Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Dúvida "construção do corpo astral" Energia, Mente ou X?


Recommended Posts

anos atrás, pesquisando sobre viagem astral,  lembro que li algum autor da gnose ou da teosofia falando sobre a transmutação da energia sexual para ajudar na projeção astral. Não tenho certeza se estou mesclando idéias de diferentes assuntos, mas pelo que lembro era algo bem estilo da gnose que também falava da construção de um "corpo solar" algo assim, de qualquer forma, encontrei paralelo sobre isso em outras linhas espiritualistas. 

Mas direto a dúvida : O corpo astral precisa ser "construído" por alguma energia sempre ou de tempos em tempos para poder sair do corpo? E quando pessoas que nem mesmo praticam exercícios com essa finalidade, conseguem aduqirir experiemtnar projeção astral de forma consciente , pessoas obesas, sedentárias e ou que se alimentam de forma nada disciplinada, o que isso tudo significa afinal?

De um lado temos linhas espiritualistas milenares dizendo que a projeção astral pode sim ser conquistada, com disciplina e com exercícios relacionados a energias e que sem isso, experimentar a projeção astral torna-se algo eventual, raro, não controlável, momentâneo, fogo de palha na vida do ser. De outro temos um lado mais "simples", mas que tal simplificação também não consegue apontar um caminho direto, que alega que a projeção astral pode ser conquistada com o relaxamento do corpo e técnicas psicológicas de visualização.

Esses lados não se anulam mas por vezes se contradizem, praticantes de ambos alegam obterem resultados, mas dizem coisas diferentes. O que isso significa?Um dos lados está mentindo? Ou ambos não encontraram de verdade a resposta gerar o fenômeno conhecido como projeção astral?

abrçs

Link to comment
Share on other sites

Isso é tema gnóstico.

A gnose afirma que temso 7 corpos. Até tudo igual as demais.

Porém falamos em corpos solares e corpos lunares.

Corpos lunares são "imitações", simulacros incompletos e imperfeitos, que serem para quebrar o galho. Corpos solares são corpos completmanete funcionais.

O ser humano comum, do ponto de vista da Gnose ( e do Gurdjieff, que é gnose também, porém pré-samael), é um ser incompleto, um animal intelectual, não exatamente um Homem.

Então temos o corpo físico e o etérico bem formados,  porém, ainda é necessário levantar o kundalini nesses corpos, o que se faz pela magia sexual sem orgasmo.

Já os demais corpos inferiores são lunares ( o astral e o mental, porque os corpos acima desse não temso exceto em embrião), precisam ser ainda CONSTRUÍDOS pela trnasmutação sexual do hidrogênio Si-12, e depois ainda precisamso despertar o kundalini em cada um deles. Repetindo:

 - primeiro construir esse corpo, pela saturação/cristalização  da energia sexual acumulada (alquimia sexual)

- depois elevar o kundalini DESSE CORPO

O resultado de termos um corpo astral lunar é ...o que o Sauo vive dizendo, quando nos proejetmaos vamso para o umbral, que é o astral inferior. Também nossa dificuldades para usar o corpo astral vem disso, que ele é só um simulacro. Segundo a gnose, um corpo astrla solar é tão fácil de usar quanto nosso corpo físico. Por isso um Mestre que tivesse feito esse trabalho de criar os corpos superiores, SOLARES, através da alquimia sexual, poderia usar seu corpo astral com a mesma facilidade com que usamos o físico, e não com toda essa dificldade que temos.

Você pode ler mais sobre isso no livro Fragmentos de um ensinamento desconhecido. Mas convém ler desde a pagina 1, ao invés de tentar pular direto para o tema dos hidrogênios, ou vai dar um nó. Ele não fala claramente, explicitamente, mas com o que falei aqui você saberá do que ele está falando quando chegar nos temas que se relacionam com isso dos corpos(  cristalização, hidrogenio si-12, oitavas, 3 tipos de alimentos )  :

https://drive.google.com/file/d/0ByXGi2vq5-wsTlhIeklDYVVkUHM/view?usp=drivesdk&resourcekey=0-w9SKGVpwVSPohX9hxYkRWg

 

 

Se isso é assim mesmo, não sei, só um Mestre que tenha executado esse trabalho poderia te responder. Alegadamente os Mestres da Gnose fizerem, e por isso afirmam isso. Mas... sabe como são as ordens, pode ser real, pode ser papo...

