Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Éh possível Evoluir numa única vida ?


Recommended Posts

Aqui vai o trecho da palestra do Yogananda que postei um pedacinho no post acima:

"Onde está sua liberdade? Como sobrou pouco dela! A liberdade que Deus lhe deu como a um filho, a liberdade de tocar a Via Láctea e sentir sua presença nas estrelas e nas flores - esta liberdade se foi completamente por causa das muitas influências sobre você.
   A maioria das pessoas é como uma antiguidade psicológica, frágil e quebradiça, com ideias e influências estabelecidas. Logo que você se senta em uma antiguidade desse tipo, ela se quebra! Por isso que os astrólogos indianos dizem que somos marionetes. Eu não acredito nisso. Acredito que é possível destruir qualquer karma que se queira. Se você fecha todas as portas e janelas de um aposento, a escuridão se instala. Mas se deixar entrar a luz, as trevas desaparecem na mesma hora. Até a escuridão que permeou uma caverna por milhares de anos desaparece assim que a luz entra. Você vai argumentar que a luz levaria cem anos para destruir todas essas eras de trevas? Seria uma tolice.
   Assim, temos muito karma de vidas passadas proveniente da civilização, nacionalidade, comunidade e família em que vivíamos; e também desta vida, com as influências atuais desta civilização, nacionalidade, comunidade e família; mas se percebermos que somos deuses, ficaremos livres do karma na mesma hora. Todo ser humano é feito à imagem de Deus. Se você encontra essa imagem dentro de si, como pode ter qualquer tipo de karma? Deus, como Senhor do universo, não tem karma, e se você sabe que está unido a Deus, não pode haver nenhum karma pra você.
    Uma cobra venenosa não é afetada pelo veneno que carrega. Também é verdade que a ilusão ou maya, que está na manifestação de Deus na criação e que nos afeta, não afeta a Ele. Isto não é justo, não é verdade? É por isso que Ele tem de nos dar a salvação; mas ela não virá se não a exigirmos.
    Sendo feitos à imagem de Deus, podemos estar livres de karma desde que reivindiquemos nossa herança divina. Você foi levado a crer exatamente no contrário. Acreditar no karma é dar força a ele. Por que acreditar que está preso? Pense: "Não sou um ser mortal. Sou filho de Deus." É assim que se corta a raiz do karma: "Além dos voos da fantasia, não tenho forma e permeio tudo o que vive. Liberdade não busco; prisão não temo. Pois já sou livre. Eu sou Ele, eu sou Ele, Santo Espírito, eu sou Ele." Mas assim que cede à ilusão de que é um ser humano, você permite que todo o karma do passado o envolva.
    Esta vida é um covil de ladrões, cujas influências roubam de você a herança divina. Quando você disser: "Não pertenço a esse lugar" e se esforçar por ir embora, não será mais um cativo contra a própria vontade. 
Resgate sua liberdade."

Paramahansa Yogananda, Jornada para a Autorrealização.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
On 15/1/2017 at 11:14 PM, Ashram said:

A indagação é.: seria possível evoluir MUITO numa única encarnação, e deixar de reencarnar aqui ?

Agora eu vou esclarecer um ponto que quem me conhece daqui já me viu fortemente debater, e agora talvez entenda porque. Alias, esse tópico tem respostas muito legais.

A questão é que VOCÊ realmente só possui uma única chance ! (Ahhhh lá vem você negar a reencarnação né Cristaldo ? Você é muito chato!) Mas dessa vez não vou! rs
Pensa o seguinte, você constitui um ego para encarnar, e após a encarnação esse ego (que é a única coisa com a qual você se identifica em vida) vai se decompor (tem filosofia que diz que demora, tem filosofia que diz que não, não faz diferença no fim das contas). E quando eu digo o seu ego, eu digo suas memórias dessa vida (ou por acaso você se lembra de outra agora?), seus gostos, suas paixões, opiniões, profissão, seus vários anos de estudo... tudo isso, morre! A maioria das pessoas só se identifica com isso, e todas essas pessoas vão morrer, e nunca mais voltarão a viver. Elas não terão outra chance. Na hipótese de reencarnar, vai nascer outro ego.

