Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Lucidez no dia dia


Recommended Posts

Olá a todos,  agradeço a quem puder responder,esse assunto é muito importante para mim.

Gostaria de saber como ter mais lucidez

Então, esse assunto é onde onde eu tenho algumas dúvidas. Vocês já devem ter ouvido falar do famoso mito da caverna de Platão, onde a escuridão era literalmente o universo daqueles indivíduos, e só via as sombras da realidade. Bom, só fazendo uma analogia com lucidez.Já ouvi muito do Saulo falar sobre lucidez; se está lucido aqui,estará lucido no astral . Mas a questão é, como vou saber se estou lúcido?? Tudo bem, posso passar o dia analisando se estou sonhando ou não, mas o que configura de verdade uma pessoa lúcida? O auto controle? A percepção do que está acontecendo?  Se, a escuridão de uma caverna é o meu universo, como saber se estou lúcido? A perda de consciência durante o sono é falta de lucidez,certo? afinal, consciência não dorme. Então teoricamente, o espírito não era para dormir, né?      São esses meus questionamentos, sei que a falta de lucidez, pode acontecer tanto aqui,quanto no astral, ficaria muito agradecido caso tirassem minhas duvidas, para me ajudar com a lucidez. Grato  

Link to comment
Share on other sites

Olha, acho que você pode ter uma idéia pensando nos contrários:

Oo que caracteriza, para as pessoas em vigília, alguém que seja descrito como não estando lúcido?

- está inconsciente, apagadão mesmo.

 -ou é um sonâmbulo, uma pessoa que não sabe  O LOCAL em que está

- que vê/ouve/reage a coisas que NÃO ESTÃO ALI  (considerando aquele referencial de realidade)

- se você o toca, ele pode achar que foi tocado por um monstro, porque não vê você, v~e coisas que estão só na mente dele.

 

Portanto isso é NÃO LÚCIDO.

O contrário chamaríamos de "diversos graus de lucidez". Num primeiro grau você tem que saber em que plano está, e desperto para os moradores desse plano. Então quando está no plano físico você

- sabe que esta usando o corpo físico

- reconhece as propriedades do plano físico, lei da gravidade, dosi corpos naõ podem ocupar o mesmo espaço, etc

-enxerga as pessoas e carros do físico, e reage a elas.

O mesmo vale para o astral. Se está lúcido em astral:

 - sabe que está usando o corpo astral

- reconhece as propriedades do plano astral, pode levitar, teletransportar, não fica preso num quarto porque nao tem a chave da porta. etc

- enxerga os habitentes do astral e reage a eles

Mas esse é o primeiro nível de lucidez. A lucidez absoluta é a onisciência. Uma pessoa MAIS lúcida em vígilia deveria ser capaz de reconhecer como seus pensamentos , emoçoes, instintos reagem a diferentes estímulos do mundo exterior  e interior. É por nos faltar essa maior lucidez que somos vítimas do marketing, de conversa enganadora dos políticos, de ideologias que tentam nos gerar falsas necessidades para que enriqueçamos quem as supre, etc. É por nos faltas essa maior lucidez que podemos agredir quem amamos, matar devido a um desentendimento, ou cairmos em armadilhas sedutoras que contrariam  nossas escolha de vida. Você acredita em algo, defende aquilo publicamente mas vacilou na vida privada? Sua lucidez cochilou, fatores psicológicos reprimidos as vezes atuaram ali e tomaram  o controle, coisas da infância, complexos, ou partes psiquicas formadas em outra vida mas latentes nesta (todo cidadão civilizado já foi um caçador pré-histórico né? Mexe com quem tá quieto para ver, ehehe)

Então perceber o mundo interior reagindo a estimulos externos e internos é outro nível de lucidez, MESMO NA VIGÍLIA.

