Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

O "Arroz-com-feijão" da espiritualidade


sandrofabres

Recommended Posts

1 hora atrás, Mic disse:

Hoje infelizmente tive que discutir com alguém sobre isso. Ontem mesmo prometi a mim mesmo não falar mais sobre isso. 

imagens 3.pdf 478.73 kB · 1 download

Esqueci de adicionar uma dúvida no texto: 

Como fazemos pra nos proteger da energia desse assunto? O que na minha opinião é energia de obsessão de encarnado pesada. Isso costuma me desequilibrar. Pra que isso não me afete. Algo que possa ser feito em silêncio.

Rezar um pai nosso ou o belilin mentalmente ajuda? Pedir ajuda a alguma entidade de luz elevada? Ou fazer algum tipo de  movimentação energetica?

Se alguem tiver alguma dica. Obrigado.

Link to comment
Share on other sites

Em 03/10/2022 at 20:23, Mic disse:

Só entrei no assunto porque me senti ofendido, e por quem postou ser palestrante espírita. A pessoa postou um storie onde chamava de cúmplice de ladrão quem votou no candidato concorrente (pra mim parecia raiva pelo seu preferido ter sido rejeitado).

Olha, essas coisas sempre tem a ver mais com a gente do que com os outros. Por exemplo, se você trabalhasse com pesquisa de vacinas acha que se sentiria ofendido por alguém que fosse anti-vac, cheio de teorias conspiratórias?  Ou se fosse geógrafo, sei lá, acha que se sentiria ofendido por alguém que achasse que eram tolos os que acreditavam que a terra era redonda? 

Então uma das formas de não se sentir ofendido por isso é estar bem calçado da sua posição. Nesse caso citado é muito simples:

....................................................................................................................................................................................

A realidade concreta, os fatos oficiais que ficam para a história,  mostra que não há ladrão algum a quem se referir, já que os processo foram anulados por vício de origem, nem as supostas "provas" tem serventia. 

Para quem não sabe, cabe ao juiz aceitar ou rejeitar uma denúncia, caso haja falta de provas. Então aceitar já indica "alguma coisa", um começo, mas ainda falta todo o resto.

https://www.conjur.com.br/2022-ago-03/nulidade-prova-motiva-rejeicao-denuncia-219-pessoas

O problema é que como hoje ficou provado, o Moro era um juiz suspeito, porque atuou ilegalmente em conjunto com o MP para construir a peça de acusação que logo a seguir ele consideraria ter provas suficientes, ehehe.  Ele atuou como "mãe coruja" do processo, o que obviamente prejudica a análise, daí a suspeição anular tudo, inclusive o passo inicial, a aceitação do processo e as "provas" anexadas

https://www.conjur.com.br/2016-set-20/moro-aceita-denuncia-lula-lamenta-acusacao-marisa

https://www.redebrasilatual.com.br/politica/dez-pontos-para-entender-a-gravidade-da-relacao-entre-moro-e-dallagnol/

Daí o que resta é um retorno do réu à mesma condição minha e sua pois nada há contra ele:

https://www.jota.info/eleicoes/gilmar-mendes-suspende-cobranca-de-r-153-milhoes-de-lula-por-uso-de-prova-ilicita-28092022

https://www.migalhas.com.br/depeso/373658/lula-foi-inocentado-ou-absolvido

 Quem alega que votar no Lula é votar em ladrão  está apenas sendo uma vítima das ilusões fabricadas pela lava-jato  em parceria com a mídia como estratégia para atingir gente poderosa.

https://www.brasildefatopr.com.br/2017/06/16/especialistas-em-etica-jornalistica-denunciam-problemas-na-cobertura-da-lava-jato

O próprio Sérgio Moro explica isso num texto de 2004, quando se referia á "Mãos limpas" na itália:

Citar

A deslegitimação do sistema foi ainda agravada com o início das prisões e a divulgação de casos de corrupção. A deslegitimação, ao mesmo tempo em que tornava possível a ação judicial, era por ela alimentada:
A deslegitimação da classe política  propiciou um ímpeto às investigações de corrupção e os resultados desta fortaleceram o processo de deslegitimação. Conseqüentemente, as investigações judiciais dos crimes contra a Administração Pública espalharam-se como fogo selvagem, desnudando inclusive a compra e venda de votos e as relações orgânicas entre certos políticos e o crime organizado. As investigações mani pulite minaram a autoridade dos chefes políticos – como Arnaldo Forlani e Bettino Craxi, líderes do DC e do PCI – e os mais influentes centros de poder, cortando sua capacidade de punir aqueles que quebravam o pacto do silêncio

O processo de deslegitimação foi essencial para a própria continuidade da operação mani pulite. 

(...)

Os responsáveis pela operação mani pulite  ainda fizeram largo uso da imprensa. Com efeito: Para o desgosto dos líderes do PSI, que, por certo, nunca pararam de manipular a imprensa, a investigação da “mani pulite” vazava como uma peneira. Tão logo alguém era preso, detalhes de sua confissão eram veiculados no “L’Expresso”, no “La Republica” e outros jornais e revistas simpatizantes.

Apesar de não existir nenhuma sugestão de que algum dos procuradores mais envolvidos com a investigação teria  deliberadamente alimentado a imprensa com informações, os vazamentos serviram a um propósito útil. O constante fluxo de revelações manteve o interesse do público elevado e os líderes partidários na defensiva.
Craxi, especialmente, não estava acostumado a ficar na posição humilhante de ter constantemente de responder a acusações e de ter a sua agenda política definida por outros.  A publicidade conferida às investigações teve o efeito salutar de alertar os investigados em potencial sobre o aumento da massa de informações nas mãos dos magistrados, favorecendo novas confissões e colaborações.  Mais importante: garantiu o apoio da opinião pública às ações judiciais, impedindo que as figuras públicas investigadas  obstruíssem o trabalho dos magistrados, o que, como visto, foi de fato tentado.

Há sempre o risco de lesão indevida à honra do investigado ou acusado. Cabe aqui, porém, o cuidado na desvelação de fatos relativos à investigação, e não a proibição abstrata de divulgação, pois a publicidade tem objetivos legítimos e que não podem ser alcançados por outros meios. 
As prisões, confissões e a publicidade conferida às informações obtidas geraram um círculo virtuoso, consistindo na única explicação possível para a magnitude dos resultados obtidos pela operação mani pulite.

Fonte: artigo-moro-mani-pulite.pdf

Ou seja, em nome de um resultado maior para a sociedade, a prisão de corruptos, foi implementada uma operação de caráter psicológico sobre as massas, usando a mídia para isso, através dos vazamentos ilegais das delações, o que tinha lá sua finalidade, mas no caso de, ao final da história, não haver provas, a vida do sujeito ficava arruinada:

https://www.conjur.com.br/2016-nov-27/prisao-indevida-lava-jato-custa-casamento-emprego-reputacao

....................................

