Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

O que é a respiração profunda ? citada para projeção astral?


Recommended Posts

Pela dica da @MichelleA  no link citado abaixo e pelos videos do projetor e clarividente Moisés Esagui (https://www.youtube.com/watch?v=Ohw6CagV1cQ), fui pesquisar Pranayama e respiração. (obs: ainda estou praticando aquele exercicio mental de visualizar-se levantando e voltando ao corpo traduzido pelo  @sandrofabres e lendo, quando posso, artigos sobre o sonho e as fases do sono )

Então,  fiquei na dúvida quanto a respiração profunda, encontrei diversos links e até fiz os exercicios propostos: https://www.youtube.com/watch?v=Hma1oLChj5k , http://www.humaniversidade.com.br/boletins/pranayama.htm , http://www.ceppjp.org/site/tecnica-de-respiracao-profunda-ou-diafragmatica/

Qual das respirações pranayama é a respiração profunda?

Na respiração diafragmática, ao inspirar a barriga deve inflar ou encolher? e ao expirar? E posso fazer apenas com o nariz ou tem que inspirar com o nariz e expirar com a boca no caso da diafragmática?

E por curiosidade, exite outra civilização além da indiana que tem uma técnica para respiração profunda, ou essa civilização foi o berço dessas técnicas?

 

Link to comment
Share on other sites

A civilização indiana é a mais antiga da história, tanto que se acha até que pela análise linguística que o Sâncscrito é a língua mãe de todas as línguas conhecidas.

O que eu conheço como "respiração profunda" é um termo genérico para "respiraçao abdominal", porque a respiração abdominal é mais profunda que a torácica.

Você inspira dilatando o abdomen, e expira DESINFLANDO ele. É a respiração usada para relaxamento. Para outros objetivos se usa outras formas.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

@sandrofabres

Obrigado Sandro, grato mesmo

@Henrique15

Olha, assiste o video da professora de canto lírico, me ajudou bastante, e faz assim, antes de começar o exercicio, expire todo o ar, e relaxe o seu ombro, não o movimente, agora olhe para a sua barriga e inicie o exercício inspirando e expirando, fique olhando para a sua barriga e com a intenção resista de mexer o seu torax e seus ombros (para ter um maior controle mantenha a sua coluna ereta), mantenha o foco visual na sua barriga, até que consiga ver que o movimento esta ocorrendo naturalmente, depois continue naturalmente, podendo deixar de ficar olhando para a barriga, mas sempre certifique-se que está respirando como o exercício orienta.

Assista o video de canto lirico que ela mostra em varios ângulos diversos tipos de respiração: https://www.youtube.com/watch?v=Hma1oLChj5k Mas, no caso do video, ela esta mostrando diversos tipos de respiração utilizadas no canto líric.

 

Obs: @sandrofabres  E posso fazer apenas com o nariz ou tem que inspirar com o nariz e expirar com a boca no caso da diafragmática?

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

On 20/4/2016 at 11:58 AM, cyber2050 said:

Qual das respirações pranayama é a respiração profunda?

Cara, nao sei quem te sugeriu Pranayama e nem pra que... mas é uma técnica que pode ter muitas utilidades. Pode ser uma preparacao pra um Asana mais complicado, pode ser simplemente uma obstrucao dos canais energéticos (normalmente envolve abrir uma narina e fechar outra nesse caso), pode ter uma funcao restauradora das energias (absorver prana do ar).

Masss... eu conheco uma técnica chamada respiracao completa, que vai te ajudar a focar a mente se o que voce quer fazer em seguida é uma técnica direta de projecao. O ritmo que aconselho é 10-10-10. :)

"Respiração Completa: A maioria das pessoas respiram rasamente, e mesmo aqueles que trazem a respiração conscientemente pelo abdomem podem estar deixando algum detalhe de fora. Inicialmente exale todo o ar, usando o abdomem para auxiliá-lo. Inale profundamente, puxando o ar pela expansão
do abdomem. Continue inalando até preencher de ar todo o pulmão superior e a região da garganta. Mantenha o rosto relaxado. Retenha por alguns segundos, ainda com o rosto relaxado. Exale lentamente, primeiro o ar da parte inferior, depois superior dos pulmões e finalmente o ar que estiver na região da garganta. Contraia o abdomem até forçar todo o ar para fora. Trabalhe para aumentar o tempo de cada fase de inspiração - retenção - expiração , sempre que o tempo do ciclo em exercício seja alcançado de forma natural e não forçada. Não conte o tempo com um relógio, permita que seu corpo seja o relógio! A proporção da inspiração - retenção - expiração na respiração completa deve ser de 1:1:1.
"  (CHAKRAS - Harish Johari, se nao to enganado, vou fechar depois corrigir se citei mal a fonte)

Na Yoga nao existe o purismo que nós ocidentais estamos tao acostumados... entao vc vai encontrar miles de técnicas diferentes dentro de uma mesma corrente, e mais ainda se analisar mais de uma.

 

On 20/4/2016 at 11:58 AM, cyber2050 said:

Na respiração diafragmática, ao inspirar a barriga deve inflar ou encolher? e ao expirar?

Sandro já explicou, mas só lembrar que o diafragma é o músculo involuntário abaixo do pulmao, entao vc vai "controlar o involuntário" indiretamente.
É exatamente o que tá na técnica de respiracao completa que te passei acima.

 

On 20/4/2016 at 11:58 AM, cyber2050 said:

E posso fazer apenas com o nariz ou tem que inspirar com o nariz e expirar com a boca no caso da diafragmática?