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Também já li sobre esse assunto, em Gnose. Tem tudo a ver com Magia sexual, onde o casal não pode chegar ao orgasmo com o objetivo de "acumular" essa energia na base da coluna e fazer ela subir pelos chakras, o que seria o despertar da Kundalini. Seria esse o processo para a formação do corpo de luz, que não é o corpo astral que já existe. O corpo de luz, seria a criação de um outro corpo mais puro por assim dizer a partir do astral, que segundo os gnóstico, seria mantido sem precisar passar pela segunda morte. Há algum tempo estava conversando com uma amiga que é monja hare krishna e uma reflexão dela me chamou a atenção, sobre a necessidade no fundo "materialista" de manter esse corpo, para na verdade continuar em outros plano de realidade semelhantes ao  físico.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

É um pouco mais complicado. O acúmulo é para formação do corpo. O processo de subida do kundalini vem depois.

Além disso, de nada adianta acumular energia, se o ego e a mente ficarem gastando ela. Isso só fortalecerá o ego, não sobrará nada para cristalizar-se e formar novos corpos. Por isso o trabalho com alquimia não pode vir separado da morte do ego, pois o ego roubará essa energia para deixar suas próprias paixões inferiores mais fortes.

Sobre a here kirshna, não entendi  relação (ou a frase, esse corpo qual? o físico?)

Link to comment
Share on other sites

5 minutos atrás, lukynhas disse:

Eu estava escrevendo mas o Sandro já respondeu. A "polêmica" disso tudo é: a kundalini só pode subir praticando magia sexual? Seria essa o único caminho da ascensão ? Todos os outros sistemas estariam incompletos? Complicada essa questão. 

Tem realmente uma polêmica entre os espiritualistas. A minha amiga monja por exemplo, acredita no despertar da Kundalini por meio da meditação, já que ela é celibatária. Para outros tem que necessariamente ser pelo ato sexual, já que precisa ser por meio do chakra base.

Link to comment
Share on other sites

Mas pera, como o corpo lunar é construído então? Se a construção dele ocorre de forma diferente dos corpos solares?

 

E aproveitando pelo o que a Dionne e o Lukynhas postaram, Sandro, é possível despertar a kundalini por outro meio, pela meditação por exemplo, como a amiga da Dionne disse?de acordo com a gnose?

E essa informação de que o ego e a mente gastam a energia, aonde posso ler mais sobre isso?

 

é da gnose? gostaria de entender a mecanica disso, para justamente não gastar minha energia 

 

 

Link to comment
Share on other sites

4 minutos atrás, sandrofabres disse:

É um pouco mais complicado. O acúmulo é para formação do corpo. O processo de subida do kundalini vem depois.

Além disso, de nada adianta acumular energia, se o ego e a mente ficarem gastando ela. Isso só fortalecerá o ego, não sobrará nada para cristalizar-se e formar novos corpos. Por isso o trabalho com alquimia não pode vir separado da morte do ego, pois o ego roubará essa energia para deixar suas próprias paixões inferiores mais fortes.

Sobre a here kirshna, não entendi  relação (ou a frase, esse corpo qual? o físico?)

Sim, eu entendo. Pensar em despertar a kundalini sem o acúmulo da energia é praticamente impensável. O problema mesmo é o EGO. O usuário newlight poderia estar aqui ainda para responder essa questão do ponto de vista dele. 

Link to comment
Share on other sites

4 minutos atrás, sandrofabres disse:

.

Sobre a here kirshna, não entendi  relação (ou a frase, esse corpo qual? o físico?)

Sandro, e que eles buscam a sutilização para alcançar os planos divinos e manter um corpo, na visão deles, seria como você disse o mesmo que manter o ego e continuar atuando em um corpo em realidades mais próximas da realidade física. Não acredito nisso, mas quis citar pois me pareceu que ela assimilou as duas questões, manter o corpo e ao mesmo tempo o ego.

Link to comment
Share on other sites

8 minutos atrás, cyber2050 disse:

Mas pera, como o corpo lunar é construído então? Se a construção dele ocorre de forma diferente dos corpos solares?

 

E aproveitando pelo o que a Dionne e o Lukynhas postaram, Sandro, é possível despertar a kundalini por outro meio, pela meditação por exemplo, como a amiga da Dionne disse?de acordo com a gnose?

E essa informação de que o ego e a mente gastam a energia, aonde posso ler mais sobre isso?

