Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Teorias sobre Projeção Astral


Recommended Posts

Olá, sei que no Brasil muitos estudiosos da projeção estudam pelo material divulgado pelo Waldo Vieira, mas alguém conhece algum estudioso de outra linha? Ou algum estudioso de outro país, etc
 

Estou retomando meus estudos sobre projeção e gostaria de fazer um apanhado geral sobre as teorias existentes

Link to comment
Share on other sites

Quando o Waldo começou a falar de projeção no Brasil, o assunto era velho no exterior, por diversos livros, os primeiros acho que do Leadbeater. Depois vieram outros autores, como Oliver Fox e Sylvan Muldoon. Mas eram apenas "autores de livros". Nos anos 70 foi o Robert Monroe quem foi além de apenas escrever livros e parece que fundou um instituto para pesquisar um pouco sobre isso, meio ao estilo do que o Waldo criou.Tem até filial aqui:

http://www.portalmonroebrasil.com/

Também o Scott Rogo, que era parapsicólogo, escreveu uma obra sobre o tema, sendo ele mesmo projetor, mas também pesquisador. Mas morreu cedo, acho que não rendeu.

Autores de obras sobre projeção tem inúmeros, o Waldo não foi nenhum pioneiro, mas no sentido de ter criado uma estrutura, como o IIPC e o IAC, aí sim é algo mais engajado, não sei de outro além do Monroe que tenha feito algo parecido.

O Raduga parece estar tentando criar algo mais chamativo também, só que ele adota a visão de que é tudo sonho lúcido, seguindo o trabalho do Stephen Laberge

http://obe4u.com/pt/michael-raduga/

Tem um livro muito interessante de um cara que tenta fazer uma abordagem mais científiica, que é Aardema:

https://www.amazon.com/Explorations-Consciousness-Out-Body-Experiences/dp/0987911902/ref=sr_1_1?s=books&ie=UTF8&qid=1487266456&sr=1-1&keywords=aardema

E claro o mais conhecido atualmente é o Robert Bruce, da Austrália:

https://www.astraldynamics.com/

 

 

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Muito obrigado Sandro, era exatamente isso que eu gostaria de saber.

Outra pergunta, você notou muita diferença entre estas linhas de pesquisa, ou elas convergem? O Raduga acredita que tudo é sonho lúcido, logo,  não seria o espírito em desdobramento, mas apenas uma experiência individual, não é? Existem muitas outras diferenças entre o material desses autores?

Link to comment
Share on other sites

Cara, o Leadbeater acho que foi quem elaborou a base comum para esse conhecimento, porque as eoclas esote´ricas são a origem disos, então tudo sobre plano astral , corpos sutis, etc vem dele, pelo que eu saiba. Autores mais antigos usam outras terminologia.

O Fox e o  Muldoon formam a base do que se sabe "modernamente" sobre projeção, com uma abordagem mais baseada apenas na própria experiência pessoal, o que não é necessariamente uma vantagem, porque geralmente quem só tem isso como base não consegue relacionar o que está fazendo com o uma estrutura que permita compreender onde aquilo se encaixa na esperiência humana mutildimensioal.

Isso até que o Robert Monroe veio depois, nos anos 70,  com as tais "vibrações" que durante muitos anos ninguém soube o que eram, nem ninguém entendeu a técnica de como produzi-las, porque o Monroe descreveu de forma confusa mesmo (ao que parece a técnica do Monroe é uma variante da técnica da corda, que acaba gerando as vibrações porque gera 'tensão de separação' ao focar a consciência num local distante do corpo e tentar 'puxar' esse ponto para perto para perto do corpo). O Monroe começou por uma abordagem mais científica, diensional, com otambém o William Buhlman, mas depois enveredou para um tipo de experiência bem "amorfa", mais carregada na mística,  como vemos nos livros 2 e 3 dele.

