Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Cadeia dos Ordenados


Recommended Posts

1 hora atrás, Iogui disse:

(...)

De qualquer forma, apesar disso, acredito que um texto não anula o outro e nem vejo isso exatamente como divergência, apenas acho que o Leadbeater estava falando de um panorama mais macro sem levar em consideração o período de apenas uma encarnação para a outra (pensando aqui em encarnação em corpo físico).

Estive a dar um (re)leitura no Plano Mental, pois já o tinha lido há bastantes anos, e creio ter compreendido melhor a maneira como o Leadbeater encara a questão.
De acordo com as suas observações e dos investigadores que com ele trabalharam, nas primeiras etapas da evolução do homem nem todos chegam ao mundo mental e portando devem manter o mesmo corpo astral entre reencarnações.

Segue-se uma descrição dos sete sub-planos e dos seus habitantes de onde se conclui que é um pouco semelhante à ocupação do plano astral, com os seus habitantes distribuídos pelos diversos sub-planos conforme a sua evolução.

Portanto os menos avançados podem ficar várias reencarnações apenas no plano astral, outos chegarão ao primeiro sub-plano e voltarão a reencarnar, outros chegarão ao plano seguinte e reencarnarão seguidamente e por aí fora. 

Citar

 

A primeira entrada. Vejamos como o homem chega pela primeira vez à vida celeste. Do exposto se infere que os Egos em suas primeiras etapas de evolução não chegam ao mundo mental, e grande número dos um tanto mais adiantados só roça, por assim dizer, o subplano inferior do plano mental.

Todo indivíduo tem de retrair-se em seu verdadeiro ser no plano mental antes de se reencarnar; mas disso não se segue que nesta condição haja de ser consciente, e do mesmo modo temos dito que os Egos atrasados ou que começam a sua evolução não chegam ao plano mental.

 

Temos que dar "um pulinho" ao mundo mental um dia destes para tirar as dúvidas. :)

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Contrariamente ao que escrevi anteriormente, ao que parece, depois de conseguirem chegar ao plano mental todos têm que passar pelos seus diversos subplanos antes de reencarnar. Mesmo que alguns não tenham plena consciência disso:

Citar

Convém recordar que depois da vida astral que se segue à perda do corpo físico, o homem passa sucessivamente pelos dois estados de consciência correspondentes aos quatro subplanos rúpicos ou do mundo mental inferior, e aos três subplanos do mundo mental superior. No entanto, a maioria está tão pouco evoluída e sua consciência é tão tênue em ambos os mundos, que bem se pode dizer que vivem sonolentas neles, embora consciente ou inconsciente, dormindo ou acordado, todo ser humano tem que chegar ao plano causal antes de se reencarnar no plano físico, e segundo progride em sua evolução, é mais real para ele o seu contato com o plano causal.

* Plano causal = mental superior 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

Achei interessante a versão da Fraternidade Rozacruz, principalmente pela descrição do trabalho efetuado no plano mental (mundo celeste), pelos espíritos que aí ingressam após a passagem pelo plano astral, pelo que deixo aqui alguns extratos retirados do livro "Cosmogonia dos Rosacruzes" da autoria de Max Heindel.

Citar

O trabalho do homem no mundo céu é múltiplo. Não é uma existência inativa, sonhadora ou ilusória. Pelo contrário, realiza a mais intensa e importante atividade, prepara-se para a próxima vida, assim como o sono prepara ativamente para o trabalho do dia seguinte.
(...)
O segundo céu é o verdadeiro lar do homem, o Ego, o Pensador. Aqui permanece durante séculos, assimilando o fruto da última vida terrestre e preparando condições terrenas, as quais melhor se adaptarão ao seguinte passo, em direção ao progresso.
(...)
A vida no segundo céu é extraordinariamente ativa e variada em numerosos sentidos. O ego assimila os frutos da sua ultima vida terrestre e prepara o ambiente para uma nova existência física, mas não basta dizer que as novas condições serão determinadas pela conduta e atos da última vida. É necessário que os frutos do passado sejam trabalhados e expandidos no próximo campo de atividade, onde o Ego estará adquirindo novas experiencias físicas e obtendo novos frutos. Portanto todos os habitantes do mundo celeste trabalham sobre os modelos da terra, que se encontram na região do pensamento concreto. Alteram as formas físicas da terra e produzem as mudanças graduais do seu aspeto. Em cada nova vida física encontram preparado o ambiente onde podem adquirir novas experiencias. O clima, a flora e a fauna são alterados pelo homem, sobre a direção de elevados seres que mais tarde descreveremos.
(...)
O trabalho do homem no mundo celeste não está confinado somente às alterações da superfície da terra, que será o campo de suas futuras lutas para domínio do mundo físico. Também está ativamente ocupado a aprender a construir um corpo que tenha os melhores meios de expressão. O destino do homem é converter-se em inteligência criadora e está continuamente fazendo sua aprendizagem para consegui-lo. Durante sua vida celeste, está aprendendo a construir toda classe de corpos, inclusive o humano.
(...)
É uma lei da natureza: ninguém pode habitar um corpo mais eficiente do que aquele que é capaz de construir.
(...)
Em conclusão, o homem aprende a construir os seus veículos no mundo celeste e a usá-los no mundo físico.
(...)
Tendo o puro espirito individual assimilado todos os frutos da sua vida passada e alterado a aparência da terra de maneira a proporcionar-lhe  o ambiente requerido em seu próximo passo em busca da perfeição; tendo aprendido, pelo trabalho noutros corpos, a construir um corpo apropriado à sua manifestação no mundo físico; (...) depois de algum tempo, com o desejo de novas experiencias, vem a contemplação de um novo nascimento...