Portanto as pessoas que hoje usam esse argumento de "não votar em bandido" são ou dignas de pena, porque ficaram ainda presas nessa armadilha  psicológica criada pela lava-jato, por serem incapazes de entender essa sequência  de eventos, ou dignas de desprezo, porque elas entendem bem a situação, mas fingem não entender, como acontece no caso das fake news que essa turma usa na política.

Pelo que já se estudou sobre esse fenômeno, as fake news não tem influência nas eleições, o que elas fazem é fornecer um "argumento qualquer" para quem não tem capacidade de argumentar em favor do seu candidato. Ou seja, pessoas que apenas "gostam porque gostam" de um lado, ou "odeiam porque odeiam" o outro, sendo intelectualmente incapazes de explicar suas preferências quando questionadas, se utilizam das fake news para simular uma racionalidade na sua escolha. E seu grupo político fabrica sem parar essas fake news para que seu exército de chimpanzés possa usar como "arma". Mas é uma arma que obviamente só tem capacidade de atingir outros chimpanzés do lado adversário. É como usar o fogo para espantar animais.

A própria bandeira do combate a corrupção já se enquadra nesse tipo de estratégia, porque o resultado das eleiçoes em 2016 e depois em 2018 mostra que o povo não liga para corrupção, apenas usam isso para justificar sua posição ideológica de direita. 

https://noticias.r7.com/eleicoes-2016/partido-com-mais-investigados-na-lava-jato-tem-alta-no-numero-de-prefeitos-29062022

https://exame.com/brasil/mesmo-com-investigados-na-lava-jato-pp-se-torna-2a-maior-bancada-da-camara/

Quando você entende essas coisas, e o nível de quem usa esses argumentos falsos, você não tem como se ofender com essas coisas, porque é literalmente o caso de "o que vem de baixo não me atinge". O assunto não é política, é manipulação de consciências, o que nos exige o tempo todo lucidez a conhecimento para não cair nessas armadilhas. Como alguém que se deixa iludir nessas tramas do mundo físico ( onde é fácil juntar dados, checar fontes, onde podemos praticar separar "fatos" das  "interpretações de fatos") pode esperar não ser iludido na espiritualidade, onde raramente há prova de alguma coisa? Se a pessoa aqui no físico julga os eventos com o rim, ao invés de com a mente, como não vai cair no blablablol de qualquer obsessor engravatado que encontrar por aí no astral?

"Ah, mas dá para sentir".

Meu...

Tem gente aí que não consegue separar "indiciado" de "condenado", porque de cara já se torna presa de suas simpatias e antipatias, imagine então ser capaz sentir alguma coisa sutil REAL, que não seja apenas fruto de suas próprias simpatias/antipatias, eheheh

Em 03/10/2022 at 20:23, Mic disse:

Eu mesmo votei nesse atual naquela onda de 2018 e um pouco mais tarde ao ver e ouvir os absurdos me arrependi e mudei de opinião

Esse não é um processo nacional, mas mundial. A manipulação de massas tem atuado em diversos países para levar a extrema direita ao poder. Quem não é sensível ao papinho anti-sistema? Eles se apropriam de um discurso que é da esquerda na verdade, porque "o sistema", desde que deixamos o feudalismo,  é a estrutura capitalista né? Todo mundo meio que percebe que estamos presos em algo que nos faz só cumprir regras, exigências, e que não nos beneficiam em nada. É algo vago, que o filme Matrix captou muito bem quando foi lançado. E por ser vago, meio fantasmagórico, qualquer um pode apontar um dedo acusador para um alvo  concreto, mas falso, e dizer que a culpa é dele (dos judeus, dos ciganos, dos comunistas,  dos imigrantes, da " estratégia das tesouras", etc.). 

Quem faz isso está parasitando o desejo legítimo de mudança da estrutura para atingir novas formas de dominação, desviando o fluxo revolucionário em direção a formas de maior engessamento do sistema, uma verdadeira armadilha.

https://www.dw.com/pt-br/brasileiros-criam-debate-que-não-existe-na-alemanha/a-45531446

E tem muita coisa que é assim na vida  e não tem um grupo por trás. Por exemplo, você pode querer "romper as amarras que restringem sua liberdade" e exercê-la apelando para libertinagem sexual, uso de drogas, álcool, essas coisas. Mas essa maior liberdade te aprisionará em cadeias ainda mais fortes que o estado anterior, pelos vícios psicológicos e físicos que podem acarretar.

Então não dá para "entrar babando" em nenhuma onda para o que sentimos uma motivação/empolgação/pressão para entrar. O que é verdade hoje, se for de fato A Verdade, ainda será verdadeiro daqui a um ano, dois... Mas se for fraude, vai desabar sozinha, como aconteceu no caso tratado aqui. 

Por isso nunca devemos descuidar da base racional das nossas escolhas, ou ficamos vulneráveis  a esses oportunistas de ocasião, e isso vale par qualquer assunto. Exemplo: o sujeito vai virar vegetariano e não se informa bem, cai nos mitos antigos sobre deficiência de vitamina B, de ferro, etc, e desiste. Vai praticar jejum, vai usar enteógenos, vai fazer parto natural em piscina... seja lá o que for, a primeira coisa é estabelecer uma boa base de conhecimento, porque assim você pode lidar até com coisas perigosas sem correr riscos. Se a sua base sobra sua escolha é uma montanha, nem mesmo um furacão de manipulação de massas como a lava jato te faz tremer, nem te ofende.  "Fora do conhecimento não há salvação "ehehe

 

 

 

Agora, isso leva tempo para construir, então  quando surpreendido em meio uma situação emocionalmente desafiadora as pessoas precisa adotar estratégias rápidas, para evitar entrar apressadamente em qualquer lorota ou conflito. Mude o foco do que vem de fora para você, perceba sua alteração emocional, como ela altera sua respiração, como gera contrações musculares inesperadas. Torne a si mesmo seu objeto de estudo principal, enquanto observa como a situação ao seu redor gera alterações internas e questione-se "por que me sinto assim? por que isso me atinge?". Mesmo que na hora você não consiga compreender, isso vai gerar um momento de lucidez que pode evitar que você faça ou diga algo de que mais tarde se arrependa, e mais tarde naquele dia ou nos dias seguintes você pode analisar melhor por que sentiu tudo aquilo . Isso faz parte da rotina diária, é bom se manter treinando isso, para quando "o bicho pegar" você ser capaz de lidar com situações mais desafiadoras. 

