Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

O "Arroz-com-feijão" da espiritualidade


sandrofabres

Recommended Posts

Citar

 Gandhi afirmava, tendo em vista o capitalismo: “uma sociedade em que os trabalhadores são tratados como máquinas, em que os animais são explorados cruelmente nas fazendas industriais e em que a atividade econômica leva à devastação da natureza não pode ser concebida como uma civilização”.

 

Citar

“uma civilização, no sentido real do termo, consiste na redução voluntária de desejos, que promova felicidade e satisfação reais e aumente a capacidade de serviço”.

 

É, Gandhi deve ser o modelo político máximo dos espiritualistas né? Precisar uma alma iluminada como essa encarnar para nos dizer o óbvio. Pior é ninguém ouvir. Realmente não consigo entender a visão judaico-cristã que não faz o mesmo. Se seguissem Cristo realmente, talvez o quadro já estivesse mudando. 

Link to comment
Share on other sites

Eu acho que deveria ser, mas em geral o pessoal prefere figuras menos práticas, porque é mais fácil achar que "todo mundo está certo, todos os caminhos levam ao mesmo destino..." se você não sair do abstrato para o concreto. 

Diferente de outras figuras destacadas na espiritualidade, Gandhi resolveu aplicar sua lucidez para resolver problemas do plano em que estava vivendo, ao invés de se focar em APENAS  discutir assuntos como geografia e atividades do estado pós-mortem, que é o que torna a religião e o espiritualismo o "ópio do povo", já que os distrai dos problemas do plano em que habitam,  o que só ajuda os maus a tornarem o mundo ainda pior. Por isso a parceria antiga de religiosos e os grupos que dominam a sociedade, em qualquer época da história né?

O pessoal só lembra o Gandhi pela não-violência, mas a não-violência é "o método" que ele escolheu para abordar o enfrentamento de um conjunto de problemas, porque percebeu que o problema´da violência é o jogo ação reação, em geral toda mudança que é construída com violência tem menos durabilidade do que aquilo que é construído com educação. Não sei se o Imperío Romano, que mudou de nome para Igreja católica, concordaria com isso, mas.... é como o Gandhi via a coisa: " Nenhuma mudança permanente pode ser conseguida pela violência".

As pessoas parecem preferir  não ver quais eram os problemas que ele enfrentava, achando que se limitava apenas à "independência da índia", porque teriam que ver que os mesmos problemas contra os quais ele se debatia ainda existem hoje em todas as sociedades; a questão do machismo,  a questão dos párias sociais, a questão do imperialismo econômico, a questão dos conflitos justificados por religião, etc.

Esses são vários aspectos nos quais você pode se colocar de um ou de outro lado da questão, usando a não-violência para fazer parte do problema, ou parte da solução. O método em si não terá muito valor se você tem inclinações para sempre ficar do lado negativo em cada questão. Mas o método, ah sim, o método foi o da não violência. RESISTÊNCIA INFLEXÍVEL, porém não violenta. Clara distinção entre o lado certo e errado, porém ação não-violenta. Claras violações à lei e à ordem (gandhi passou metade da vida na cadeia, quarenta anos ao total), porém de forma não-violenta. Nenhum colaboração com a dominação, porém de forma não-violenta. Mas o pessoal só enxerga o rótulo "não violência" né?

.........................................................

Não encontrei nenhum link de qualidade para o filme, mas há uns anos atras eu ripei meu dvd, inclusive com os extras, e botei no googledrive. Se alguém não viu o filme e quiser baixar, sinta-se  vontade. Clique AQUI Está zipado, tem baixar e descompactar para poder assistir.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 years later...

Interessante reflexão. 

"Muitas pessoas espiritualizadas/Nova Era que preferem acreditar em reptilianos que dominam o mundo, que estamos passando por transição planetária, que Ashtar Sheram, blablablá geralmente são as que preferem orar, meditar e buscar saídas individuais do que combater o sistema capitalista. As mesmas pessoas que acham que eu vibro no ódio ou coisa assim. Meu ódio é pela injustiça. Eu não odeio as pessoas. É por amar a humanidade que temos que ser combativas e firmes.

Você pode acender uma vela para seus guias espirituais pedindo proteção contra o corona vírus, mas pode, também, ser aliado na defesa do SUS. Pode meditar, mas pode também mandar mensagem para seus amigos neuroatípicos perguntando como estão, seus amigos em perrengue financeiro oferecendo ajuda, se cabe nas suas possibilidades. É muito conveniente colocar tudo na conta da espiritualidade e se recusar a meter a mão na massa em questões sociais. É muito fácil botar o valor de um salário mínimo e meio para seu curso imersivo de 3 dias e achar que quem não tem esse valor tem "crenças limitantes sobre finanças", em vez de analisar que vivemos num país extremamente racista, extremamente desigual. Muito lindo "se colocar a serviço" somente de quem tem 200, 300, 700 reais para uma sessão.

