Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

União com o criador segundo a Cabala


mvnobrega

Recommended Posts

Boa noite gelera...

 

Na Cabala existe a filosofia de que somos separados do criador por nosso egoísmo, que nos isola e tira nossa percepção dos planos espirituais e superiores isso nos diz que tudo que vivemos é destinado a converter o egoísmo em altruísmo para nos unir com Deus (Criador).

O estudo da cabala me despertou algumas dúvidas e gostaria saber o que vocês pensam sobre elas:

 

1 - Diz na Cabala que ao nos unirmos com deus seremos um só, faremos parte do criador. Isso significa que perderemos nossa individualidade ? ou seja, o egoísmo é o nosso eu ? e ao nos integrar a ele perderemos essa consciência do eu ? 

2 - Interpretei que na cabala não existe o livre arbítrio, somos 50% genes herdados e 50% ambiente, educação e sociedade. O que vocês acham disso ?

3 - o desejo e ambição de deixar amigos e familiares para trás e conseguir meios para viver pelo mundo em busca de aprendizado, cultura, experiências, relacionamentos e diversão pode ser considerado uma desejo egoísta ?

 

Estou gostando muito da leitura da Cabala para fins de conhecimento e isso acabou despertando a curiosidade das três questões acima. Agradeço quem puder com alguma informação  ou percepção.

 

Abraço

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Boa noite amigo ! :D
 

34 minutes ago, mvnobrega said:

Na Cabala existe a filosofia de que somos separados do criador por nosso egoísmo

Quando você fala na cabala existe a filosofia... você quer dizer aonde ? Porque existe a qabalah hermética, e kabbalah judáica, e embora a primeira seja mais aberta a novos modelos e interpretações, eu não vejo como existindo essa interpretação fechada. É uma interpretação sua, ou de algum autor específico que você leu ?

 

37 minutes ago, mvnobrega said:

- Diz na Cabala que ao nos unirmos com deus seremos um só, faremos parte do criador. Isso significa que perderemos nossa individualidade ? ou seja, o egoísmo é o nosso eu ? e ao nos integrar a ele perderemos essa consciência do eu ? 

Denovo, desculpa minha chatice, mas quando você diz na cabala... de que texto você fala ? Provavelmente você ta falando de algum autor específico.
Essa interpretação de unir microcosmo com macrocosmo, é muito comum no hermetismo. Eu entendo que não perdemos o nosso ego enquanto estamos manifestos nos planos da forma, embora eu acredite que nossa consciência possa ir além desses planos. Tipharet é a conexão entre o Eu Inferior, e o Eu Superior, essa sephira capta as emanações superiores, e conduz até as inferiores. No entanto, existem consciências encarnadas com consciência pra além de tipharet (eu acredito fortemente), no entanto mesmo experimentando esse níveis superiores de samadhi, esses seres não deixaram de possuir um ego (no meu entendimento). Ego é necessário a manifestação nesses planos inferiores.

 

46 minutes ago, mvnobrega said:

2 - Interpretei que na cabala não existe o livre arbítrio, somos 50% genes herdados e 50% ambiente, educação e sociedade. O que vocês acham disso ?

Eu acredito que não existe livre arbítrio enquanto você vive em qliphoth (como a maioria das consciências encarnadas aqui). Você está no mar e é levado pelas ondas, correntezas,... Pra ter liberdade de escolha precisa ter auto domínio primeiro.

 

49 minutes ago, mvnobrega said:

3 - o desejo e ambição de deixar amigos e familiares para trás e conseguir meios para viver pelo mundo em busca de aprendizado, cultura, experiências, relacionamentos e diversão pode ser considerado uma desejo egoísta ?

Não sei, mas acho que cada um precisa encontrar o seu caminho e fazer o que nasceu nesse mundo pra fazer, qualquer passo nesse sentido é você se unindo a vontade divina.

Amplexos! :D

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Obrigado pelo esclarecimento.

 

Eu li alguns artigos sobre o assunto e o livro A Voz da Cabala do Dr. Michael Laitman e agora vou começar a ler O Livro do Zohar. É meu primeiro contato com essa filosofia, eu nem sabia que havia a hermética e a judaica, será meu próximo objeto de estudo..

 

Obrigado

abraço

Link to comment
Share on other sites

Tranquilo, tô aqui a serviço, no limite do que conheço. 

Então, nesse caso você está dentro do cabala judáica. Os livros do Laitman são fantásticos. Pra diferenciar normalmente se usa as grafias Kabbalah (pra se referir a judáica), e Qabalah (pra se referir a hermética)... claro é só um orientador, quando falamos genericamente, é cabala e pronto rs.

Pra entrar na hermética, tem um livro que é sempre indicado por ser o mais didático é A Cabala Mística de Dion Fortune.

Ainda existe um lado prático da cabala, pois ela não é somente teórica, existem práticas tanto pra elevar o nível de consciência quanto pra alcançar uma compreensão mais profunda da cabala. Essa parte naturalmente vem depois da teórica, como se pode esperar.

Se você é do tipo que lê sem problemas no computador/tablet/celular, tenho uma quantidade razoável de livros sobre o assunto em PDF aqui, é só pedir por MP que te envio.