Como um S.O.S rápido,  para interromper fluxos emocionais indevidos, eu recomendo pulsar o chacka cardíaco rapidamente, com força mesmo, através de imaginação. Imagine que no lugar do seu coração tem uma bola de luz BRANCA do tamanho de uma bola de futebol de salão, e faça isto umas dez vezes, mas rápido e com força:

ezgif.com-gif-maker.gif

Mais rápido que o que a imagem mostra, mais ou menos na velcodiade em que alguém bate na porta sabe? aquele toc toc toc toc.

Umas dez pulsadas já muda tudo. E caso o estado perturbador volte mais vezes , fique  repetindo.

 

Link to comment
Share on other sites

Eu não iria responder agradecendo pra não atrapalhar ultrapassando sua resposta, Sandro. Mas muito obrigado pela resposta, pelas informações (sobre a questão Moro eu queria saber mais mesmo) e pela técnica. Somado ao que vc respondeu, eu acredito que junto com essa questão de "falta de lucidez pra não cair em armadilhas" (parece ser o caso do espírita), a maioria das pessoas que apoiam esse extremismo é motivada ou pelo preconceito ou pelo interesse financeiro, que para eles "vale" mais.

Link to comment
Share on other sites

14 horas atrás, Mic disse:

Nesse vídeo explicam muito bem sobre "Por que tantos ESPÍRITAS estão se tornando BOLSONARISTAS?"

Ainda não assisti todo o vídeo mas o pouco (cerca de 1/3) que assisti, achei bem interessante e faz total sentido! É interessante ver essa visão de um estudioso de história toda essa relação do espiritismo com movimentos conservadores. O movimento espírita é, de fato, bastante conservador embora tente em alguns aspectos ostentar uma capa de progressismo.

Link to comment
Share on other sites

12 horas atrás, Iogui disse:

Ainda não assisti todo o vídeo mas o pouco (cerca de 1/3) que assisti, achei bem interessante e faz total sentido! É interessante ver essa visão de um estudioso de história toda essa relação do espiritismo com movimentos conservadores. O movimento espírita é, de fato, bastante conservador embora tente em alguns aspectos ostentar uma capa de progressismo.

E pelo que li nos comentários, de muitos reclamando após irem nos centros espíritas, decepcionados, relatando muitos centros espíritas contaminados pelo discurso neo facista disfarçado pela desculpa de anti esquerda ou "conservadorismo", e isso desde 2018. Totalmente contraditório à doutrina e lamentável. Acabaram com o espiritismo também, como fizeram com o cristianismo. Decepção com os centros e tristeza pela consciência dessas pessoas, sequer enxergam ou querem ser ajudados. Já refleti várias vezes se não seria eu que estaria no pensamento errado, mas não consegui ver o outro lado como algo bom ou positivo.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Olha, não sei bem até que ponto se pode dizer que isso seja contrário à doutrina.

Nunca estudei a doutrina espírita, mas como gnóstico a gente tinha boa parte dos mesmos argumentos que ele aponta ali no livro dos espiritos, em relação à questão sexual por exemplo. O que salva é que o fundador da gnose tinha escrito até uma "plataforma de partido socialista". Só que era um socialismo cristão, para se diferenciar da esquerda tradicional, cujos pilares acabaram contaminados pelo ateísmo, materialismo.

Então eu diria  que compreendo esse tipo de  " raciocínio", porque já o usei também.

O que acontece em geral é que quem acredita em vida espiritual em geral acredita em Deus. Nem sempre ,mas em geral.

Daí se deduz que se o universo material foi criado por Deus, a partir do nada, foi ele quem botou ordem no caos amorfo. E fez isso em parceria com arcanjos, anjos, etc numa organização hierárquica.


A obra de Deus portanto é caracterizada pela manifestação da ordem no universo material, e pela ação em hierarquia. Note que as forças de vida, atuando na matéria, organizam átomos, moleculas, geram padroes geométricos.

As forças negativas, representadas simbolicamente pelo diabo, se caracterizam pela divisão, por semear a desconfiança,  a  tentação, o desafio  à ordem. A morte , por exemplo  é vista como negativa, porque ela gera desagregação da matéria, desordem nos planos da forma.

Seguindo esse raciocínio, as herarquias sociais , as autoridades terrenas, sao vistas como a expressão/ reflexo da ordem divina se manifestando na sociedade. Daí que todos são educados para seguir as leis, obedecer as autoridades, e isso começa na família, quando os filhos são treinados a respeitar a autoridade dos pais, para que se torne um adulto responsável ( que obedece aos patrões, às leis, os juizes, etc)

E vendo o mundo como criação de Deus, a natureza é a obra de deus que não foi corrompida pelo homem.  Logo, quem pensa dessa forma procurará na observação da natureza as respostas divinas para certos dilemas, pois se cada pessoa tem uma opinião,  se cada sociedade tem seus costumes, sua cultura, como saber quem está certo? Busquemos a resposta onde não há expressão do homem  onde "o que é"  sempre foi e sempre será, porque o homem não o distorceu com suas culturas, umas "corretas", outras "degeneradas".

Dessa logica se pode deduzir com tranquilidade várias respostas sobre sexualidade como as que aparecem ali no livro dos espiritos. 

 

E não vamos esquecer que por muitos séculos os reis eram considerados divinos, logo, esses reis e todos os seus funcionários eram um espelhamento da herarquia divina, Deus e seus anjos, aqui na terra. Desobedecer essas autoridades era como ofender a Deus.


E sendo o mundo obra de Deus, Ele deve ter um plano para a humanidade, que se realiza no tempo, nos processos da história, levando-nos quem sabe a uma segunda vinda de Cristo, juizo final, lei da evolucao, qualquer coisa dessas, dependendo da vertente.

 

Então vejam, quem olha para o mundo e afirma que tem algo errado que  precisa ser corrigido está achando defeitos na obra divina, não confia nos planos de Deus para a humanidade, semeia a dúvida, e a desobediência .Sabe aquele argumento que a direita usa " Ain! Eles querem nos dividir!" pois é, no fundo vem dessa mentalidade religiosa, ehehe.  Logo, quem aponta os problemas, e arranca as máscaras deve  ser agente diabólico, alguém que quer sabotar os planos divinos, um rebelde tal qual Lúcifer.


Afinal, a serpente  o que fez no paraíso? Convenceu Eva a infringir as regras  após semear-lhe a dúvida, e a partir disso "toda a humanidade pagou".

O que a esquerda (revolucionária)  faz? Olha para o mundo e aponta falhas na estrutura social. Identifica os elementos da sociedade responsáveis por perpetuar essas falhas geração apos geração, e que fazem parte da tradição. Ela pretende que seja possivel corrigir essas falhas através de uma boa quantidade de  mudanças no que sempre se fez, e através de um  planejamento racional,  visando uma sociedade do  futuro em que esses problemas não mais existam.