Vocês querem uma Nova Era talvez mais trazida pelos ETs e por suas orações do que pelo labor real da matéria. E não estou falando de trabalho assalariado. Estou falando de ajudar o próximo. Pra mim, há muito mais divindade no MST doando toneladas de arroz orgânico do que em eventos de sagrado feminino heteronormativos, caros e que só tem brancas. Pra mim, construir um mundo melhor é trabalhar na matéria também. Hoaskeiros que pagam 150 reais numa cerimônia indígena, o que mais vocês já fizeram pela causa dos povos que CRIARAM essa medicina? Você lê autores indígenas? Você ajuda financeiramente com doações terras indígenas quando tem oportunidade? Ou ajuda de outras maneiras?

Eu não sou contra meditação, oração nem ayahuasca - essas coisas são presentes na minha vida. Eu sou contra alienação, egoísmo e hipocrisia. Eu sou contra a arrogância de um ego suuuper espiritualizado que se coloca acima da matéria e apartado dos problemas sociais para justificar sua falta de mobilização. Se querem a Nova Era, vamos criá-la. Ativamente. Porque se sua Nova Era não inclui o fim do capitalismo, do patriarcado, da desigualdade, do racismo, da LGBTfobia, ela não tem nada de nova. É tão velha quanto todas essas opressões.

"As mãos que ajudam são mais sagradas do que os lábios que só oram"."

Texto de Giovana Lizana

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Encontrei outra interessante reflexão no Facebook: 

 

Citar

 

O Neoliberalismo Espiritual (ou o Materialismo Espiritual 3.0)

Nos anos 70 o famoso Lama tibetano Chogyam Trungpa escreveu um livro que hoje é considerado um clássico chamado "Além do Materialismo Espiritual”

Ele diz que "o percurso correto do caminho espiritual é um processo muito sutil e não alguma coisa a que possamos atirar-nos ingenuamente. Existem numerosos desvios que levam a uma distorção egocentrada da espiritualidade; podemos iludir-nos, imaginando que estamos nos desenvolvendo espiritualmente quando, na verdade, não fazemos senão fortalecer nosso egocentrismo por meio de técnicas espirituais. A essa distorção básica pode dar-se o nome de materialismo espiritual." (Ver links nos comentários)

Acontece que, na minha opinião, até o materialismo espiritual se sofisticou e ficou ainda mais sutil nesses tempos pós-modernos.

Eu percebo que a ideologia dominante nos nossos tempos, e obviamente no Brasil do golpe também, é o Neoliberalismo. Vários estudiosos e acadêmicos de esquerda, e até liberais, têm dito isso (ver link no comentário do Ulysses Ferraz).

E eu vejo como essa ideologia , que tem raízes espirituais muito mais profundas como deixo claro na minha outra nota , "O golpe maçônico evangélico" https://www.facebook.com/notes/joão-cláudiofontes/o-golpe-maçônicoevangélico/1198240993569193?comment_id=1198290810230878¬i f_t=like¬if_id=1475268141695964 , já penetrou com força também nesse meio dito "alternativo" , "esotérico" , terapêutico, holístico e new age .

Assim como no nível eXotérico existe a "Teologia da Prosperidade”, no nível (ou níveis, mais exatamente) eSotérico existe " O Segredo" e similares, que são formas mais refinadas e elaboradas do "Pensamento Positivo" e da "Ciência Cristã" do século 19, que por sinal são versões simplificadas e diluídas de técnicas de magia cerimonial.

Mas, por definição, tradicionalmente, a magia é dividida em "Alta" e "Baixa" magia, "Branca" e "Negra" e, por essa mesma definição, qualquer forma de magia que vise utilizar as forças e seres da Natureza em benefício próprio e não em prol do bem e do serviço à humanidade são consideradas formas de magia negra.

A velha questão do Poder x o Amor.

Só que, isso tudo é muito sutil ... às vezes atos feitos em benefício próprio podem beneficiar outras pessoas, e atos aparentemente altruístas podem gerar consequências nefastas para outras pessoas e seres.

Por isso a Sabedoria e a Compaixão, junto com a Humildade, devem ser sempre buscadas em primeiro lugar.

Então, hoje em dia nós vemos uma proliferação de técnicas e gurus da "autoajuda" e de terapias holísticas e "chaves de ascensão”, mas, estranhamente, todas parecem respaldar e reforçar a ideologia dominante, o Neoliberalismo, que prega a competitividade e o individualismo (psicologicamente, o narcisismo) como solução para todos os problemas individuais e coletivos. Eu digo prega , porque o Neoliberalismo se tornou a religião dominante no mundo , que cultua o Deus Mercado, cuja hóstia é o dinheiro , com os seus sacerdotes e teólogos, os economistas , os seus bispos , os banqueiros , os seus fiéis crentes na meritocracia , e até os seus magos , os "jornalistas" e marqueteiros .E se você tem sucesso material , você está salvo , se você "fracassa" , você está danado , e se você se rebela , você se torna um herege , que pode sofrer desde o ostracismo até mesmo a prisão e a morte.

"Seja um empreendedor”, " Faça você mesmo”, "Querer é poder “, só que numa sociedade onde o racismo, o machismo, o elitismo e o preconceito imperam, e onde a desigualdade é tão brutal (principalmente no Brasil, devido à nossa herança colonial maldita da Casa Grande & Senzala), falar em "meritocracia" é o cúmulo do cinismo e da hipocrisia.