Abraço!

Link to comment
Share on other sites

 

Olha mvnobrega, pelo que entendi ate hoje, a Cabala tem uma "estrutura básica", criada ha muito séculos, e em cima da qual cada autor extrai conclusõe sobre o tema que está estudando usando a cabala como viés. É como se a cabal te dissesse que:

X= Y2 + Z3

Então se um autor, refletindo sobre o tema das frutas, conclui que Y é tomate e Z é abóbora e X , a cabala o ajuda a pensar que (sei la, é só uma brincadeira isso ok?) X deve ser a melancia né? Mas outro estudioso de cabala, embora conheça a equação e também esteja interessado em frutas e legumes pode chegar a outra conclusão.

Já um sujeito aplicado essa "equação" a outro assunto, digamos "relações humanas", pode concluir que Y é empatia, Z é solidariedade, e acabar deduzindo que X é compaixão.

Então dizer "a cabala diz que...", é um pouco complicado Em geralo que acontece é que:

"um certo autor, usando a cabala como referência disse que..."

Quanto as suas perguntas, só posso te responder baseado em como víamos isso na gnose, que também usava a cabala como referência, embora de forma mais secundária. A principal referência eram mesmo os livros do fundador e as respostas que se obtinha dele e do sucessor sobre essas questões. Então não saia por aí dizendo "a cabala disse que.." .Não, o mais correto seria dizer 

"a gnose (samaeliana)  vê assim assim essa questão."

 

1- o ego não pertence ao modelo da cabala (repito, isso segundo como vemos na gnose). A cabala fala da estrutura interior, representada pelo diagrama da árvore da vida, em INDIVIDUALIDADE E PERSONALIDADE. A personalidade é composta pelo quaternário inferior, corpos físico, etérico, astral e mental. Onde está o ego nisso? Não está. Eles são VEÍCULOS de manifestação da consciência. A "consciência" na verdade é ESTADO, você pode estar CONSCIENTE, SEMI-CONSCIENTE OU INCONSCIENTE, isso não muda o que você tem dentro: chamaríamos que "psique" para ser bem genérico.

A idéia é que somos, na origem, partículas divinas que emanaram do criador. Essas partículas vem se manifestando planos abaixo, vem descendo. Em cada plano de manifestação ela tem um nome diferente no diagrama da árvore da vida. Na gnose dizemos que ali em Tiphareth é a alma humana. Mas quando se fala em veículos, dizemos que ali é corpo causal, mas o que falamos mais é que só temos isso em "gérmen", em partícula mesmo. Ou seja, essa parte divina em nós não consegue se manifestar porque o ego impede.

E impede como?

 Pense numa pessoa que more neste lugar há 30 anos:

meteora84.jpg

 

Um turista pode ficar extasiado ao passar um fim de semana ali, e comenta com o morador:

carolina_5.jpg

- Nossa, que incrível! que máximo! que legal deve ser morar aqui!!!

E o morador:

images.jpg

- Ahh, é legal... o problema é que quando você estava pensando em preparar um pudim e deixou a última lata de leite condensado escapar da mão e cair lá embaixo. Aí tem que parar tudo e ir até o supermercado mais próximo, 3km lá para baixo.

- Ah pois é..vive aqui sozinho? Não tem esposa, filhos?

-Eu tinha esposa e três filhos, mas não sei, foram sumindo, igual às latas de leite condensado sabe?

giphy.gif

 

Então (apesar das brincadeiras) o que acontece?

Através das experiências vividas ali o morador já não acha tão legal, quanto o visitante. Mas o que significa não achar tão legal?

Significa deixar de enxergar o mundo como ele é, neutro, e enxergar a partir de classificações que a mente faz das experiências. Sua mente rotula, classifica e..."desliga" em relação àquilo. Por isso a visitante pode ficar tão empolgada, porque a beleza do lugar a atinge..mas o morador já está "anestesiado".

Fazemos isso durante toda a vida, a criança, logo que começa a enxergar o mundo, vive espantada com tudo, cores, cheiros, sabores, texturas, tudo que vê. Por isso está aberta a aprender com a ida, com o mundo que a cerca. Mas isso passa rápido, logo logo ela deixa de olhar o mundo com esse estado de "alerta-novidade", como chamamos na gnose. E o velho? É o oposto, nada mais o espanta, nada mais o surpreende, o que reduz sua velocidade de aprendizado.

(Há questões de plasticidade cerebral nisso também, eu sei, estou só usando um exemplo para chegar onde quero)

 

Então dizemos na gnose que logo que uma pessoa nasce, o ego não consegue encarnar nela, fica ali por fora, porque para que o ego encarne a criança precisa formar a personalidade que,  como o corpo astral, segundo a gnose seria um tipo de veículo, similar aos corpos sutis, mais não é "original", não pertence ao quadro de corpos sutis representado na árvore da vida, por exemplo.

A medida que a personalidade da criança vai se formando, os egos que constituem sua psique vão entrando, e quando a personalidade está toda formada (antigamente se dizia que com 7 anos esse processo estava completo, mas isso parece estar se acelerando) ela já manifesta dentro de si todo o ego que tinha na vida passada.