Isso tudo, na mente de uma pessoa que observa as coisas através de um viés religioso/ espiritual interferiria no "plano divino" e poderia condenar toda a humanidade ao sofrimento coletivo, uma punição  ao estilo de sodoma e gomorra, o que só poderia  ser uma versão 2.0 do plano da serpente do paraiso né? eheheh.

Para complicar as coisas, a esquerda lá do seculo XIX entrou na modinha do ateísmo, até porque deve ser muito difícil para quem enxerga esse  papel ativo que as religiões tem no  amansamento dos explorados (o que facilita muito o trabalho dos exploradores) aceitar as religiões num " admirável mundo novo" que se possa alcançar após todas as reformas necessárias.


Lembrem-se, vivemos desde a origem do mundo até lá pelos anos 1600 ( época das primeiras rebeliões de explorados)  sob esse tipo de raciocínio. São muitas encarnações que os habitantes do "Presídio Terra" estão vivendo em sociedades regidas por esse tipo de pensamento. Isso se torna uma programação mental, uma hipnose que instala gatilhos na sua psique. 

Mais adiante  quando se faz necessário, esses gatilhos sã acionados através de palavras-chave, como pátria, família, Deus, costumes.

------------------------

( A palavra liberdade já é um gatilho muito mais recente,  fruto do liberalismo, e que acabou justamente produzindo algumas revoluções no século 18. Daí que os conservadores se oponham também ao liberalismo, o que explica porque o nazismo além de ser anticomunista era antiliberal  também, o que leva os de mente simplória a achar que por isso oo nazismo era esquerda,   eheheh.)

------------------------

Portanto, eu diria que é muito natural e previsível que pessoas que tenham uma mentalidade religiosa/espiritualista e tenham  uma compreensão muito superficial  dessas  coisas tenham alergia à tudo que "cheire" a ideias de esquerda, porque essas pessoas ainda tem uma mentalidade de Antigo Testamento. Não perceberam  que Jesus violava o sábado porque " o sábado foi feito PARA o homem  e não o homem para o sábado". Não enxergam que Jesus recomendava fazer o que os fariseus falavam, mas não SER como so fariseus, que não faziam o que falavam. Não percebem que os dez mandamentos é uma lista de coisas a NÃO FAZER, enquanto Jesus se propõe a substuir toda lista de "coisas a  não fazer" por uma atitude mais ativa do sujeito, focads em FAZER . O papel passivo de criaturas  obedientes às autoridades é substituido pelo cidadão ativo, responsável por gerar as mudanças que deseja no mundo:

-----------------

João 13:14-17

Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros.Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes
--------------

E ele não precisou apelar para o materialismo para apontar que o sujeito tem em suas mãos a capacidade de afetar a historia onde achar necessário, porque, obviamente, se estamos encarnados é para AFETAR  o mundo que nos cerca. Se fosse para ficar parado esperando que Deus botasse tudo para funcionar não precisaríamos nem encarnar né? Nem precisaríamos livre arbítrio, poderíamos ser como os animais, incapazes de violar as regras da natureza e de modificar o ambiente.

 

Então, na verdade   a postura de tentar mudar o que se vê de errado no mundo não tem nada em si que possa ser condenado. Daí que completas revoluções também não, mas elas são vistas como uma espécie de manifestação do mal.

Obviamente, como sempre pode dar " perda total", uma completa revolução gera medo, mas o mínimo que as pessoas deveriam entender é que tanto o bem social  quanto  o mal social são resultado das ações dos homens, não algo de Deus ou da natureza. São nossos erros e acertos administrativos  nossos interesses como agentes no mundo que criam toda a riqueza e toda a miséria que vemos.

Logo, é dever de qualquer espírito pensante estar sempre do lado das forças que querem corrigir costumes, tradições ,leis  que já se  mostrem ineficazes para cada nova época, substituindo-as por formas que MELHOREM e não piorem as condições de vida, porque está se buscando corrigir s obras DOS HOMENS, não da natureza e muito menos de Deus.

Mas os conservadores, incapazes de enxergar a completa autoria humana nas sociedades ao seu redor, e portanto na pobreza, na desigualdade, nas divisões de tarefas entre os sexos, querem eternizar formas sociais que são meramente fruto da divisão do trabalho em cada época e lugar, como se fossem "plano divino". Daí surgem essas justificativas religiosas, espiritualistas, de que os brancos europeus  tinham tarefa civilizadora em relação aos africanos ou índios, ou que os americanos tem algum papel, ou que o papel dos animais é servir ao homem, ou que a mulher tem esta ou aquela posição em relação ao homem, blábláblá, e uma lista enorme de tolices para defender o que é apenas interesse mundano de um grupo em  dominar o outro sem que este se rebele.

Daí claro que tratam  as atitudes típica da esquerda, seja  esquerda  "revolucionária" ou "reformista", como essencialmente " herética".

Eu diria que essa é a mentalidade geral de que quem toma como criterio  o pensamento religioso/ espiritualista. E disso vem a postura diversionista de alegar que  politica e religião/espiritualidade não se misturam, quando na verdade a religião é, digamos, a grande  narrativa que busca legitimar as estruturas de dominação de massas no mundo, revestindo todo esse processo com uma aura sobrenatural,   por apelar para essa conexão entre as ideias de ordem, obediência,  autoridade, conservação das tradições.

Há uma parcela gigantesca da população mundial ainda  vulnerável a esses argumentos, porque fomos adestrados nelas por varias encarnações. Por isso os conservadores nem precisam entrar em detalhes profilundos sobre isso. Quando os grupos arcaicos de dominadores sentem que precisam voltar ao poder para garantir seus domínios basta acionar os gatilhos psicológicos  tradicionais, basta tocarem as trombetas  de "pátria", "Deus" , "família", "tradição", e os quadrúpedes vem correndo atender ao chamado.

Princioalmente os que ficaram de fora do debate politico,  os religiosos e espiritualistas, porque toda a preparação  mental deles nessa área  faz com que eles fluam numa determinada direção, muito previsível, resultado da forma de pensar que precisam utilizar para olhar o mundo pela ótica da espiritualidade.

Apesar de todo nosso avanço tecnologico ainda somos muito pouco racionais, o que nos torna vítimas fáceis desses processos de manipulação de massas.

  • Like 1
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Boa noite, pessoal.

Quem puder ler e responder a minha pergunta no final, fico grato.

 

Estou contente demais em ver que neste grupo impera a consciência e lucidez porque, cara, é chocante conviver com muitas pessoas ao meu redor e acompanhar a degeneração psicólogica da turma nos últimos 5 ou 6 anos, eu diria. Parece um transe hiponótico mesmo, os fatos, a razão, a lógica não importam. A emoção e o fígado dominam a cabeça. 700 mil mortes na pandemia não foram capazes de sensibiliza-los, argumento ou conversa razoável alguma funciona.