Por diversas razões, além das sociais e culturais, também kármicas e espirituais, as pessoas começam de pontos diferentes, desiguais, e “naturalizar” e não reconhecer isso é cruel e desumano.

Eu vejo que assim como há pessoas que são constitucionalmente introvertidas ou extrovertidas, há pessoas que são intrinsecamente (por genética, criação, karma, traumas, etc.) otimistas ou pessimistas e pessoas intrinsecamente egoístas ou altruístas.

Conhecendo o Eneagrama da Personalidade, eu percebo que há determinados tipos de caráter que são mais explicitamente "egoístas" e outros são mais " altruístas”.

Assim como pode existir um egoísmo saudável, no sentido de um amor próprio genuíno, pode haver também uma "generosidade egocêntrica”, algo tipo " é dando que recebe " (uma distorção da frase e da intenção original de São Francisco, como veremos nos comentários), uma troca de interesses.

Portanto, eu vejo que há pessoas, mais "egossintônicas" com a ideologia dominante e pessoas mais "egodistônicas”, menos adaptadas a essa visão de mundo Neoliberal (de acordo com o Prof. Cláudio Naranjo, o "Papa" do Eneagrama, que foi meu mestre, o "pecado" dominante nos dias de hoje é a Vaidade, paixão dominante do Eneatipo 3, o tipo modal dos EUA com seu "workaholismo”, culto ao sucesso e à imagem).

Pessoas que parecem ter mais facilidade para serem "bem-sucedidas" nessa sociedade e outras que não, e por isso são taxadas de "vagabundos”, "fracassados”, "inúteis”, "marginais" e, quando a coisa se politiza como estamos vendo nessa perseguição ao Lula, à Dilma, ao PT e à esquerda de forma geral no Brasil, de "bandidos" e "inimigos do Estado “.

Bem. Historicamente, foi assim que surgiram todas as sociedades totalitárias, como a URSS, o Nazismo e todos os fascismos...

Então , eu vejo com espanto espíritas , budistas , cabalistas cristãos , judeus , sufis, yogis , wiccans , neopagãos , cristãos de todas as denominações , maçons , xamãs , "new ages" e pessoas de todos os credos , que supostamente pregam e acreditam na compaixão , na caridade , na solidariedade , no amor ao próximo ( até porque , essas são palavras bonitas , "politicamente corretas " ...) , reproduzindo todo o ódio , o fascismo e o discurso neoliberal da meritocracia e coisas do tipo nas redes , demonizando o Lula , a Dilma , o PT , criticando o Bolsa Família, chamando de Bolsa esmola , e outros absurdos do gênero.

Mas, isso porque, na verdade, espiritualmente, apesar de todas as diferenças doutrinárias, filosóficas e teológicas, todos, no fundo, cultuam o mesmo Deus: o Mercado, o Deus desse mundo, o Demiurgo (como eu digo no outro post, O golpe maçônico evangélico)...

E todo têm, no fundo, a mesma filosofia: O materialismo espiritual, na sua versão 3.0, isso que eu chamo de Neoliberalismo espiritual.

"Não tem que dar o peixe , tem que ensinar a pescar " , " Eu te ajudo a se ajudar " , "Siga a Luz " , " Veja a metade cheia do copo " .Mas , eu vejo que , por razões históricas e sociológicas, as pessoas que dizem isso são oriundas da mesma classe média , ou alta , que apoiou ou apoia o golpe , e que são os que tem dinheiro para pagar os workshops caros , os retiros e as viagens turísticas espirituais para "lugares de poder " e sagrados ( de PODER , claro ... porque não , de AMOR ...? ) , têm um padrão de vida elevado comparado com o da maioria dos brasileiros , e não passam necessidades.

Falar "veja a metade do copo cheio", tenha "paciência nas provações ", para alguém cujo copo está 1 /5 cheio e quase morrendo de sede é um tanto o quanto cruel e hipócrita...

E aí vem a versão mais sutil do Neoliberalismo espiritual , que são os "isentões" e "isentonas" , os "neutros" ( sobre isso , ver a crítica do filósofo marxista Slavoj Zizek ao Budismo no comentário ) , que geralmente seguem alguma forma de visão "não-dual " , e que abominam falar em qualquer tipo de dualidade "maniqueísta" , uma espécie de "terceira via" espiritual ( que , assim como é acima é embaixo , geralmente não votam no PT , e sim na Marina , no PV ou talvez no PSOL , ou então são anarquistas , e são críticos dos governos Lula e da Dilma, falando que eles poderiam ter feito mais , blá, blá, blá).

Geralmente são pessoas que tem também um alto padrão de vida, são ecológica e politicamente corretas, além de espiritualmente corretas, fazem yoga, seguem os gurus da moda, são veganos ou vegetarianos, são geralmente pessoas "paz e amor" e que são mais sensíveis aos sofrimentos dos outros. São as “coxinhas de jaca”, coxinhas com um recheio mais orgânico, verde e “zen”. Menos mal, mas ainda coxinhas...

Mas, são parte do que o sociólogo Jessé de Souza chamou de "classe média sueca”, só que eles não vivem na Suécia, e sim no Brasil, com todas as suas desigualdades e crueldades abissais ...