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

 

Se até na ciência, que usa equipamentos e métodos estatísticos para tentar eliminar a interferência do FATOR HUMANO, há contradiçoes insolúveis, e os caras passam décadas discutindo sem conseguirem convencer uns aos outros ( polêmicas como a do ovo, da gordura saturada, e mais recentemente do aquecimento global tem NO MÍNIMO 30 ANOS, algumas tem ja quase 90 anos de debate), imagina na espiritualidade, em que o único EQUIPAMENTO DE INVESTIGAÇAO é a mente humana!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Na minha opinião já é muito bom podermos aproveitar o conhecimento de outros mais capazes do que nós, mesmo sendo um conhecimento incompleto e por vezes difícil de entender. Cabe-nos trabalhar para no futuro conseguir-mos fazer as nossas próprias observações e quem sabe ajudar a aumentar e atualizar esse mesmo conhecimento. :)

Link to comment
Share on other sites

Em 26/01/2017 at 17:08, sandrofabres disse:

 

Se até na ciência, que usa equipamentos e métodos estatísticos para tentar eliminar a interferência do FATOR HUMANO, há contradiçoes insolúveis, e os caras passam décadas discutindo sem conseguirem convencer uns aos outros ( polêmicas como a do ovo, da gordura saturada, e mais recentemente do aquecimento global tem NO MÍNIMO 30 ANOS, algumas tem ja quase 90 anos de debate), imagina na espiritualidade, em que o único EQUIPAMENTO DE INVESTIGAÇAO é a mente humana!

Pois é. Eu estava pensando nessa questão e cheguei á conclusão que a visão da Gnose é mais correta. Levando em conta certos fenômenos que hoje são bem conhecidos na espiritualidade fica até meio óbvio que é assim. Pensem, temos os implantes, os imprints (manchas negras na aura), problemas de vidas passadas cujos veículos sutis estão danificados e como consequência a entidade encarna com problemas físicos ou mentais. Outro exemplo, que não sei se podemos usar nesse caso, é o efeito da energia nuclear nos corpos sutis. Ora, se os corpos mais densos são desintegrados seria simples que o corpo causal descartasse eles e construísse novos para reencarnar. Entretanto, existem fontes que afirmam que a entidade fica impedida de encarnar pois o corpo astral vira uma "pasta" que precisa ficar em baldes. Isso sugere que é preciso o corpo astral antigo para encarnar. Enfim, não possuímos aparelhagem para afirmar isso e nem tenho habilidade para verificar, mas tentei usar do pragmatismo e de certa lógica para tentar determinar essa questão que foge de nossas atuais opções de verificação. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Também faço isso. Aquelas informações que parecem consenso, de que a gente não muda após o desencarne, e que nossos traços emocionais permanecem de uma vida para as outras, por várias vidas, me parecem indicar que o corpo emocional (astral)  é o mesmo. Já o etérico tem um problema: na gnose se afirma que ele é descartado logo após auqlee juízo dos 3 primeiros dias,  tende a ir se desgastando junto com o corpo físico. Mas a Dion mesmo diz que se o sujeito, naqueles 3 dias, for acordado de seu transe por alguma questão, as vezes uma preocupação com algum assunto mal resolvido em vida, isso pode se converter numa das "patologias da morte". Ou seja, ao invés de "entrar na Luz (passar ao astral mesmo,afastando-se do plano dos encarnados) , após esses 3 dias, ela pode acabar ficando por aqui, entre nós, virando a tal "alma penada", ehehee. Como ela anda carrega o corpo etérico, que está gastando sua energia, acaba usando de vampirismo, ainda que involuntário, para se manter no estado em que se encontra, já que não sabe como ir para onde deveria, pois precisaria se livrar desse corpo etérico. Por isso o trabalho daquela médium que inspirou Ghost Whisperer envolvia dar um jeito de criar a tal luz, para fazê-los entrar nela, ehehe:

