Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Recommended Posts

Pessoal, vocês teriam alguma explicação com relação aos Psicopatas e Sociopatas o porque deles serem assim,nascerem assim, tipo alguns espiritas não sei sé são todos, dizem que suicidas quando reencarnam eles reencarna como Pessoas especiais (deficientes) ex: paralitico. e os psicopatas? oque eles seriam? antes da reencarnação?.

Link to comment
Share on other sites

Olha, só conheci uma possível explicação para isso, na gnose, mas é uma visão que não tem paralelo, pelo que eu saiba, com a visão espírita, mais conhecida.

Tem um fenômeno que chamávamos na Gnose  de "Casas Vazias", que acho que se encaixa bem no perfil do psicopata. O que se falava é que casas vazias nunca sentiam arrependimento pelos crimes que cometiam, exatamente porque não tinham dentro deles mais uma partícula divina, uma essência humana real, eram mais como  autômatos humanos.

Isso pode parecer meio confuso, já que na visão comum, se o espírito está fora, o corpo está inerte, se está dentro, o corpo então funciona sob comando do espírito. Mas na gnose não vemos assim, apenas corpo x espírito. Consideramos a psique como formada por ego, essência e personalidade.

A essência é nossa partícula divina, responsavel por nosso contato interior com "deus", pela noção interna do que é certo ou errado, pela voz da consciência nos cobrando. Quem não gosta de se sentir cobrado internamente vai sufocando isso até por fim perder o referencial interno. Em geral a essência está apenas em estado latente em nós, por isso é importante dar ouvidos a esse lado, para que esse guia interior fique mais ativo.

O que nós conhecemos como "nós" seria o ego, um conjunto de condicionamentos psicológicos, que vai se aperfeiçoando no seu treino estímulo-resposta ao ambiente, cultura e sociedade. É movido a desejos e antipatias.

a personalidade é tipo um veículo, similar ao corpo astral, porém mais efêmero, de caráter energético psicológico. Seria mais um cascão, quando a pessoa morre, o conjunto ego+essencia vai para o plano astral, depois reencarna, mas  não a personalidade. O sujeito pode estar lá no umbral, ou no Nosso Lar, ou já reencarnado, enquanto a personalidade dele ainda está assombrando os lugares que viveu, como se fosse um fantasma. Mas é aquele tipo de "fantasma de repetição",  que sempre exectua os mesmos atos, e ignora os encarnados. Mesmo quando algum médium está ali e tenta falar com eles, raramente eles respondem, seguem semrpe praticando os mesmos atos que faziam em vida.

E o ego, para a gnose, e para o budismo, é múltiplo, ou seja, somos muitos eus, cada um com sua vontade, manias, compromissos. É pelo fato de todos estarem submetidos a personalidade que surge uma aparência de unidade, mas qualquer um que preste atenção sabe que uma parte sua quer dormi, outra quer sair, outra quer ver tv, outra quer fazer dieta, outra quer comer sem restrições, ehehh.

..............................

Bom, com as diversas encarnações, esse ego fica mais e mais forte, e a essência pode uma hora ser separada do ego, porque aquele "conjunto psicológico" já não tem mais utilidade, já que bloqueou completamente o aprendizado da essência, e será destruído no umbral ( o ego é uma coagulação energética, as forças mais densas do umbral, aquele ambiente inóspito pintado como inferno, tem a finalidade justamente de ser tão insalubre que dissolva as psique que fiquem lá por tempo suficiente. Mas isso demora bastante, uns poucos milhares de anos. Isso não se refere àquele estágio passageiro no umbral, que se tem entre uma encaranção e outra, é um processo mais definitivo).

Quando a essência não está mais ligada ao ego, a voz da consciência desaparece, por isso não há mais nenhum tipo de arrependimento, e há insensibilidade, falta de empatia. O sujeito segue encarnado (a saída da essência pode acontecer a qualquer momento durante a encarnação, mas está sendo "gerido" por alguns dos egos mais inócuos, só para completar o tempo de vida programado. (Se reparar bem, essa descrição se encaixa bem no que se sabe sobre o perfil dos psicopatas)

Porém , há certos ajustes que Lei do Karma as vezes precisa fazer, então os executores dessa lei se aproveitam desses corpos ainda funcionais, o ocupam e executam o plano. Porque as vezes é o carma do sujeito morrer de uma certa maneir,a quem vai executar aquela tarefa???? Um anjo? Não né? Então sujeitos mais afinizados com a tarefa são designados.