Essas pessoas me lembram aquilo que no Budismo Tibetano se chama o "Reino dos Deuses", um dos 6 reinos do Samsara, o mais elevado dentro do Samsara, a Roda da Vida e da Morte, a Matrix ... e, embora eles pareçam já viver fora da Matrix, planando sobre esse mundo cão, não verdade, não vivem ...e, quando vem a crise, eles se fecham nos seus mundinhos, ou condomínios fechados, e não querem saber muito sobre essas coisas tão mundanas como política, golpe, etc. ...

E gastam mais dinheiro em retiros, workshops, turismo espiritual, gurus da moda, celebridades espirituais ... e assim a roda da fortuna continua girando ...

Aí eu me lembro daquela frase do grande Desmond Tutu, "Em situações de opressão, a neutralidade significa tomar o lado do opressor."

Mas, "tomar posição é cair na dualidade"...

Mas, nesse mundo, nessa dimensão, a dualidade é a Lei.

É o Y pitagórico. Tem o caminho da esquerda (que nesse mundo invertido geralmente é o caminho da direita fascista ...), do serviço ao eu, e tem o caminho da direita, do serviço ao outro. Ficar parado na bifurcação geralmente tende, pela lei da inércia, para a "direita"...

Não tomar posição, não ter lado, já é escolher um lado, o lado do opressor, dos "Power that Be “, do Demiurgo, o lado que por inércia, pela lei da entropia e pela lei da gravidade predomina no mundo material.

E , nesse sentido , eu sei que o que eu vou falar é controverso , mas é o que vejo : As duas únicas religiões que , intrinsecamente na sua visão metafísica e filosófica , se contrapõem explicitamente ao "jeito como as coisas são " , ao "mundo" , são o Cristianismo e o Budismo Mahayana ( depois de escrever a primeira versão dessa nota me lembrei do Ananda Marga , uma nova religião hinduísta , que tem uma visão muito próxima da Teologia da Libertação cristã , sendo uma espécie de teologia da libertação hindu , e vi que também há grupos e indivíduos das tradições neopagã , neognóstica e afro-brasileira que também tem uma visão parecida , guardadas as diferenças filosóficas e teológicas , obviamente ) .São as duas únicas religiões que tem na sua essência a Graça , o desapego e a Compaixão , a solidariedade e o Amor ao próximo irrestrito , sem "trocas" e comércio de qualquer tipo , seja com a Divindade , com os humanos ou com as forças da Natureza.

É o princípio da Graça. Sem cobrar nada em troca. Só isso quebra as engrenagens da Matrix, do Samsara.

Ainda mais nessa versão atual, pós-moderna, neoliberal...

Obviamente, existem pessoas boas, generosas e solidárias em qualquer religião, em qualquer tradição, até mesmo entre os ateus e agnósticos.

Mas, intrinsecamente, explicitamente e essencialmente, só o Cristianismo no Ocidente (eu gosto particularmente do Gnosticismo cristão e da Teologia da Libertação, a versão do Boff principalmente, e de alguns místicos cristãos, como alguns padres gregos e São João da Cruz, os Renanos e os flamengos) e o Budismo Mahayana no Oriente (incluindo aí o Vajarayana tibetano, que é uma derivação do Mahayana) tem essa característica.

Todas as demais tradições são "centradas na pessoa”, "Hinayana”, visam a libertação pessoal, o que em si não é ruim, é um estágio do Caminho, mas não é o fim e nem o ápice.

Como no ideal do Bodhisattva, o "pico da montanha" está de volta na praça do mercado, depois de ter percorrido todo o Caminho, com todo o caos, o barulho, a confusão, os golpes e contragolpes que lá existem.

E, por isso, claro, até mesmo o Cristianismo e o Budismo podem ser, e foram, deturpados e corrompidos...

Mas, a Essência continua lá, como o ouro coberto de lama, ou o Sol coberto por nuvens negras.

Quando a lama e as nuvens são removidas, a bondade do coração volta a brilhar em todo o seu esplendor cálido e amoroso.

Então , a única saída que vejo para essa crise em que nos encontramos é nós reconhecermos o quanto nós estamos infectados por esse vírus do Neoliberalismo espiritual , e cultivarmos a bondade , a generosidade , a gratuidade e termos a coragem de encarar os poderes e poderosos do mundo , mesmo que para isso arrisquemos as nossas vidas , ou pelo menos o nosso padrão de vida, real ou desejado ( que não é "nosso" , assim como a opinião publicada dos jornais e mídias não necessariamente corresponde à opinião pública...

Coletivamente, isso se traduziria em alguma forma de Ecossocialismo democrático.