O Waldo tem uma visão espirita do processo e como o Monroe foca na energia como parte do processo. Nesse sentido é diferente, porque em geral só quem usava energia para projeção eram ordens esotéricas. Mas a técnica usada para energizar o sistema era outra, parecida, mas bem mais complexa,

O Bruce aparece no final dos anos 90, também focando nas energias como técnica de apoio, e deu mais ênfase nos anos seguintes. O Saulo acho que deve ter começado com isso por essa época também. O Bruce, como a maioria dos gringos, tem um foco na experiência pessoal mas sabe encaixar isso no contexto cultural esotérico, com viés de ocultista tradicional católico. Ou seja, ,ele acredita em anjos e demônios. A inovação dele é a visão sobre as cópias da consciência, algo que acho que só ele defende, e que contradiz frontalmente as afirmações do Waldo, por exemplo, sobre a consciência ser indivisível.

A julgar pela minha experiência pessoal o Bruce está certo, mas...também pela nossa experiência o Sol gira em torno da terra, então...sei, lá, mas é o modelo que explica muita coisa que acontece, e que pelo modelo da indivisibilidade essas coisas teriam que ser descartadas como ilusões.

O Raduga eu conheci em 2010, mas suponho que seja um pouco anterior. Ele se foca nas teorias do Stephen Laberge sobre os sonhos lúcidos ( livro exsite em português),  e tenta dar uma visão "científica" do fenômeno, ou seja parte da atitude que "não sabemos de nada, nada podemos afirmar sobre nada, não tem prova de que nada disso exista além da mente, e todo mundo que disser ao contrário, que falar em plano astral ou corpo astral, está propagando crendices. Isso  mostra que ele descarta todos os relatos pessoais de comprovações e também ignora as pesquisas feitas com projetores (se discordasse, ao invés de ignorar, teria citado e discordado, mas apenas alega que não existe, que nunca provaram nada, então parece  desconhecer o que já foi feito. Aqui no meu tópico eu listo alguns poucos experimentos científicos.

Ele está vendendo a si mesmo como alguém que quer aceitaçao dos céticos. Na parte prática nada do que ele ensina difere do que já é bem conhecido ou mesmo intuitivo entre quem se projeta. Eu mesmo só o conheci quando já tinha acho que umas 60 projeções, nem lembro, mas foi no meu primeiro ano me projetando, e acabei só passando o olhos no livro, exatamente porque tudo que tem ali eu já tinha lido ou já tinha descoberto ralando. E ele tanto admite isso que  distribuia o livro em pdf, de graça, alegando que aquele conhecimento não foi ele que criou mesmo, ele só organizou.

 

De uns tempos para cá o que tenho notado mais são autores que  adotam uma nova teoria da consciência, tentando relacionar com algum princípio "quântico". Para eles a consciência é não-local, portanto você nunca sai, na verdade do corpo. Sua consciência tem acesso a outro locais sem que precise deixar o corpo vazio. O Bruce também adere a isso. O problema é que ao contrário do Bruce, esse tipo de visão também considera que o plano que você experimenta projetado JAMAIS é o físico, logo, isso explicaria as falhas nas tentativas de comprovação dos projetores, porque o que você vê seria uma réplica do plano físico, manifestada na mente universal digamos assim, que pode não corresponder à realidade física. Ok, isso explica os fracassos, mas não explica os sucessos de comprovação, então, a meu ver,  não vale muita coisa como teoria.

Um dos autores qeu se baseai nessa visão é o Anthony Peake:

https://www.amazon.com/Out-Body-Experience-History-Science-ebook/dp/B005UMSXB6/ref=la_B002XCRIX0_1_7?s=books&ie=UTF8&qid=1487464191&sr=1-7&refinements=p_82%3AB002XCRIX0%2Cp_n_feature_browse-bin%3A618073011

Alguns ocultistas modernos também acataram essa visão, como o Donald Tyson, no livro Soul Fly. Ou também o autor do texto que esta pessoa colocou num tópico.

Bom, essa é a minha resenha, ehhe. espero que você leia ess turma, e reflita po si mesmo sobre essa turma.

 

 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Sandro, eu estou realmente grato pela sua explanação. Era exatamente isso que eu gostaria de saber.

Eu e uns amigos estamos iniciando um grupo de estudo e essas informações serão excelentes para dar um norte à nossa busca.

