Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Canal de epiritualidade para professores


Guest

Recommended Posts

Olá a todos,

Gostaria de saber se vocês conhecem algum canal de espiritualidade no Youtube voltado para professores ou pelo menos para pessoas que sabem que têm que lidar com grandes públicos.

Link to comment
Share on other sites

Olá Dionne,

Então, no ano passado convidamos uma pessoa que trabalhava o tema "Constelação familiar" para vir a nossa escola no Dia da Família. O encontro foi emocionante porque a mulher trabalhou com dois dos jovens mais difíceis de lidar, cujas histórias de vida familiar eram dramáticas. Eles choraram, abraçaram, cantaram, enfim, ficaram irreconhecíveis naquele dia, porque parecia ter sido tirado a carapaça emocional dos garotos. Só que, na nossa cidade, por causa da maioria católica e evangélica, as pessoas não aprovaram essa intervenção, a mulher esotérica assustava um pouco. Eu achei maravilhoso, porque sentia que ela tinha habilidade para mexer com as energias do coletivo. Entretanto, ela foi embora por ser de outra cidade e ninguém mais cogitou a ideia de trazê-la aqui mais vezes para continuar o trabalho (coisa de carola mesmo). Os dois meninos, tal como um câncer maligno, ficaram piores do que estavam no ano passado e um deles chegou a ser recentemente expulso por causa de um ato de insanidade, o que gerou a revolta de todos os demais. Agora, a gente tem que segurar esse rojão até o final do ano. Estou trabalhando as minhas energias, mas gostaria de poder fazer mais, conversar, debater as visões de mundo, só que a turminha dos evangélicos já logo vai contar prá mãe que a gente tá querendo "ensinar coisa do capeta" ao invés de dar aula.:-( Estamos de mãos atadas porque parece que espiritualidade tudo remete à religião espírita na visão distorcida deles.

Link to comment
Share on other sites

Estou me sentindo uma equilibrista de pratos, os humores dos adolescentes mudam a cada semana e variam de grupo para grupo. Semana passada eu acordei rezando para o dia transcorrer normal e para mim foi tudo ok, mas sempre parece que eles descontam em outra pessoa o que elas não conseguem fazer com quem está protegido. Energia de grupo é a coisa mais delicada que eu já vi. Como diria um pesquisador francês: O professor é como um elefante em uma loja de cristais, qualquer movimento em falso ele quebra os vidros delicados do relacionamento.

Link to comment
Share on other sites

Oi Caroline, 

Então, as vezes sinto algumas coisas estranhas, parece que é a energia das pessoas na sala. Quando comecei com a turma, as vezes me sentia um pouco zonza, mas não de verdade, não é físico, e com  o tempo conforme os alunos me aceitaram, comecei a não sentir mais essas coisas. Parece que entramos em harmonia. Tem uma amiga que trabalha com "terapia comunitária" , é um outro viés, com crianças e adolescentes em situações extremas, como pais assassinos, e a terapia inclui vivências e regressão ao útero. É bem interessante, mas muito complicado do ponto de vista espiritual. Ela ficou muito doente da coluna na época e teve outros problemas de saúde, e hoje como ela não trabalha mais no projeto, não senti nada. A questão é que ela realmente não sabia como lidar com essas energias. Mas sou apaixonada por essa vertente que lida com a cura, energias etc..Pretendo fazer o curso que ela fez e pelo que entendi, a base é a mesma da Constelação Familiar.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
Guest Honeymoon

A minha conclusão é que sempre deveria haver um mediador nas escolas para assumir esses diálogos, mas isso seria em um mundo ideal, claro.

Em algumas escolas da Alemanha, como em Frankfurt, uma amiga minha trouxe a informação de lá de que existia esse tutor mediador, então, os impactos dos problemas de família e sociais eram minimamente controlados na escola. Ou seja, lá não se via depredação gratuita de patrimônio público nem desrespeito ao professor e às normas da escola. Contudo, o sistema de ensino lá também não permitia exercer grandes debates políticos e/ou filosóficos. Eram ainda normalistas, nenhuma ideia era tipo Paulo Freiriana ou da linha construtivista.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...