Na gnose explicamos a coisa assim: nossa essência, que é a partícula divina em nós, está toda "engarrafada no ego". E o ego é a mente, na verdade, mas que está  multifragmentada. Cada fragmento é um "eu", que é um condicionamento que "enfrasca" uma partícula do essência.

Um exemplo pode explicar melhor isso:

Digamos que a essência confiaria na outra pessoa, como um bebê confiaria nos adultos. Mas após sofrer alguma agressão, pode ficar com medo daquele adulto, ou de todos. Nesse caso criou-se um "eu", uma resposta condicionada, um "trauma", que gerou a desconfiança  que dali para frente vai reger todas as relações dessa pessoa com os demais. Eliminando ESSE eu, esse problema desaparece.

O EGO É O CONJUNTO desses "eus". Eliminando o EGO, muitos problemas desaparecem. Mas o que resta? Ora, resta a essência, que é a parte divina, eterna ( o ego não é eterno), e tem sua individualidade própria.

Essa essência nos parece inocente infantil como um bebê porque o ego é algo que se fortalece vida após vida.  Vida após vida a essência tem  oportunidades limitadas de aprendizado, antes que o ego, já programado de várias vidas, tome o controle de tudo e repita seus condicionamentos, impedindo a essência de refletir de forma nova nas situações que se apresentam, e reduzindo sua maturidade.

Por isso a reencarnação é um processo muito lento, porque o ego, que é condicionamento, vida após vida dá as mesmas respostas aos mesmos desafios, e por isso aprendemos pela dor, porque só quando dá tudo errado encaramos que o ego, aquelas nossas respostas tão treinadas, não foi eficaz, só nos gerou problemas, vida após vida.  Pode notar como uma crise qualquer na vida, que faça sua segurança desabar, te obriga a se perguntar "por que isso está acontecendo?". Isso quebra um pouco nosso automatismo, exige mais de nós, de nossa lucidez.

 

 

O fim do ego não é o fim da individualidade, é o fim dos condicionamentos que nos impedem de crescer EM ESPÍRITO, porque o ego não é espírito, o ego é um robô, é todo estímulo-resposta, desejo-aversão, e apego. Resumindo, é um CALO PSÍQUICO. Quando você remove um calo, o que tem embaixo? O que deveria ter ora! Algo capaz de REALMENTE sentir as coisas.

Então essa essência, quando o ego não impede seu crescimento, se desenvolve, amadurece, e vira, lá na maturação ideal, um Cristo.

Isso é o que basicamente? Uma invididualidade madura, que APRENDEU, com a vida, mas que não foi DOMINADA, pelos condicionamentos (EGO), pelo jogo ESTIMULO-RESPOSTA. Ou seja é uma  INDIVIDUALIDADE MAIS PERMANENTE, digamos assim.

 

E quando as essências retornam para o absoluto perdem a individualidade?

Bom, esse é o ponto: a meta é fazer essa essência amadurecer a ponto de gerar uma individualidade mais permanente, como falei antes. Se ela conseguiu fazer isso, se tornar um "cristo", ela não perde a individualidade ao retornar para o absoluto. Mas se ela não conseguiu, ela perde, porque de fato ela está retornando da mesma forma como entrou.

Mas e esses que conservam a individualidade?

Bom, pelos mitos religiosos você vê lá que "Deus" criou o universo, depois os anjos e demais auxiliares ajudaram a completar e administrar o serviço. São esses caras que conseguirem manter a individualdiade que fazem isso, ou seja, quando uma nova onda de criação surge, a "turma da administração" ( que são expressões individuais da vontade divina, porque conservaram essa individualidade ao mesmo tempo que, por não terem ego, expressam dentro de si "a vontade de deus") também surge e elabora as etapas seguinte para consolidação no novo "universo manifesto".

Procurei explicar de forma bem simplista, só para você pegar a idéia geral da coisa ok? Porque se entrar muito nisso que falei, vão surgir muitos e muitos "poréns".

É só para você entender que o ego não constitui tudo que somos, que há individualidade divina inerente em nós, independente do ego, e que individualidade autoconsciente, que se mantenha após o retorno ao absoluto, é algo que precisa se construído, não é "direito natural".

Nós, como seres humanos comuns, estamos para para esse lance de retorno ao "absoluto", da mesma forma como os animais estão para a questão da sobrevivência após a morte: a maioria dos animais não tem individualidade que sobreviva à morte do corpo físico, por isso se diz que "animais não tem alma", cada novo animal que surge brota da alma grupal de sua espécie.

Nós temos uma individualidade que resiste à morte do corpo físico, mas não à reentrada ao absoluto. Só os que atingiram o grau de Mestres, e mesmo assim acima de certo nível, é que conservam isso.

 

.......................................

2- A questão dos genes e meio ambiente é aquela questão do X, Y, Z que te falei antes. Não existia o conceito de genes quando a cabala foi criada, então isso são adaptações posteriores, tem que ver como é que o cara analisa isso, mas em geral o que se faz é legitimar uma teoria que você aceita como certa, com outra, mais antiga ou mais moderna, para fazer a ponte entre teorias. Ou seja, se o sujeito que diz isso viveu e teve sua formação intelectual toda numa época  que se considerava que só a genética determinava a personalidade da pessoa, ele vai procurar enxergar isso na cabala. Se ele construiu seu saber numa época que se diz que 10% era genética e 90% era ambiente, ele vai procurar na cabala algo que legitime isso. Já essa visão de 50% ambiente, e 50% genetica, é uma visão mais recente, ele está apenas afinado com o que outro estão dizendo por aí, mas...quer saber?