Pra ter sequer a oportunidade de "tentar denovo", você precisa ter chegado a um patamar de consciência onde você saiu do nível de "umbral" (ou qliphoth). Se a sua vida é como um mar (emocionalmente, financeiramente, psicologicamente) e um dia você tá na crista da onda, no outro você desceu e a onda te engoliu, e aí depois sobe, desce, sobe, desce... Você vive nesse nível de consciência. A única saída desse nível de consciência é perceber que você está num barco, escolher uma direção, e levantar a vela... uma hora você vai chegar em terra firme. Antes de chegar em terra firme, você não tem escapatória, uma hora o céu vai escurer (morte) vai ter uma tempestade e vai levar você com barquinho e tudo, e game over.

Mas isso é chegar num patar mínimo de consciência que te permite sua própria vida espiritual nas mãos, reconhecendo que você não é o ego e lutando pra tirar ele do controle da sua vida.

Realmente dar um "salto consciêncial" numa única vida requer primeiro ter chegado nessa terra firme que eu falei, depois disso você precisa de um método, um sistema, um caminho. Como bem falou o Sandro aí, a diferença entre ter uma filosofia e gostar de ler uns livros sobre espiritualidade, e SEGUIR UM CAMINHO é essa. Isso envolve muito mais práticas do que teorias (embora sempre haja algum embasamento teórico por trás de tudo). E as práticas variam de acordo com o caminho espiritual, e levam a lugares diferentes, mas o ponto em comum é sempre a IDENTIFICAçãO com aquilo que você realmente é, e o "destronamento" do ego.

 

On 15/1/2017 at 11:14 PM, Ashram said:

Uma formulinha para evoluir muito seria > Evoluir = pobreza + dor + sofrimento + espiritualidade + fé + amor - Ego    ?

Evolução espiritual não tem nada a ver com passar por pobreza, dor, sofrimento, e sacrifício. E muitas filosofias, pessoas, religiões vão viver uma vida inteira e não vai conseguir assimilar isso. A existência (como ego) é sofrimento, disse o buddah. Pense comigo, porque é tão humilhante na nossa sociedade quando uma pessoa era "rica" e perde todas as suas posses ? Ou, porque é tão humilhante quando a pessoa descobre que estava sendo traída no casamento ? Porque é tão humilhante não ter o que comer ou o que vestir ? Porque as pessoas vão pensar mal de vocês, você vai ser motivo de piada, você não tem coisas legais rs... é a identificação que torna tudo tão insuportavelmente doloroso. A verdade é que esse sofrimento sequer existe num nível de consciência superior, é a pessoa que está num nível abissal de consciência.

Todo esse sofrimento, essa dor, são bençãos que o Eu Superior, O Pai, envia pra você do plano superior (atziluth). São projetados justamente pra te aproximar da sua consciência... você perde tudo, é coneado, não tem o que vesti... mas não é porque o mundo é injusto e deus é cruel, é porque existe uma parte de você mesmo (que alguns vão chamar de deus) que quer te mostrar que você não é nenhuma dessas coisas. E esse sofrimento só server pra isso !!! Uma vez que você vá entendendo cada uma dessas bençãos, você não vai ver sofrimento nenhum. Ao contrario, existência passa a ser pura alegria e prazer.

------------------------------

Existem vários sistemas (e toda religião verdadeira também constitui um sistema) que apresentam formulas (algumas mágicas :P) pra evoluir. Só que você está preocupado com algo que não deveria estar. E essa é minha "birra" com o pessoal falar tanto de reencarnação aqui e em outros lugares, vou explicar com uma história.

Eu faço parte de um desses "sistemas" pra acelerar a evolução (colocando nos termos que você mesmo falou). E nele tem um irmãozinho mais velho que me ajuda a passar por coisas que ele já passou. E certa vez eu questionei ele algo como "Quanto tempo demora para eu chegar até o nível "X" ? Eu fiz as contas aqui chefia, mas alguns graus não tem o limite mínimo de meses/anos". Hehehe, primeiro repare na arrogância do sujeito achar que iria levar o tempo mínimo em tudo, e segundo na tonteira de querer estabelecer um tempo pra atingir níveis de consciência melhores. A resposta foi curta e grossa "Ao invés de pensar nisso, se concentra no seu trabalho. O tempo depende de você pensar menos em quanto tempo você vai gastar". Eu não gostei da resposta, fiquei bem chateado na verdade, pra dizer o mínimo. Mas um ano depois eu acho que ja tinha entendido, porque passei a me concentrar exclusivamente nas minhas "tarefas", e viver todo o restante da vida apenas para "sustentar" essa vida espiritual. No meu caminho isso se chama dedicação a Grande Obra. O único motivo de eu trabalhar, comer, fazer exercícios, descansar/dormir, é para que eu possa dar condições ao corpo de realizar a Grande Obra. Essa é a dedicação que o Sandro também comentou lindamente ai em cima.