Se a realidade concreta já é uma parada durissima de ser compreendida, essa do dia a dia, da política, história, sociologia, as "leis sociais", etc, para muito além dela há Maya, a barreira suprema a qual pouquíssimos seres conseguiram "vencer". Não bastasse isso tudo, essa claque bolsonarista acredita em fakenews que são mentiras absurdas, extremamente mal feitas, que estão dentro da mentira maior, a sociedade capitalista e moral, valores sociais, tradições retrógradas, etc, que por sua vez estão inseridas na Grande "Mentira" que é essa realidade material e egoica com a qual todos nós nos identificamos e estamos "presos". Ou seja, se nós estamos presos na MATRIX, essa turma está presa na matrix, dentro da Matrix, dentro da MATRIX!!!

IMG_20221017_212348.jpg.ee6e77e17efa82c8f7fc3a6c94c65df8.jpg

Parece que esses 33% da população brasileira têm um "software" de funcionamento completamente diferente dos nossos. Para os mesmos "inputs", saem conclusões completamente distorcidas. E a raiva, cara.... a raiva subjacente que essa galera exala, um ódio que às vezes é bem às claras, às vezes é sútil, mas está ali sendo cultivado. E eles tbm têm muito medo! Medo de fantasmas, medo de loucuras fantasiosas, delirantes. E o medo ao diverso, a frustração com a vida e a realidade, são instrumentalizados e canalizados para o mais puro ódio a tudo que não seja exatamente como eles acreditam que deva ser. E nessa toada meio que caminham para uma profecia autorealizada: falam tanto em fim do mundo e apocalipse, que eles mesmos serão os agentes da catástrofe, e querem afundar o barco com todo mundo junto. E chamam isso de salvação!!!

Independente do que ocorra nessas eleições, como vamos poder conviver em civilização com gente nesse padrão de comportamento e estrutura emocional? Sério mesmo, pergunto com toda a humildade: é possível reverter este tipo de programação mental?

Eu juro, é identico aos processos de expurgo cármico de entidades atrasadas no umbral. Tem espírito que demora centenas, milhares de anos até que possa estar em condições mentais de ser ajudado. Até que chegue nesse ponto, muitos deles passam por uma exaustão mental total, para que quebrem o "pensamento" em looping no qual estão presos e que condiciona seus respectivos estados de sofrimento.

Sério gente, o que nós podemos fazer? Tem 1/3 dos brasileiros que estão delirando e, cada vez mais, violentos.

 

 

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Eu acho que não dá para fazer nada, da mesma forma como ninguém consegue obrigar espiritos atrasados a enxergar seu erro, por isso terminam tendo que ser removidos do convivio com os demais, seja pelos presídios no plano fisico, seja pelos degredos planetarios, no caso dos espiritos. A maior prisão é sempre a  própria mente do sujeito, e isso não muda no curso de uma única existência. 

 Vi um vídeo esta semana que descreve bem o que eu penso

https://m.facebook.com/watch/?v=778529729912523

E isso não tem nada a ver com meras escolhas politicas. Conheço gente que antes sempre votava na esquerda mas que eu já via na cara que tinham esse perfil aí descrito no video.

O que parece reuni-los em torno de sua escolha politica atual  é porque o líder tem a coragem de assumir o que é, o que pensa, enquanto seus eleitores passaram a vida toda enrustidos para que seus cascos e chifres não se tornassem visiveis.

Agora eles acham que não precisam mais ter vergonha de ser como são. Esquecem que o líder desaparecerá logo ali, mas agora todos saberemos quem eles são, e "tiraremos as crianças da sala" quando eles tocarem a campainha.

Acho que assim como aconteceu con  fascistas na itália e nazistas da alemanha, só mesmo a reprovação social coletiva pode devolvê-los ao "anonimato". Se as pessoas "passarem a mão por cima" fingindo que nada aconteceu eles continuarão ativos, o que, diferente de outros grupos, que ocupam espaços para poderem defender o respeito ao próprio espaço, esse grupo aí quer ocupar espaços para retirar direitos e espaços de outros. Basta ver o sujeito lá da fundação palmares, ou os que tratam da questão dos índios. Então não dá para ter tolerância com esse grupo não, tem que botá-los no "cantinho do castigo" por alguns anos, para eles entenderem que não são bemvindos.

 Aí quem sabe conseguem se reeducar minimamente para conseguirem conviver em sociedade. 

Na época eu ainda falei lá no coxinhódromo do Saulo, o facebook dele, sobre esse perigo. Os seguidores rebatiam dizendo que o atual presidente não era fascista. A questão nunca foi essa, mas sim enxergar quem eram os grupos que o apoiavam, muitos assumidamente neonazistas. Esses grupos estavam já em festa sentindo a vitória se aproximar mas o pessoal achava que era só uma questão de voto, de escolhar A ou B.

Com esse baixo nível de consciência não tem como uma democracia funcionar, pois o povo não presta atenção nas movimentações sociais, não olha quem são os grupos de apoio por trás de cada " papa votos".  É esse conjunto de forças sociais que se agrupam em torno de cada candidato que mostram o que pode vir dali, o candidato em si não interessa, porque eleição é só uma competicão entre hipnotizadores de massas.

 

  • Like 1
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

15 horas atrás, janus disse:

essa claque bolsonarista acredita em fakenews que são mentiras absurdas, extremamente mal feitas, que estão dentro da mentira maior, a sociedade capitalista e moral, valores sociais, tradições retrógradas, etc, que por sua vez estão inseridas na Grande "Mentira" que é essa realidade material e egoica com a qual todos nós nos identificamos e estamos "presos". Ou seja, se nós estamos presos na MATRIX, essa turma está presa na matrix, dentro da Matrix, dentro da MATRIX!!!

É, esse é um outro aspecto interessante. Pelo que se observa na história, teorias conspiratórias e fake news são produzidas exatamente para aprofundar o sono, uma espécie de plano B, uma segunda camada de proteção que  a matrix usa contra aqueles que estejam percebendo algo errado na estrutura geral. Quem não percebe nada errado não parece cair nelas, porque vive num estado de confiança generalizada. Mas quem está começando a farejar que tem algo errado é que corre o risco de ser despertado pelos grupos que tentam semear a verdade. Então antes que acorde de vez e identifique os culpados, são assediados com explicações alternativas, conspiratórias, que coloca a suspeita justamente naqueles que poderiam ajudá-los a despertar.

Isso acontece desde um caso simples, individual, em que uma mulher que resolva revelar à amiga que seu marido a está traindo corre o risco de ser vista como  alguém que "só quer tirar o marido da outra", porque o marido pode apelar para essa versão. O mesmo fizeram os nazistas com os comunistas na alemanha,  então você sai de uma situação ruim para uma pior, mostrando que esse tipo de estratégia é um reforço dos laços que prendem mais aqueles que tentam se libertar.