 

Ou seja, nem se segue adiante, nem se reencarna com o mesmo corpo etérico.

 

Porém, se vocês repararem, os casos de pessoas que se lembram de encarnações passadas, em geral envolvem mortes que ocorreram muito pouco tempo antes do sujeito nascer, as vezes menos de um ano. E essas pessoas além de voltarem com a memória de onde moravam, nomes dos parentes, etc..muitas ainda voltam com marcas no corpo do que gerou o desencarne. Acho que é no livro do Ian Stevenson, "Vinte casos sugestivos de reencarnação", ou no do Paul Roland , Passeio da Alma", que conta-se que uma adia, acho que nas filipinas, teve uma daquelas guerras civis bem doidas, que os caras se mataram a facão. Várias vítimas levavam as mãos a frente para se defender, e terminavam com vários dedos amputados. Na "safra seguinte de crianças que nasceram ali na aldeia, várias delas nasceram com má formações congênitas...faltando alguns dedos. Ou seja, parece que em alguns casos, principalmente os de morte abrupta, em jovens ou crianças,  nem o corpo etérico é descartado, motivo pelo qual a pessoa reencarna com "sequelas" físicas da lesão que gerou a morte, e com memória da vida passada (talvez porque se passou muito pouco tempo.

Então parece que essas "regras & etapas" podem ser quebradas, até porque, como sabemos,  desencarne e renascimento não é aleatório, precisam equipes de ´tecnicos intervindo em ambas as operações, então é natural que algumas regras sejam quebradas para lidar com exceções/ anomalias/acidentes.

 

Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, sandrofabres disse:

Então parece que essas "regras & etapas" podem ser quebradas, até porque, como sabemos,  desencarne e renascimento não é aleatório, precisam equipes de ´tecnicos intervindo em ambas as operações, então é natural que algumas regras sejam quebradas para lidar com exceções/ anomalias/acidentes.

Na verdade, nem sempre tem equipe intervindo. As vezes, em certas condições, a coisa acontece de forma mais natural. Por exemplo, o espírito acompanha a mulher de rua com problemas com bebida, porque tem alguma afinidade e compartilha do vício. Em determinado momento, essa mulher engravida. Esse obsessor pode ser atraído naturalmente para o útero e ser ligado ao feto sem intervenção apenas pela lei da atração.

Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, sandrofabres disse:

Na "safra seguinte de crianças que nasceram ali na aldeia, várias delas nasceram com má formações congênitas...faltando alguns dedos

Nesse caso, pode ser que a criança que reencarnou com má formação, faltando dedos, não seja a que sofreu os golpes mas a pessoa que deu os golpes supondo que essa tenha mordido também.

Link to comment
Share on other sites

9 horas atrás, Infinite disse:

Pois é. Eu estava pensando nessa questão e cheguei á conclusão que a visão da Gnose é mais correta.

Por tudo que já li a respeito, também penso assim. Mas acredito que mesmo essa versão da gnose tenha suas falhas. Esse negócio de quantidade precisa (108 encarnações de duração do corpo astral, 3 dias para desfazer o corpo etérico) é que eu acho discutível. Pra mim, isso é só uma aproximação e vários fatores podem influir para que esses números sejam bem diferentes.

Link to comment
Share on other sites

A melhor explicação que já li nesse sentido foi a de um jovem garoto espiritualista que nasceu em Brasília e desencarnou cedo na década de 90. Aparentemente ele era um Walk-in. Seu nome era Herick Athayde Usami. Segundo Herick não existem apenas 1 mas 7 corpos astrais. Cada um mais sutil que o outro. Aqui uma explicação sobre o primeiro corpo e as consequências para a reencarnação:

Citar

1º CORPO ASTRAL

É o Corpo Astral mais denso. Possui forma idêntica à do corpo físico, célula a célula, e órgãos com funções semelhantes.

