo do Laercio rs. De umbra, penumbral, luz,... entao te respondi outra coisa quando escrevi. Sao nomes, da forma que eu entendo existe sim esse acesso aos planos astrais superiores assim como aos inferiores. No geral a gente fica na parte debaixo da coisa mesmo... mas acredito que quando se busca, há sim um contato com o que está acima.
 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...