O caso da vacina é outro exemplo, surge a pandemia e esse grupos tentam convencer que ela não existe, depois estimulam as pessoas a não se protegerem com as máscaras, e por fim  fabricam desconfiança da vacina. A meta parece ser , em qualquer assunto, aumentar os danos, eliminar possibilidades de reação, garantir um destino a que todos se entreguem sem resistência. Invertem tudo, simulando defender atitude de "resistência à...." mas aplicam resistência  ao que pode salvar as pessoas da morte, é patético. Se o assunto fosse empregos estariam pregando ressitência contra carteira assinada, defendendo "a liberdade de viver de bico", sem direito a nada, hoje chamado de "virar empreendedor".

E esse tipo de estratégia também se usa na espiritualidade, é só ver a turminha que usando o mesmo tipo de raciocínio pretende aplicar inversões a tudo que se sabe na área da espiritualidade., desde idéias relacionadas à mentores, até pregando para as pessoas "não entrarem na luz", quando desencarnarem,  o que só revela como não entendem sequer como funcionam as faixas astrais, eheh.  

Quem não consegue entender os nuances e distorções pontuais em cada doutrina, para que se moldem aos interesses mundanos em cada época ou cultura, sempre achará mais fácil acabar "com tudo isso daí", porque dá menos trabalho.  Criam labirintos de explicações invertidas das quais é impossível sair pela mera análise, porque no fundo a mente não é capaz de sozinha solucionar essas questões, toda  a tese tem sua antítese, toda a explicação pode ser invertida para ser interpretada pelo lado oposto.

É necessário um terceiro elemento para romper a soma zero do jogo mental entre tese e antítese. No caso do mundo concreto é a realidade material, independente das narrativas que cada lado apresente, mas na espiritualidade é dada pouca importância à realidade material, já que a maioria das narrativas é abstrata. Resta julgar "pelos frutos", mas os frutos podres costumam ficar ocultos por décadas até o dia que vão parar nas páginas policiais. Até que esse dia aconteça você tem que ficar aguentando gente de fala mansa, uma careta de sorriso simpático congelada no rosto, mas que apoia fascistas, e fica pensando "Meu Deus, como pode? O fulano?? Médium há décadas, só posta coisas de Jesus, Chico Xavier, e faz isso?". 

As páginas policiais ainda explicarão, ehehe, até lá, temos que julgar tudo por nós mesmos, sem terceirizar responsabilidades, porque você nunca sabe quais os comprometimentos internos daquele que está diariamente preocupado em se vender ao mundo  como "cidadão de bem".  

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Ainda tenho esperança na melhora pro bem. Mas estou me preparando para usar fones de ouvido durante os proximos 4 anos, caso o atual continue, pra poupar meus ouvidos de ouvir os absurdos.

Vi alguns videos no youtube, de um pessoal falando que segundo Chico Xavier, não tenho certeza se foi ele que disse em algum livro, que esse tipo de consciência que apoia a desumanidade e outras coisas muito negativas, iriam para um planeta escola chamado Quiron, que seria tipo uma terra na idade das cavernas, porque a terra teria mentalidade mais evoluída em 2053, não servindo mais ao aprendizado destes.

 

Link to comment
Share on other sites

Em 06/10/2022 at 14:29, sandrofabres disse:

Isso tudo, na mente de uma pessoa que observa as coisas através de um viés religioso/ espiritual interferiria no "plano divino" e poderia condenar toda a humanidade ao sofrimento coletivo, uma punição  ao estilo de sodoma e gomorra, o que só poderia  ser uma versão 2.0 do plano da serpente do paraiso né? eheheh.

Olha só como é o mesmo raciocínio, mas agora com o discurso das energias. 

20221019_101352.jpg

 

Sem falar que ese tipo de discurso é apenas estratégia de manipulação  porque essas e muitas outras "bandeiras" não estão no poder do presidente alterar, como bem sabe o atual. O "poder da caneta bic" é um mito até para quem tem 380 deputados com ele, imagine então para quem só tem 120. A luta por alterar essas coisas acontece todo ano, durante qualquer governo, dentro do legislativo, podendo ser iniciada por qualquer um dos deputados. 

Link to comment
Share on other sites

São sempre as mesmas acusações sem fundamento, feitas à quem não quer que o atual continue. Sou contra o aborto e não sou comunista, e não acho que esse seja o objetivo da oposição, e que isso só é usado para manipular ou como desculpa dos manipulados.

O Divaldo tem sido bem criticado por vários espíritas por ter declarado apoio ao bolsonarismo, pelas questões que já sabemos.

Sobre o Chico Xavier, alguns bolsoespíritas tem dito que ele condenava o Lula, mas ontem vi um recorte de jornal escrito antigo onde ele dizia que votava no Lula. Assim que achar disponibilizo aqui.

 

Link to comment
Share on other sites

O pessoal que se diz apolitico, até pela falta de interesse,  não percebe o que acontece durante os processos politicos.

São sempre situações muito complexas, que envolvem muitos interesses conflitantes tanto entre classes sociais diferentes quanto entre interesses nacionais x intereses estrangeiros, além de questões de eficiência de modelos de admnistração do Estado.

Um exemplo desse último foi o discurso neoliberal e globalizante do final dos anos 90.  Ate o FMI ja admite hoje que o Neoliberalismo só gerou miséria e aumento de desiguladade,.mas nos anos 90 ele parecia moderno, fez a inflação desabar em vários paises, após muitas tentarivas fracassadas.

A esquerda já alertava  naquela época que aquela aborsagem era furada, porque já conheciam a experiência da inglaterra, EUA sob Reagan e do Chile, mas ninguém levava a sério porque como a esquerda é a verdadeira anti-sistema por natureza, parecia ser só exagero o que eles falavam. Mas o tempo provou que estavam certos e alguns paises da europa já estão fazendo o caminho de volta, reestatizando serviços publicos que tinham sido privatizados na onda do discurso neoliberal. Dessa reversão, e também do crescimento da China, é que ressurge a paranóia anti-estado e anti-comunista.

 Como alguém que não parou para analisar  esses acontecimentos  poderia fazer  escolhas conscientes?  Pela "cara de boa gente" de um?  Pelo que " sente" do outro? Ou por essas pautas reducionistas   como " liberdade",  "comunismo", "democracia", "aborto"? 

A opção pela ignorância politica transforma qualquer um em vítima fácil do melhor manipulador. As vezes o melhor manipulador está do lado  do Bem*  mas em geral eles se agrupam no lado do Mal mesmo. 

A escolha atual até é moleza  porque o contraste exagerado deixa tudo mais claro, mas mesmo quem acertar agora não significa que esteja consciente de tudo que está em jogo.