Por isso, eu diria, que em geral esse psicopatas são sujeitos calmos, tranquilos bons vizinho,s bons maridos, até que um dia, do nada, cometem uma barbaridade dessas. E depois, caso continuem vivos continuam sendo sujeitos exemplares, até que outra tarefa surja.

Na verdade atuam como robôs no cotidiano, e como médiuns quando precisam executar uma tarefa. Por isso em geral são imprevisíveis, você nunca sabe quando o executor vai entrar nele e tomar o controle das ações.  E quando são presos, como o corpo está impedido de executar tarefas, eles não demonstram mais nenhum traço do perigo que representam. Mas quando adquirem liberdade novamente as vezes somente anos depois, voltam a cometer as mesmas barbaridades.

Tem até um episódio do antigo programa Linha direta, que mostrou o caso do Chico Picadinho, que exemplifica bem isso que falei sobre as casas vazias:

https://www.youtube.com/watch?v=_o2PKkFnii8

Estou te explicando como a GNOSE vê isso. Lembre-se, é apenas a visão de um tipo de doutrina, não quer dizer que seja "a Verdade" sobre o tema. Com sorte aparece algum colega aí que conheça explicações de outras fontes.

Vou deixar um link da gnose aqui falando sobre as casas vazias:

http://gnoseconhecimentointerior.com.br/2016/01/19/51-os-tres-caminhos-que-se-abrem-ao-desencarnado/

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

Eu não vejo dessa forma, Sandro. 

Pra mim, a psicopatia é um disturbio do corpo emocional, afetando também o mental, que apenas se manifesta no corpo físico como um tipo de ruptura. É como se o sujeito perdesse o acesso às emoções. Falta uma ponte de ligação. Não é que ele não tenha, apenas não consegue se conectar. Acredito que isso ocorra no decorrer de várias vídas em decorrência de um certo estilo de vida em que a pessoa vá deteriorando sua psiquê.

Dentro dessa visão, um estilo de vida que pode levar a isso é o daquela pessoa que mente tanto que acaba se perdendo em suas próprias mentiras até um ponto em que não consiga mais diferenciar a mentira da realidade conjugada com a autonegação doentia normalmente associada a traumas. A repetição desse padrão vai gerando uma ruptura e um distanciamento da realidade emocional. A própria negação das emoções passa a criar uma força tão grande dentro da personalidade da consciência que esta acaba se desprendendo de suas emoções, perdendo contato. A conciência assim fica presa a este padrão que tende a se manifestar como uma psicopatia em sua próxima existencia física e além. Até que a deterioração chegue a um ponto tal que a consciência perca seu corpo emocional que se dissolve deixando a consciência em estado ovoide.

Mas isso é apenas a minha opinião pessoal fruto de minhas observações e análise de casos e comportamentos conjugada com conhecimentos espiritualistas diversos.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Olá!. Boa Tarde a Todos.

22 horas atrás, sandrofabres disse:

Vou deixar um link da gnose aqui falando sobre as casas vazias:

http://gnoseconhecimentointerior.com.br/2016/01/19/51-os-tres-caminhos-que-se-abrem-ao-desencarnado/

 

Acessei o site que você indicou acima e gostei muito do material que encontrei.
Algo que chamou minha atenção, naquele site, foram os "Exercícios da Lamaseria".
Pergunto se você os pratica, ou já praticou, e se poderia falar sobre os mesmos.
Grato pela atenção.

Link to comment
Share on other sites

Não, nunca pratiquei aquilo. Na verdade já era material cortado, na gnose que eu pertenci . Muita coisa foi eliminada, para focar no principal.

Mas esses exercícios de lamaseria, são na verdade um tipo de yoga bem conhecido, que circula acho que ha um século já, dentro das escolas esotéricas. Vem do livrinho do Peter Kelder, a Fonte de Juventude, que voce encontra em pdf por aí na internet.

http://www.ameninadodedoverde.com.br/site/?p=5494

 

Aqui tem um vídeo:

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...