Está ligado fortemente aos Chakras etéreo-astrais. Sua capacidade de veicular a Força Consciencial é denominada de Extracerebral e é quase igual à do corpo físico.

Quando o indivíduo dele se utiliza, mantém em sua memória o somatório de tudo que sabe, aprendeu e vivenciou no corpo físico, mais a sua própria experiência
no Astral, durante a reencarnação considerada.

No indivíduo encarnado, esse corpo alimenta-se da Energia Astral dos alimentos ingeridos pelo corpo físico e das Energias absorvidas pelos Chakras.

Quando o indivíduo está desencarnado, para se alimentar terá que esperar que o alimento físico se deteriore e desagregue, liberando seus componentes
energéticos astrais ou usar alimentos artificiais elaborados no próprio Plano Astralino ou alimentar-se através dos Chakras.

Toda lesão sofrida no corpo físico atinge imediatamente e de igual modo o 1º Corpo Astral. No processo inverso, lesada a parte Astral, em questão de 2 (dois)
dias, aproximadamente, a parte física sofrerá os mesmos efeitos de maneira gradativa. Exemplo: a perda de um órgão físico, devido a um acidente,
imediatamente atinge o Astral. Já uma enfermidade manifestada no Astral, como gripe, câncer, AIDS etc., atinge o corpo físico gradualmente.

Quando um indivíduo perde alguma parte de seu corpo, como um braço, por exemplo, o fato corresponde a uma espécie de desencarnação parcial, pois o
parabraço Astral permanece. A permanência do braço Astral gera dores inexplicáveis, sensações idênticas à que sentiria se o braço físico ainda estivesse no
mesmo lugar. No caso dessa perda, com o tempo, o parabraço atrofia, chegando a desaparecer. Quanto o indivídio desencarna, o corpo Astral já se encontra sem o parabraço. Na próxima reencarnação, o índivíduo, se não perder o 1º corpo Astral, reencarnará sem o braço.

Na reencarnação, quando o embrião está se desenvolvendo no útero, o Corpo Astral já está completamente formado e compactado, à semelhança da semente que contém o ser adulto. À medida que o embrião Astral vai crescendo, suas células absorvem átomos de Matéria física e formam as células físicas. Assim, o Corpo Astral vai se desenvolvendo pouco a pouco, célula a célula, e só estará completamente formado quando o indivíduo estiver com 21 (vinte e um) anos completos.

No Astral, o indivíduo encarnado possui mais Energia do que o desencarnado, tendo em vista que o 1º Corpo Astral pode aumentar sua Energia extraindo-a do ectoplasma físico. Da mesma forma, um "obsessor" desencarnado pode aumentar sua Energia sugando a Energia vital do obsidiado.
Se um indivíduo estiver em 1º Corpo Astral poderá ter acesso aos corpos astrais correspondentes dos seres encarnados e às partes astrais dos objetos de
qualquer das dimensões-densidade físicas. Não poderá, entretanto, tocar diretamente no corpo físico, salvo em condições especiais, como na materialização
ectoplásmica ou na materialização direta.

Esse corpo permanece na 1ª dimensão-densidade Astral, enquanto o indivíduo está em vigília, mas pode sutilizar-se da 2ª até a 5ª, durante a projeção Astral ou após a desencarnação.

Essa teoria ainda de quebra explica a questão da projeção em real time. 

Link to comment
Share on other sites

29 minutos atrás, Iogui disse:

Na verdade, nem sempre tem equipe intervindo. As vezes, em certas condições, a coisa acontece de forma mais natural. Por exemplo, o espírito acompanha a mulher de rua com problemas com bebida, porque tem alguma afinidade e compartilha do vício. Em determinado momento, essa mulher engravida. Esse obsessor pode ser atraído naturalmente para o útero e ser ligado ao feto sem intervenção apenas pela lei da atração.

Ah é, bem lembrado. O Samael também comentava do risco que é o pessoal fazer sexo drogado ou embriagado justamente porque abre a sintonia para os pais terem  uma "cria do inferno" (palavras minhas, não dele, ehehe"). Fico curioso as vezes para saber quais as condições em que certas pessoas foram concebidas, eheheh:

http://www.jcnet.com.br/Nacional/2014/10/suzane-von-richthofen-casa-com-ex-de-elize-matsunaga-na-cadeia.html

 

Link to comment
Share on other sites

59 minutos atrás, Infinite disse:

A melhor explicação que já li nesse sentido foi a de um jovem garoto espiritualista que nasceu em Brasília e desencarnou cedo na década de 90. Aparentemente ele era um Walk-in. Seu nome era Herick Athayde Usami. Segundo Herick não existem apenas 1 mas 7 corpos astrais. Cada um mais sutil que o outro. Aqui uma explicação sobre o primeiro corpo e as consequências para a reencarnação:

Essa teoria ainda de quebra explica a questão da projeção em real time. 