 

é da gnose? gostaria de entender a mecanica disso, para justamente não gastar minha energia 

 

 

Creio eu que o corpo lunar já vem "programado de fábrica" a partir do primeiro momento que a pessoa encarna como humano.

Essa é a "polêmica" da kundalini. Existem pessoas que dizem que é possível despertar através de pranayama. Um usuário que participava do fórum que bugou e tinha o nick de "newlight" aparentemente era alguém desperto no sentido intrínseco do termo e afirmava que era possível despertar a kundalini assim. Infelizmente ele ainda não voltou para o fórum. 

Sobre o ego, ele quis dizer despertar a kundalini e gastar a energia com futilidades do ego (conjunto de eus-psíquicos nocivos pelos quais estamos cristalizados). 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

 

Olha, é aquio que eu digo, a gnose é bem complexa, ficar fazendo perguntas não ajuda em nada, tem que estudar os temas primeiro, num curso, e fazer as perguntas sobre cada tema. Para isso existem os cursos.

Vou explicar, “em passant”, mas novas dúvidas surgirão. Não se pode aprender um assunto sobre o qual não se sabe nada, pelo sistema “eu pergunto você responde”, tem que estudar o “corpus” primeiro.

 

Esses corpos lunares são de fábrica, como diz o lukynhas. Por isso se diz que somos incompletos. O homem é produzido “de fábrica” igual aos outros animais, e a “evolução” não o leva além disso. Exatamente para dar um salto além do que a natureza pode levá-lo é que se precisa usar outros recursos, pelo esforço de consciência, que é algo que a natureza não produz.

Portanto, estamos no nível que a natureza nos forneceu, para construir consciencia real, livre-arbítrio real, vontade real, é conosco, e aí precisamos elminar o ego, construir corpos com energia muito maior, através do recurso que a natureza colocou, a energia sexual.  Porém ao invés de usá-la para o prazer animal do ego, “em direção à terra”, desvia-se esse recurso para cima, em direção aos chackras superiores. Digamos que para ser diferente de um animal, tem que fazer diferente do animal. O sexo com orgasmo, ou seja, me direção ao plano material,  gera CORPOS MATERIAIS (filhos),  mas direcionando a energia para cima, para o imaterial,  gera CORPOS IMATERIAIS.

.................

Segundo a gnose não é possível despertar o kundalini sem magia sexual sem orgasmo. O que se despertaria, segundo o  Samael, são apenas “faíscas” do kundalini. Outras escolas alegam que é. Nesse tema é um problema, cada um alEga o que bem entende. Lembrando que na gnose são ao total, 21 kundalinis, dizendo de forma simplificada. Porque já que são 7 corpos, devemos despertar o kundalini em cada um deles, mas isso precisa ser feito "em 3 oitavas/níveis diferentes". Então são 7 serpentes de fogo, depois 7 serpentes de ouro e por fim 7 serpentes de luz.

Para entender a mecânica disso tem que estudar os conceitos  sobre  como “tagarelice mental”, “os sete centros”, “ identificação”, “lembrança de si” além dos já citados sobre  os hidrogênios. Isso tudo são temas das aulas gnósticas e do livro recomendado do Gurdjieff/Ouspensky.

..................

A questão do Ego é que pelo próprio funcionamento do ego, nossos defeitos estão sempre atuando. Pense numa pessoa que está preocupada com algo, digamos talvez irritada. Se você tem mais energia no sistema, o “eu” da ira roubará essa energia, te deixando mais irritado ainda , e gastando o excedente que você estava poupando pela magia sexual. Em geral quem trabalha só na linha do “Poder”, querendo apenas acumular energia, cai no clássico erro da egolatria, são aqueles casos famosos de magos que entraram em conflito com todo mundo, guerrinhas mágicas com outros ocultistas, etc, viraram ditadores dentro de suas próprias ordens. Ou seja, viram “demônios encarnados”, “magos negros” , que é o que o ser humano se torna quando adquire super energia, super poderes, mas não mata o ego. O ego fica superpoderoso, pela energia acumulada.

...................

Dionne, a visão da sua amiga está equivocada. Entendo a lógica dela, mas não é esse o mecanismo usado na gnose.

A gnose separa entre dois caminhos, o  do Nirvana, e o Direto. Os orientais buscam o caminho do nirvana, que é uma parada no meio do caminho, numa plano mais abstrato. Porém, segundo a gnose, isso é temporário, apenas enquanto dura o dharma do sujeito. Acabado esse prazo, tem que reencarnar. O caminho direto, que é o que a gnose defende, tem como meta uma fusão com o absoluto (algo tão abstrato quanto, eheheeh), porém, a diferneça é que se pode sair dele a vontade.

