Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Filosofando sobre pós morte


Recommended Posts

Implícito ou não Implicito !?

Qual a função da vida !? Por essa pergunta, muito sobre a morte pode ser respondido ou ao menos intuido.

À nossa volta, a vida tem por postura primária impulsionar tudo dentro de uma retilínea rota evolutiva. As espécies evolucionam, os compostos evolucionam, os planetas e galáxias seguem o mesmo caminho, evolucionam. Ora, mas para onde e por quê?(fique aqui a pergunta)

Dentro deste contexto evolutivo, qual a função disso na sua vida, leitor, agora que lê ?

É você um composto bioquímico errante que a vida apenas usa para evolucionar a ela mesma-visto que a vida evoluciona-, ou é você um ente que caminha em paralelo com essa evolução? Digo, se há um ponto que a vida visa atingir e pela busca deste ela evoluciona per si e para si somente(sem um objetivo maior e organizador), então somos mesmo entes errantes, e toda a sorte de pensamentos, filosofias, ética, cultura e produção intelectual humana são meros devaneios que não encontram justificativa em si mesmos. São apenas reflexos de achismos que se alternam na linha do tempo segundo a cultura e civilização de determinada época.

Por outro lado, já que a vida evoluciona realmente e criou neste evolucionismo o homem, parece, ou ao menos é tentador pensar, que há um propósito no "homem" que seja pouco mais que sermos reações químicas e físicas.

Quero que fique claro, e é necessário atenção com a linha de raciocínio, que se a vida nos "usa" apenas como consequência da evolução dela mesma(sem um objetivo maior e organizador), não somos diferentes de pedras e objetos que estamos aqui apenas para "decorar" o palco evolucionista que, neste caso, NÃO NOS PERTENCE OU ENGLOBA, APENAS USA...Sim, tendo essa visão, somos mesmo errantes e ERRADOS em todas as afirmções que fazemos. Mas será que, a vida, que EVOLUCIONA, estaria ERRADA criando criaturas que parecem "dialogar" com ela, vida?

Parece, já que somos fruto de um evoluir da vida, que há uma razão maior e organizada em nosso surgimento e evolução. Ora, e se vc leitor, morrer agora, exatamente agora, e não houver vida pós morte? Você terá evoluido vc por vc mesmo? Mas se não há vida pós morte, vc não carregaria evolução por si mesmo, não se lembraria de ter evoluido e nem mesmo saberia que viveu. Na verdade, é como se não tivesse feito nada, pois q morto, tudo seria apagado de você. É, filosoficamente falando, como se você não tivesse existido. Então, mais uma vez cairiamos na afirmativa de que somos apenas errantes e fruto do acaso e como ACASO, tudo o q pensamos é MERO CAOS compartilhado e acreditado, digo, convenções aceitas, como num hospício há as suas "loucas" convenções aceitas = cultura....

Cabe uma pergunta: É LÓGICO nascer para, para si mesmo nada ser e recordar ter sido ?(caso não haja vida após a morte física)

Portanto, parece estar IMPLICITO que há vida pós morte(ISSO DARIA UM OBJETIVO E ORGANIZAÇÃO À VIDA((NÃO APENAS UM VIVER POR VIVER))). O como ela é e para onde leva, qual o sistema e suas leis, isso é outra discussão que religião ou filosofia alguma no mundo ainda pode responder PLENAMENTE. Porém, necessário saber, apontam sim (religião e filosofias)pontos que merecem investigação. Quem é aqui a AUTORIDADE para dizer que não?

Resumindo a conclusão: Ou há vida pós morte, ou vc exatamente agora está, já, filosóficamente morto.

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Bom dia pessoal! :)

Gostei desse tópico sobre a morte. Filosoficamente na perspectiva apresentada podemos já estar mortos, mas ainda na mesma linha de raciocínio, a vida e a morte são portais de realidades que nos direcionam para realidades diferentes em que nós viajamos e aprendemos. Logo, não estamos vivos, nem mortos, estamos viajando e chega a um ponto do caminho que precisamos passar por um processo (nascer ou morrer) no qual somos remetidos para realidades diferentes que apesar de tudo na essência nos mostra como somos os mesmos e que a eternidade do espírito nos é dada e deve ser utilizada com maturidade. Com o tempo adotamos essa ideia e entendemos que nós somos tudo e tudo está em nós, tendo a sua particularidade.

É um tema interessante para ser debatido, rs. É mesmo!