Que todos possamos andar as nossas falas, sermos a mudança que queremos ver no mundo sim, aqui e agora, e não depois, amanhã, daqui a 100 ou 200, ou 13 mil anos, quando a transição para Nova Era se completar. Para as pessoas que estão lutando para que o salário chegue ao fim do mês , desempregadas , passando necessidades , despejadas de suas casas, vendo os seus filhos sem perspectivas de futuro , ou nas cadeias sendo presas , torturadas e mortas por lutarem por um mundo menos injusto e desumano , isso não serve muito de consolo ... certamente as pessoas que dizem isso não passam necessidades , privações ou são perseguidas pelos poderes do mundo .Eu tenho encontrado ateus, pessoas muito humanas e boas , que embora tenham os seus problemas e defeitos como todo mundo , claro , são mais solidárias e compassivas do que muitas pessoas "espiritualizadas" .A grande batalha da nossa Era , como a batalha descrita na Bhagavad Gita , ou a descrita no livro O Senhor dos Anéis pelo Tolkien ( na minha opinião , a Ilíada da nossa Era ) está sendo travada aqui e agora , e no Brasil os dois campos , os dois exércitos, estão muito claros , pra quem tem olhos pra ver ... Ou nós lutamos essa guerra agora contra essas forças demoníacas do abismo, ou poderá ser tarde demais para a humanidade e para o planeta ... não vai sobrar ninguém pra viver na Nova Era e contar a história.

Que a Clara Luz Verdadeira, do Deus Verdadeiro, triunfe. Assim seja.

João Cláudio Fontes,

Belo Horizonte 30 de Setembro de 2016

 

Fonte: https://www.facebook.com/notes/joão-cláudio-fontes/o-neoliberalismo-espiritual-ou-o-materialismo-espiritual-30/1198437490216210/?refid=13&_ft_=qid.6631152304300412658%3Amf_story_key.431091346690570085%3Atop_level_post_id.1171847039637490%3Acontent_owner_id_new.502991370%3Asrc.22%3Aphoto_id.10155522523941371%3Astory_location.5%3Astory_attachment_style.photo&__tn__=R 

Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...
  • 10 months later...
  • 2 weeks later...
Em 29/07/2021 at 19:00, sandrofabres disse:

Mas que milagre! Um médium conhecido, mas que mesmo assim parece que não vive no mundo da Lua! , eheheh

Esse cara é um médium conhecido?... Acho que eu nunca tinha ouvido falar dele. Até achei a fala interessante. Bem articulado e com bons argumentos... mas eu não conhecia. 

Link to comment
Share on other sites

Pelo jeito já faz alguns bons anos. Mas também so ouvi falar porque pelo jeito alguém se chocou com a mais recente " revelação tradicional" que os médiuns sempre gostam de fazer, ehehe:

https://tab.uol.com.br/noticias/redacao/2021/07/28/medium-brasileiro-que-atende-a-onu-diz-que-lula-e-d-pedro-2-reencarnado.amp.htm

 

Link to comment
Share on other sites

Po esse pessoal espiritual de extrema direita é algo muito chato mesmo. Esses dias eu tava num fórum gringo do Yogananda, eu tava pensando em participar e tals, mas ai lendo os comentários bateu uma grande decepção em mim. Os caras tinham um discurso de direita extremo, ficavam falando que o Trump era o candidato correto, que o partido democrata dos Estados Undos era o "partido do Satã" etc. Esse pessoal americano é muito bitolado mesmo... alguns se dizem espirituais mas lambem as botas de bilionários, adoram o deus do capitalismo(o capital), dizem que tem compaixão, mas chamam mendigo de vagabundo, etc. Uma pena que essa cultura americana cancerosa já tomou raízes aqui no Brasil e também no resto do mundo.

Vocês já ficaram sabendo sobre o great reset? Se não sabem vou apenas deixar a imagem aqui para terem uma ideia:

 

E4PYQ-1XEAM2ib9.thumb.jpeg.59ee1faed117685a0612c981ab4be2a9.jpeg

Você não será dono de nada. E você será feliz.

Não se enganem porque isso não é eles tentando implantar o socialismo no mundo. O que acontece é que os bilionário podres e egoístas do mundo, agora que a divisão de renda está crescendo ainda mais, querem passar esse projeto para reformar a economia. Então o cidadão comum não vai ter mais coisa nenhuma, no fim das contas; vai ser tudo alugado: carro, casa, móveis, etc. E o seleto grupo de ricassos vai lucrar sobre isso tudo é claro. Apenas eles vão ser donos de algo. Eles terão yates, mansões, jóias... e você cidadão comum, nada :)

Basicamente isso é um retorno ao absolutismo, ao feudalismo. Acho que Marx falou uma vez que quando chegarmos ao ponto do insuportável, onde não teremos nada, onde o nosso trabalho não vale nada, ai haverá a revolução. Agora, se vai ter revolução, eu não sei, mas eu sinto que se o bagulho regredir mesmo e não tiver jeito de resolver, é capaz do trem todo ir pro saco, igual aconteceu com Atlântida. 