150220210302-01-dalai-lama-restricted-super-169.jpg

- Isso também vai passar! ehehe

Se você entendeu as explicações sobre o ego que fiz antes, já consegue entender a questão de quanto livre arbítrio temos.

.......................................

 

3- Você está na vida física para obter aprendizado. Se o seu aprendizado será obtido dentro de quatro paredes, ou viajando pelo mundo, é mais uma questão de gosto pessoal. Pense naqueles casos da adolescente que quer viajar pelo mundo, arranja um "namorado" virtual, do outro lado do planeta, viaja até ele, e acaba morta por ele. O que acontece nesses casos? Se ela não tivesse viajado não teria sido morta....pelo menos por ele né? Ora, é impossível saber, mas basta você analisar a dificuldade de dar certos passos, para realizar certas coisas, e ao mesmo tempo a facilidade com que outros fazem isso ( ou até como não conseguem sair de certas situações) para perceber que se não é esse o seu caminho, não vai rolar, não adianta querer, achar que pode fazer isso e aquilo, decidir isto ou aquilo porque não pode não.

Ou seja,, pense, decida, escolha....se conseguiu fazer, pode olhar para trás e dizer "é, parece que isso era de fato uma opção legítima de aprendizado". Mas se surgiram problemas, se tudo pareceu se unir para te impedir de fazer, não se sinta incapaz, incompetente, inferior a quem conseguiu, porque provavelmente só conseguiram porque para eles foi fácil, carmicamente possível, mas para você não. Cada um tem uma trajetória, e os graus de liberdade para escolher variam de pessoa para pessoa, e de momento de vida também. Você tem que se basear na ética em tudo, mas analisar se isto ou aquilo é egoísmo, é complicado.

Mas tem certas coisas que são o fluxo natural da vida, por exemplo:

-Não é natural os filhos passarem a vida toda vivendo com os pais. Mas quando e como sair disso, cada um tem que decidir

-Também não seria natural abandonar esposa e filhos porque você quer ir da argentina ao Alasca a pé achando que vai aprender algo útil na vida com isso. 

Mas vai saber né? O Che Guevara só queria passear de moto pela américa latina, conheceu a miséria geral, exploração dos governos, acabou se voluntariando para ajudar numa revolução que nem era sua, ja que era argentino, foi ajudar o fidel em cuba, mas o Fidel estava no méxico. E quanto se reúne todos e chegam a cuba,foram recebidos numa emboscada, dos 80 só restaram 14, e o Che tomou um tiro no pescoço, quase fica por ali mesmo. A gente nunca sabe onde certas decisões nos levarão.

 

Tente seguir o bom senso, porque  é meio óbvio que uma pessoa que busca crescimento espiritual não pode ser um "maluco" do ponto de vista da vida física.

Ou seja, a vida física tem seus desafios, que são a escola de aprendizado para os cidadãos comuns. Quem quer dar vôos mais altos tem que no mínimo ser capaz de se desempenhar bem naquilo que a turma que se contenta com o comum também se dá bem né?

Então as vezes o que acontece é que a pessoa não se dá bem com certas lições básicas da vida comum, e quer fugir delas, usando como desculpa a busca por algo melhor e maior. Mas quem não consegue aprender como construir o alicerce direito, não vai conseguir levantar paredes, porque elas cairão e o esmagarão mais adiante.

É por isso que você não pode ter um grande sábio espiritual que seja alcoólatra, viciado em drogas, ou pedófilo, por exemplo , porque se até a maioria dos cidadãos comuns, materialistas ( que em geral vivem como animais, só preocupados em satisfazer suas necessidades fisiológicas, acumular patrimônio e prole)  conseguem não ter esses desequilíbrios, como pode alguém que busca vôos mais altos ser incapaz de evitar esses erros? Como ele vai quer ser "mestre" dos outros se faltou às lições básicas que até o cidadão comum conhece??

Claro que somos todos falhos, fragmentados, que um cara pode ser gênio num aspecto  e retardado em outro, mas esse é o ponto: se o sujeito está ainda nesse nível problemático, ele está ABAIXO, e não acima da média. Então não tem muita coisa válida para ensinar, falando em ESPIRITUALIDADE, que deveria ser sua especialidade (me refiro a "gurus" escravos de certas 'paixões'). Pode até ser um prêmio Nobel de química e física, mas não pode ser um sábio espiritual se não domina nem o básico sobre equilíbrio de vida, que até um cidadão comum do mundo domina né?

Só resta a cada um de nós seguir onde seu coração o leva...mas cabe a cada um tentar discernir o que são motivações que nos atraem para o caminho B e o que são fugas que nos fazem fugir do caminho A.

Ninguém pode dar a resposta para outro sobre isso. a gente aposta e paga o preço.

593126_1291721941723_full.jpg

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...