Tudo isso que ele refere como sendo o 1º corpo astral parece mais ser o corpo etérico. Se fosse assim, com a "pancada" que levamos no astral dificilmente sobrevivíamos no físico.

Link to comment
Share on other sites

Verdade. É parte da confusão que se faz ao imaginar que o corpo etérico possa se projetar. Os detalhes que ele descreve são do corpo etérico, com a diferença que ele não pode se afastar do corpo físico. Termina que acho que o pessoal se confunde nessa questão das "diversas cópias", que é como o Bruce aborda. Eu até desconfio que a descrição de 7 corpos é uma grande simplificação. Vai ver é como no filme O vidente, eheheh:

 

Link to comment
Share on other sites

É o problema de não se usar uma terminologia comum. Cada qual usa a sua e depois faz-se uma grande confusão. Há quem chame corpo astral a tudo que vai além do físico.

Em relação ao corpo etérico, realmente esse se for atingido pode haver repercussão no corpo físico.  Há bastantes relatos disso. Quem se quer projetar com o fim de agir sobre a matéria física, precisa do corpo imediato ou seja do etérico, ou pelo menos levar o corpo astral bastante carregado com matéria etérica. Mas além de não poder se afastar muito do corpo físico, corre o riscos da repercussão sobre o mesmo.

É o caso dos vampiros, lobisomens, bruxas, etc. que ao serem feridos mortalmente aparecem mortos no seu corpo físico.

Link to comment
Share on other sites

49 minutos atrás, albaman disse:

Tudo isso que ele refere como sendo o 1º corpo astral parece mais ser o corpo etérico. Se fosse assim, com a "pancada" que levamos no astral dificilmente sobrevivíamos no físico.

Não. Eu também estava achando mas ele fala do duplo etérico também. 

Citar

DUPLO-ETÉRICO

O Duplo-etérico é um pseudocorpo, porque não se pode transferir a consciência para ele. Semelhante à forma do corpo físico, é o intermediário entre este corpo e os corpos astrais.

Não possui órgão e é formado por Plasma Astral e ectoplasma de natureza muito sutil que produzem um invólucro energético que interpenetra o corpo físico e o ultrapassa em 2 centímetros.

Nele se localizam os Chakras que são vórtices de Energia que interligam os corpos astrais ao corpo físico.

Após a morte do corpo físico, os corpos astrais se desligam do físico e o Duplo-etérico se desintegra em até 7 (sete) dias. Em condições especiais ou artificiais, ele pode ser mantido sem se decompor por muito tempo, como as múmias.

Sabendo manipular o ectoplasma do Duplo-etérico, encarnados ou desencarnados podem produzir fenômenos psicofísicos ou anímico-mediúnicos.

 

Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Infinite disse:

A melhor explicação que já li nesse sentido foi a de um jovem garoto espiritualista que nasceu em Brasília e desencarnou cedo na década de 90. Aparentemente ele era um Walk-in. Seu nome era Herick Athayde Usami.

Lukynhas, você descobiru de que esse cara morreu? Porque essas juventude dele foi bem estranha, parece ter trocado de corpo com alguma entidade, eheehh.

Citar

"Aos quatorze anos passou por séria transição psíquica que o levou a ter febre e ficar imobilizado na cama. Desde essa época, se ampliaram os contados interdimensionais"

http://ranidiano.blogspot.com.br/2014/03/sobre-o-autor-dos-textos-principais.html

Vai ver deu rejeição anos depois e alguma febre estranha o fez desencarnar, ehheh

Link to comment
Share on other sites

Então, você mesmo disse tempos atrás que provavelmente ele era um Walk-in (foi nesse dia que descobri esse termo aliás) por causa das condições em que supostamente ocorreu uma "troca" kkkk. Suponho que essa morte prematura ocorreu em razão da missão a qual veio ter terminado. Mas claro que não vejo as teorias dele como absolutas. Só postei o ponto de vista dele para vermos como são abrangentes essas visões. Claro mesmo só o que eu disse acima, que com a existência de implantes, imprints, etc. podemos supos que o corpo astral não é desintegrado igual certas tradições afirmam. 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...