Muita LUZ, PAZ e LUCIDEZ! ;)

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Taí uma das perguntas que sempre me fazem "fundir" o cérebro!

por que vivemos? tem um porquê?

o nosso objetivo é evoluir, ajudar etc... mas pra q tudo isso? quem criou queria o q com tudo isso? kkkkk

liguem não... tem hora que fico nessas de DONCOVIM? PRONCOVÔ ETC...

o engraçado é tentar imaginar essas coisas que nosso cérebro nem capacidade tem... chega a doer a cabeça de verdade!

acho que deve sim ter uma explicação muito importante e lógica...mas nossa imaginação não vai até lá nao..rss

se Deus criou tudo, quem criou Deus? alguém consegue imaginar fisicamente o infinito? isso é froids!!!

Mas estamos vivendo, é melhor ir seguindo, fazendo nossa parte e deixar que um dia alguém responde essas coisas né?

rsss.. só pra confundir mais...hauahauahau

abraços!

Link to comment
Share on other sites

Taí uma das perguntas que sempre me fazem "fundir" o cérebro!

por que vivemos? tem um porquê?

o nosso objetivo é evoluir, ajudar etc... mas pra q tudo isso? quem criou queria o q com tudo isso? kkkkk

liguem não... tem hora que fico nessas de DONCOVIM? PRONCOVÔ ETC...

o engraçado é tentar imaginar essas coisas que nosso cérebro nem capacidade tem... chega a doer a cabeça de verdade!

acho que deve sim ter uma explicação muito importante e lógica...mas nossa imaginação não vai até lá nao..rss

se Deus criou tudo, quem criou Deus? alguém consegue imaginar fisicamente o infinito? isso é froids!!!

Mas estamos vivendo, é melhor ir seguindo, fazendo nossa parte e deixar que um dia alguém responde essas coisas né?

rsss.. só pra confundir mais...hauahauahau

abraços!

Eu também vivo tendo esses questionamentos, e a conclusão que cheguei foi:

Não existeu ma entidade criadora, nada se cria e nada se perde, tudo simplesmente se transforma!

Olhando por esse ângulo, tudo seria eterno, pois, não haverá fim porque não houve começo!

Nós fazemos parte do Todo, só não percebemos isso ainda.E por não perceber, criamos nossas manifestações inferiores.

À nível mental, não há forma, somente pensamento e sentimento elevado, mas, por algum motivo que eu não sei, nos limitamos no espaço, criando tanto fisicamente como psicológicamente manifestações do "Eu", e não do "Nós".

Criamos um corpo físico, criamos um Ego, o Ego nos impõe "Sou isso!", quando na verdade somos parte de tudo, não há individualidade total.

Espero ter sido claro, porque tenho quase certeza de que me embolei nas palavras... :roll:

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
Boto fé Na Cereja e no Marcos!! "Não existe Morte" E sim tranSformações...!!

Deus é Onipotente e não faria seres para se perder no nada!! ;)

Namastê!

É isso mesmo! Acredito nisso também. Aliás, não acredito, tenho certeza. A vida é uma reação química de mil e uma transformações. A morte é apenas uma transformação drástica que finaliza a primeira experiência e nos permite anotar os seus resultados e então inicar uma nova. Cada coisa se transforma, cria resultados que se transformam e no final nada é gual, tudo é diferente. Em um ritmo de pulsação cheio de mudanças. O desafio é sabermos passar pelas mudanças sorrindo, amando e trazendo a paz interior. Sempre.

Muita LUZ!

Abraços! ;)

Link to comment
Share on other sites

Esses Questionamentos não podem ser respondido pelo intelecto limitado do cerebro humano, essas respostas estão em nossa consciencia, devemos buscar as respostas atraves da meditação e de praticas para despertar nossa consciencia, que e um veiculo muito superior ao fisico, não sei se a palavra veiculo seria correta, não sei definir oque é nossa consciencia exatamente.

Mas sei que podemos vivenciar a verdade atraves da meditação quando livramos nossa mente do intelecto, do batalhar dos opostos, do pensamento, vivenciando assim um estado maravilhoso muito alem da mente ordinaria do animal intelectual.

Outra coisa não estamos "filosoficamente mortos" pois eu tenho certeza absoluta(pleonasmo) da vida após a morte, talves vocês não tenham mas podem conseguir atraves da??? Meditação!!!

E meditação e o nosso metodo de despertar devemos meditar todos os dias, pois como eu gosto de dizer, não existe desenvolvimento ou evolução sem meditação.

Assistam esse video que fala todos os simbolismos que contem na biblia no livro do Genesis.

Fala sobre a criação, sobre interpretações biblicas erradas, simbologias, e muitas outras coisas legais.

http://www.youtube.com/watch?v=I82ns3IU ... p%3A%2F%2F

Link to comment
Share on other sites

Parece que não fui bem compreendido. Quando afirmei que: "ou há vida pós morte, ou vc exatamente agora está, já, FILOSÓFICAMENTE MORTO.", quis afirmar que não acreditar na vida pós-morte é como estar morto.(entender isso depende de ler todo o meu texto inicial)

Não acredito na vida após a morte, eu SEI QUE HÁ VIDA APÓS A MORTE FÍSICA. Meu texto inicial é todo nesse sentido, mostrar uma lógica para se acreditar que existe um motivo para a vida além túmulo.