Sandro, desculpe não ter me manifestado. Eu cheguei a ler uma parte assim que publicou mas eu estava numa crise de concentração e não tive a menor paciência de ler, mesmo com minha razão dizendo "Poxa esse Sandro faz eu me sentir mal... rs O cara responde com uma boa vontade que da até pra sentir,  e eu nem para prestar um agradecimento digno". O que eu penso e sinto sempre foi mt dificil expressar com clareza e passar verdade e confiança, certamente vc lembra de mim desde que entrei no fórum e deve ter notado o quanto eu estava desajustado nos pensamentos. Hoje estou muito melhor, a consciência parece estar entrando no eixo e na frequência correta. Depois de 5 anos levando a vida na brincadeira se passaram 3 e só agora estou começando a sentir minha cabeça como realmente era. Ao menos recuperei a concentração e agora estou me dedicando aos aprendizado novamente e minhas habilidades intelectuais.

 

só quero dizer que nucna fui ingrato pela suas respostas , só não sabia (e ainda não sei ) argumentar como deveria. E claro que vc devia perceber isso.

 

obrigado pelo conteúdo, os últimos parágrafos me fez refletir muito...

 

um abraço Sandro

Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, mvnobrega disse:

Eu cheguei a ler uma parte assim que publicou mas eu estava numa crise de concentração e não tive a menor paciência de ler,

Kkkkkk, é, eu sei que escrevo muito e que isso dá dar um desânimo de ler mesmo! ehehehh. Mas infelizmente é a complexidade da pergunta que dita o tamanho da resposta. Acredito que quem responde de forma breve pensa assim "se eu explicar isso direito vai demorar muito, não tenho tempo e, sinceramente, estou com preguiça de digitar isso tudo, então vai lá uns 2 parágrafos apenas".

Eu apenas penso "se a resposta é X, não estarei sendo excessivamente egoísta ao encurtá-la, só porque tenho preguiça de digitar tudo?"

4 horas atrás, mvnobrega disse:

só quero dizer que nucna fui ingrato pela suas respostas , só não sabia (e ainda não sei ) argumentar como deveria. .

Mas não se preocupe em responder não, caso não sinta as perguntas ou argumentos escapando pelos dedos.

Um dos motivos pelos quais eu não respondo nada em chats é porque deixando escrito aqui, outros com a mesma dúvida, mas as vezes com medo de perguntar, aproveitam a resposta. Portanto eu não escrevo tendo apenas o autor da pergunta em mente, eu penso sempre em leitores que passem por aqui, meros "guests" que sequer estão registrados ( por isso bloqueio certos temas, como você deve lembrar) . Por isso também é que me estendo, para tentar abarcar outras questões paralelas para responder a outras questões que o autor do tópico não necessariamente pensou, mas outros podem pensar, ao ler. Então mesmo que você não leia, sei que meu tempo terá sido aproveitado por alguém, não se sinta devedor de agradecimentos ou desculpas não, eheh.

E claro que lembro de você, apesar de usar outra foto. Que bom que as coisas estão voltando ao rumo. Mas é isso mesmo, a retomada é lenta pelo que conheço de outros. A principal dificuldade é concentração mesmo. Ler livros, ao invés de textos virtuais ajuda a se concentrar melhor, porque não há links para desviar sua atenção para outros rumos. Claro, desde que seja livro que te "fisgue". Mesmo eu, que nao tendo nada para fazer num dia posso ler 500 páginas de u livro interessante (mas isso me tomaria 10-12h de leitura  ), posso levar um dia todo para ler 25 paginas, se é um livro chato, que apenas"preciso" ler,  porque a mente dispersae tenho que retomar a toda hora que percebo que devaneei virando paginas, ehehe.

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Sandro,  não foi só desânimo, eu fiquei numa crise que, pra comprar um pão eu tinha que ensaiar, quantos pão devia pedir. Desde então venho tentando exercitar a voz do EU, as vezes leio o livro como se a voz fosse minha, as vezes  para simplesmente associar a palavra a uma imagem e assim atribuir significado, outras vezes não entendo nada a não ser a pronuncia  q sai de minha boca e agora venho me esforçando a me encantar com oq falo, pronúncio, entendo e associo de uma só vez. Isso me levou até a iniciar o desenvolvimento de um site dedicado a métodos para desenvolver qualquer habilidade.

Sandro, pensei até em criar outra conta para continuar postando e acompanhando os tópicos, pois agora que cai na realidade me bateu uma sensação forte de vergonha e arrependimento por todas as besteiras que já fiz. E nesse momento não me vejo digno de ao menos tentar conversar com Deus, pois para dirigir pensamentos baratos para Deus é melhor ser ateu. Eu ainda tenho imensa dificuldade de de pensar com verdade, meus pensamentos  criam ilusões onde eu mesmo me reprimo com a voz dos outros. A cocaína e maconha me despersonalizou intensamente e ao mesmo tempo me trouxe onde estou e simultaneamente sinto-me onde deveria estar. Mesmo me sentindo bem onde devo estar, não consigo imaginar o trajeto de uma pessoa com o uso de droga, mas não vejo outra alternativa de estar onde estou e se Deus tem um plano para mim ao menos cai na realidade. Faltou pouco para se tornar irreversível.