"Ahhhh mas isso é radicalismo!! A vida não precisa ser assim!" - "Nois nasceu pa ser filizzz" rsrs
Lamento, mas não vejo felicidade nenhuma em viver pro ego, ter o trabalho e relacionamentos como o centro da minha vida... porque em ultimo grau, eu vou aposentar e todo mundo vai morrer. (Pra ser sucinto rs)
Não entendam que eu estou aqui bancando o bonitão. Eu sou cheio de defeitos, problemas, e "sofro", como todo mundo, mas eu sei que tem algo que me difere do resto que é meu estado de vida e de consciência, é interno.

Então, eu sugiro fortemente que esqueçam esse negócio de reencarnação (no sentido de ficar pensando nisso pra justificar coisas e colocar objetivos em cima disso)... nunca vi ninguém melhorar em nada por acreditar ou não acreditar em algo, isso inclui deus, encarnação, jesus, maomé... A única coisa que vejo melhorar as pessoas é o trabalho interno constante de lapidação da pedra bruta. Então ao invés de olhar pra cima e ficar medindo quanto falta pra chegar, ou como chegar lá em cima, se concentra em trabalhar dentro do sistema que tenha escolhido pra você (e escolha de preferência um sistema que tenha um método claro, ou seja, que existe um sistema! rs).

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

6 minutos atrás, Cristaldo disse:

Pensa o seguinte, você constitui um ego para encarnar, e após a encarnação esse ego (que é a única coisa com a qual você se identifica em vida) vai se decompor (tem filosofia que diz que demora, tem filosofia que diz que não, não faz diferença no fim das contas). E quando eu digo o seu ego, eu digo suas memórias dessa vida (ou por acaso você se lembra de outra agora?), seus gostos, suas paixões, opiniões, profissão, seus vários anos de estudo... tudo isso, morre! A maioria das pessoas só se identifica com isso, e todas essas pessoas vão morrer, e nunca mais voltarão a viver. Elas não terão outra chance. Na hipótese de reencarnar, vai nascer outro ego.

Para mim essa é a razão do falso dilema que os cristãos "pé da letra" tem com a reencarnação. Minha visão pessoal sobre isso é que  sendo a reencarnação uma fenômeno da vida, o que Jesus disse (ou atribuíram a ele) ao se referir a "apenas uma vida e depois o juízo" refere-se à ATITUDE, não a uma descrição do mecanismo da coisa. Algo tipo  "sua oportunidade é aqui e agora isso é tudo com que você pode contar e em cima do qual trabalhar. Esqueça o resto". O Samael tinha uma afirmação que sempre me espanta toda vez que me pego redescobrindo seu enorme valor prático:

"Sua vida é o que é o SEU DIA".

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Cristaldo disse:

Evolução espiritual não tem nada a ver com passar por pobreza, dor, sofrimento, e sacrifício. E muitas filosofias, pessoas, religiões vão viver uma vida inteira e não vai conseguir assimilar isso. A existência (como ego) é sofrimento, disse o buddah. Pense comigo, porque é tão humilhante na nossa sociedade quando uma pessoa era "rica" e perde todas as suas posses ? Ou, porque é tão humilhante quando a pessoa descobre que estava sendo traída no casamento ? Porque é tão humilhante não ter o que comer ou o que vestir ? Porque as pessoas vão pensar mal de vocês, você vai ser motivo de piada, você não tem coisas legais rs... é a identificação que torna tudo tão insuportavelmente doloroso. A verdade é que esse sofrimento sequer existe num nível de consciência superior, é a pessoa que está num nível abissal de consciência.

Todo esse sofrimento, essa dor, são bençãos que o Eu Superior, O Pai, envia pra você do plano superior (atziluth). São projetados justamente pra te aproximar da sua consciência... você perde tudo, é coneado, não tem o que vesti... mas não é porque o mundo é injusto e deus é cruel, é porque existe uma parte de você mesmo (que alguns vão chamar de deus) que quer te mostrar que você não é nenhuma dessas coisas. E esse sofrimento só server pra isso !!! Uma vez que você vá entendendo cada uma dessas bençãos, você não vai ver sofrimento nenhum. Ao contrario, existência passa a ser pura alegria e prazer.
 