Abraços

Link to comment
Share on other sites

nao acho que quem nao acredita me vida apos a morte esta filosoficamente morto, nao acho mesmo! na filosofia o conceito e vida pode ser diferente do conceito espiritual, entende? há uma filosofia bem materialista

sinceramente achei o topico confuso, bem pouco claro.. ha outras formas de explicar vida a apos a morte, e nao entendi o motivo de criaçao do topico

nao entendi em que lugar isso pode levar, devido a falta de clareza e coerencia!

Link to comment
Share on other sites

Wellington, é por ai...

Na verdade sei que há vida após a morte do corpo, e sim, vejo a situação como um todo. Estamos vivos sempre, ora dentro de um corpo material, ora fora deste. O importante é a continuidade e a evolução. Nesse quadro evolutivo, se enquadra a encarnação enquanto necessidade do ego.

e quanto a estar "filosoficamente morto" coloquei como uma metáfora, uma figura... Pois estar vivo sem se saber pra que e sem saber que há um propósito, é como "estar morto"...

Abraços a todos

Link to comment
Share on other sites

Pois estar vivo sem se saber pra que e sem saber que há um propósito, é como "estar morto"...

Abraços a todos

AAahh agora definiçãoO do seu entendimento, foi mais claro ,

Viver sem ter porque e não acreditar em algo além dessa transformação

(a morte) já é como se estivessemos mortOos :!: .. ShoW.. ;)

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Gente é só ler com um pouquinho mais de calma, como se o tempo não existisse, leiam pensando em tudo e comparando, refletindo a cada palavra, e perceberão que o texto disponibilizado poeticamente pelo nosso amigo Alexandre, além de ser apenas poético é filosoficamente libertador. É como trazer a certeza da vida para cada ser humano, a promessa de vida eterna sem falar de Religião, técnica, Meu ou Teu Deus...

"Por outro lado, já que a vida evoluciona realmente e criou neste evolucionismo o homem, parece, ou ao menos é tentador pensar, que há um propósito no "homem" que seja pouco mais que sermos reações químicas e físicas."

É simplesmente maravilhoso. E contrário do que alguns acharam, ele não é confuso nem incoerente: porém é reflexivo e ninguém te mostra a resposta de uma reflexão, não tem resposta certa e para filosofar e encontrar o seu sentido você deve apenas refletir!

E está claro que ele acredita na vida após a morte, e também a vida como a vida. Como eterna que é, simplemente É. E é na razão desta PLENITUDE que ele nos propõe a achar o raciocínio lógico desta existência...físico? astral? material ou imaterial? Que importa, nós SOMOS o que nós SOMOS.

Bom, gostei muito.Na verdade adoro conversar sobre Morte, Pós Morte e sobre a Vida....mas prefiro a morte. Adoro a Morte... E é nesta plenitude que agradeço ao amigo Alexandre por nos trazer mais um de seus sábios textos. EU SOU O QUE EU SOU.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Engraçado como eu realmente só passei os olhos em sua mensagem...

Mas te digo uma coisa, essa sua idéia é linda e acho que é a mais pura expressão do que somos, SOMOS O QUE SOMOS como disse a Bianca, só que algo nos atrapalha...

Aliás me atrapalhou muito ao ler sua mensagem: minhas MEMÓRIAS.

Somos muito velhos e temos muita carga de memórias em nosso subconsciente.. o que muitas vezes dificultam e até atrapalham nosso coração a sentir o Eu simplesmente, guiado por algo maior e sentindo algo maior...

Ao ler seu tópico, eu respondi com o meu intelecto e não com o meu Eu verdadeiro.. são as memórias querendo ser Eu e não o meu Eu pleno e absoluto.

Somos suficientes em nós mesmos, somos a vida e viajamos muito na vida - por isso mesmo a morte(física) não faz sentido.

Quando nós somos a Inspiração completa não temos dúvidas do que somos e nem para que somos... apenas somos perfeitos em nós mesmos.

Penso que somos parte de um e temos uma parte do um em nós.

Mas as nossas memórias gravadas em nosso subconsciente nos fazem achar que não somos completos em nós mesmos, que não somos parte de nada e nada é parte de nós...

Será que fui clara na filosofia tb? heheheheheh

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Ola caros amigos. É bem interessante este texto que o nosso amigo alexandre nos disponibilizou. Pena que poucos o entenderam, talvez por estarmos acostumados a simplesmente passar pela vida e tentar "escrever nela" as pequenas reações que este "olhar devaneado" nos causou...