 

simplesmente obrigado por todo conteúdo que encontro nesse fórum Sandro, aqui não me sinto julgado  e percebo que vcs estao aqui só para ajudar

 

muito obrigado

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

A aprendizado na vida tem muitos caminhos. Contanto que você consiga sobreviver às suas escolhas, pode tirar de qualquer delas lições extremamente valiosas  de auto-conhecimento e  de conhecimento sobre a natureza humana. Isso te deixa  bem equipado para, no futuro, ser útil a outros que estejam  também precisando mudar de rumo.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...
Em 25/09/2016 at 08:37, sandrofabres disse:

Mas se ela não conseguiu, ela perde, porque de fato ela está retornando da mesma forma como entrou.

 

Em 25/09/2016 at 08:37, sandrofabres disse:

Nós temos uma individualidade que resiste à morte do corpo físico, mas não à reentrada ao absoluto. Só os que atingiram o grau de Mestres, e mesmo assim acima de certo nível, é que conservam isso.

Gente tô passada! kkkkkk Me ajuda a entender isso Sandro. Nessa parada do 'pralaya e manvantara', a gente perde a individualidade? No próximo universo manifesto, voltamos de onde paramos ou já era aquele espírito ali? Pq se já era a individualidade, parece ser tão cruel. É como se estivéssemos numa corrida de evolução e quem não chegar lá a tempo vai sambar! hehehe Não gostei não (da ideia)

Obrigada pelos esclarecimentos Sandro. Gostei muito de tudo que compartilhou, só essa parte mesmo que estou sem compreender.

Abraço:-D

Link to comment
Share on other sites

Tem um relato seu, Sandro assim olha: 
"(...) Ela me viu e grtou lá para dentro da casa "Mããe, o Sandro!", para avisar que eu tinha chegado (ué, e por acaso eu tinha desejado ou planejado ir lá? Não, eu só pousei ali...) Então perguntei a ela, admirado por sabr meu nome:

- Você me conhece?

- Sim, mas de outro universo ainda, não deste

( Ela não estava falando de universos paralelos, a idéia que ela quis dizer foi "de outro Mahanvantara", ou seja,  nos conhecemos antes do atual big bang que gerou este universo físico) (...)

Tem outro post que vc falou isso aqui numa analogia explicando com batatas essa questão: "Num novo ciclo, quando as batatas forem retiradas de novo, o novo momento “zero” da criação também será um momento “zero” mais evoluído."

Isso significa então que não perdemos a individualidade e sim ficamos apenas num estado de torpor/insconsciência enquanto está no momento pralaya, e dps volta a individualidade normal?

Valeu!

Link to comment
Share on other sites

Em 25/02/2018 at 22:20, Jéssica Souto disse:

 

Gente tô passada! kkkkkk Me ajuda a entender isso Sandro. Nessa parada do 'pralaya e manvantara', a gente perde a individualidade? No próximo universo manifesto, voltamos de onde paramos ou já era aquele espírito ali? Pq se já era a individualidade, parece ser tão cruel. É como se estivéssemos numa corrida de evolução e quem não chegar lá a tempo vai sambar! hehehe Não gostei não (da ideia)

 

Olha, o problema é a forma como nós enxergamos a coisa.

Observe o processo por analogia. Pense em duas crianças, dois bebezinhos:

- Paulinho  morreu um mês após o parto, numa incubadora.

- Pedrinho cresceu, virou adulto envelheceu e morreu.

 

Como será a reencarnação de Pedrinho? Bom, será uma consequência do que Pedrinho aprendeu em vida, seus bons e maus momentos, e suas consequências. A nova vinda de Pedrinho, agora com outro nome, é, de certa maneira, uma continuação do que foi sua encarnação anterior.

Mas e como será a nova encarnação de Paulinho? Na verdade não existirá, porque ele não teve uma vida como Paulinho, ele só recebeu esse nome, não pode ter nenhum aprendizado. Entoa essa vida em nada contribuiu para a próxima. Será a vida anterior a essa que refletirá na próxima encarnação.

Da mesma maneira, quando saímos da fonte como essências, somos "essências virgens" e viemos aprender. Como o ego sufoca o aprendizado DA ESSÊNCIA,   ele será quase nulo, então é como o bebê que volta ao mundo dos mortos sem ter aprendido nada. Não chegou de fato a construir uma individualidade espiritual real. Pode ter sido um famoso cientista aqui, mas isso não significa nada, é apenas a sofisticaçaõ do ego, que se aperfeiçoa encarnação após encarnação, mas que vira pó ao retornar à fonte, porque ele é uma individualidade artificial, apenas uma energia  psíquica, não é ESPÍRITO.

Quem construiu individualidade são os Mestres, por isso eles não a perdem nesse processo.

O que de fato acontece com as outras essências? Sabe-se que ficam "imersas no seio do absoluto, sem auto-consciencia". Sairiam de novo num novo dia cósmico? Parece que não. Embora  quando eu penso sobre isso parece que botariam tudo num liquidificador  e num novo dia cósmico aquele material irá ressurgir , agora sob uma nova expressão, outra identidade.  Mas é achismo meu, porque quando o mestre da gnose explicava isso, era bem claro que há um limite: são 3mil voltas na roda de Samsara e ofinal acabaram as chances.