 

Valeuzão Cristaldo (zão ), rsrs   Essa foto de Índio me lembra sabedoria xamânica, kkkkkk

Sua maneira de se expressar foi muito competente. 

Deus [se ele existir] nunca gostaria de ver um filho sofrendo, mas o mesmo o necessário para lapidar o Ego que dá forma à Consciência ...

O problema é quando espírito decide reencarnar e continuar fazendo besteiras na vida; isso só faz o prender nesse ciclo de samsara sem fim .... até que num belo dia , ele (a) já não aguenta reencarnar na Terra depois de ver tantas dores e atrocidades aqui ....

 

Perguntei a um mentor chamado Cabloco Pena Branca.:  " O que é possível fazer para se viver uma vida Plena ? " 

Disse.:  " Sua vida é plena somente por você existir !  "

Pleno = Completo , sem corrupção , Inteiro 

No meu contexto , queria dizer o seguinte.: " Por que a vida não fluir ? " Mas ele me deu essa resposta...

 

Qualquer pessoa que não tenha feito o mal ao próximo , ou cometido erros carmicamente graves , NÂO precisa voltar à Terra - volta somente se quiser , ou tiver necessidade . 

Você reencarna porque teu Mentor de Programação Existencial te coloca aqui - mas foi você que pediu a ele... Deus não te coloca nesse plano terrestre..

O planeta Terra em si é MUITO LINDO , quantas paisagens e coisas lindas a natureza oferece .... Umbral é coisa de nossa civilização que não aproveita bem o que temos . Nesse sentido , o planeta é um Presente , nem parece Umbral ...    Umbral e sofrimento são nossos pensamentos .

Quem é o espírito que não gostaria de reencarnar num planeta muito bonito como a Terra ? O problema não é esse,  ninguém vive só admirando a Natureza ... tem que trabalhar para ganhar dinheiro e sobreviver todo fim de mês pagando as contas . Aquela velha estória.: viver para comer , comer para viver ; e atuando numa sociedade que apenas te imbeciliza para satisfazer o que e a quem  ?  Nós somos obrigados a aceitar a regras do mundo ... Num determinado tempo , nosso espírito reinvidica novas oportunidades de crescimento , porque tudo o que passamos já quer ser transmutado.  Não aguentamos mais ser escravizados durante tantos milênios .

 

Quem sofre somos nós , com nossos pensenes .. Quando olhamos de fora da caixa , não há nenhum sofrimento ...

Se você já tem uma consciência de que nessa civilização não há Plenitude nenhuma , tudo é Samsara  e trabalha com o chakra do Coração  ;  já podemos cogitar novas reencarnações em outros planetas melhores, de acordo com a vibração de cada um .  

 

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Em 16/01/2017 at 10:27, sandrofabres disse:

 Pessoas pobres que não são orgulhosas em geral não tem muito a aprender com a pobreza, e não ficam muito tempo nela. Mas aquelas cuja causa da pobreza é o orgulho, podem passar muitas vidas presas nisso, até que entendam que são seus defeitos psicológicos que as prendem nas suas condições de vida, porque os cega na hora de pesar as escolhas e assim as  impede de AGIR para mudar a situação.

 

 

Tudo é carma, se alguém é pobre , nada impede que ele (a) atraves dos esforços e Ética ganhe riquezas .  Dinheiro é bom para se locomover nesse mundo ; todos precisam , senão passariam por enormes dificuldades .  Os milionários já tem muita grana para uma vida inteira ... porque eles não param de enriquecer quando já tem muito ? Ao meu ver , querer sempre mais , é como uma droga que alimenta o desejo de posse - de está no controle de tudo e de todos . 

Deixar de aprender coisas fantásticas que irão agregar conhecimento na tua psique por causa de limitações financeiras é muito ruim , ninguém merece né

 

Pobreza também é uma experiência boa para educar o espírito , respeitando quem não tem nada , por exemplo ... Pobreza pode te ajudar a alcançar novos níveis de entendimento , sobre o Samsara e as pessoas .  

Então , para mim AGIR e sair da pobreza é a melhor opção. qualquer pessoa pode ter uma boa vida nesse plano sem se autoboicotar

 

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...