Perceber ainda influencias espiritiuais invisiveis, é outro, porque estamos o tempo todo submetidos a isso. Você achaque pensou algo por si, mas foi sugerido por um espíriot ao lado de você. Se não percebemos isso podemos dizer que estamos lúcidos? Ou se olhamos alguém e vem aquele "amor a primeira vista", (que as vezes é "chave de cadeia"), se estivéssemsos lúcidos num nível mais profundo poderíamos reconhecer que aquela pessoa já nos é conhecida...

Entoa me parece que lucidez tem muitos níveis, e passa pelo aumento do conhecimento sobre si, sobre o ambiente que te cerca e fatores relacionados a todos os fenômenos que você está exeperimentando. Não é uma coisa estanque, "está ou não está" lúcido.

Porém, para a projeção, voce pode apagar aqui no físco , e estar projetado lúcido, são  coisas bem difernetes.

Por exemplo, você está projetado em astral, passa por uma pessoa, nota que ela está fascinada pro algo.. hipnotizada, OLha bem para ela, e enxerga o que ela está pensando. Voce está usando as propriedades do plano astral, está lúcido portanto. Sai dali flutuando, quer ir num local se cocncnetra neel e vai parar lá. Está lúcido, ou nao teria feito isso. Mas ao voltar não lembra de nada. Bom, perdeu ma memória apenas mas não tinha perdido a lucidez.

Por outro lado você se projeta consciente, mas quer sair do quarto e a porta nao abre, entoa voce fica ali batendo para chamar alguem, ate que abrem a porta para você. Aí você si na rua, quer ir num local e chama um taxi que estava passando, pede para te levaram no tal local, mas pensa "e agora/ como eu pago isso se estou em astral"? Não está bem lúcido né? De nada adianta lembrar sua saída e retorno ao corpo, sua lucidez estava sofrível.

Portanto me parece que falar em lucidez, para nós proejtore,s só no nível basico, porque falar em lucidez propriamente dita, exige algo já em vigilia, que a maioria dos projetores  irá descuidar. A lucidez espiritual real, que nos leva a um despertar mais profundo mesmo em vigília, naturalmente leva uma pessoa a esta desperta 24horas, mas isso já é para Mestres, não para nós.Porém, me parece uma questão de grau de lucidez, e a mais útil de todas é a de vigilia, porque sua vida acontece aqui, enquanto está encarnado. Se não tiver lucidez aqui, no mínimo via se enredar carmicamente logo ali, e em astral vai estar cercado de más companhias, fruto dos atos errados que comete aqui. E tudo vai virando uma bola de neve.

É como eu vejo isso.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, Yukio1102 disse:

Gostaria de saber como ter mais lucidez

Eu gostei bastante da explicação do Sandro que casa muito bem com a forma como eu também vejo este assunto.

Resumindo: Existem graus de lucidez. Quanto maior o grau da sua lucidez, maior a sua capacidade de compreender o meio em que você está inserido, a sua realidade, a sua dimensão e, como consequência direta, maior a sua capacidade de interagir e ter controle aproveitando melhor as experiências. 

Mas como conseguir aumentar a sua lucidez?

Bom... existem várias estratégias e várias técnicas. Se seu objetivo é estar mais lúcido durante uma projeção, você pode utilizar a técnica de puxar o dedo para ver se estica, dar um saltinho com intenção de flutuar, se questionar a todo instante se está dormindo ou acordado ,tentar atravessar uma parede, etc. Essas são técnicas que você procura incorporar como parte do seu dia a dia para utilizar como gatilho quando estiver realmente projetado conseguir despertar a sua lucidez para o fato de estar projetado. Mas não é tão simples porque quando você incorpora um hábito, você tende a repeti-lo de forma automática sem colocar o foco da sua atenção nisso e quando isso acontece, esse gatilho deixa de funcionar então o maior segredo mesmo é procurar colocar a sua consciência nisso.