Não se pense nisso como "condenação", essas "essências fracassadas" estão imersas n fonte né? É como "estar morando no céu", só que acho que podemos dizer que estão "em coma", algum estaod provável de êxtase, fundidas com tudo, mas sem auto-percepção, sem senso de autoconsciencia.

(relembrando: isso é como a GNOSE explica o processo. Outras linhas podem ter lá suas versões)

imagen ASANSARA_08.jpg

Cada volta contendo passagens pelo reino mineral, vegetal animal, 108 encarnações humanas, e dissolução do ego nas infradimensões (inferno, umbral), em que se INVOLUI através de formas "óides" análogas a do ciclo evolutivo. (humanóide, animalóide, vegetalóide..... É por isos que nos relatos de visitas ao umbral você há pessoas em más condições ----> pessoas deformadas---> pessoas paralisadas (atoladas, pedtrificadas, catônicas). Quanto mais fundo você desce no umbral, mais regride daforma animal para a forma mineral, que é imóvel.

Isso tudo constitui uma única volta na roda. No final da votla o ego e destrúido e a essência livre começa um novo ciclo na roda. Após 3 mil ciclos, passa a régua e fecha a conta, volta à fonte.

Aqui uma resposta do Rabolu, o mestre do ramo de Gnose a que eu pertenci:

(Mônada é uma subdivisão mas acima da essência, é mais ou menos como se fosse o conceito  de Eu superior. )

Citar

 

Todas as Mônadas dos aqui presentes são Monadas que lhes interessa a Maestria.

As que não lhes interessa a Maestria, são as que se chama magos negros, ou externos, enfim, são dois tipos, porque sempre a dualidade tem que existir para que haja evolução e involução.

Resulta que ao sair uma emanação, como se diz esotericamente, em outras dimensões: “vomitou o Absoluto”, assim se trata lá, “vomitou ou tragou”. Ao vomitar o Absoluto uma emanação de Mônadas, das portas do Absoluto para fora já se divide o Raio da Criação em duas Leis. E, à medida que vai descendo vai-se dividindo. Então a Mônada também se divide em partículas; cada partícula faz uma função dentro de nós mesmos.

Já ao chegar aqui, à parte tridimensional, a uma lhes interessa a Maestria, buscam a parte esotérica ou espiritual;outras, que não lhes interessa; no final de tudo, tudo volta ao Absoluto, a formar parte do mesmo Absoluto, com plena Consciência.

Um exemplo: Qualquer um tem dois ou três filhos, os põe na escola, passaram três, quatro, dez anos. Dois ascenderam na educação; o outro ficou tal como entrou. Que faz esse pai de família com esse que não quis estudar, não aprendeu nada? Recolhe-o e não dá mais estudo. Assim mesmo faz o Absoluto conosco, se nós não aprendemos, deixamo-nos levar pelo caminho largo. De todas as maneiras regressamos ao Absoluto.


Essa Mônada vai recolhendo suas diferentes partículas; ela as vai assimilando; o resultado e que cumpriu seus três mil ciclos (que é o permitido).

Essa Mônada entra no Absoluto, a Mônada, tal como saiu, inconscientemente; enquanto que aquelas que trabalharam, regressaram com Consciência absoluta, para formar parte do Absoluto.

...................

As mônadas saíram do Absoluto; daí começou o livre arbítrio. Por isso é que há mônadas, as quais não lhes interessa a maestria. Pode ser apreciadas nos assassinos ou nas diferentes pessoas, etc., que através de seus ciclos de vida, nunca os atraiu o espiritual. Por que? Porque à mônada não lhe interessa a maestria. Tudo vem de cima para baixo.

 

Então parece que sim após retornar ao absoluto ( que eu chamo de Fonte, aqui no GVA, para ser mais compreensível) não sai mais nem em outro dia cósmico.

Agora esse outra coisa aqui que você garimpou...

Em 25/02/2018 at 22:28, Jéssica Souto disse:

Tem um relato seu, Sandro assim olha: 
"(...) Ela me viu e grtou lá para dentro da casa "Mããe, o Sandro!", para avisar que eu tinha chegado (ué, e por acaso eu tinha desejado ou planejado ir lá? Não, eu só pousei ali...) Então perguntei a ela, admirado por sabr meu nome:

- Você me conhece?

- Sim, mas de outro universo ainda, não deste

( Ela não estava falando de universos paralelos, a idéia que ela quis dizer foi "de outro Mahanvantara", ou seja,  nos conhecemos antes do atual big bang que gerou este universo físico) (...)

Tem outro post que vc falou isso aqui numa analogia explicando com batatas essa questão: "Num novo ciclo, quando as batatas forem retiradas de novo, o novo momento “zero” da criação também será um momento “zero” mais evoluído."

Isso significa então que não perdemos a individualidade e sim ficamos apenas num estado de torpor/insconsciência enquanto está no momento pralaya, e dps volta a individualidade normal?

Valeu!