Outra coisa, vejo que você já citou alguns livros e vários autores, mas tem algum desses livros que você teria preferência para indicar à um grupo iniciantes? Alguns membros do nosso grupo já estudaram a projeção de forma independente, mas outros estão travando os primeiros contatos com ela agora, então gostaria de saber, na sua opinião, quais seriam apropriados para iniciar estes estudos (ah, mas gostaria de deixar claro que com certeza buscaremos coisas sobre vários desses autores).

Link to comment
Share on other sites

Bom, acho que o do Muldoon e o do Monroe ninguém que se diga interessado em projeção pode desconhecer.´É como não saber a tabuada, eheheh. São focados mais em relatos. 

Mas precisa um fundo teórico mínimo, então O Plano Astral do Leadbeater, é fundamental para ter uma noção das características gerais desse plano.

O Bruce tem bastante informação ,tanto sobre os fundamentos quanto sobre a questão do plano astral. Mas é confuso, como livro. É mais um livro para você ler, sublinhar só o que achou importante, e depois focar só nisso, deixando o resto só para consulta quando já estiver se projetando. Para você ter uma ideia, quando li, terminei o livro e não lembrava onde estava um exemplo de rotina completa projetiva. Passei um tempão procurando de novo, no índice, precisei refolhar umas três vezes o livro todo, , até que achei, sem nenhum  destaque, sem nenhum grifo, descrita em um parágrafo, perdido no meio do texto de uma página. Ele explica em detalhes muita coisa, aprofunda bem, mas na hora do "tá, e agora faço o que para começar?" fica difícil se achar. Mas me refiro ao Astral Dynamics, o livro em inglês ,não uma versão resumida de 60 paginas que tem por aí em português.

Para prática só se aproveita o do Raduga e o do Bruce. A vantagem do Raduga é que ele e mais focado na prática imediata, mas ignora o contexto astral, e acaba nunca dando ênfase aos fundamentos que te permitam se projetar em outras horas do dia. A vantagem do Bruce é que ele enfatiza dominar os fundamentos, para poder se projetar a qualquer momento. Mas isso costuma levar alguns meses. E  Bruce reconhece a projeção como fenômeno astral, não apenas mental, como  o Raduga.

Então o mínimo do mínimo para mim é isso: Muldoon+Monroe, Leadbeater, Bruce e Raduga.

Se quiser só o livro do Bruce, pode demorar uns meses antes de conseguir a primeira projeção.

Se pegar só o do Raduga, pode cair na conversinha boba de que é tudo só mental. Não adianta focar só na prática, porque você precisa  interpretar os resultados práticos de alguma maneira, e quem determina isso é a teoria, não é a prática.

Se pegar só os outros, aprenderá o que acontece numa projeção, mas não aprenderá como fazer.

Para entender o contexto histórico da projeção em diversas culturas, a semelhança entre os métodos, e tudo isso considerando o contexto astral e mental, o livro do Donald Tyson, Soul Flight é perfeito, mas não tem a parte de ensinar como se projetar, eheeh. Acho que é para quem já tem alguma experiência projetiva,já sabe como fazer, mas quer repensar  a coisa.

 

  • Like 2
  • Confused 1
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Há uma nova versão em ingles do livro do Raduga, onde ele admite os mesmos princípios quanticos do Anthony Peake, mas não é gratuita, tentei fazer up aqui mas não consegui.

A impressão que passa é que o cara mesmo se perde com suas explicações, hora totalmente pro lado do LaBerge, hora admitindo também o lado dos "quânticos", tanto que se afastou do seu próprio grupo e não responde mais perguntas, se isolando p "pesquisar mais".

Link to comment
Share on other sites

No novo livro ele coloca até os problemas familiares que ele teve, tendo descobrido dias após a publicação da primeira versão que seu pai na verdade sera padrasto, após isso querendo oportunidades de conhecer o verdadeiro pai, que era autor de livros de Física e pesquisador do Instituto de Hidrodinâmica de uma universidade na Rússia. Quando ele conheceu o pai, o mesmo nem deu a mínima p ele, que se justifica dizendo ter interesse em conhecer a família do verdadeiro pai p ter alguém a mais na família para conversar sobre tais assuntos.

Se houve influência disso na tentativa de unir suas experiências com teoria quântica, como outros pesquisadores, só o mesmo poderia dizer....

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...