Agora voltando a falar de lucidez de uma forma mais global... assim, no nosso dia a dia mesmo durante a vigília do corpo físico, há muitas formas de se ampliar a sua consciência e, consequentemente, a sua lucidez. Uma forma é você começar a questionar mais as coisas com o objetivo de compreender melhor. Procurar estudar para conseguir compreender certos padrões e principalmente, aprender a analisar. É aí que entra a questão do autoconhecimento que tanto falam. Você pode até pensar: mas que diacho de autoconhecimento é esse? Eu me conheço, sei meu nome, o que eu gosto, o que é meu, sei quem sou!... Será?

Na maioria das vezes nós achamos que nos conhecemos e que estamos no controle mas continuamos agindo como autômatos. Se você parar pra se observar de verdade vai começar a perceber coisas engraçadas principalmente em relação à nossa reação emocional às coisas que acontecem ao nosso redor: Você bate a canela na quina da mesa, fica logo nervoso, te sobe aquela coisa incontrolável aí você reage instintivamente, e xinga como se a mesa tivesse culpa ou mesmo consciência do fato. Será se isso é lucidez? E olha que esse é um fato bobo, quando aquilo em que esbarramos não é um objeto inanimado então, aí é que a coisa fica feia porque nos sentimos agredidos e no direito de revidar. Não paramos para nos perguntar se não estávamos com nosso carro muito próximo quando o outro freou e batemos nele... Mas não... como assim?... Ele freou bruscamente, a culpa é dele!! (E esquecemos que também temos uma parte da culpa porque se não estivéssemos colados na traseira dele, daria tempo para frear, certo?).

Começar a compreender essas coisas e o como nossas reações emocionais disparam esse autômato robotizado que temos interiormente e que nos faz agir de forma tola sem nem perceber, reagindo automaticamente ao invés de conseguir ter o distanciamento necessário para analisar as coisas de uma perspectiva mais global e "enxergar o quadro todo". Começar a compreender essas coisas é o que verdadeiramente te aumenta o grau de lucidez. E se você aumenta seu grau de lucidez estando acordado em vigília física normal, isso vai refletir nas suas projeções que tendem a se tornar mais lúcidas também.

Uma coisa que tem me impressionado positivamente nesse sentido é a capacidade que a meditação pode nos dar para ampliarmos a nossa lucidez.

A meditação é um tipo de treinamento mental. Você treina manter seu foco em um só ponto, um só pensamento enquanto mantém a sua consciência periférica alerta a toda e qualquer coisa que possa acontecer ao seu redor (externa e internamente) que possa te desviar do teu foco de meditação. Ao praticar isso com frequência, com o tempo você começa a conseguir perceber pensamentos intrusos e eventos que poderiam desviar o foco da sua atenção e aprende a conseguir contornar estas situações. Você começa a se tornar um observador poderoso. E com a prática, essa capacidade te permite analisar a situação e responder adequadamente ao invés de reagir instintivamente. Você se torna capaz de neutralizar um pensamento que surge antes dele afetar a sua concentração, o seu foco, o seu objetivo. Com o tempo, isso se torna automático e você começa a empregar esse conhecimento instintivamente no seu dia a dia mesmo quando não está meditando. 

É aí que a coisa fica interessante. Porque você começa a conseguir identificar esses padrões, esses condicionamentos e começa a conseguir evitar que suas emoções disparem aquele autômato irracional. Você se torna mais lúcido. A meditação está afetando o seu dia a dia e te dando o controle que você nunca teve e nunca soube que nunca teve.

O que estou dizendo aqui é que existem algumas técnicas que podem te ajudar a melhorar a sua lucidez e também estou dizendo que, lucidez, autoconhecimento, expansão da consciência, são coisas intimamente relacionadas. E por fim estou afirmando que, ao menos para mim, a prática que têm sido capaz de aumentar a minha lucidez de uma forma como nunca antes imaginei ser possível é a meditação... e olha que eu estou muito longe de me considerar um meditador experiente ou avançado.

  • Like 1
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...