Link to comment
Share on other sites

Em 08/08/2021 at 05:50, sandrofabres disse:

Pelo jeito já faz alguns bons anos. Mas também so ouvi falar porque pelo jeito alguém se chocou com a mais recente " revelação tradicional" que os médiuns sempre gostam de fazer, ehehe:

https://tab.uol.com.br/noticias/redacao/2021/07/28/medium-brasileiro-que-atende-a-onu-diz-que-lula-e-d-pedro-2-reencarnado.amp.htm

 

O que me chamou atenção de verdade nessa reportagem foi isso aqui:

Citar

Ela dedica um capítulo inteiro ao instituto. Entrevistou pessoas que são, ou eram, seguidores de Aguiar, e elas revelaram algo que o médium não me contou, nem na entrevista, nem nos 33 áudios de WhatsApp que enviou (o mais longo com uma hora e vinte minutos de duração): que o Salto Quântico promete proteção aos seus seguidores contra os mais variados perigos. A depender da quantidade de palestras atendidas, a pessoa estaria protegida, por exemplo, de doenças e acidentes. Apenas quem acompanhava todas teria 100% de proteção.

A parte mais curiosa, porém, é a que aborda o fenômeno da ausência de mortes. Na época do estudo, o Salto Quântico já contava 22 anos de atuação. Oficialmente, sem nenhuma morte entre seus seguidores.

"Nós ignoramos esses percentuais de assiduidade porque não temos como provar. Foi uma afirmação feita pelos espíritos", explica Aguiar, que afirma que o grupo, mesmo com idosos e pessoas com comorbidades, passou incólume pela pandemia. "É uma situação bizarra de tão surreal", diz o médium. "Inclusive, tivemos pessoas que foram chamadas para entrar no grupo, não entraram e morreram logo depois."

Me chamou a atenção porque parece que o tal "Salto Quantico" encabeçado pelo citado médium, parece dar a entender que concede um tipo de "proteção especial" somente a quem acompanha a todas as palestras. E se entendi direito uma parte dessas palestras é dada só pra um grupo fechado (não ficou claro o critério para fazer parte deste grupo fechado. Seria pagamento?).

Eu sempre fico com um pé atrás com essas coisas.

Outra coisa que me chama atenção são essas declarações polêmicas de que o tal médium produziu um fenômeno paranormal de verter sangue pela boca (o propósito alegado me parece meio inútil pelo dispêndio de energia que uma equipe espiritual teria que empregar nisso) e fazer declarações sobre a suposta reencarnação de gente famosa. 

Todas essas coisas me deixam com um pé atrás porque flertam com um certo tipo de sensacionalismo e não consigo ver motivos para uma equipe espiritual séria apoiar esse tipo de coisa.

Na verdade, penso que o fenômeno das mesas girantes e efeitos físicos que despertou a atenção das pessoas na Europa pouco antes da popularização dos fenômenos mediúnicos e do advento do espiritismo kardecista pode até ter tido lá sua utilidade e sustentação mas são coisas que não cabem mais no mundo de hoje. A produção de tais fenômenos é custosa demais em termos energéticos e de complicada realização. As idéias espiritualistas já estão difundidas num nível que não se faz mais necessário esse tipo de coisa. Aliás... sou da opinião que a era dos grandes médiuns com projeção internacional acabou porque eles simplesmente não são mais necessários. Particularmente acredito mais na verdadeira mediunidade sendo empregada em vários pequenos centros com pouquíssima projeção midiática na periferia do que por meio de poucos grandes médiuns estrelas da mídia porque penso que o primeiro caso é muito mais útil para os propósitos dos verdadeiros mentores espirituais do que o segundo.

Por todas estas razões, sempre que vejo um caso como o deste tal Benjamin. Fico um pouco cético. Não quero com isso, entretanto, descreditar tudo o que o médium fala mas, mais especificamente em relação àquilo que é atribuído à sua mediunidade, prefiro olhar com uma visão bem crítica e manter sobre um certo nível de suspeita.

Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Jhana disse:

(...)mas creio que a vontade não falta.

Posso estar enganado mas acho que não tem vontade e nem organização pra isso. Os caras (mesmo esses mais poderosos) mal conseguem lidar com seus próprios problemas caseiros, quanto mais sustentar qualquer coisa que seja a nível mundial.

Link to comment
Share on other sites

Sim, eu também quando vi o tal lance so "salto quantico" torci o nariz .Mas a questão é que em geral esse pessoal "famosinho" gosta de surfar na onda coletiva, porque dizer coisas que possam bater de frente com a tendência dominante das massas num dado momento faz eles perderem seguidores, e  dinheiro, porque em geral eles não tem profissão né? Vivem disso...

Então me espanta que algum desses tenha coragem de falar abertamente essas coisas, já que o anti-petismo ainda é forte   e a maioria do pessoal espiritualista parece tender para a direita, por pura manutenção/inércia de zona de conforto  mesmo.

Quanto ao papo do D.Pedro, bem, pelo que entendi do que ele falou é apenas achismo, não afirmação que ele faça baseado em uma mediunidade mais concreta. Pessoalmente acho difícil essa identidade. Alguém que nasceu  e cresceu na pobreza extrema, e chegou a ponto de ser presidente, com ampla aprovação popular após dois mandatos precisa ter dentro de si uma força interior muito maior do que alguém que foi apenas o último monarca de uma família real, derrubado por um golpe militar. Se  você olha o caso da revolução francesa, ou da revolução russa, os monarcas derrubados eram  sujeitos incapazes politicamente, fracos em todos os sentidos, gente com a mentalidade totalmente fora da realidade do seu país, e provavelmente por isso caíram. Os caras já nasciam ali na familia real, herdavam o poder sem precisar desenvolver habilidade alguma. Acho, não sei,  que o D.Pedro II talvez não fugisse  a essa regra, e nesse caso seria evolução demais  das capacidades politicas  de alguém, em tão pouco tempo. Isso sim seria um verdadeiro salto quântico, kkkkk. Mas é só achismo meu também.

Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, sandrofabres disse:

eu também quando vi o tal lance so "salto quantico" torci o nariz

Na verdade eu lembrei de umas conversas que tivemos aqui no gva em 2012 sobre isso, e lembro que na época me pareceu pilantragem. Mas pesquisei agora e achei os tópicos. Não se trata da mesma pessoa, nem do mesmo site/blog, etc.

Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, sandrofabres disse:

 e a maioria do pessoal espiritualista parece tender para a direita

Você acha?... Eu tenho observado o oposto entre os espiritualistas que pude ter contato. Em relação aos famosos eu já não sei dizer.

1 hora atrás, sandrofabres disse:

Quanto ao papo do D.Pedro, bem, pelo que entendi do que ele falou é apenas achismo

Bom... se for só achismo tudo bem, contanto que isso fique claro, porque qualquer um pode achar qualquer coisa, né?... Mas mesmo assim, falar isso em público acaba só servindo pra gerar polêmica. E no final das contas, mesmo que o Lula seja de fato a encarnação do D. Pedro II, o que essa informação traz de útil? Eu não consigo enxergar nada. Mais um motivo pra acreditar que isso não venha de fato de origem mediúnica... Ao menos não de origem séria.

Link to comment
Share on other sites

3 minutos atrás, sandrofabres disse:

Na verdade eu lembrei de umas conversas que tivemos aqui no gva em 2012 sobre isso, e lembro que na época me pareceu pilantragem. Mas pesquisei agora e achei os tópicos. Não se trata da mesma pessoa, nem do mesmo site/blog, etc.

Quando me lembro de coisas que falamos sobre médium aqui nesse fórum e que parecia pilantragem, só consigo me lembrar do Robson Pinheiro... rs... será se já criei um ranço em relação a ele?

Link to comment
Share on other sites

7 minutos atrás, Iogui disse:

relação aos famosos eu já não sei dizer.

Os famosos é que parecem ter um "calcanhar de Aquiles". Os espiritualistas e médiuns anônimos que conheço não parecem sofrer com  essa dificuldade de percepção, eheheh. Os famosos devem ser mais visados quando acontecem esses processos de obsessão coletiva, como o que estamos assistindo no mundo de 2010 para cá, com a ascensão da extrema direita em diversos países. Se conseguirmos sair dessa onda sem passarmos por um guerra mundial já vou considerar lucro. Muitos líderes políticos com a mentalidade "nós contra eles" não cria um bom cenário. 

 

 

Link to comment
Share on other sites

16 minutos atrás, sandrofabres disse:

Os famosos é que parecem ter um "calcanhar de Aquiles".

Agora que você falou eu fique aqui pensando. Costumo acessar bastante o conteúdo do Saulo e do Wagner Borges, qual será o posicionamento político dos dois?... Acho que eles evitam de falar publicamente sobre isso por causa do efeito colateral que essas coisas costumam gerar e até entendo. No lugar deles eu provavelmente agiria da mesma forma. 

Link to comment
Share on other sites

44 minutos atrás, Iogui disse:

Quando me lembro de coisas que falamos sobre médium aqui nesse fórum e que parecia pilantragem, só consigo me lembrar do Robson Pinheiro..

Isto é mais antigo:

https://www.viagemastral.com/forum/index.php?/topic/4909-o-salto-quântico-iniciação-hiper-mega-power-poderosa-o/&tab=comments#comment-32070

https://www.viagemastral.com/forum/index.php?/topic/16489-salto-quantico/

Screenshot_1303.jpg

 

Link to comment
Share on other sites

34 minutos atrás, sandrofabres disse:

Isto é mais antigo:

Eita... comecei a ler o primeiro tópico e já estava parando quando vi que o tal Bruno veio responder pessoalmente e aí o negócio ficou "sério"... hahahha... Como é um tópico extenso, vou deixar pra ler o resto depois pra ver no que vai dar essa conversa toda. Depois eu volto pra comentar!

Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Iogui disse:

Acho que eles evitam de falar publicamente sobre isso por causa do efeito colateral que essas coisas costumam gerar e até entendo. No lugar deles eu provavelmente agiria da mesma forma. 

Pois é. O wagner eu não acompanho, não faço idéia do que ele pensa sobre isso. O Saulo ficava repetindo uns clichês bem típicos de direita no facebook dele entre 2014-2108, o que mostrava que no círculo de relações deviam circular só esses clichês. Já tinha votado no Aécio em 2014 e falou num vídeo que ia votar no Bolsonaro. Normal, cabeça cheia de idéias de direita, ia fazer o que né? Mas depois de uns meses abandonou o barco do bolsonarismo. Não sei o que ele pensa agora, só sei que ser de direita não combina com nada do que ele faz no GVA. 