 

-----------------------------------

* Sobre isso, indico a leitura das obras do Roger Paranhos sobre Moisés.

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, Mic disse:

Do apoio à ditadura eu não sabia.

Chico Xavier alegando que a ditadura "guardava nossa democracia" ehehe:

Obviamente que esse tipo de visão acabou formatando a cabeça de muita gente do movimento espirita.

 

 

--------------------------------------------------

Para quem curte Historia do  Brasil e tem curiosidade sobre essa época deixo aqui uns videos para quem pode não saber onde encontrar material com depoimentos de primeira mão dos envolvidos . Mas não vou deixar a janela de vídeo abrir aqui porque não quero que esse material pesado seja assistido aqui dentro do GVA. Quem quiser ver que clique e assista la no youtube.

 

------ Filme nacional de 1982, "Pra frente Brasil" que ilustra 1970, bem a época que o Chico falou isso,  mostrando como boa parte das pessoas não sabia bem o que estava rolando na época da ditadura, nem dos sequestros que a ditadura fazia, nem das torturas, e nem dos grupos que tentavam resistir. Ao censurar as noticias o povo mal sabia que havia uma resistência armada ao golpe e achava que estava tudo bem, tudo calmo, por isso  tem gente que diz "falei com meu avô e ele contava que era tudo tranquilo na época", ehehe. O Chico certamente estava entre os que  não tinha idéia do que estava rolando e comprava o peixe que lhe vendiam.

https://youtu.be/d0vWDpGAN2U

 

 

------Documentário recente  sobre a ditadura, e que revela a participação dos EUA no apoio ao golpe militar. 
"O Dia que durou 21 anos":
https://youtu.be/4ajnWz4d1P4

 

----- Depoimento  de ex-delegado do DOPs, responsável por eliminar os esquerdistas:
https://youtu.be/ZTWbMUzA7Es

 

 

 

 

 

------Filme "Batismo de Sangue", que trata da  guerrilha urbana  e retrata o apoio  de alguns padres capuccinos à resistência à ditadura:
https://fb.watch/ggfL5sAsfC/

Entrevistas de época com alguns dos personagens reais representados no filme acima. É um documentario do inicio dos anos 70:
https://youtu.be/xEA9ES3hUD4

 

Algumas das  mesmas pessoas que aparecem ali, mas em entrevistas recentes:
https://youtu.be/8lJ-_IaI2z4

 

 

 

-----Filme "O que é isso companheiro?"

https://youtu.be/3nbAga4MjwE

-Documentario "Hércules 56", com cenas reais e entrevistas   atuais com as pessoas reais ligadas aos eventos do filme "O que é isso companheiro?"

https://youtu.be/J3ZOtHwSc9Q

Depoimento de Vera Silvia Magalhães, a pessoa por tras do personagem da Fernanda Torres no filme:

https://youtu.be/8gXE_-rNoSE

 

-----Atentado Rio Centro, que a ditadura produziu para botar a culpa na esquerda:
https://youtu.be/u_xF1zZFsQ0

 

--Entrevista com o General Newton Cruz contando um pouco de tudo, golpe de 64, riocentro, etc.
https://youtu.be/ZKher45QBlU

 

----Filme "Araguaya- conspiração do Silêncio", que trata  do segundo tipo de guerrilha que teve nessa época  a rural:
https://youtu.be/9eFpuemaT7U

---Documentário recente com entrevistas  de testemunhas daquela época:
https://m.youtube.com/watch?v=UhpO4I2O0zs

 

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Na minha opinião, lideranças religiosas, não deveriam opinar politicamente no sentido de tentar influenciar seus seguidores.

A religião, seja ela qual for, quando se mete em política corre o risco de cometer os mesmos erros que a Igreja Católica cometeu no passado, reeditando novas inquisições no presente e perseguindo novos "infiéis" sob o manto da santidade ou de uma pureza inalcançável.

 

 

Divaldo Franco.jpg

Link to comment
Share on other sites

Parece fazer sentido, mas o problema é que as religiões estão dentro da estrutura social, logo, sofrem o efeito de todas as escolhas políticas, assim como qualquer outra área da sociedade. 

Por exemplo, esses “templos religiosos” que se registram como entidade sem fins lucrativos, para ter isenção de impostos sobre os milhões que arrecadam de seus fiéis com o papo  do dízimo... Se um candidato promete acabar com essa isenção na sua campanha, como fica? Esse grupo sofrerá o efeito financeiro fruto das escolhas políticas dos seus fiéis, sobra menos para o enriquecimento desses líderes religiosos. A proximidade das religiões com o Estado sempre lhes rendeu benefícios materiais, desde sempre.

https://ictuscontabilidade.com.br/quais-impostos-a-igreja-deve-pagar/

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2022/02/11/isencao-de-iptu-para-templos-religiosos-sera-promulgada-na-proxima-semana

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/08/governo-amplia-isencao-de-impostos-a-pastores-em-meio-a-campanha-que-mira-evangelicos.shtml

Mas mesmo se pensarmos só nos fiéis, eles estarão lá tirando do seu salário e dando x de dízimo mas uma parte irá para outro lado, para a sociedade como um todo, através dos impostos. Se eles não querem que seu dinheiro ajude também os céticos, os ateus, etc... como não se posicionar politicamente contra o candidato que tivesse essa bandeira no seu programa?  Olha o rolo: Se as igrejas pagassem impostos, por exemplo, uma parte acabaria ajudando a custear o SUS, e aí uma lei que aprove o aborto pelo SUS, sem as restrições atuais, significaria usar a grana dos religiosos TAMBÉM para custear algo que os religiosos não aprovam ( Embora aí eles até teriam o direito de se mobilizar para tentar impedir a aprovação dessa lei, já que estariam ajudando a custear. Como eles não pagam por isso eles na verdade não tem esse direito, ainda que acreditem ter.)

Ou ao contrário, se um determinado candidato, apoiado por grupos fundamentalistas de uma religião específica, prometesse  tornar o Brasil um “paraíso de uma só religião”, tornando ilegal a crença de outras religiões, através de reforma constitucional, perseguindo praticantes de outras religiões como lá na arábia saudita fazem? Não seria legítimo que os sacerdotes de todas as outras religiões se unissem para esclarecer seus seguidores que a escolha pelo candidato fulano pode gerar dano ao direito de  crença deles?

https://portasabertas.org.br/lista-mundial-da-perseguicao/arabia-saudita

https://veja.abril.com.br/mundo/bolsonaro-diz-que-possui-certa-afinidade-com-principe-da-arabia-saudita/

Claro que estou pegando exemplos exagerados, mas é só para ilustrar que as religiões não vivem fora deste mundo como elas gostam de fingir. Todos os grupos, organizações, clubes de interesse, estão sujeitos a sofrer os efeitos das escolhas políticas da maioria.  Sem falar que após saírem dos seus templos religiosos, aqueles seguidores da crença x ainda são assalariados, desempregados, profissionais liberais, empresários, todos sujeitos às flutuações da economia, fruto das escolhas políticas. 