Ou seja, precisa desenvolver a auto-consciência num nível elevado, de modo o que você seja a expressão  da vontade divina, uma encarnação divina. É a idéia que vemos na frase de Jesus “quem vê ao pai, vê a mim”. No entanto, há um processo para isso, que é de purificação e aumento de energia desses corpos, representado no simbolismo alquímico, a “transformação do chumbo em ouro”, que é a transformação dos corpos inferiores em superiores, etc, etc, e muitos outros etc a mais. Porém, para a entrada final no absoluto, você vai sim eliminar esse corpos.

Então isso bate com a percepção que sua amiga tem, porque na verdade os “corpos”, a “forma” só pode existir nos planos inferiores, o Samsara, que contém os planos da forma. Nos planos mais elevados não há “corpos”.

Porém, no caso de um mestre, a diferença é que esses corpos são reduzidos a um “átomo-semente”, de modo que se se faz necessário uma missão em algum lugar, que seja necessária a presença de uma “encarnação divina”, esse mestre pode sair do absoluto e gerar os corpos necessários a partir desses átomos-semente, sem a necessidade de vir descendo dimensão por dimensão, como fazem os seres que estão ainda presos no processo evolutivo. É um “Mestre pop-up”, ehhhe.

 

Livros gnósticos que tratam de diferentes aspectos do que falei aqui:

- Sim há inferno, sim há diabo, sim há carma

- Mistério do Aureo Florescer

- As três montanhas

- Síntese das três montanhas

- Os mistérios do Fogo

- Tratado de alquimia sexual

 

Tudo isso tem em pdf na internet.

Só que está tudo espalhado pelos livros, é um capítulo de um, outro capítulo de outro, as vezes apenas uma resposta a uma pergunta aqui, outra acolá.

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

@lukynhas

39 minutos atrás, lukynhas disse:

Creio eu que o corpo lunar já vem "programado de fábrica" a partir do primeiro momento que a pessoa encarna como humano.

Essa é a "polêmica" da kundalini. Existem pessoas que dizem que é possível despertar através de pranayama. Um usuário que participava do fórum que bugou e tinha o nick de "newlight" aparentemente era alguém desperto no sentido intrínseco do termo e afirmava que era possível despertar a kundalini assim. Infelizmente ele ainda não voltou para o fórum. 

Sobre o ego, ele quis dizer despertar a kundalini e gastar a energia com futilidades do ego (conjunto de eus-psíquicos nocivos pelos quais estamos cristalizados). 

pode entrar em maior detalhes a  respeito do que disse sobre o ego? quero entender como ele pode utilizar-se da energia acumulada.

E se o o corpo lunar já vem "programado de fábrica" todos nós deveríamos fazer projeções conscientes todas as noites não?

Link to comment
Share on other sites

14 minutos atrás, cyber2050 disse:

E se o o corpo lunar já vem "programado de fábrica" todos nós deveríamos fazer projeções conscientes todas as noites não?

Exatamente porque o aspecto superior deles  não foi desenvolvido, temos essas projeções sem consciência, É a autocosnciencia que nos diferencia dos animais, EM TESE, mas como temos muito pouco disso,  temos projeções sem consciência, e temos que treinar para ter projeções que são apenas meia-boca, poluídas por falta de lucidez, onirismos, etc. É EXATAMNETE por essa falta de veículo astral adequado.

É por isso que na gnose chamamos esse tipo de proejção que fazmeos aqui, de projeção subjetiva. A projeção objetiva só pode ser feita por quem construiu corpo astral solar.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

31 minutos atrás, cyber2050 disse:

@lukynhas

pode entrar em maior detalhes a  respeito do que disse sobre o ego? quero entender como ele pode utilizar-se da energia acumulada.

E se o o corpo lunar já vem "programado de fábrica" todos nós deveríamos fazer projeções conscientes todas as noites não?

O Sandro já respondeu, ele falou em termos de desperdiçar a energia. E respondeu a segunda pergunta também.

Enfim, eu concordo com o que o Sandro disse. Eu tentava entender uma ou outra coisa antes de começar a estudar. É melhor no mínimo ler os livros. O problema é que dúvidas sempre surgirão e se a pessoa realmente quiser apender precisa fazer o curso. Infelizmente não há curso aqui na minha cidade e ainda estou pensando no que faço. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...