Em geral, das vezes que falamos sobre isso,  ele se posicionou dizendo que não é nem de esquerda nem de direita. Mas todo mundo que fala isso, se você perguntar em quem  votou na eleição anterior, e na anterior,  na anterior... sempre votaram na direita, ehehe. O cara que alega não ser nem uma coisa nem outra é porque  não está enxergando as diferenças, portanto, se fosse verdade que não é nem um nem outro,  isso geraria votos às vezes para a esquerda, às vezes para a direita. Se uma moeda sempre cai do mesmo lado, isso é moeda "viciada", a estatística não aceita conversa fiada. Vide o caso da cloroquina, ehehe

Link to comment
Share on other sites

46 minutos atrás, sandrofabres disse:

Em geral, das vezes que falamos sobre isso,  ele se posicionou dizendo que não é nem de esquerda nem de direita. Mas todo mundo que fala isso, se você perguntar em quem  votou na eleição anterior, e na anterior,  na anterior... sempre votaram na direita, ehehe. O cara que alega não ser nem uma coisa nem outra é porque  não está enxergando as diferenças, portanto, se fosse verdade que não é nem um nem outro,  isso geraria votos às vezes para a esquerda, às vezes para a direita. Se uma moeda sempre cai do mesmo lado, isso é moeda "viciada", a estatística não aceita conversa fiada. Vide o caso da cloroquina, ehehe

Eu não sou nem de direita nem de esquerda. Mas uma coisa é fato: nunca tive nem sequer a mínima vontade de votar no Bolsonaro porque sempre achei toda a conversa dele muito agressiva, desrespeitosa. Penso que quem age desta forma, não pode ser um bom representante público. Agora que vejo o péssimo governo que ele está fazendo e todas as suas atitudes descabidas só fiz confirmar o que já pensava.

Na verdade, acho meio perigoso se apegar a estas "classificações" (direita e esquerda) porque não tem nada de exato nisso. Prefiro mesmo é, em cada eleição, pegar todas as propostas dos candidatos, pesquisar quem são, o que já fizeram, quais suas relações e com base em todas essas informações escolher o melhor (ou o menos pior, como têm sido ultimamente...). O principal fator que levo em consideração não é a qual partido pertencem ou se possuem inclinações consideradas mais de direita ou de esquerda. E também não tenho medo de votar em um candidato que eu sei que não vai ganhar por não possuir projeção na mídia. Eu não voto na imagem dos candidatos, voto em suas idéias e propostas.

De uma forma geral, acabo tendendo um pouco mais para a esquerda porque é onde costumam estar as propostas que visam romper com o status quo e penso que muita coisa na nossa sociedade não funciona bem como deveria mas não me considero de esquerda de fato. Prefiro manter a mente aberta.

Só estou falando isso porque acredito que exista aí uma relação com a proposta inicial do post porque, pra mim, tudo é espiritualidade, inclusive procurar ser consciente e se esforçar por escolher bem os candidatos numa eleição. Isso é agir pelo social tanto quanto praticar uma caridade ou ajudar uma ong de ações sociais. E isso é espiritual. Mas talvez seja melhor pararmos de falar sobre política aqui porque isso é assunto quente que pode gerar controvérsias. (Tantas vezes já tomei bordoadas no Facebook por causa desses assuntos!)

Link to comment
Share on other sites

Aquele negócio do salto quântico era insano mesmo. O ano era 2011, o salário mínimo era 540-545 reais, e o cara cobrando 1250 reais pelo seminário/curso dele. Se 10 pessoas aparecessem no seminário dele por mês, já seria o salário de um médico que faz plantão no SUS. 20 pessoas? O salário de um juiz talvez. Tudo isso na base da enganação e pilantragem, explorando as fraquezas das pessoas. Que absurdo.

Claro que é essa cultura de pilantragem que também forma o antro de bandidos que temos lá no congresso. Lá os ladrões fazem a festa, desviam milhões, e saem impunes. É o paraíso dos ladrões, a terra perdida. Pena que os ladrões agora querem aplicar golpe, como podemos perceber com essa besteira do voto impresso que virou tema recentemente, entre outras coisas. Incrível babaquice. Mas eu tenho fé que esse país tem o mínimo de discernimento para impedir que o fascismo tome o poder novamente.

Ass: alguém que nunca teve um salário mensal maior que 2 mil, achando absurdo que pessoas por ai a fora ganhem mais de 20 mil contando mentiras vazias.

Link to comment
Share on other sites

Mas essa cultura de cobrar até oor esse tipo de coisa vem dos EUA, não é coisa de brasileiro não. Está aos poucos penetrando aqui. Tem relação com mentalidade católica x mentalidade protestante. Países onde o protesntanismo domina o pessoal é mais apaixonado por captar grana. Paises católicos essa atitude é mais comedida. Como aqui sempre foi um pais  católico, tivemos forte essa atirise de não cobrar por certas coisas, como mediunidade. Com o crescimento do protestantismo no país, e com a internet, que  permitou saber que os.gringos cobram por tudo, os oportunistas  daqui aproveiitaram para aderir às mesmas táticas. Mas esse mal não é nosso não, é " invasão cultural":

https://www.infopedia.pt/$etica-protestante

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...