Como não tentar influenciar a escolha se estão todos no mesmo barco e a escolha da maioria levará todos a um porto seguro ou a uma queda na cachoeira? Se ficar de fora desses assuntos pudesse nos proteger das consequências  das más escolhas daqueles de quem divergimos, ok, aí tudo bem ,cada um teria  direito a sua opinião sem tentativas  de interferência dos demais, mas isso não é possível. Aliás, chega a ser até engraçado ver agora uns influencers do youtube, que ajudaram o país a chegar no estágio em que está, agora dizendo que a saída para o Brasil é o aeroporto, e vendendo cursos de inglês e de como se tornar youtuber, para que seus seguidores, todos do mesmo viés, possam também fugir das conseqüências do que criaram, mudando para outros países com uma “profissão” que pode ser exercida de qualquer lugar, ehehe. Mas fugir das conseqüências de escolhas erradas não é uma opção para a absoluta maioria da população.
 

Link to comment
Share on other sites

Sim, Sandro. Eu concordo que nem as igrejas e nem seus fiéis estão fora do mundo e que por isso, são sim afetados diretamente pela política.

Contudo, continuo acreditando que as religiões, enquanto instituições, não deveriam se posicionar politicamente.

Entretanto, a neutralidade política das instituições, não deve implicar, necessariamente, em neutralidade de seus membros, que no meu entendimento, deveriam estar livres para votar conforme suas consciências. 

A mistura entre instituição e política leva ao risco de instalação de teocracias, em última instância.

Sim, eu entendo o exemplo extremo que você deu como o cerceamento da liberdade religiosa, mas, ainda assim, há um preço muito a se pagar, se as religiões se envolverem na política.

A história tem mostrado que isso nunca dá certo ao final.

Não envolvimento das igrejas na política é a garantia para um Estado laico, como também, a garantia para o direito de culto às minorias religiosas.

Se alimentar esse dragão ele irá, em algum ponto da história, engolir tudo, e aí sim, as minorias vão ter que se adequar. parafraseando Bolsonaro.

As maiorias religiosas exterminarão as minorias. Não haverá direito de liberdade de culto.

Como resolver esse problema? 

Pra mim é da mesma maneira como os pais educam seus filhos.

Eles ensinam o que consideram importante para que as crianças, quando adultas, tomem suas próprias decisões, com base no arcabouço moral que lhes ensinaram. 

Os pais não têm garantia nenhuma que vai dar tudo certo, mas a parte deles eles fizeram.

Assim as religiões. ,no meu entender, elas deveriam se restringir a ensinar os princípios éticos para os seus fiéis. na esperança que seus fiéis, que estão no mundo, façam as melhores escolhas.

Continuo achando que o envolvimento direto das religiões na política dá caca.

 

Link to comment
Share on other sites

eu estava lendo novamente os seus argumentos e percebi que você está enfatizando sob a ótica das minorias em relação às maiorias.

E aí, quando a maioria subverte o Estado de Direito querendo impor sua religião sobre as demais?

Isso nunca poderia ter ocorrido.. por isso defendo um Estado laico...

Parece que já estamos caminhando nesse sentido no Brasil, mas ainda não chegamos nisso.

Não sei o que fazer nesse caso, mas o ideal seria tentar desarticular a religião majoritária por dentro, dialogando, tentando convencer os membros dela que tal atitude não é correta.

Não tentando se articular da mesma forma do tipo... a bancada espírita, a bancada das religiões afro....

Vai só aumentar a guerra religiosa e as minorias vão perder.

Pois a religião majoritária vai começar alegar coisas absurdas, como estamos vendo nessas eleições.... e a perseguição será mais efetiva.

A maçonaria já foi satanizada pelos fundamentalistas, por exemplo, e então criarão uma luta imaginária do "bem contra o mal".... e isso dá fogueira no final.

Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Sidinei disse:

Pois a religião majoritária vai começar alegar coisas absurdas, como estamos vendo nessas eleições

Porque quem está ocupando o cargo lhe dá essas ousadias. Bastaria que limitasse as benesses,  como faz com os demais grupos.

Desde a revolução francesa se não me engano que adotou-se o Estado laico. Mas isso é a atitude a ser adotada por quem está no Estado. Já a  atitude dos grupos religiosos é defender seus próprios interesses, como fazem todos os demais grupos da sociedade.

É melhor que eles não se misturem no manejo do Estado claro, só defendo que não é justo rotular certos grupos, como religiões, como professores, como atletas,  como sendo grupos que "não devem se envolver com política", quando isso é um direito que todos os  outros grupos da sociedade possuem, e até uma necessidade, porque numa democracia, quem não berra não mama.

 

E também por isto que você falou:

2 horas atrás, Sidinei disse:

Pra mim é da mesma maneira como os pais educam seus filhos. Eles ensinam o que consideram importante para que as crianças, quando adultas, tomem suas próprias decisões, com base no arcabouço moral que lhes ensinaram. 

 

Os pais não dizem a seus filhos " Não foi isso que te ensinei! Por que você está agindo dessa maneira?! o que está acontecendo de errado que te faz escolher más companhias?"  ?

É nesse sentido que acho muito natural que grupos de crença se posicionem em favor deste ou daquele, pois se ensinam certos princípios, então como pode que seus seguidores ignorem isso na hora de entregar o controle do país a quem é contrário àqueles princípios? Ou pior ainda, que se apresente como representante daqueles princípios mas sua trajetoria de vida seja a demonstração cabal de que viveu sempre contrariando esses princípios? Nessa caso, além de ser um hipócrita, o que pode ser atribuído à fraqueza, mostra que é oportunista, reduzindo a fé que alega professar a um mero trunfo que só invoca para ter apoio politico quando necessário,usando os seguidores daquela religião que ele finge seguir como curral eleitoral.

Não cabe  os sacerdotes dessa religião alertarem claramemente seus seguidores contra essa armadilha?  Será que deveriam permitir que seu " rebanho" seja manipulado por oportunistas em nome de  "não se envolver com politica"? 

 

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Dúvida pra vcs, se puderem opinar: E a questão da evolução do espírito nessa situação de apoio ao negativo, influência de massas e etc? O livro dos espíritos diz que o espírito não regride. No livro mensageiros, de André Luiz, há relatos de muitos mediuns que falharam em suas missões, no livro diz que a maioria falha. Nesse caso, do momento atual, se um medium trabalhador ou um palestrante espírita, e até mesmo um espírita não trabalhador em casas espíritas, que após anos de evolução da consciência aceita e dissemina essas idéias, isso geraria algum carma?

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...