Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Recommended Posts

Boa noite,

Sou iniciante aqui no fórum, estou aprendendo e fui procurar na comunidade algum tópico que  falasse sobre o nosso ego e não encontrei, então decidi criar um pra discutirmos sobre.

Essa imagem abaixo é do budismo e não é fácil!

E o que voces acham? Dominar o ego é essencial para evolução?

Eu penso que sim, com certeza!

Alguém gostaria de compartilhar uma informação que ja viu/ouviu/assistiu/etc?

Vou compartilhar também um pedacinho de texto do Osho:

"É dos outros que você obtém a idéia de quem você é. Eles modelam o seu centro. Mas esse centro é falso, enquanto que o centro verdadeiro está dentro de você. O centro verdadeiro não é da conta de ninguém. Ninguém o modela. Você vem com ele. Você nasce com ele. 
      Assim, você tem dois centros. Um centro com o qual você vem, que lhe é dado pela própria existência. Esse é o eu. E o outro centro, que é criado pela sociedade - o ego. Esse é algo falso -  é um grande truque. Através do ego a sociedade está controlando você. Você tem que se comportar de uma certa maneira, porque somente assim a sociedade irá apreciá-lo. Você tem que caminhar de uma certa maneira; você tem que rir de uma certa maneira; você tem que seguir determinadas condutas, uma moralidade, um código. Somente assim a sociedade o apreciará, e se ela não o fizer, o seu ego ficará abalado. E quando o ego fica abalado, você já não sabe onde está, você já não sabe quem você é."

Texto integral: http://www.oshobrasil.com.br/texto_1.htm

 

484782_470143256400160_692399043_n.jpg

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Bom, eu já comentei como vejo isso em outros tópicos, então só vou postar os links aqui. Mas a visão que expresso aqui é a da Gnose, que divide nossa psique em EGO, PERSONALIDADE, e ESSÊNCIA. Isso a que o osho se refere parece ser apenas à personalidade, ele não está vendo (considerando essa passagem) que aquilo que "você é, o centro com que você nasce" ,que não depende da sociedade NESTA VIDA, foi formado nas relações com essa sociedade nas vidas anteriores, e é ainda EGO.

A personalidade é a adaptação momentânea, de época, ao meio e à cultura. O Ego é o condicionamento da nossa psique, que vai ficando mais e mais robotizado com as diversas encarnações, caso não combatamos isso.

Vou deixar uns links em que comentei sobre isso:

http://www.viagemastral.com/forum/index.php?/topic/17413-memória-e-a-reencarnação/&do=findComment&comment=76070

http://www.viagemastral.com/forum/index.php?/topic/18466-psicopatas-oque-eles-eram-antes-de-reencarnar/&do=findComment&comment=83414

http://www.viagemastral.com/forum/index.php?/topic/17359-você-reencarnaria-na-terra-se-soubesse-que-ia-passar-por-tudo-de-novo/&do=findComment&comment=75809

http://www.viagemastral.com/forum/index.php?/topic/18297-união-com-o-criador-segundo-a-cabala/&do=findComment&comment=82295

Aqui é um texto do fundador da gnose, explicando como esses aspectos de comportam na morte:

http://www.viagemastral.com/forum/index.php?/topic/17098-visões-sobre-a-morte-e-o-post-mortem/&do=findComment&comment=74401

Aqui alguns link de sites gnósticos, falando sobre essa questão, e sua implicação na vida prática, as situações  e repetições de uma vida para outra

http://www.conhecimentodesimesmo.com.br/conferencia15.html

http://gnoseconhecimentointerior.com.br/2016/03/01/15-ego-personalidade-e-essencia/

http://www.conhecimentodesimesmo.com.br/conferencia12.html

http://gnoseconhecimentointerior.blogspot.com.br/2011/06/retorno-e-recorrencia.html

http://www.agsaw.com.br/tema12.htm

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Me desculpe a repetição, é que eu usei a Pesquisa ali em cima no fórum pra encontrar a palavra ego e não achou nada. Por isso achei que nao tivesse nada aqui. (bem estranho nao ter nada mesmo, né nao faz sentido)

Obrigada Sandro, vou ler todos os links com calma. :-D

Link to comment
Share on other sites

Mas não acho que seja repetição. O assunto sobre o ego aparecem em outros temas. Acho que não temso um tópico só sobre isso. Já tivemos, mas perdemos tudo de janeiro de 2013 e agosto de 2015, devido a um bug, e acho que o post sobre ego foi junto, ehehe.

Mas a ferramenta de pesquisa tem uma pegadinha. Se você vai lá em cima agora, e tenta pesquisar, ela está pré-configurada para procurar APENAS NO TÓPICO ABERTO. Então se no tópico não tem a palavra que você pesquisa, ele te ´diz que não tem nada e você nem percebe que ele não pesquisou no fórum todo.

Screenshot_3.jpg

Você tem que mudar lá para TUDO, clicando na setinha:

Screenshot_4.jpg

 

Mesmo eu que estou aqui há anos, na pressa as vezes esqueço isso. Então quando vejo NENHUM RESULTADO para algo que sei que tem aqui, já percebo que esqueci de mudar essa configuração antes de clicar na pesquisa.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Tá.... mas testei agora. A ferramenta de busca não está achando nem este tópico aqui, se usamos a palavra ego. É estranho mesmo. Talvez por ser muito curta. Porque outras coisa ela acha. Eu digito PERSONALIDADE e ela acha este tópico. Digito EGO e ela não acha nenhum tópico. E a palavra EGO está no título e no conteúdo deste mesmo tópico que ela achou antes, eheheh

Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, sandrofabres disse:

É, de fato, deve ser porque é uma palavrinha que só tem 3 letras. Se você fizer a pesquisa com as palavras PERSONALIDADE EGO,  ele consegue localizar também os tópicos que tem apenas a  palavra ego:

 

Perfeito! Apareceu agora muitos tópicos interessantes :-D

Esse fórum é muito rico! imagina antes do bug! :shock:

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...