Eu me referia ao nivel geral, ao nivel do absoluto mesmo. Porque não teria sentido fazer milhares dessescilcos de dia/noite cosmico, se a cada noov ciloc o nível fosse o mesmo. Parace haver um crescimento constante dessa fonte, atraves dos diversos ciclos.

Agora, eu acho que tentar expliar isso vai sempre esbarrar na linguagem e nas limitações da mente. Digamso que a pessoa numa encarnaçao foi soldado, na outra padre.Você diria que é a mesma pessoa?

Diremos que sim né? o "espírito" é o mesmo, apenas o corpo é diferente. Porém, a personalidade de um soldade é moldada diferente da de um padre, então memso se você pensar em espírito como "espressão psíquica", já não dá para dizer que é a mesma pessoa. Ah mas no espírito, espirito mesmo.. é sim, isos ém ias profundo além dessas limitaçeos de perosnalidade.

Ok, mas percebe como isso vai nublando a definição de "mesma pessoa"? O cara podia ser um soldado muito agressivo e agora é um padre de fala mansa.

Então podemos redefinir isso, dizer que "algo"continua de uma encarnação para outra, porém nem em uma, nem em outra, você enxerga, conversa, conhece esse "algo". Tudo que você conhece é uma expressão limitada desse algo, chamada "encarnação". Dizer que suas encarnações são a mesma pessoa pode ser forçar a barra.

Entoa voltando às batatas:

Haverá uma nova emissão de essências, para um novo ciclo. São as mesmas que agora continuam de onde pararam? ACHO QUE NÃO. É deixado bem claro ali na citação que ao fim das 3 mil acabaram as chances para aquela essência.Mas olha, não há divisões no Absoluto, até os mestres precisam eliminar seus corpos solares para ingressar no abosluto como "átomos". Entao o que EU ACHO MAIS PROVÁVEL ,MAS NÃO SEI, é que essas essências incosnceintes absrovidas na fonte na noite cosmico venham a formar o novo grupo de essências que será expelida num novo dia cósmico. Mas é achismo meu.

Então dá para dizer que elas continuam? Não. Depois que você mistura farinha, agua, margarina,  leite, ovos bate tudo e assa, onde estão os ovos? Já era, agora você tem um bolo, é outra coisa. Não faz sentido procurar os ovos nele. Da mesma maneira não dá para dizer que a mesma essência absorvida sem consciência agora sai de novo. Creio que ou não sai mais, como diz o Rabolu, ou se sair, será dessa forma, que não guarda mais nenhuma relação com a anterior. É como juntar várias velas numa só chama. Sevoce acender uma nova vela nessa chama principal ela é-e-não-é a continuaçao das outras.

Quanto ao meu relato, bem. Aí há algumas hipóteses. Uma é que como a criaçaõ nunca para, quado há o recolhimento de udo, algumas essências ainda não fcharam o ciloc das 3 mil voltas. Então seriam reabsorvidas e na nova emissão, continuariam o trabalho.

A outra hipótese é  oque o Rabolu ali fala na primeira frase, e ele ja tinha explicado isso em outros comunicados: todo mundo que estava no movimento gnóstico (como provavelmente em qualquer outra escola esotérica), são bodhisattwas de mestres, ou seja, são "emanações" de um Mestre, e essas emanações são a forma na qual o Mestre ( Mestre é a mônada que atingiu a maestria algum dia no passado) se dedicam a trabalhar pela humanidade. No caso da figura de Jesus, por exemplo, diríamos que ele era "apenas Jesus" até o momento do batismo do jordão, quando "o  espírito santo desceu sobre ele como uma pomba". Ali o bodhisattwa e a Mónada se fundem, ele deixa de ser Jesus para ser O Cristo. POr isos ele diz "Quem vê a mim vê ao Pai".

Nesses casos o bodhisattwa é a expressão da Mônada, que pode se manifestar em toda sua plenitude no plano em que seu bodhisatwa está encarnado. Há ma união, fusão espelhamento... mas não há dissolução. Ou seja, Jesus ainda poderia, em tese, ter cometido algum erro e se perdido no caminho. Nesse caso ele e a Mônada se separam, ele se enreda nos ciclos do carma, e terá que refazer muita coisa, até atingir em outra encarnação um nov patamar em que possa, novamente, encarnar a Mônada.

Então o que eu deduzi desse relato projetivo, é que: ou eu nao tinha terminado meus ciclos das 3 mil voltas quando surgiu um pralaya no caminho e tive que ser recolhido e emitido mais tarde outra vez, eheheh....ou , como o Rabolu afirma  em relação aos gnósticos em geral, eu seria o bodhisattwa de algum Mestre que tem algum trabalho a fazer, e por isso deu para continuar entre um pralaya e outro, sei lá.  Não tenho idéia mesmo de qual seria a explicação para isso.

E tem  as outras explicações todas:

- espírito zombeteiro me gozando

- falha de percepção durante a projeçao

- todo esse papo aí de respiração de brahma ser bobagem

- toda essa explicação gnóstica ser fantasiosa

É impossível saber qual das opções é verdadeira.

Vi deixar aqui anexado um livro da Gnose sobre o lance dos 3 mil ciclos, 108 encarnações, ego,  infernos etc, para o caso de você querer ler.

sim_ha_inferno_diabo_carma.pdf

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...