Bom, mas agora entrando no tema do tópico XD:

Podemos supor que nada realmente tenha sido criado, que "tudo" sempre tenha existido, que o "nada" na verdade nunca chegou a "predominar". Mas então o que existia antes do que conhecemos agora? Será que sempre foi assim? O que poderia existir no "principio" de tudo? Sempre retornando e assim que o consegue retorne mais um pouco... O que então encontrariamos?

O Caos. Exatamente, muito provavelmente o que encontraremos é o puro Caos, o que nada mais significa que a ausencia total de ordem. Então o que seria este Caos? Como podemos expressar a ausencia total da ordem? Não seria isto uma mudança indefinida, sem sentido, sem origem e sem propósito? E isto ao longo de quem sabe quanto tempo, quantas mudanças.

Então começaram a surgir as "formas" que conhecemos. E elas foram "se multiplicando" e aumentando em numero. O que seria isto? Como poderiamos explicar? Em meio ao puro Caos a Ordem estaria surgindo? Esta Ordem então seria algo que pudesse explicar o surgimento das "formas" e a tendencia de surgirem "novas formas" semelhantes as primeiras? Seria isto apenas um efeito resultante do surgimento das primeiras "formas"? Mas seria isto possível no Caos?

E então surgiu a vida. Apenas mais uma anomalia em meio a todo o Caos. Algo sem causa e sem objetivo aparentes. Podemos observar que o único objetivo da vida é formar novas vidas, ou seja, seriam as formas se multiplicando? Mas isto não é algo imposto, pré-definido. É algo "criado" pela própria vida. Não existe razão ou causa primeira a não ser uma vontade, decisão ou escolha feita pela própria vida, o que não teria impulso no Caos. Ou seria isto apenas o que provoca a novas formas de surgirem e se multiplicarem no Caos?

Se estudarmos a evolução através da abordagem Darwiniana veremos que na verdade a evolução não existe realmente, pelo menos não da forma como pensamos ou queremos acreditar. Existe apenas o Caos. Os seres vivos se multiplicam desordenadamente, a vida tem como o único objetivo se multiplicar e neste processo ocorrem mutações e são estas mutações, que nada mais são que uma característica presente na nova "cepa" e que antes não era evidente nos "antepassados, que chamamos de evolução.

Algumas destas mutações são benéficas ao ser e contribuem para que ele se adapte melhor ao meio, sobreviva e gere uma descendencia que provavelmente irá conter esta nova caracterísca, enquanto que uma mutações prejudicial irá impedir a reprodução deste novo ser, matando assim, pelo menos por enquanto, esta nova linha evolutiva.

Então vemos que existe apenas o Caos. Mas mesmo assim podemos enchergar algo nele, uma tendencia, algo que pode ser quantificado e posto em padrões estatísticos de forma significativa. Então o que seria isto? Seria a Ordem dentro do Caos? A Ordem que surge do Caos?

Então nós como seres humanos, até onde seriamos fruto do puro Caos? O quanto de Ordem possuimos em nós? Se somos uma mera ocorrencia, uma mera anomalia gerada/existente no Caos então não teriamos uma causa primeira e muito menos um objetivo. Ja estamos filosóficamente mortos...

Mas este estar "filosoficamente morto" me soa completamente estranho, antinatural. Como é isto possível? Podemos ver claramente que diversas idéias de pessoas que morreram a muito tempo ainda vivem. Ou até mesmo que a mesma idéia é pensada em tempos e locais completamente distintos sem que jamais tenham entrado em contato uns com os outros. Seria isto apenas mais uma ocorrencia do Caos? Seriam apenas as "formas" mais uma vez se "reproduzindo"? Será isto possível?

Ou talvez exista uma quantidade de Ordem nestas "formas" o suficiente que as permita assim trancender o tempo, o espaço e aquilo que chamamos de morte. Talvez seja a presença desta Ordem aquilo o que realmente chamamos de vida e o que faz a vida buscar a todo o custo, de todas as formas se multiplicar. Talvez aquilo o que chamamos de Vida seja nada mais do que a materialização, a manifestação da Ordem. E é esta mesma Ordem que permite que as "formas" se repitam em locais totalmente distintos, é esta Ordem que faz com que o Caos se torne convergente e assim permita que mais uma vez a "forma" seja formada...

É apenas mais um questionamento sobre o surgimento, o Caos e a Ordem XD

Bom, imagino que tenha ficado um bocado confuso. Especialmente se tentar ler apenas com a "razão ordinaria" XD

De qualquer forma, abraços hehe XD

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...