Como eu disse acima, depende do que voce quer com essa técnica. A primeira técnica de Pranayama do livro Raja Yoga, do Vivekananda, que seria uma técnica pra desobstruir esses canais por onde o prana passa, pede-se que inspire pela narina esquerda, retenha, depois expire pela direita, entao inspire pela direita, retenha, e expire pela esquerda, loop rs.
Mas isso nao se nota na técnica que te passei por exemplo.
 

On 20/4/2016 at 1:39 PM, cyber2050 said:

Olha, assiste o video da professora de canto lírico, me ajudou bastante

As técnicas do canto lírico e pranayama se complementam muito, e sao parecidas em alguns pontos como o que vc citou. Ja treinei uma amiga que é cantora lírica, e na fase da tortura (asanas rs), ela me explicou que sabia técnicas de respiracao diafragmática, e outras técnicas que nao lembro bem agora mas tinha algo a ver com o palato rs... fora técnicas pra relaxar as cordas vocais, que na época que ela me explicou achei muito interessantes.
Ela mesmo atestou que o pranayama completa bem as técnicas do lírico, e notamos algumas intersecoes (nao várias).

O que vale citar, é que o objetivo no canto lírico é obviamente outro do da Yoga. Entao te aconselho a no geral ler nos lugares que falam de Yoga.
Mas o propria Vivekananda fala, que voce nunca vai encontrar um iogue com uma voz "tortuosa" rs.

Se quiser explicar mais sobre o que exatamente vc ta buscando derepente posso te ajudar melhor, mas creio ter coberto o que voce gostaria que á parte que pode ser útil na projecao.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

@Cristaldo

Obrigado Cristaldo, o que você escreveu me esclareceu e respondeu também sim, complementou bem também o assunto.

Citar

Se quiser explicar mais sobre o que exatamente vc ta buscando derepente posso te ajudar melhor, mas creio ter coberto o que voce gostaria que á parte que pode ser útil na projecao.

 Então, quanto ao que estou buscando, é aprender a utiliza-la para relaxamento para projeção astral.

Link to comment
Share on other sites

Em quarta-feira, 20 de abril de 2016 at 14:39, cyber2050 disse:

E posso fazer apenas com o nariz ou tem que inspirar com o nariz e expirar com a boca no caso da diafragmática?

Cara, o ideal sempre é respirar pelo nariz, essa é a forma que o corpo foi projetado para funcionar, ou você terá problemas de resfriamento na garganta. Quem tem problema de nariz só pode respirar pela boca, mas não é o equipamento projetado para isso, eheheh.Aqueel lance de respirar por uma narina e expirar pela outra realmente é para outras finaldiades,. As vezes o cara faz um mix, as próprias "técnicas completas"  do Saulo são mix, é importante perceber isso para não achar que aquilo tudo é "técnica projetiva". Projeção é "relaxamento de corpo + mente ativa + técnica se separação". Qualquer coisa a mais é ADITIVO. Então amanhã ou depois ovcê pode a´te cruzar com alguém ensinando essa técnica de pranayama com narizas alternadas ao iniciar a rotina projetiva, mas quem sugere isso está adicionando um bônus extra. Por exemplo, poderia alegar que limpando os nadis primeiro, vai permitir melhor flux de energia depois, quando for fazer a OLVE. Também poderia adicionar a técnica do Pilar do Meio, em alguma de suas diversas variantes, por achar que seria um complemento interessante. E adicionar ainda a construção da ´parvore da vida na aura.....nas quatro cores....com todos os nomes divinos...E aí o neguinho já está há 40 minutos ali só fazendo esses preparativos e não chegou nunca na técnica projetiva, ehhehe.

Atenha-se a básico, porque quanto mais ´tecnicas você usar, mais técnicas poderão ser feitas errado, e aí você não saberá onde localizar o erro para corrigir a falha.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Olá!. Bom dia.
 
10 minutos atrás, sandrofabres disse:

Projeção é "relaxamento de corpo + mente ativa + técnica se separação". Qualquer coisa a mais é ADITIVO.

Existe alguma previsão de quanto tempo, em minutos, é necessário para se conseguir o relaxamento do corpo.

Grato pela atenção.

Link to comment
Share on other sites

Pois é, estou aqui lendo esses comentários e pensando...

Estou quase terminando um curso no XXX e semana passada fizemos uma laboratório de projeção. Tá, em menos de 2 horas fizemos a MBE com tudo que tem direito, uma técnica de abertura de clarividência (inclusive ultimamente tenho sentido tonturas bem esquisitas...mas pode não estar relacionado) e relaxamento. A idéia era de que conseguíssemos ter alguma experiência projetiva.

Com todo o respeito, mas fico aqui pensando: caracas....eu acredito que após um certo tempo de treino o "vivente" consiga relaxar e se projetar quando quiser, mas ali, daquela maneira... pra minha pessoa foi impossível, pq eu não consigo relaxar com o tempo demarcado...fora que várias pessoas na mesma sala foi tenso e pra ajudar dois alunos começaram a roncar....ai Jesus! Estava quase me projetando só pra ir ali e passar uma "Silver Tape astral" em suas bocas...ahahahha

A intenção foi boa, a experiência foi válida...mas para mim, infelizmente não foi muito produtivo. :mellow:

Link to comment
Share on other sites

Ah é, mas é assim mesmo. Quando eu fiz, só um cara da sala consegiui, mas ele já era membro do IIPC, veio junto com a equipe e resolveu fazer o curso todo de novo. Mas teve outro que deu um berro durante a prática porque sentiu pares de mãos pegando pelo pelos braços para puxar para fora do corpo, ehehehe.

Acho que eles fazem isso porque você tem a possibilidade de ter em grupo um ou outro que consiga e dá estímulo aos demais, e os mentores do grupo com certeza estarão ali para ajudar. Mas de fato a parte do relaxamento é onde tudo sempre vai pegar.

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...